🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reef do Viude - ta quase lá!

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Viude
Contato:

Reef do Viude - ta quase lá!

#1 Mensagem por Gustavo Viude »

Caramba... nem acredito que enfim eu estou postando aqui os detalhes e história do meu Reef... icon_clap icon_comemorando icon_cheers

Foram anos e anos de espera, quando ia sair, acontecia um imprevisto e o projeto era cancelado... sem brincadeira, foram problemas como falta de dinheiro por diversos motivos... problemas com espaço, esposa, filho... e até criticas de parentes... 2guns

Mas depois de bater muito o pé, quebrar alguns paradigmas e ficar atento nas oportunidades que vinham aparecendo, estou conseguindo montar o aquário marinho que tanto quis. Ainda não tenho espaço para montar o projeto dos sonhos, mas este aqui é o primeiro e vai me dar experiencia de que preciso para montar outros projetos.

Bom, vamos ao que interessa:

- Dimensões do aquário: 60x60x60 - Um cubo
- Sump: 45x50x40, sendo 4 espaços - 1 para o Skimmer, 1 para o refúgio, 1 para o recalque e outro para reposição. (ainda não sei como fazer o esquema da reposição da água... to metendo as caras)
- Movel: O mais bruto possível... porém em perfeito estado, com pintura naval e iluminação interna. Mais pra frente vou mudar a iluminação do Sump, vou colocar uma HQI ou T5... sei lá, mas pretendo mudar...

Comprei os seguintes itens:
- 1 vortech MP-20 para circulação interna;
- Tenho a disposição 8 T5 Geisemann Pure Actinic, claro que não usarei isso tudo... mas estou pensando em usar umas 4 T5 + a HQI.
- 2 HQIs Phoenix 150w - Vou usar apenas 1.
- Skimmer R600 Recirculante da Tornado.
- 1 SB2000 para recalque.
- 50Kg de Substrato - Areia de praia comprada na StarFish. é bem fininha... deu aproximadamente 10cm de altura com 45kg no aquário e mais 5Kg no Refúgio.
- 1 Timer digital - Coel - Para até 10 ligações. (ainda não sei ligá-lo)
- 1 Regulador de temperatura Coel TLZ20 (também não sei usar...)

Ganhei os seguintes itens de várias pessoas que me incentivaram - Agradeço demais a essas pessoas!
- 30Kg de RVs Sansibar;
- 12Kg de RVs de Guarapari;
- Termostato analógico;
- outros iténs básicos como testes de PH, amônia e outros...

Bom o conjunto inteiro tem por volta de 1,75m de altura... não tinha espaço em lugar nenhum de casa... por isso ele foi acomodado ao lado da geladeira... na cozinha... Acho que não é o local mais indicado de uma casa para ter um aquário marinho, mas.... seria mais um obstáculo... ou seja, mais uns 3 anos de espera... vc acha que eu ia esperar? Nem se eu fosse o japonês do sr miagui!

O aquário veio com um fundo azul de papel contact... não gostei e procurei tirá-lo.

Imagem

A primeira idéia era colocar um fundo azul, colar um vidro ártico azul, mas não consegui achar o vidro então meti silicone preto no fundo... por dentro... me deu um arrependimento depois de saber que nada fixaria no fundo...

Bom eu fiz alguns testes de qualidade no aquário, vejam só:

Imagem

E foram aprovados...

Imagem

Eu camuflei os canos de PVC que levam água para o SUMP, queria deixar um pouco mais natural, por isso eu colei com Durepoxi vários pedaços de RVs DIY nos canos, até que ficou legal... pelo menos melhor do que estava.

Imagem

http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... ZQXsxV.jpg

Vou colocar algumas fotos abaixo e postarei a evolução no reef posteriormente.

Hoje í noite eu vou buscar a água natural com o Francis.

Abs!

