quando entrei no forum, nao sabia nem o que era skimmer, nao sabia o que era sump e como postei aqui, estava fora do aquarismo ha uns 15 ou 20 anos e de la pra ca tudo mudou...
foi com a ajuda de todos vcs (nao citarei nomes pois nao seria justo porque certamente esqueceria de alguem) que "entrei" novamente nesse universo tao encantador.
MUITO OBRIGADO!!!!!
quero postar umas fotos aqui pra mostrar como esta NOSSO reef (NOSSO, porque como ja li aqui, ele nao existiria sem a ajuda de todos).......... esta tudo ainda no começo, coloquei agua no dia primeiro de março, ou seja, esta batendo ha 13 dias. sei que ainda "tem chao" mas ja estou muito feliz por ter chegado ate aqui. nao reparem as datas impressas nas fotos, eu só percebi quando ja havia feito.
vamos la...
esta primeira foto é do aquario quando chegou. um boyu zdt 1015, com capacidade bruta de 258 lts, para dividir ambiente.... ele nao tinha furo para o overflow, um aquario preparado para ser um plantado. o filtro fica um cima, junto da calha de iluminaçao.... só me dei conta do problema depois que ja havia comprado... novamente falando, com a ajuda de todos e uma dica preciosa do Celso, conheci o antonio da planet que fez,corajosamente, o furo no aquario... passando as fotos vcs vao perceber que o piso do apto foi trocado... é certo que ja precisava, mas foi feito para poder receber o reef ( o que nao fazemos por uma paixao, nao é mesmo... rsrrsrrs)

depois do furo, da chegada do movel, da troca do piso do apto, do sump,skimmer,luminaria,rochas etc etc, fiz essa primeira montagem com sansibar,umas rvs e substrato de concha moida.

nao gostei muito da configuraçao anterior e o substrato, pela alta granulometria, nao estava me deixando tranquilo... mudei entao: coloquei 17 quilos dessa concha moida por baixo, pra fazer volume, e por cima mais 27 quilos de aragonita zero.....de uma caixa de sansibar de 25 kg usei quase quase tudo . tinha aqui uma rv grande, que usava no meu aquario de 20 anos atras, e mais varias que trouxe de arraial dajuda no ano passado... colei com durepoxi essas menores na maior e o efeito vcs podem ver nas fotos que vem a seguir.

fiz uma caixa de controle...
tem um controlador de temperatura que aciona as 4 ventuinhas de 12 cm (duas em cima e duas no sump),duas reguas (filtros de linha) para plugar os equipamentos e um timer para a luminaria (que ainda nao estou usando)

a proxima foto é de uma parte do sump mais o movel... ali da pra ver o skimmer, um tornado r600 e uma das ventuinhas para refrigeraçao que esta presa estrategicamante na porta, com um defletor envolvendo-a para captar o ar de fora do movel... detalhe, as portas vieram sem a treliça, eu tive que fazer para que nao virasse uma sauna...

e por fim , uma panoramica do sump que tem 66cm x 32 cm com caixa de reposiçao, um termostato roxim de 200 watts e bomba de recalque, uma better 2000.

como ja disse, no dia primeiro de março iniciei o processo... usei sal red coral e quando for fazer a troca total para inicio da ciclagem pretendo usar agua natural que o Francis vende por aqui, no forum...
vou tentar agora expor o set up do aquario
display....... boyu zdt 1015 100cm x 41cm x 72cm de altura
luminaria...... hopar com 6 t5 de 39 watts cada 4 brancas e 2 actinicas
rochas.........mais ou menos 22 kg de sansibar e 10 kg de rocha viva
substrato..... 17 kg de concha moida e 27 kg de aragonira zero da caribean
refrigeraçao... 4 ventoinhas de 12 cm cada sendo duas no sump e duas no display controladas por um THOLZ
circulaçao...... nao sei mas acho que vai precisar de mais.... por enquanto tenho a propria agua do recalque de um lado e de outro uma bomba boyu de 1200 lts hora
sump............ 66 x 32 cm
skimmer........ tornado r600
termostato.... roxim 200 watts
recalque........ better 2000
enchi o aqua medindo a quantidade de agua (hhhaaaja paciencia... rsrrrsrs) deu aproximadamente 237 lts ja com tudo ou seja, volume liquido,237lts(contando o volume do sump)
bom pessoal é isso..... espero que gostem da evoluçao ate agora......
estou aberto a conselhos, dicas e criticas afinal de contas foi por causa disso tudo que consegui chegar ate aqui
muito obrigado a todos mais uma vez...
ABRAÇOS!!!!!!!!!!!!!
joao paulo