🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ibitipoca Reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edimar
País: Brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Ibitipoca Reef

#1 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Prezados, estou remontando meu aquário marinho. Como gosto muito do "FVM", a maioria das coisas eu mesmo estou fazendo. É um aquário de 60 x 50 x 45 (a) cm, com sexto vidro, caixa coletora atrás do aquário, sump de 50 x 40 x 35 (a) cm, skimmer de minha lavra, com SB2000 e need-wheel, caixa repositora com bóia, retorno com MJ1200, refúgio acima do aquário, também com sexto vidro. O substrato será Halimeda + Samoa Pink ou Crushed Coral, com placas no fundo. A iluminação ainda não pensei, mas terei apenas LPS e alguns corais moles menos "pragas", alguns peixes e invertebrados. Terá rochas artificiais e algumas naturais.

Faltam muitas coisa ainda, pois estou aguardando o móvel. No momento, só deu para fazer aquilo que ainda não depende do móvel.

Vamos ís fotos ...

Vidros isolados (6 mm) e preparados para colagem. Utilizei a técnica do palito de dentes (não sei se quem inventou foi o Matias, mas fiz isso baseado na idéia dele).
Imagem

Com os elásticos
Imagem

Com os palitos de dente nos lugares
Imagem

Detalhe do palito
Imagem

Caixa coletora traseira
Imagem

Sexto vidro (vista da parte de baixo). Ele não vai até o vidro de fundo, obviamente, para dar espaço para a água que desce, caia dentro da caixa coletora.
Imagem

Outra vista do sexto vidro, agora da parte superior
Imagem

Outro ângulo
Imagem

Nesta vista, dá para ver um dos furos de captação de água da caixa coletora. Este aí será o ladrão. Notar que o sexto vidro é fumê e para funcionar da forma que pensei, ele atinge 60% do tamanho do vidro do fundo. O espaço restante seria para o retorno. Depois que resolvi colocar o refúgio em cima do aquário e o retorno passa primeiro pelo refúgio e a água desce por sexto vidro, este espaço ficou inútil. Se tivesse pensado nesta alternativa antes, teria feito o sexto vidro em todo o vidro do fundo.
Imagem

Colagem das travas. Francesas duplas em cima e transversal em baixo.
Imagem

Perdi as fotos da montagem do skimmer e do sump. Seguem as que tenho. Esta é do primeiro teste. Mas já fiz algumas modificações em relação ao que está na foto. Quando tiver o layout definitivo faço as fotos. A caixa repositora teve a posição mudada e coloquei alguns quebra-bolhas.
Imagem

Teste de altura da coluna d'água.
Imagem

A bomba de retorno é presa com magneto da sun-sun.
Imagem

Detalhe do posicionamento da bomba do skimmer.
Imagem

Deionisador com pré-filtro de vela, carvão ativado e resina mista.
Imagem

Nesta foto, ainda estava sem o pré-filtro de vela.
Imagem

Aqui, algumas rochas artificiais que fiz. Só que depois de prontas é que descobri que utilizei um cimento branco para rejunte, inadequado. Vão para o jardim, embora eu considere que tenha sido muito fácil fazer e ficaram com uma consistência ótima.
Imagem

Por enquanto é isso. Vou começar a montar a hidráulica, da caixa traseira e do refúgio. A próxima etapa também é de recortar as placas perfuradas para ajustar no display e no refúgio.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

"É incrível o que as pessoas fazem quando não sabem do que não são capazes!"

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Ibitipoca Reef

#2 Mensagem por Roberto Vieira »

Fala Edimar...tudo certo ?

É bom ver alguém com tanto a dividir colocando seu aquário aqui no fórum.

Parabéns pela iniciativa DIY, admito que não é meu forte, não tenho jeito para mecher com vidros por exemplo.....rs....mas gostei muito de algumas coisas que você fez ai...pode colocar fotos mais aproximadas do seu overflow ?

Bom, gostei também da fixação da bomba de recalque, achei bem interessante o conceito de fixação com imãs para recalque, é uma boa idéia para fabricantes

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RenatoHilkner

#3 Mensagem por RenatoHilkner »

Edimar, belíssimo projeto. Parabéns pela iniciativa e por compartilhá-la conosco.

