🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reef Ilhabela II

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Reef Ilhabela II

#1 Mensagem por Matias Gomes »

Minha idéia era desmontar o antigo reef e colocar esse no lugar, mas minha esposa não deixou (amo essa mulher) rss ela quer que monte os dois um do lado do outro fechando uma lateral do restaurante sobrando apenas 1,20 de um lado onde vou colocar uma porta para os xeretas não mexerem mais atrás do reef rss

É o antigo reef do amigo Ian, ele tem 2,70xA0,70X0,60 ele tinha uma bota de descida e uma de subida, mas modificamos deixando apenas duas descidas sem bota, ficando apenas os canos que vão ser cobertos, por questões de preço vou fazer a base de alvenaria que fica a um custo de 450,00 se fosse fazer de madeira ficaria no mínimo por 900,00, o pedreiro vai cortar a ardósia para assentar os blocos no contra piso, depois vou revestir a base de Lambril da mesma cor do outro reef para ficar parecido com o outro móvel e não destoar tanto, o skimmer vai ser um oceantech 2000 recirculante com 4 bombas better 2000 e tb vou colocar um Reator de cálcio oceantech ainda não sei qual é o modelo http://www.oceantech.com.br/
, vai ser jaubert, uma camada de placas por todo fundo e uma camada extra na parte do fundo ou vão ficar as rvs, o substrato vai ser crushed coral em cima das placas, depois uma camada de aragonita Nature's Ocean numero 4 outra camada de aragonita Nature's Ocean numero 2 e por cima Nature´s Ocean Samoa Pink 2, vai ter um refugio de 1,20xA40x50 que vai ser montado com substrato de halimeda moída e coral moído a saida vai cair ao lado da bomba de retorno. Essa montagem vai ser um pouco diferente do normal, vou montar o substrato encher de água natural e deixar rodando por 7 dias para coloniza-lo de bactérias, depois disso acrescento 25% das rvs, depois de 7 dias mais 25% seguindo até completar, acredito que os parâmetros vão estar zerados ao final dessa operação,

O filtro UV vou usar um igual a do meu outro reef um Boyu de 40w, o retorno vai ser uma viaaqua de 8000 ligada em um ou dois Squids, eu queria duas de 4000, mas por enquanto não vai dar, de circulação vão ser duas turbelle nano stream 6045 e duas Boyu Move Maker de 5500 litros hora.

O sump é de quase 300 litros e vai ter compartimento para perlon.

segue as fotos da montagem da alvenaria

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

os canos brancos é para depois passar os overflows, claro que não bateu direitinho com o vidro e tivemos que quebrar um pedaço rss

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

para colocar o reef eu peguei algumas placas de isopr de 10mm coloquei sobre o cimento para corrigir as imperfeições, depois coloquei um compensado naval de 10mm e mais uma camada de isopor de 15mm.

Imagem

Claro que depois de todos os amigos dizerem que tava ficando torto, ficou torto mesmo rsss falta de aviso não foi.
chegado do reef e descarregamento que foi um sufoco só.

Imagem

Imagem

Imagem

tive que tirar as mesas do restaurante e entrar com o carro dentro do salão para descarregar, fou um sufoco para entrar com esse carro rsss

Imagem

Imagem

Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Matias Gomes
Administrador

Re: Reef Ilhabela II

#2 Mensagem por Matias Gomes »

continuando a descarregar o monstro rss

Imagem

Imagem

Imagem

olhando o tamanho da encrenca

Imagem

olha os buracos não batendo rss

Imagem

olha e expressão na cara " será que vai dar???" rsssssssss

Imagem

olha que bonito, nenhuma trava para atrapalhar

Imagem

Imagem

Colocando a água para ver se a base aguenta e ver se estava reto ou não

Imagem

Imagem

claro que estava torto, quase 3cm de desnivel, pensei até em deixar e colocar as bombas soprando para esse lado para fazer ondas rsss

Imagem

como estava torto mandei chamar o pedreiro de novo para arrumar, segue o relato do ocorrido.