Sump:
Imagem

Sump com equipamentos:
Imagem

Imagem

Imagem

Teto do Sump:
Imagem

Display quase pronto:
Imagem

Lugar definitivo do aquário já com Rvs:
Imagem

Arrumação interna do aquário:
Imagem

Imagem

Aérea do Reef:
Imagem

Bom por enquanto é só... perdoe pela baixa qualidade das fotos, a máquina não é boa e o fotógrafo é pior ainda!

Todas as criticas e sugestões que puderem fazer serão bem vindas!

Abs!

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ricardo
País: Brasil5

Re: Reef do Viude - ta quase lá!

#2 Mensagem por Ricardo Benfatti »

icon-aplauder Gostei!!!! essas pedrinhas que vc colou nos canos,disfarçou muito bem!!!!!!
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#3 Mensagem por Gustavo Viude »

Ricardo Benfatti escreveu:icon-aplauder Gostei!!!! essas pedrinhas que vc colou nos canos,disfarçou muito bem!!!!!!

Valeu Ricardo!

Eu fiz as rochas com cimento e muito sal grosso, aquele sal que o pessoal usa para substituir o cloro em piscinas. Esperei uns 2 meses e quebrei com uma marreta e talhadeira... deu uma trabalho do cão...

Grudar as pedrinhas com durepoxi então foi uma guerra... lixei o pvc antes, limpei tudo e comecei a colar pedrinha por pedrinha... trabalho de uma semana, fazendo 1 hora por dia, pois tenho que esperar secar aos poucos para não descolar nenhuma no processo...

Obrigado pelo elogio! icon_joia

Paulo_Cezario
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: kogyro
País: brasil
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por Paulo_Cezario »

ai sim heim..
Gustavo desejo boa sorte no projeto e enche logo esse aqua ai pelamordeDeus, o meu so ta faltando o movel para colocar em cima e encher de agua e deixar os mais longos 90 dias da minha vida
hahahah.
estou de olho.

abraços
Deus a ti meu senhor toda a gloria.

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

(...) ele foi acomodado ao lado da geladeira... na cozinha (...)

Acho que o único problema de estar na cozinha é quando for fritar alguma coisa. Tem exaustor?

(...) colei com Durepoxi vários pedaços de RVs DIY nos canos, até que ficou legal (...)

Vc curou antes? Também gostei do visual, com alga pink e coral vai ficar bonito.

Todas as criticas e sugestões que puderem fazer serão bem vindas!

Achei que o display ficou muito carregado de rochas.

[]´s

R.

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#6 Mensagem por Gustavo Viude »

Então Robson,

Está na cozinha... rs... não tenho exaustor, mas está bem próximo a porta, que sempre fica aberta, principalmente quando estou cozinhando. Meu maior medo é oxidar a geladeira... vou ficar de olho.

Com relação a camuflagem do PVC, eu curei as pedras sim, deixei pelo menos 2 meses de molho... haja paciência, viu!

Sobre o display, minha esposa também achou muito carregado, mas como as pedras que ganhei são muito grandes e eu estou com uma dó danada de meter o martelo nelas, deixei assim para ver como ficaria depois do aquário cheio e povoado. Se for o caso, posso colocar algumas dessas pedras no refúgio... né?

Não entendo muito, mas será que pela quantidade de RVs esse reef vai conseguir uma melhor biologia do sistema?

Como eu falei, quando mais criticas e sugestões, melhor! Tenho que aprender!

Valeu!

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#7 Mensagem por Gustavo Viude »

Paulo_Cezario escreveu:ai sim heim..
Gustavo desejo boa sorte no projeto e enche logo esse aqua ai pelamordeDeus, o meu so ta faltando o movel para colocar em cima e encher de agua e deixar os mais longos 90 dias da minha vida
hahahah.
estou de olho.

abraços

É Paulo... a anciedade é enorme!

Enchi o reef ontem a noite! foram uns 200Lts de água in natura do nosso amigo Francis.