Se posso dar uma dica: não utilize halimeda. Há uma grande discussão se elas liberam ou não fosfato, então se puder, enquanto essa discussão não tiver um final, não vale a pena o risco.

Quanto í iluminação, penso que usar T5 seja apropriado, pois se vc um dia se interessar pelos corais duros, bastará adicionar mais algumas lâmpadas (eu particularmente aconselharia led's, mas acho totalmente desnecessário para corais moles).

Um abraço e boa sorte!

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#4 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Roberto, agradeço a gentileza ... Achei que meu tópico ia ficar um eterno "sem resposta" ... icon_clap

O overflow é com sexto vidro. Já viu um desses de perto? Eu não ... rrrsss Vi apenas em fotos e gostei muito, por isso estou fazendo um assim, para ver se dá certo. Acho que tem tudo para ser melhor que o sistema tradicional de grelha e caixa traseira ou interna. Nâo sei se vou conseguir uma foto melhor do que as que coloquei no tópico. Talvez quando estiver funcionando fique mais fácil de visualizar. Mas não é nada demais. Apenas se coloca 2 fitas de 3 mm de espessura coladas em cada lado e depois o sexto vidro por cima, este com dois a três milímetros mais baixo do que as outras três paredes do aquário. Fica então uma fresta, por onde a água desce até a caixa coletora. No projeto que vi isso funcionando, as caixas coletoras ficam embaixo do aqua o que me faz pensar que pode dar mais trabalho na manutenção. Do jeito que fiz, a caixa fica atrás. Embora tome um pouco mais de espaço, tenho acesso total a ela e a toda a parte hidráulica. Quanto í bomba de recalque, como no aquário antigo ela ficava meio solta dentro do sump, pensei em fazer de desta forma agora, aproveitando que o imã tá tão bem colado na MJ que eu não ia conseguir separar ... icon_wub

Gosto muito do FVM, por formação sou Cirurgião-Dentista, embora não exerça isso há muito anos. E um dentista tem que ter habilidade manual, senão não dá conta do trabalho. Para ser franco, dá mais prazer a fase de montagem, do que depois de tudo pronto.

Renato, evidentemente respeito sua opinião e agradeço, mas por outro lado, eu não estou convencido de que a halimeda libere fosfato, também considerando toda a discussão que já rolou e que ainda rola a respeito do assunto. Já li muito relato de aquarista que tem halimeda há anos e nunca teve problemas, nem com algas, nem com crash. E outros que utilizaram aragonita e empedrou. Bom, eu pretendo arriscar. Uma das coisas que gosto demais em halimeda é a possibilidade de desenvolver muita microfauna nela. Vou utilizar halimeda + samoa pink, na proporção aproximada de 1/1 e placas perfuradas no fundo (plenum). Acho que vai ser uma boa oportunidade de teste.

Quanto í iluminação, embora não esteja preocupado com isso agora, estou bastante convencido quanto ao uso de T5, mas ainda é cedo para decidir.

Infelizmente tá tudo meio parado, por que, sem o móvel, não dá para avançar no projeto e o marceneiro tá meio lento para concluir o trabalho. Enfim, tô ansioso para colocar tudo nos seus lugares, para passar para a parte hidráulica. Enquanto isso, estou testando o sump, pois a parte de quebra bolhas e posicionamento dos equipamentos é também bastante trabalhosa.

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

RenatoHilkner
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RenatoHilkner

#5 Mensagem por RenatoHilkner »

Bacana, Edimar. O mais importante é estar ciente.

Eu mesmo utilizo uma grossa camada de halimeda + uma camada de uns 2 dedos de aragonita fina por cima, só por precaução. Uso também o plenum, que fiz com 2 camadas de FBF envelopada com tela mosquiteiro. Não tenho fosfato, talvez pelo "isolamento" com aragonita, ou então pelo fato de halimeda simplesmente não liberar fosfato, vai saber.

Uso o método da vodka + zeólito, o que também ajuda.

Quanto í biologia formada pela halimeda, você tem razão. Infelizmente a camada fina de aragonita impede essa formação no meu aquário.

