🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Mudança de aqua, qual o melhor jeito??? Urgente!!!

Esta começando agora com aquário marinho e tem dúvidas? Poste aqui, onde terá a atenção dos colegas.
Responder
Mensagem
Autor
Alexandre Takeo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Takeo
Data de Nascimento: 10 Mar 1971
País: Brasil
Curtiu: 57 vezes
Recebeu Curtir: 2 vezes

Mudança de aqua, qual o melhor jeito??? Urgente!!!

#1 Mensagem por Alexandre Takeo »

Olá pessoal!!!

Aconteceu o seguinte. Muito provavelmente irei concluir a aquisição de um aqua de 540 litros já com sump, móvel, subida, descida, ladrão, etc.
A grande questão é, meus animais, ocellaris comum, ocellaris black, yellow tang, pseudochromis flavivertex, bailarino, 5 turbos, 8 paguros e um GSP, estão num aqua de 95 litros que fará parte da negociação, ou seja, pra chegar o de 540 litros o de 95 tem que ir embora.
Minha solução. Tenho um Boyu TL-450 de 58 litros brutos. Penso em montá-lo como se fosse um aqua de quarentena, ou seja, coloco a água, acerto o sal, doso o "cobre" e passo os animais pra ele.
Dúvidas:
- estará correto esse procedimento???
- devo colocar no "sump" traseiro a cerâmica nova ou a que já está no aqua ou nenhuma???
- devo inserir alguns pedaços de canos de 40mm (1,1/4") pra servir de esconderijo??? (o tang, o pseudochromis e o bailarino curtem)
- devo colocar um pouco do substrato e das rochas que estão no aqua atual???
- faço água nova ou encho o Boyu com a água do aqua atual???

Ou simplesmente monto o Boyu como se fosse meu aqua principal de novo, com a água, o substrato, as mídias, as rochas, que já estão no aqua atual, passo os animais pra ele, e os deixo lá até o fim da ciclagem do 540 litros???????? (coitado do YT num Boyu de 58L durante 30 dias!!!)

Me desculpem mesmo a noobisse, mas num procedimento parecido e recente, perdi dois ocellaris e um bailarino por deixá-los numa jarra de 2 litros de um dia pro outro enquanto eu batia o sal da água que faltou quando mudei do boyu para o de 95L, e não gostaria de repetir a cagad....... E ainda por cima tenho certa urgência em resolver tudo isso meio que pra esse fds agora (18 e 19/02/2017).

IMPORTANTE!!! OS ANIMAIS FICARÃO NO BOYU DURANTE A CICLAGEM DO 540 LITROS!!!!!!!!

Ou ainda (essa é de noob mesmo), se eu utilizar tudo que está no aqua atual, completar a água, acertar o sal, posso já passar os animais pra ele????? No meu raciocínio, a cerâmica tá ciclada, o substrato tá ciclado, as rochas estão cicladas, cerca de 100 litros de água está ciclada, seria de novo o complemento do substrato (samoa pink), as rochas naturais porém "mortas" que virão com o novo aqua, e o complemento da água. Ou seja, apesar de mais água e mais substrato, a carga orgânica não vai mudar, então se a microbiologia que dá conta hoje, continuará dando conta, não?!? Só que num "mundinho" maior. É como se fosse uma gigantesca TPAzona!!!!!! Além disso, foi exatamente o que ocorreu do boyu (58L) para o atual (95L), aumentou a água, aumentou o substrato e só. e como os ocellaris e o bailarino tinha ido pro brejo mesmo, esperei 3 a 4 dias (mais por falta de tempo do que qualquer outra coisa) e fui buscar os animais atuais e estão todos muitíssimo bem. Só que não vou poder logo de cara colocar corais e talvez o pouquinho do GSP que resta, se vá tb :-(

Aguardo ansiosamente a maior quantidade possível de pitacos dos amigos, por favor!!!!!!!!!!!!!

Grande abraço a todos!!!!
Takeo
Takeo

Everton Andriani
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Everton
Data de Nascimento: 17 Jul 1983
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 15 vezes

Re: Mudança de aqua, qual o melhor jeito??? Urgente!!!

