🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

BBT com ponta laranja - dúvida

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

BBT com ponta laranja - dúvida

#1 Mensagem por feliperv »

Amigos,
Me desculpem se esse tópico já foi abordado, mas adquiri ontem minha 1a anemona, uma bbt com ponta laranja (me corrijam se estiver errado) e estou com uma dúvida. Após a aclimatação devida coloquei-a próxima ao substrato em uma fenda de uma rocha, longe da circulação forte. No entanto, durante a noite passada ela deslocou-se para o lado de tras do aqua, escondendo-se atrás das rochas e, portanto, longe da incidência da luz.
Deixei-a por lá por hora, mas acho um desperdício que ela permaneça lá, escondida, além de dificultar a alimentação.
Penso em deixar ver se ela parou lá mesmo e tentar retorná-la para frente, em uma aréa de circulação menor.
Está certo o meu raciocínio?
Meu aqua é um RS250, com quase 2 meses de ciclagem, com 4 ocellaris pequenos e um YT pequeno tb, alguns corais, fotoperiodo de 6h (mas vou aumentar progressivamente), usei bio-digest e as rochas ja começam a apresentar algas pink. Os parâmetros estão bons e tendendo ao desejável.
Como devo proceder? Deixo ela percorrrendo o aqua ou tento voltar com ela para frente?
Segue uma foto.
Obrigado.

Imagem

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#2 Mensagem por Elder Luis »

dá uma olhada neste tópico: viewtopic.php?f=53&t=9251

se mesmo assim tiver dúvidas, basta postar aqui
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#3 Mensagem por Felipe Cota »

Fala xará, eu tentaria trazer ela para frente e colocaria em outro ponto... pode colocar em um lugar com boa circulação e com boa iluminação também.
Eu comprei minha primeira bbt verde de ponta laranja, coloquei ela num lugar com circulação que varia de forte à fraco (a bomba liga e desliga determinadas horas do dia) e com muita iluminação (fica à uns 15cm da flor da água). Ela está onde coloquei já tem mais de 1 ano.
Depois de uns 6 meses ela dividiu, a filha dela eu queria que ficasse em um lugar com menos circulação, ela não quis... coloquei ela lá 3 vezes e ela andou. Ai resolvi testar em um lugar com mais circulação e mais iluminação, ai ela ficou. Já está lá tb faz quase 1 ano.
Vai tentando forçar algum lugar q ela fica... mas n deixa ela no fundo q ela vai se fixar por lá e vc n vai ver...

Elder, muito show o tópico!!

Abraços!!

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#4 Mensagem por feliperv »

Obrigado Elder, muito esclarecedor realmente, um artigo que acrescenta ao nosso forum.
Obrigado tb Felipe.
Seguirei as orientações de vcs e tentarei deslocá-la para frente, onde há luz e razoável circulação.
Um última dúvida, apesar dela (bbt) não provocar queimadura, qual a forma que causaria menos stress a ela para eu tentar deslocá-la.
Como pegá-la, tento deslocar a base aos poucos.
Me desculpem o nível das minhas dúvidas, mas são realmente de iniciante.
Já ouvi até que utilizam halls preto para decolá-la da rocha, mas ao meu ver, isso não seria correto. Procede?
Valeu pessoal.
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#5 Mensagem por Elder Luis »

Halls até funciona, mas pode haver um "boom" de bactérias no aquário, se vc não souber exatamente o que está fazendo e o risco que representa, não recomendo.

A forma de stressar o menos possível é tentar fazer com que ela msm se solte sozinha direcionando uma bomba de circulação pra ela. Se tentar arrancar pode ferir o disco pedal, a base, e dependendo do caso pode até matar. Se a rocha não for muito dura, vc pode pegar uma chave de fenda ou similar e ir esculpindo por debaixo dela, ela vai se soltar colada nos fragmentos de rocha, mas tem que tomar cuidado para não rasgar ela no meio
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#6 Mensagem por Felipe Cota »

Eu soltei essa dai nas 3 tentativas com a unha... vai bem devagarinho, raspando o pé dela... no começo demora, até vc lentar ela um pouco... dps vai cutucando com o dedo que sai. O bom de ir com o dedo é que dá para sentir se vc ta cutucando parte mole (anemona) ou dura (rv) rsss

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#7 Mensagem por feliperv »

ate que em fim cosegui postar a foto!!! Aqui ela ainda estava na frente!!

Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#8 Mensagem por Elder Luis »

muito bonita, parabems icon-aplauder
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
Lucas_s1
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 227
Registrado em: 26 Mar 2012, 20:07
Apelido: Lucas
Data de Nascimento: 30 Out 1998
Cidade: Jundiaí
País: Brasil

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#9 Mensagem por Lucas_s1 »

lindona

Avatar do usuário
Márcio Veiga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Jul 2010, 17:19
Apelido: marve
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#10 Mensagem por Márcio Veiga »

Elder,
Somente para confirmar que é difícil se generalizar a coisa, tenho 3 anêmonas sendo uma BBT verde e duas Rose. A verde está do tamanho de um vinil e as duas rose pouco maior que um cd (era uma que se dividiu em dezembro após uma semana no aqua).
Pois bem a verde está em uma região de baixa para média circulação e as duas Rose resolveram ficar numa das áreas de maior circulação do aquario a pouca distância de uma das Vortech.
Na foto vc pode ver uma das bombas no fundo mas tem outra um pouco mais próxima a superfície na direção das anêmonas.

Não sei como não ficam enjuadas de tanta agitação. icon_barfy
kkkkkkkkk :-)

Imagem
Aprendendo sempre.
Ensinando sempre que posso.

Márcio Veiga

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#11 Mensagem por Matias Gomes »

po enquanto eu não mexeria nela, deixa ela se acomodar no local que escolher, depois vc pode virar a rocha.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Mensagens: 21673
Registrado em: 04 Nov 2009, 23:04
Localização: Santo André - SP
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#12 Mensagem por Elder Luis »

a vortech simula um vai e vem do mar, se vc colocar um fluxo constante de uma direção, voltado para base e de uma forma que incomode (fluxo de média intensidade), bem provável que ela se solte.

Mas eu tb não mexeria, está muito bonito!
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#13 Mensagem por André Fonseca »

Felipe,

Não adianta vc escolher o lugar da Anêmona, no final quem decide onde ficar será ela mesma.

Além disso, é importante lembrar que Anêmonas e bombas internas de circulação não combinam. Pode demorar bastante, mas um dia a Anêmona vai parar dentro da bomba, e geralmente isso vai acontecer quando não tiver ninguém em casa.

Márcio,

Como o Elder disse, se vc direcionar um jato constante na base da Anêmona isso vai "estressá-la" e ela acaba se soltando. As Anêmonas são animais que não gostam de vibrações junto a sua base, sendo que uma das formas de soltá-las seria bater com uma chave de fenda ou pedaço de ferro na RV, bem ao lado da Anêmona. Isso, claro, se for possível levar a RV até a superfície do aqua...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#14 Mensagem por Felipe Cota »

Fala André, n sei então se foi sorte mas as 2 estão onde escolhi rss... a segunda n ficou na 1 opção mas aceitou a 2 rss.
Nem brinca!! Para as minhas irem parar nas bombas ou elas "flutuam" ou vão ter que subir pelos vidros... acho q n tem chance, até hj estão quetinhas no mesmo lugar... uma delas já ta fazendo 1 ano paradinha no mesmo canto... deixa elas quetinhas! rsss

Abraços!!

Avatar do usuário
Márcio Veiga
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Mensagens: 18
Registrado em: 12 Jul 2010, 17:19
Apelido: marve
Cidade: São Paulo
País: Brasil

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#15 Mensagem por Márcio Veiga »

Grato pelas dicas amigos.
No meu caso a base das anêmonas estão em um buraco existente na RV por isso não sentem diretamente o fluxo das bombas.
Não vamos mexer em time que está ganhando.
Aprendendo sempre.
Ensinando sempre que posso.

Márcio Veiga

Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12581
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#16 Mensagem por André Fonseca »

Felipe,

Não duvide, o "Murphy" era aquarista!!!

Pra ficar tranquilo mesmo, só com um aqua "clean", sem as bombas internas.