Um abraço e boa sorte,

Renato Hilkner

Roberto Vieira
Moderador
Moderador

#6 Mensagem por Roberto Vieira »

Fala Edimar, de vez em quando é preciso sacudir a poeira...rs.

Até hoje existe discussão ferrenha sobre crash no substrato, o que tenho observado é que um sistema com bastante bioturbadores tem ajudado muito a evitar o terrivel e temido crash..com sistemas com um bom tempo já inclusive, e tudo ok, mantendo os bichinhos para revirar o substrato....nishis pincipalmente...quanto aos nassarius, conheço quem usa e tbm aprova, mas tenho pouca experiencia pessoal para falar dele om entusiasmo.

Quanto ao fosfato, nada melhor que um refúgio.

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#7 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Terminei a montagem. Falta a tampa, que já está encomendada e pensar na iluminação. Tá rodando com água salgada desde o dia 01/03, mas ainda não ajustei a densidade, por que o sal acabou. Está em 1.020, por enquanto.

Recordar é viver ...
Imagem

Imagem

Sump traseiro, que será usado para cultivar Risophora ...
Imagem

Refúgio ...
Imagem

Sump ...
Imagem

Detalhes da queda ...
Imagem

Imagem

Este skimmer promete ...
Imagem

Filtro denitrificante ...
Imagem

Geral ...
Imagem

O paredão e as rochas não ficaram lá estas coisas, mas estou contando com o tempo, para as algas corrigirem a feiúra ...
Imagem

Colocação do substrato. Coloquei uma faixa de halimeda em todo o contorno do aquário, para ter condições de observar melhor a microfauna.
Imagem

Algumas rochas são naturais ...
Imagem

Aquário de quarentena
Imagem

Imagem

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

Ediomar Luzia
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Edinho
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 9 vezes
Contato:

#8 Mensagem por Ediomar Luzia »

icon_first

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por Edimar_Oliveira »

Prezados, como está praticamente 100% terminada a fase de montagem de meu novo aquário, achei que já era hora de atualizar o tópico. Como fiz inúmeras alterações no projeto original, sempre tentando eliminar falhas ou aproveitar melhor o sistema, segue novamente o "setup".

Aquário principal: 60 x 50 x 45 (a) cm, vidros de 6 mm, com trava francesa superior e transversal inferior, com sexto vidro;
• Refúgio acima do display, medindo 10 x 10 x 12 (a), com sexto vidro;
• Caixa coletora traseira, que será também utilizada para cultivar Risophora mangue;
• Sump com 50 x 40 x 35 (a);
• Skimmer Reef Octopus NW150;
• Retorno com SB 2000;
• Substrato: 10 a 12 cm de Halimeda + Areia de Filtro de Piscina, com plenum;
• Reposição com bóia de caixa d'´agua, reservatório medindo 15 x 15 x 55 cm (a);
• Resfriamento com uma ventoinha 12 x 12 cm;
• Dois aquecedores de 100 w cada;
• Quadro elétrico com disjuntor e controlador COEL TLZ 11;
• Iluminação: 5 T5 de 24 w – 2 de 14.000k, 1 de 20.000 k e 2 Actínicas.

Aquário quarentena: 40 x 40 x 30 (a) cm, com sexto vidro;
• Filtro mecânico Millenium 2000;
• Rio Nano Skimmer;
• Termostato/Aquecedor de 40 w;
• Iluminação com uma lâmpada de 8 leds branca;
• Resfriamento com ventoinha 12 x 12 cm;
• Quadro elétrico e controlador COEL TLZ 11;
• Reposição de água doce com bóia de filtro.

Aquário Principal

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O refúgio no detalhe.

Imagem

Somente actínica ligada.

Imagem

Nesta foto dá para ver o refúgio iluminado com T5 de 8.000k e dá para notar o estado deplorável das macroalgas vermelhas. Acreditem que piorou um pouco depois da foto, mas hoje, depois que troquei por uma actínica, dá para notar algum progresso. Estou investindo neste refúgio, pois acho que as macroalgas vermelhas, mescladas com algumas verdes, depois que se adaptarem (o que acredito que não vai ser fácil), vão dar um toque bem especial nas cores do aquário.

