Foram anos e anos de espera, quando ia sair, acontecia um imprevisto e o projeto era cancelado... sem brincadeira, foram problemas como falta de dinheiro por diversos motivos... problemas com espaço, esposa, filho... e até criticas de parentes...
Mas depois de bater muito o pé, quebrar alguns paradigmas e ficar atento nas oportunidades que vinham aparecendo, estou conseguindo montar o aquário marinho que tanto quis. Ainda não tenho espaço para montar o projeto dos sonhos, mas este aqui é o primeiro e vai me dar experiencia de que preciso para montar outros projetos.
Bom, vamos ao que interessa:
- Dimensões do aquário: 60x60x60 - Um cubo
- Sump: 45x50x40, sendo 4 espaços - 1 para o Skimmer, 1 para o refúgio, 1 para o recalque e outro para reposição. (ainda não sei como fazer o esquema da reposição da água... to metendo as caras)
- Movel: O mais bruto possível... porém em perfeito estado, com pintura naval e iluminação interna. Mais pra frente vou mudar a iluminação do Sump, vou colocar uma HQI ou T5... sei lá, mas pretendo mudar...
Comprei os seguintes itens:
- 1 vortech MP-20 para circulação interna;
- Tenho a disposição 8 T5 Geisemann Pure Actinic, claro que não usarei isso tudo... mas estou pensando em usar umas 4 T5 + a HQI.
- 2 HQIs Phoenix 150w - Vou usar apenas 1.
- Skimmer R600 Recirculante da Tornado.
- 1 SB2000 para recalque.
- 50Kg de Substrato - Areia de praia comprada na StarFish. é bem fininha... deu aproximadamente 10cm de altura com 45kg no aquário e mais 5Kg no Refúgio.
- 1 Timer digital - Coel - Para até 10 ligações. (ainda não sei ligá-lo)
- 1 Regulador de temperatura Coel TLZ20 (também não sei usar...)
Ganhei os seguintes itens de várias pessoas que me incentivaram - Agradeço demais a essas pessoas!
- 30Kg de RVs Sansibar;
- 12Kg de RVs de Guarapari;
- Termostato analógico;
- outros iténs básicos como testes de PH, amônia e outros...
Bom o conjunto inteiro tem por volta de 1,75m de altura... não tinha espaço em lugar nenhum de casa... por isso ele foi acomodado ao lado da geladeira... na cozinha... Acho que não é o local mais indicado de uma casa para ter um aquário marinho, mas.... seria mais um obstáculo... ou seja, mais uns 3 anos de espera... vc acha que eu ia esperar? Nem se eu fosse o japonês do sr miagui!
O aquário veio com um fundo azul de papel contact... não gostei e procurei tirá-lo.

A primeira idéia era colocar um fundo azul, colar um vidro ártico azul, mas não consegui achar o vidro então meti silicone preto no fundo... por dentro... me deu um arrependimento depois de saber que nada fixaria no fundo...
Bom eu fiz alguns testes de qualidade no aquário, vejam só:

E foram aprovados...

Eu camuflei os canos de PVC que levam água para o SUMP, queria deixar um pouco mais natural, por isso eu colei com Durepoxi vários pedaços de RVs DIY nos canos, até que ficou legal... pelo menos melhor do que estava.

http://images.orkut.com/orkut/photos/Og ... ZQXsxV.jpg
Vou colocar algumas fotos abaixo e postarei a evolução no reef posteriormente.
Hoje í noite eu vou buscar a água natural com o Francis.
Abs!
Sump:

Sump com equipamentos:

Teto do Sump:

Display quase pronto:

Lugar definitivo do aquário já com Rvs:

Arrumação interna do aquário:

Aérea do Reef:

Bom por enquanto é só... perdoe pela baixa qualidade das fotos, a máquina não é boa e o fotógrafo é pior ainda!
Todas as criticas e sugestões que puderem fazer serão bem vindas!
Abs!