agora vai, ele chegou tirou as ferramentas de uma bolsa foi buscar o cimento e a areia, fez a massa no quintal, voltou para a frente do restaurante me pediu um copo, na hora pensei acho que ele vai colocar água para ver a caida da lage, ledo engano, tirou uma garrafa de 51 da bolsa e colocou em cima da lage, abriu colocou 2 dedinhos de pinga no copo, dedo em pé e não deitado e tomou de um gole só, deu dois passos para trás agachou e olhou bem a lage, comecei a me preocupar, mas ele na hora me tranquilizou, disse que sem a pinga a mão fica tremendo e acaba entortando, que da outra vez não usou esse santo remedio, e me pediu desculpas e falou que jamais voltara a acontecer, ai é claro que perguntei se ele já tinha ouvido falar no AAA, ele me falou que sim, mas que lá era para os desistentes e que ele como bom brasileiro não desistia nunca.
Claro que não poderia deixar de registrar o momento, mas ele me pediu para não ser fotografado pois poderia gerar problemas para a carreira de pedreiro.

deitamos o reef em cima de duas mesas e colocamos umas espumas para não danificar o reef

Imagem

Imagem

Imagem

o pedreiro trabalhando

Imagem

Imagem

Fui procurar o Antonio Amaral para ele fazer dois overflows do mesmo jeito do que ele montou para o dele, custo do overflow 13,80 cada rsss

ele fez uns corte no cano de PVC usando uma dremel cortes na vertical para não ficar aquela nata na superficie, depois com um soprador eu abri as varetinhas para ficar mais apertado na tampa do overflow e não cair, vc pode regular da altura que vc quiser, o trabalho agora é colar os dois canos da mesma altura rsss

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Matias Gomes
Administrador

#3 Mensagem por Matias Gomes »

chegou o substrato,

Hoje chegou um pouca das coisas, substrato de 3 tipos, duas turberles, um squid que achei muito legal e o filtro UV de 40w.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

hoje já "começamos" quer dizer, mandei um funcionario lavar a aragonita rsss tem que lavar umas 6 vezes para tirar aquela poeira fina branca.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Matias Gomes
Administrador

#4 Mensagem por Matias Gomes »

continuando a montagem, faltou mais ou menos 5 sacos de substrato, então agora até ir em sampa buscar vai demorar um pouco, mas o Skimmer OCT 2000 NW Recirculante ainda não chegou então a pressa do substrato pode esperar mais um pouco rss, só coloquei a aragonita, não coloquei a samoa pink por que preciso colocar a aragonita antes da samoa.

As placas que ganhei de um amigo vieram todas quebradas nos encaixes, elas foram coladas e pelo visto para soltar não deu muito certo rss, então coloquei elas entre as travas inferiores apenas uma encostada na outra e por cima coloquei as placas novas que ganhei do Brother Gil Tavares, ficou muito chique já que as placas tinham a mesma altura das travas inferiores.

vamos primeiro ao overflow, como ficou errado uma flange de cada tamanho fiz uma adaptação para os canos ficarem pelo menos da mesma espessura no reef, os canos foram lixados para as algas calcareas se fixarem mais facil, mas acabei mudando de idéia e depois mostro o que vou fazer. a luva para o cano e o adaptador com um cano mais fico para colar dentro da flange.

Imagem

Imagem

vcs não fazem idéia de como é chato colar os canos do overflow, tem que calcular quanto ele vai entrar dentro da flange ou luva e calcular quantos centimetros a água vai subir antes de começar a cair pelo overflow, dessaa vez não deixo a água encostar na trava de jeito nenhum

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

a montagem das placas, as pretas tb estão coladas nas emendas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

esses pedaços que ficaram faltando ao lado do cano eu enfiei perlon para evitar que o substrao caia para debaixo das placas.

Imagem

Imagem

agora colocando o crushed coral, ele tem melhor dissolução no sistema jaubert Tupiniquim rsss, essa camada tem 2cm de altura.