Imagem

Geral. Tanto a MJ1200, quanto a Seio 250, que fazem a circulação vão dar lugar a duas SB1000C, opostas, ligadas num controlador.

Imagem

Imagem

No detalhe, esta é uma colônia de GSP, que veio muito pequeninha na rocha maior ao fundo. Removi-a e colei-a nesta pequena rocha. Como podem ver, está muito bem e se espalhando.

Imagem

Esta também é uma pequena colônia de Zoantus, que também veio na rocha. Dos dois pólipos iniciais, já surgiram mais três.

Imagem

Vista de uma das laterais.

Imagem

Aqui uma vista da calha. São cinco T5, duas de 14.000k, uma de 20.000k e uma Actínica.

Imagem

Este quebra-cabeças eu ganhei. Sobre a tampa, como vai dar para ver na próxima foto, o sistema de iluminação com estabilizador de voltagem.

Imagem

Aqui o detalhe da instalação elétrica.

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui o sistema com a tampa de proteção. No detalhe o local onde vai uma ventoinha, cujo funcionamento ligada junto com as lâmpadas, faz com que todo o sistema trabalhe totalmente refrigerado. Os reatores não esquentam.

Imagem

Aqui um detalhe do refúgio. O cano preto é o retorno. À esquerda a calha da T5 que o ilumina. À direita a parte de trás do aquário, onde fica a reposição e a captação da queda do display.

Imagem

Sump.

Imagem

Lateral do sump.

Imagem

Abraços,
Abraços,

Edimar Oliveira

Fernando Garcia
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Fernando Garcia
Data de Nascimento: 09 Out 1984
Recebeu Curtir: 3 vezes

#10 Mensagem por Fernando Garcia »

Olá!
Parabéns, pelo projeto.
Por que desistiu do filtro desnitrificador?
Abraço.
Fernando Garcia

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#11 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Fernando, não houve nada relacionado ao filtro em si. A questão é que eu comprei o Reef Octopus depois de um tempo de montado e pelas medidas anunciadas ele caberia no meu sump original. Porém, depois que chegou e fui testar, não coube. Daí, tive que fazer um novo sump e então, mudei algumas coisas nas divisões dele, acabando com o espaço original, alto, que existia no sump antigo, como vc poderá ver, comparando as fotos. Como na literatura diz que o filtro denitrificador, para funcionar, tem que ter uma altura ideal de no mínimo 25 cm, acabei desistindo do meu, optando por distribuir a areia pelo display, refúgio e caixa coletora traseira. No sump atual há um compartimento ainda vazio onde pretendo colocar siporax.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Mauro Becker
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Becker
Data de Nascimento: 11 Abr 1966
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 237 vezes
Contato:

#12 Mensagem por Mauro Becker »

Achei uma montagem primorosa

Cuidados do inicio ao fim com resultados verdadeiramente positivos.
clapping_02
Imagem
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#13 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Mauro, haja paciência ... Mas é como diz aquele ditado: no aquarismo marinho, as coisas boas demoram a acontecer, as ruins acontecem sempre muito rápido. Daí, optei por não atropelar nada. Minha sorte ... Como coloquei em outros posts, recebi de presente em uma Rv algumas das pragas mais complicadas para um aquário: valônias e planárias, sem contar as aiptásias logo no início. Enfim, está valendo a pena, estou aprendendo muita coisa.

Faltou uma foto do aquário de quarentena com a iluminação com lâmpada de leds, mas está muito interessante, por que não preciso de iluminação forte lá e a lâmpada de leds é muito econômica e ilumina muito bem para o fim a que se destina.

Hoje tive uma pequena decepção: colei dois magnetos da Sun-Sun em duas SB1000 C para serem colocadas contrapostas nos lados do aquário e ligadas num controlador que liga e desliga cada uma alternadamente. Cortei os bicos de forma que, a cada ligada, ambas invertem o sentido do giro. Bom, funcionou tudo muito bem, exceto por uma delas estar produzindo um ruído muito forte. Percebi, depois de alguns testes, que o problema está no impeller. Terei que comprar um outro para ver se pára o ruído. Por enquanto, deixei então uma delas funcionando, ligada no controlador e do outro lado tive que recolocar a Seio 250 que funciona direto.