#2 Mensagem por Everton Andriani »

Ótimas duvidas, vou acompanhar para aprender também.

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#3 Mensagem por Humberto Jr. »

Alexandre, já fiz mudança de um de 200 pra 420 litros e não tive perdas. Separei o máximo que pude de água do aquário, coloquei os animais e rochas em tambores e baldes com oxigenação e controle de temperatura.
Após colocar o aquário novo no lugar, coloquei todo o substrato velho, e fiz uma camada de 2cm de substrato novo. fui colocando água "velha" no aquário até que forme uma camada de 2cm acima do substrato. provável que essa água fique bem suja. Sifone retirando o máximo que conseguir e volte a encher com água velha. com uns 15cm de água coloque as rochas e vá enchendo. Complete o que faltar com água nova.

Deixa circular umas 2-3 horas antes de soltar os peixes e colocar os corais. A dosagem de aceleradores biológicos pode auxiliar no processo.

Alexandre Takeo escreveu:Dúvidas:
- estará correto esse procedimento???
- devo colocar no "sump" traseiro a cerâmica nova ou a que já está no aqua ou nenhuma???
- devo inserir alguns pedaços de canos de 40mm (1,1/4") pra servir de esconderijo??? (o tang, o pseudochromis e o bailarino curtem)
- devo colocar um pouco do substrato e das rochas que estão no aqua atual???
- faço água nova ou encho o Boyu com a água do aqua atual???

Os paguros, camarão e corais não podem ser tratados no cobre. Veja se tem com quem deixá-los durante esse tratamento.
A adição de canos para servir de esconderijo é valida!
Eu uso em meu aquário hospital um saquinho com cerâmicas velhas que tinha parado. Deixei uns dias no meu aquário antes de passar pro hospital (após tratar com cobre não se deve voltar essa mídia pro aquário principal). Enche o boyu com água velha.

Alexandre Takeo escreveu:Ou simplesmente monto o Boyu como se fosse meu aqua principal de novo, com a água, o substrato, as mídias, as rochas, que já estão no aqua atual, passo os animais pra ele, e os deixo lá até o fim da ciclagem do 540 litros???????? (coitado do YT num Boyu de 58L durante 30 dias!!!)

São duas situações de estresse. Uma de montagem direta, e outra de aguardar a ciclagem do novo aquário. Eu optaria por usar o boyu como quarentena (2 semanas), enquanto vai ciclando o de 540 litro (abusa em aceleradores). Passado a quarentena passaria tudo pro maior.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Alexandre Takeo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#4 Mensagem por Alexandre Takeo »

Humberto Jr.

Espetáculo de depoimento!!! O que não é a experiência, não!!!
Bom, de certa forma, já consegui uma folguinha pra respirar, que é a seguinte, consegui não envolver o aqua atual na negociação, ou seja, vou ficar com ele até quando for preciso.
Com isso, vou poder executar exatamente o que você fez no seu caso (de 200 para 420 litros), com bastante calma e em seguida viver a vida felizão, felizão!!!!!!!!!

Muitíssimo obrigado Humberto Jr. de coração!!!
Grande abraço prô cê!!!
Takeo.
Takeo

Humberto Jr.
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Beto
Data de Nascimento: 26 Ago 1992
Curtiu: 206 vezes
Recebeu Curtir: 345 vezes

#5 Mensagem por Humberto Jr. »

Melhor ainda hein Alexandre! Quando receber o aquário vai postando fotos. Seria bacana um passo a passo da montagem.

Aliás, cria um tópico exclusivo desse novo!

Abraços.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências

Alexandre Takeo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#6 Mensagem por Alexandre Takeo »

Humberto Jr. escreveu:Melhor ainda hein Alexandre! Quando receber o aquário vai postando fotos. Seria bacana um passo a passo da montagem.

Aliás, cria um tópico exclusivo desse novo!

Abraços.

Olá Humberto!

Com toda certeza vou fazer isso sim! Valeuzão o incentivo!!! Seria lá no "Mostre seu aqua", né?!?

Abração e até lá então, hehehehehehe!
Takeo

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Iniciante”