Imagem

Imagem

Imagem

Agora com a aragonita da Nature Ocean, essa foto é da lateral do reef mostrando as camadas

Imagem

Imagem

Imagem

ainda sem a samoa pink.

Imagem

Imagem

Matias Gomes
Administrador

#5 Mensagem por Matias Gomes »

Hoje fiquei ocupado a maior parte do dia mergulhando rss fui ver umas "pedras" para colocar no reef e aproveitei para buscar comida para o CB que anda meio sem fome.

Comecei a parte de baixo do encanamento do overflow, dessa vez fiz diferente, coloquei uma união logo abaixo da flange, por dois motivos bem importantes, primeiro a cada manutenção que for fazer daquelas de limpar tudo eu solto a união e coloco uma escova ou pedaço de espuma dentro do overflow dentro do reef, e empurro ela pelo cano limpando toda parte interna do cano que sempre vai juntando sedimentos, e tb aquela velha historia de colar o cano meio errado, com a união basta desrosquear e posicionar o cano no lugar que vc quer e apertar novamente, segue as fotos.

luva para ser rosqueada na flange, pedaço de cano e a união.

Imagem

Imagem

apertada no local, posso apertar bem sem problemas, agora é colar um pedaço de cano em curva na saida da união indo para o sump, claro que vai ter registro de esfera para controlar a água.

Imagem

Imagem

segunda flange, como já disse ficou errada, um overflow é de 40mm e o outro de 50mm, essas fotos agora é de 40mm

Imagem

nessa parte do movel vai ficar o refugio, então vou colocar um T para dividir a água para o sump e refugio, notem que tirei fotos dela em duas posições mostrando que posso ajustar com a união para onde quiser que fique a saida de água, alem de poder tirar e limpar o cano depois.

Imagem

Imagem

e uma foto da comida dos meus peixes rsss o coral é uma Euphilia divisa.

Imagem

Matias Gomes
Administrador

#6 Mensagem por Matias Gomes »

Atualizando o Topico.
na quinta feira retrasada enchi o reef com água salgada e coloquei as rvs.
esse é o skimmer que vou testar no meu reef.
é um oceantech recirculante, são 4 bombas de 2000 litros hora,

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

as mangueiras de ar, cada bomba tem duas.

Imagem

Imagem

Imagem

1 hora depois de ligado

Imagem

colei os suportes das minhas duas Boyu em limpadores magneticos para ficarem fixas.

Imagem

Imagem

apareceu um pequeno blenio dentro do reef, veio dentro de alguma rv que coletei no mar depois que enchi o reef rss
o primeiro morador do reef rss

Imagem

Fazem dois dias que estou tentando montar a calha com as lampadas T5, o montador não deixou os fios na distancia certa, então tive que emendar pedacinhos de 10cm para conseguir ligar as lampadas, e ele fez tão apertado os suportes um perto do outro que as lampadas ficam sob muito pressão, quando virei a calha para ligar as lampadas para testar 3 delas estouraram, que ódio, sorte que tenho 4 t5 velhas do outro reef e coloquei no lugar, mas quando liguei apenas 6 lampadas acenderam, o resto não acende de jeito nenhum, no minimo vou ter que refazer isso, fiquei com tanta raiva que até sai de perto rss

mas ontem colouqie 4 tijolos sobre a beirada do reef e coloquei a calha em cima dele para ligar as hqi para ver como fica, é lindo demais essa iluminação hqi Geisemann 250w 14k, um reef ao lado do outro ficou covardia, o reef antigo parece que é amarelo rsssssss

as rvs ainda não estão no lugar certo, e os canos vão ser escondidos por umas armações de conchacreto rsss

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

hoje estava olhando o retorno e resolvi melhorar um pouco, er uma saida unica com um cano de 3/4, fui procurar nas caixas de coisas de aquas e achei dois não sei o nome rss

são canos para colocar na lateral do áqua com uma saida em forma de aletas, e deu certo na trava colçocando deitado, ai fiz essa gambiarra, mesmo que perca um pouco da vazão está ótimo pois o retorno é de 8 mil, com esse sistema de encaixe com mangueiras eu posso virar para onde quiser o retorno.