As Anêmonas são apaixonadas pelas bombas internas e, por mais que demore e vc coloque a bomba na tampa do aqua, um dia esse amor é correspondido.

:-(
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#17 Mensagem por Felipe Cota »

Por essas e por outras que resolvi ficar com 2, n é possível que as duas vão inventar de nadar ao mesmo tempo kkkkkk bom, mas n tenho o que fazer, nem sump tenho rss. Minhas bombas tem gradinha e falando nisso, essa segunda em um desses seus passeios no início foi parar mesmo na bomba!!!! Agora que lembrei! kkkkk bem na sarlo better 2000!! A sorte é que a grade protegeu ela e não chegou nem a se machucar.

Bom, é um risco... mas estou tranquilo! rss n vou deixar de ter elas por isso, acho o risco mt pequeno apesar de já ter acontecido... vou fazer o possível para que ela continue ondé está, linda e ainda bom as bubbles! rss. Nessa vez q ela foi parar na bomba foi um caso a parte, pois eu tinha colocado ela em um lugar que não foi bom, coloquei ela muito perto da bomba (15cm) e perto do vidro (acesso à bomba). Onde elas estão agora elas vão ter que andar bem mais, estão mais de 50cm longe da better 2000. Mas é isso ai, acho mt pouco provável que eu venha dar uma noticia triste à vcs... :-)

Abraços!!

Avatar do usuário
feliperv
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 53
Registrado em: 31 Jan 2012, 13:18
Data de Nascimento: 23 Set 1973
Cidade: Juiz de Fora-MG
País: Brasil
Localização: Brasília-DF
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#18 Mensagem por feliperv »

Bem pessoal,

As dicas tem sido muito boas.
Tem mais de uma semana que a BBT está no aqua, o mesmo tempo que ela está "escondida".
Optei por deixá-la por enquanto lá. Mas alguma hora eu precisarei alimentá-la, aí eu quero ver...
Segue a foto da "foragida"...hehehe.

https://picasaweb.google.com/lh/photo/T ... directlink


Valeu!
Imagem

Avatar do usuário
Felipe Cota
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Mensagens: 2597
Registrado em: 24 Jun 2009, 15:07
Apelido: cota
Localização: São Paulo
Curtiu: 31 vezes
Recebeu Curtir: 72 vezes

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#19 Mensagem por Felipe Cota »

Felipe, está muito bonita!! Cuida bem dela que ela só vai te dar alegria!

As minhas eu não alimento... sou da teoria de mantê-las só com luz.

Abraços!!

Pedro Franco
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 25
Registrado em: 10 Abr 2012, 00:46
Data de Nascimento: 28 Jan 1983
Cidade: Rj
País: Brasil

Re: BBT com ponta laranja - dúvida

#20 Mensagem por Pedro Franco »

Apenas para acrescentar ao tópico do nosso, amigo anteontem (sábado) coloquei minha 1ª anêmona BBT verde ponta rosa... tentei escolher um local para ela (foto 1) mas ela entrou dentro do buraco entre as Rv's e foi pro interior da caverna quase meti a mão para tirá-la de lá fiquei doido!!... resolvi esperar e ela desde ontem ela veio por debaixo e escolheu uma fenda acima de onde havia colocado antes... porém percebi que de vez em quando ela se recolhe e fica pra dentro como se tivesse pego alguma comida... ou para dormir sei lá ainda não descobri.... fato que me preocupa pois gostaria que ela fizesse simbiose com os occelaris...
Foto1:
[thumbnail]http://dl.dropbox.com/u/66312605/BBT_local1.JPG[/thumbnail]
Foto1_zoom:
[thumbnail]http://dl.dropbox.com/u/66312605/BBT_local1_zoom.JPG[/thumbnail]
Local que ela escolheu acima de onde eu coloquei:
[thumbnail]https://dl.dropbox.com/u/66312605/BBT_local2.JPG[/thumbnail]
Anemona BBT recolhida:
[thumbnail]https://dl.dropbox.com/u/66312605/BBT%20Recolhida.JPG[/thumbnail]
Sorria Jesus te ama!
Imagem

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”