Às fotos atuais ...

Vista lateral direita

Vista lateral esquerda

Detalhe dos fundos, atrás das rochas

Região do substrato, lateral esquerda

Tô engordando esta para o felizardo Bailarino ... Mas ele não vai ter vida fácil com esta aí ...

Região do substrato, lateral direita ... Onde estão as planárias??

Visto que meu refúgio é bem baixo (20 cm), optei, depois de inúmeros testes, por fazer uma luminária com lâmpadas leds comuns (tipo dicróica, 20 leds cada) e montei conforme as fotos.

A luminária vai ligada no mesmo timmer que liga a Tunze de manhã e desliga no final do fotoperíodo. Queria fazer fotoperíodo invertido, mas não foi possível por que passa muita claridade para o display. Este é um dos inconvenientes de se colocar o refúgio acima do display.

Luminária no lugar. Ela é basculante e assim, fica fácil a manutenção. Talvez ficasse melhor se eu colocasse mais duas lâmpadas, mas por enquanto, fica do jeito que está. Seu consumo é muito pequeno, 1 w por lâmpada.

Detalhe da lâmpada

A iluminação fica muito interessante. Como não vou ter corais aí e a altura é pouca, acredito que vá atender. Tentei com estas algas vermelhas iluminação com PC, Incandescente, T5 de 14.000 k, T5 de 10.000 k, T5 de 8.000 k e Actínica. No meu ponto de vista, nenhuma apresentou resultado positivo. Uma pena, mas acho que não sou o primeiro que não consegue resultado na manutenção de macroalgas vermelhas no refúgio. Como último teste, vou com estas lâmpadas de led mesmo.

Este local fica atrás do aquário, é a captação da queda do sexto vidro. Neste local pretendo cultivar Risophora mangue. Por enquanto está com uma calha de T5 de 8.000 k.

Uma vista lateral, apenas com a Actínica ligada. Nesta disposição de rochas há rochas artificiais e naturais.

Apenas um detalhe da parte superior da calha de iluminação principal e onde vão os timmers e estabilizador.

Sugestões e críticas serão sempre benvindas ...
Abraços,