🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ibitipoca Reef - 2ª Fase

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edimar
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Ibitipoca Reef - 2ª Fase

#1 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Prezados, achei mais interessante abrir um novo tópico sobre o meu aquário, visto que o primeiro tratava de todas as etapas de construção do mesmo. Agora, que não faltam mais ajustes, exceto um no-break, espero poder começar a povoar de maneira adequada. Concomitante ao início do povoamento, deverei introduzir, como primeiro habitante, um wrasse na tentativa de fazer um controle biológico das planárias, que como poderão ver nas fotos, estão em número considerável. Estou empreendendo algumas ações preconizadas para diminuir a carga orgânica no aquário, visto que coloquei o "kit microvida" fornecido pelo Matias onde a carga orgânica que vem é considerável. Tenho como conduta a intervenção mínima no aquário, daí a cautela em introduzir novos habitantes sem que alguma variáveis não tenham sido ainda controladas. Tive também um surto de valônias que estou conseguindo praticamente exterminar, com muita paciência, diga-se de passagem.[/align]

Às fotos atuais ...

Imagem

Imagem

Vista lateral direita
Imagem

Vista lateral esquerda
Imagem

Detalhe dos fundos, atrás das rochas
Imagem

Região do substrato, lateral esquerda
Imagem

Tô engordando esta para o felizardo Bailarino ... Mas ele não vai ter vida fácil com esta aí ...
Imagem

Região do substrato, lateral direita ... Onde estão as planárias??
Imagem

Visto que meu refúgio é bem baixo (20 cm), optei, depois de inúmeros testes, por fazer uma luminária com lâmpadas leds comuns (tipo dicróica, 20 leds cada) e montei conforme as fotos.
Imagem

A luminária vai ligada no mesmo timmer que liga a Tunze de manhã e desliga no final do fotoperíodo. Queria fazer fotoperíodo invertido, mas não foi possível por que passa muita claridade para o display. Este é um dos inconvenientes de se colocar o refúgio acima do display.
Imagem

Luminária no lugar. Ela é basculante e assim, fica fácil a manutenção. Talvez ficasse melhor se eu colocasse mais duas lâmpadas, mas por enquanto, fica do jeito que está. Seu consumo é muito pequeno, 1 w por lâmpada.
Imagem

Detalhe da lâmpada
Imagem

A iluminação fica muito interessante. Como não vou ter corais aí e a altura é pouca, acredito que vá atender. Tentei com estas algas vermelhas iluminação com PC, Incandescente, T5 de 14.000 k, T5 de 10.000 k, T5 de 8.000 k e Actínica. No meu ponto de vista, nenhuma apresentou resultado positivo. Uma pena, mas acho que não sou o primeiro que não consegue resultado na manutenção de macroalgas vermelhas no refúgio. Como último teste, vou com estas lâmpadas de led mesmo.
Imagem

Este local fica atrás do aquário, é a captação da queda do sexto vidro. Neste local pretendo cultivar Risophora mangue. Por enquanto está com uma calha de T5 de 8.000 k.
Imagem

Uma vista lateral, apenas com a Actínica ligada. Nesta disposição de rochas há rochas artificiais e naturais.
Imagem

Apenas um detalhe da parte superior da calha de iluminação principal e onde vão os timmers e estabilizador.
Imagem

Sugestões e críticas serão sempre benvindas ... icon_joia

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Emerson Bisco
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: PI
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 2 vezes

Re: Ibitipoca Reef - 2ª Fase

#2 Mensagem por Emerson Bisco »

Já que as sugestões são bem vindas, lá vai a minha:
Queima logo estas aiptásia com Kalk, ou retira as rochas e arranca elas logo.
Eu tive uma infestação assim: começou com uma eu não liguei e quando fui dar conta, já era. Meu reef ficou empestiado.

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edimar
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Ibitipoca Reef - 2ª Fase

#3 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Fala Emerson!

Este aquário já teve um bailarino que havia exterminado as que apareceram inicialmente. Mas um dia ele apareceu morto e não coloquei outro ainda, coisa que devo fazer ainda neste mês para dar conta destas. É um bicho danado mesmo, quando a gente se descuida começa a brotar para todo lado, mas estou monitorando diariamente.

O bacana, que descobri anteontem, é que há vários filhotes de turbos e também de astreas, espalhados por este pequeno refúgio, que capta a água do sexto vidro. Espero que tenham condições de sobreviver.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”