Imagem

Imagem

Imagem

Matias Gomes
Administrador

#7 Mensagem por Matias Gomes »

estava assim

Imagem

e agora está assim, tirei as rvs da parte do meio criando um vale.

Imagem

Imagem

nesse reef as acroporas ficam com os polipos bem abertos, todas elas.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

agora vou mudar o reef, uma parte dele eu vou colocar algumas anemonas, e 40 palhaços.

Marcelo Gerhardt
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Tchelo

#8 Mensagem por Marcelo Gerhardt »

Quero ver a atualização com o cardume de palhaços!!!! hehehe

Mais uma vez parabéns e boa sorte (se precisar), afinal, talento e dedicação você têm de sobra!!!!

Abraços,
Marcelo.

Thiago Campelo
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: wolfsama

#9 Mensagem por Thiago Campelo »

caraca simplesmente incrivel....

Sergio Terni
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Serginho

#10 Mensagem por Sergio Terni »

Muito bom Matias... cara, super legal o trabalho e está muito lindo o aqua parabéns!!!
Que bom que esse pedreiro pelo menos voltou pra arrumar e ainda mostrou de onde vem o espinafre dele UHAHUAHUAHA...

Parabéns ai... o dia que eu voltar ai, tento visitar esse aquário =)

[]s

Leandro Rodrigues
Apelido: Leandro

#11 Mensagem por Leandro Rodrigues »

Matias...

Estou confuso com tantas fotos.. Só entendi a foto que tem uma garrafa de 51..kkkk

Mega projeto.. Parabéns... Preciso ver pessoalmente... Vou aproveitar o inverno que a Ilha fica mais tranquila e passar um fim de semana aí só pra conhecer tudo isso... De quebra vc ganha aquela mudinha de Capricórnio Laranja que eu vou esbarrar por acidente..ehehe

Só por curiosidade... Qual é a litragem total dos dois Reefs?

Mais uma vez, parabéns pelos Reefs...

Abraços

Leandro
Imagem

Alex Wardog
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Wardog

#12 Mensagem por Alex Wardog »

Show de bola esse projeto, muito detalhado!!

Maikon
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Saci

#13 Mensagem por Maikon »

puxa............. ficou muito bom!

Milton Silva
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: mirtinho
Recebeu Curtir: 4 vezes

#14 Mensagem por Milton Silva »

quando eu ganhar na mega e ficar rico quero montar um reef assim! :mrgreen:
ta show o reef

Matias Gomes
Administrador

#15 Mensagem por Matias Gomes »

Mega senna?????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Fabio Duarte
Apelido: Blue ocean
Contato:

#16 Mensagem por Fabio Duarte »

esse projeto é maravilhoso,,,
,,,,parabens e sucesso,,,,
:D
Fabio Duarte

Ronaldo Pinto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ronaldo Pinto
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

#17 Mensagem por Ronaldo Pinto »

Esse está mais lindo ainda, parabéns mais uma vez pela dedicação!!! Belo reef.
Ronaldo Pinto
(11)940184784
ronaldojcp@gmail.com

Ronaldo Pinto
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ronaldo Pinto
Curtiu: 3 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

#18 Mensagem por Ronaldo Pinto »

Esqueci de dizer, que skimmer animal.
Ronaldo Pinto
(11)940184784
ronaldojcp@gmail.com

Matias Gomes
Administrador

#19 Mensagem por Matias Gomes »

Ronaldo mas estou preocupado, mesmo antes de colocar os palhaços vi que estava com bastante planarias, agora depois de colocar 32 peixes piorou mais ainda, as rvs estão cheias e devo começar o tratamento natural.

Rafael Lisboa
Apelido: Rafael

#20 Mensagem por Rafael Lisboa »

Matias, os reefs estão muito bonitos e são graaaaandes hehehe.Nunca fui na ilha, pretendo ir para conhecer a tudo e todos.
abraços,

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”