Já botei alguns equipamentos que já estão comigo tipo Skimmer e recalque para funcionar e passei boa parte da noite analisando, criticando... me areependendo... e imaginando como ficaria cheio de vida!

Sinceramente, dá vontade de sair correndo para a praia e buscar umas pedrinhas para turbinar a biologia... ainda bem que era madrugada de terça-feira, uma terça chuvosa e o pedágio é caro, pq se não, ia falar para minha esposa que ia comprar cigarros e descer lá a serra com uma lanterna na mão...rs...

E não to brincando, não...rs...

Acendi as T5 azuis que eram do antigo dono deste aquário só enquanto não termino a minha luminária... o display ficou bonito, mas o móvel é muito grosseiro, mais pra frente vou reformá-lo.

Vou colocar mais fotos logo mais!

Abs!

André Takahashi
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Andre

#8 Mensagem por André Takahashi »

Fala Gustavo!

Também achei que ficou muita pedra...tentar tirar umas e afastar um pouco do vidro, senão na hora de passar o limpador vai ser impossível deixar ele limpo.
Fica tranquilo que a biologia aguenta sim.

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#9 Mensagem por Gustavo Viude »

Poxa vida André,

Acabei de ver seu projetinho meia boca... ::inocent

Cara, que coisa linda! Você tá com um projeto melhor do que muita loja de aquário que temos por ai! Parabéns!

Segui os conselhos, realmente me empolguei com as RVs e polui muiito o ambiente... icon_frusty... Agora eu tirei umas pedras, afastei um pouco do vidro e ficou um pouco mais clean.

Vou tirar umas fotos novas com o aquário cheio e posto aqui as novidades!

Medi a salinidade pela primeira vez, 1022, bom, né?

Pessoal! Quanto mais conselhos, melhor!

Deixa eu perguntar uma coisa.... o que pode acontecer se eu colocar uns mini paguros e nish snails antes das 2 primeiras semanas?? ::inocent

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Matck

#10 Mensagem por Matheus Mendes »

Gostei do aquario, e gostei da ideia do cano, ficou bem legal !
Parabéns !!!

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#11 Mensagem por Gustavo Viude »

Valeu Matheus! icon_joia

Pessoal, chegou minha Vortech MP20!

Que lado do aquário eu coloco a bomba? Com a circulação voltada para as RVs?

A água que volta para o aquário é mandada pela SB2000, porém eu regulei a vazão para sair pouco por causa do barulho que estava fazendo, além de estar regulada com a saída de água para o sump.

Abs!

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#12 Mensagem por Matheus Mendes »

Nossa, agora ficou chique de vez. Vortech icon_comemorando
Espero que vc dê sorte com ela porque geralmente dão problema em pouco mais de um ano.

Vc pode por ela do lado esquer ou direito, tanto faz porque ela é wavemaker, ela vai distribuir bem a circulação não importa qual a posição dela.

Abraços !!!!

artrcf
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Arthur
País: Brasil
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

#13 Mensagem por artrcf »

Adorei o projeto, bem organizadinho e a disposição das RV's ficou legal também! Vixe já ta com wave maker que exagero, e eu aqui com sunsun kkkkkk.
-

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#14 Mensagem por Gustavo Viude »

Coloquei a Vortech no meio do vidro lateral esquerdo do aquário, está bem próxima as RVs...

Agora eu só tenho que aprender a regulá-la direito... fizeram questão de jogar o manual dela fora... icon_censored... mas pelo que deu pra ver ela tem vários programas de circulação da água, né?!

Sei lá...

Paulo_Cezario
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: kogyro
País: brasil
Curtiu: 1 vez

#15 Mensagem por Paulo_Cezario »

e ai Gustavo ja ta hightec em agora so falta um led ai.

pô enche isso ai logo, ja que o meu vai demorar pacas pelo menos fico admirando o seu e dos outros amigos.

hehe

abraço e sucesso
Deus a ti meu senhor toda a gloria.

