Aconteceu o seguinte. Muito provavelmente irei concluir a aquisição de um aqua de 540 litros já com sump, móvel, subida, descida, ladrão, etc.
A grande questão é, meus animais, ocellaris comum, ocellaris black, yellow tang, pseudochromis flavivertex, bailarino, 5 turbos, 8 paguros e um GSP, estão num aqua de 95 litros que fará parte da negociação, ou seja, pra chegar o de 540 litros o de 95 tem que ir embora.
Minha solução. Tenho um Boyu TL-450 de 58 litros brutos. Penso em montá-lo como se fosse um aqua de quarentena, ou seja, coloco a água, acerto o sal, doso o "cobre" e passo os animais pra ele.
Dúvidas:
- estará correto esse procedimento???
- devo colocar no "sump" traseiro a cerâmica nova ou a que já está no aqua ou nenhuma???
- devo inserir alguns pedaços de canos de 40mm (1,1/4") pra servir de esconderijo??? (o tang, o pseudochromis e o bailarino curtem)
- devo colocar um pouco do substrato e das rochas que estão no aqua atual???
- faço água nova ou encho o Boyu com a água do aqua atual???
Ou simplesmente monto o Boyu como se fosse meu aqua principal de novo, com a água, o substrato, as mídias, as rochas, que já estão no aqua atual, passo os animais pra ele, e os deixo lá até o fim da ciclagem do 540 litros???????? (coitado do YT num Boyu de 58L durante 30 dias!!!)
Me desculpem mesmo a noobisse, mas num procedimento parecido e recente, perdi dois ocellaris e um bailarino por deixá-los numa jarra de 2 litros de um dia pro outro enquanto eu batia o sal da água que faltou quando mudei do boyu para o de 95L, e não gostaria de repetir a cagad....... E ainda por cima tenho certa urgência em resolver tudo isso meio que pra esse fds agora (18 e 19/02/2017).
IMPORTANTE!!! OS ANIMAIS FICARÃO NO BOYU DURANTE A CICLAGEM DO 540 LITROS!!!!!!!!
Ou ainda (essa é de noob mesmo), se eu utilizar tudo que está no aqua atual, completar a água, acertar o sal, posso já passar os animais pra ele????? No meu raciocínio, a cerâmica tá ciclada, o substrato tá ciclado, as rochas estão cicladas, cerca de 100 litros de água está ciclada, seria de novo o complemento do substrato (samoa pink), as rochas naturais porém "mortas" que virão com o novo aqua, e o complemento da água. Ou seja, apesar de mais água e mais substrato, a carga orgânica não vai mudar, então se a microbiologia que dá conta hoje, continuará dando conta, não?!? Só que num "mundinho" maior. É como se fosse uma gigantesca TPAzona!!!!!! Além disso, foi exatamente o que ocorreu do boyu (58L) para o atual (95L), aumentou a água, aumentou o substrato e só. e como os ocellaris e o bailarino tinha ido pro brejo mesmo, esperei 3 a 4 dias (mais por falta de tempo do que qualquer outra coisa) e fui buscar os animais atuais e estão todos muitíssimo bem. Só que não vou poder logo de cara colocar corais e talvez o pouquinho do GSP que resta, se vá tb

Aguardo ansiosamente a maior quantidade possível de pitacos dos amigos, por favor!!!!!!!!!!!!!
Grande abraço a todos!!!!
Takeo