Enfim, ossos do ofício ... Assim que conseguir resolver isso, a circulação certamente ficará muito melhor! Já melhorou muito só de colocar uma das SB1000C funcionando ...

Em tempo: Mauro, ainda não vi novidade no site da Abraqua ... Gostaria de informações concretas sobre como associar-me.

Atualizando ...

Por estes dias, resolvi a questão da circulação, que ainda não estava do meu agrado. Agora está quase ... O próximo passo vai ser uma Vortech. Por enquanto, procurei adquirir um produto confiável.

Dispensa apresentações ...
Imagem

Impressionou-me o acabamento, a leveza e o pequeno tamanho aliado ao grande desempenho ...
Imagem

Imagem

Imagem

A Tunze fica num canto. A Seio em outro, oposto. Liguei as duas em dois timmers independentes. Ligo a Tunze de 07:00 h ís 21:00 h e a Seio durante o período noturno. Dessa forma, í noite, a circulação fica mais suave.
Imagem

Esta colônia de GSP eu colei nesta rocha com um tamanho de pouco mais de 5 mm. Agora, com pouco menos de seis meses, está assim.
Imagem

Nesta rocha, que coloquei há poucos dias, no ponto mais alto do aquário, eu pretendo colar uma pequena colônia de Tubastrea, virada de "ponta-cabeça" ...
Imagem

Daqui prá frente, de equipamento, só falta o no-break. De resto, acho que cheguei no ponto onde já posso começar a habitar "prá valer".

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#14 Mensagem por Renato Vidal »

Edimar, conta pra gente a evolução, já esta totalmente habitado? ficou satisfeito com a primeira montagem ou acabou mudando tudo de lugar (eu fiz isso umas tres vezes rsss).

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#15 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Renato, realmente houve algumas evoluções. A mais significativa foi a retirada do refúgio, por que não estava dando certo conciliar a iluminação do display com a dele. Uma estava interferindo na outra. Também a manutenção não estava fácil, devido ao acesso. Achei que ficou melhor com a mudança.

Coloquei algumas mudas de corais Leathers, e alguns novos habitantes. O sistema todo está funcionando muito bem, parâmetros dentro da normalidade e não tenho do que reclamar. O no-break chega nesta semana e pretendo mudar a iluminação para HQI. Quanto ao layout, mudei muito pouco, embora a gente sempre ache que, se fosse montar novamente, faria algumas coisas de modo diferente ...

Estou trabalhando em outra cidade, mas no final de semana eu coloco algumas fotos dos progressos.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

gabriel_noro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: noro
Data de Nascimento: 21 Dez 1997
Curtiu: 1 vez

#16 Mensagem por gabriel_noro »

cara comecei ver agora seu reef e gostei da ideia do ima no recalque como colou ele na bomba

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#17 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Gabriel é uma forma ótima de se fixar bombas e vc tem mobilidade (dá para deslocar para qualquer lugar do aquário), só não permite movimentos elípticos. Eu colei com cola de silicone mesmo.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#18 Mensagem por Raphael Igor »

seu aquário está legal, logo logo estará cheio de vida.

parabéns pelo quebra cabeça é super bonito, é de quantas peças?

Edimar_Oliveira
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#19 Mensagem por Edimar_Oliveira »

[align=justify]Raphael o quebra-cabeças foi um presente do meu trio para o aquário e todos ajudaram a montar. São 500 peças e depois de terminado colei com a cola própria e foi para a moldura!

Realmente o aquário está com uma cara bem diferente. Com relação à "vida", basta dizer que já não preciso mais comprar turbos-snails por que tenho vários filhotes por aqui. Enfim, vou tirar uma fotos e coloco aqui mais tarde.

Abraços,[/align]
Abraços,

Edimar Oliveira

Roberto Vieira
Moderador
Moderador

#20 Mensagem por Roberto Vieira »

Edimar, estarei acompanhando seu Refúgio, tbm acho espetacular macro-algas..

Quanto as vermelhas experimenta colocar lampada rosa sobre elas, alguns amigos ja falaram que vão bem assim..

De resto, ja percebi que RA alta as ajuda bastante.

Umas esponjas tbm ficariam legais nele !! :P

Até mais. !!!!

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”