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#16 Mensagem por Gustavo Viude »

rs...
Essas leds custam muito caros ainda... temos que esperar virar carne de vaca para poder comprar.

Em compensação, estou montando uma luminária... peguei umas placas de alumínio no ferro velho, fui até a Sta Efigênia e comprei os conectores de T5 (vou colocar 4 T5 Geisemann Pure Actinic de 24w), não sei ainda quantos reatores eu vou precisar... icon_bag.

Já tenho uma lampada HQI de 150w Phoenix Hexarc Blue de 14.000K (tenho 3 e estou vendendo, ou trocando 2 nos classificados aqui no fórum - Com vídeo de demonstração da lampada), tenho o reator para HQI e o refletor.

Esse será o sistema de iluminação do reef, mas ainda falta um eletricista para puxar o 220V até o aquário, pois lá em casa, 220V é só no chuveiro.... icon_frusty.

O aquário já está cheio com água do mar (fornecida pelo Francis aqui do fórum), muito boa essa água! Está cheio desde segunda-feira, já nem assisto TV em casa... fico só olhando o aquário, regulando o Skimmer (outra coisa que não sei qual é o nivel certo...) e regulando a vazão do aquário para o sump x sump para aquário...

Logo mais vou colocar 50 turbos e 50 nish que já estão até encomendados para pelo menos dar um movimento nesse reef.

Fiquei de postar as fotos dele cheio, mas não ficaram boas, vou tirar outras hoje e posto logo mais!

Abs!

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus

#17 Mensagem por Matheus Mendes »

Eu colocaria só umas 10 turbos, elas são chatas, caem de ponta cabeça e morrem. E elas ficam intoxicadas pelas algas marrons que dão no começo da ciclagem. Coloque 50 nish, 30 neritina, 30 paguros e 10 turbos.

O nivel do skimmer é no pescoço, logo no começo do pescoço dele. No seu caso eu deixaria na metade do pescoço ou no começo do copo.

Abraços !!!!

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
País: Brasil
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#18 Mensagem por Celso Suguimoto »

Fala Gustavo

A primeira idéia era colocar um fundo azul, colar um vidro ártico azul, mas não consegui achar o vidro então meti silicone preto no fundo... por dentro... me deu um arrependimento depois de saber que nada fixaria no fundo..

Eu nao consegui ver as fotos pq estao hospedadas no orkut q é bloqueado aqui no trampo... eu usei uma placa de PVA azul no fundo ou vc pode revestir externamente com algum material semelhante

Esse é o manual da MP20

http://ecotechmarine.com/wp-content/the ... al_1.1.pdf
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#19 Mensagem por Gustavo Viude »

Valeu Celso! icon_cheers

Gustavo Viude
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#20 Mensagem por Gustavo Viude »

Já to quase terminando a luminária!

Fiz 2 calhas com 2 T5 pure actinics da Geisemann (24w) em cada calha e entre as duas calhas coloquei um refletor para a HQI Phoenix de 150w. Putz, deu um trabalho fenomenal para eu montar tudo, sem experiência nenhuma em elétrica... Hoje vou terminar de ligar tudo no timer (coel).

Ainda não consegui puxar o 220V para o aquário, então ainda não vou poder usar 100% da luminária, além do que, tenho que instalar os ventiladores para dissipar o calor das lampadas e refrigerar um pouco a água... Ainda bem que montei o aquário agora no verão, pois preparo bem o aquário para enfrentar esse calor e os próximos.

Acho que vou instalar ao menos 3 ventoinhas de 12v cada; 1 no sump, 1 voltada para a água e a outra por trás da HQI, empurrando o calor para fora do móvel. Será que precisa mais? Acho que 3 ou 5 não fariam diferença na temperatura, fariam? Mas com certeza evaporaria muito mais água, não?

Bom, queria sugestões, opiniões... e principalmente ajuda, pois não tenho a mínima idéia de como ligar esses ventiladores (parte elétrica). icon_frusty

Abs!

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”