🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

1º Projeto Nano Marinho

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Gleidson Santos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

1º Projeto Nano Marinho

#1 Mensagem por Gleidson Santos »

Olá Pessoal como vão?

Após pesquisar bastante em fóruns de reefs por aqui, decidi fazer parte dessa comunidade, percebi que o pessoal é bastante
atencioso e procura ajudar ao máximo principalmente os inciantes não químicos e não biólogos como eu.rs

Vou contar como foi surgindo o meu interesse por isso, acho legal compartilhar essa experiência, mas quem quiser pular esse
blá blá blá vai direto para a parte do projeto..rss

Bem de um tempo pra cá comecei a observar aquários (principalmente Marinhos) e fui me interessando cada vez mais.
Nunca tive um aquário nem se quer um beteiro(rs) porém a minha admiração sempre foi em aquários marinhos.
Moro em São Paulo e toda semana visito a Pet Center da Marginal, deixo minha cachorrinha para tomar banho e já
desço para a sessão de aquarismo, acredito que aí comecei a me interessar mais.
Por isso comecei a pesquisar e entender melhor como cuidar de aquários marinhos.

Muitos dizem que é melhor começar por aquários de água doce, para adquirir experiência e o prejuízo é menor caso não dê certo, mas a minha admiração
é por aquários marinhos e não adianta eu ter um aquário só para ter experiência, eu quero ter um aquário que eu goste, e assim eu sei que vou cuidar direito.

Tenho lido bastante sobre isso e comecei a criar o meu projeto para ter um aquáro marinho. Claro que você encontra por aí diversas opiniões,
então fui pegando um pouco de cada informação que encontrei, mas como ainda meu projeto está no papel, ainda é tempo de pegar uma ajuda de vocês para me orientarem na montagem do projeto.

Bom segue a especificação do meu projeto no momento.

Tipo de Aquário: Nano Reef Marinho
Tamanho do Aquário: 128 Litros 51(C) x 57(L) X 67 (A)
Modelo do Aquário: Boyu Zumbo Aquário Curvo TL-550 - 110V ou SERA Biotop Cube 130L
Substrato: 8 cm de Aragonita É necessário Halimeda?
Água deionizada: Apenas para inicio do aquario
Sump: Manter a filtragem que vier no aquário
Skimmer: Manter do aquário
Acessórios: sal sintético, deionizador, Timer para o fotoperiodo
Iluminação: Manter do aquário

Pretendo colocar corais moles, invertebrados e peixes é claro. Gostaria de saber se é possível incluir uma anêmona com esse aquário.

Procedimentos para manutenção
Troca parcial de Água (TPA): Semanal, 10% e somente água deionizada com sal de boa qualidade
Reposição de Água: Somente água deionizada
Regenerar Purigem: Água sanitária por 24h e seachem prime para tirar o cloro por mais 24h
Testes de PH: Deve ficar entr 8,0 e 8,5 (a cada 15 dias)
Teste de Reserva de Alcalina (RA): 8° a 10° - Elevar RA com pó Tamponador ou Buffer - Red Sea mede em mEq/l, valor na escala de cor e multiplica por 2,8 = (dkh)
Amônia: (Testar a cada 15 dias)
Testes de Nitrito (NO2): (Testar a cada 15 dias)
Testes de Nitrato (NO3): (Testar a cada 15 dias)
Teste de Fosfato: (Testar a cada 15 dias)
Teste de Cálcio: 400 í 450 ppm(partes por milhão) - Formula é (20xRA+360)
Temperatura: 23° e 27° - Termostato com 0,5 Wats /litro
Limpeza do Skimmer: Copo 1 vez por semana, Corpo a cada 3 meses
Medir densidade: 1022 í 1024 - Alta deve tirar agua salgada, baixa deve incluir agua salgada (a cada 15 dias)
Foto Período "Durante a Ciclagem: inicia em 1 hora e aumenta 1 hora a cada 2 dias
Rotina 10 a 12 horas por dia (das 14:00 ís 00:00)"

Bom pessoal como o projeto ainda está no papel preciso de orientações,
se tiverem mais artigos que acham interessante e agregaram para vocês me passem por favor, comentem sobre o que tem,
não sei se algo está exagerado, sei que somente na prática mesmo para entender melhor tudo isso.
Se tudo der certo já comprarei o aquário amanhã!!

Falows! bye1

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: 1º Projeto Nano Marinho

#2 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

Gleidson escreveu:Olá Pessoal como vão?

Após pesquisar bastante em fóruns de reefs por aqui, decidi fazer parte dessa comunidade, percebi que o pessoal é bastante
atencioso e procura ajudar ao máximo principalmente os inciantes não químicos e não biólogos como eu.rs

Vou contar como foi surgindo o meu interesse por isso, acho legal compartilhar essa experiência, mas quem quiser pular esse
blá blá blá vai direto para a parte do projeto..rss

Bem de um tempo pra cá comecei a observar aquários (principalmente Marinhos) e fui me interessando cada vez mais.
Nunca tive um aquário nem se quer um beteiro(rs) porém a minha admiração sempre foi em aquários marinhos.
Moro em São Paulo e toda semana visito a Pet Center da Marginal, deixo minha cachorrinha para tomar banho e já
desço para a sessão de aquarismo, acredito que aí comecei a me interessar mais.
Por isso comecei a pesquisar e entender melhor como cuidar de aquários marinhos.

Muitos dizem que é melhor começar por aquários de água doce, para adquirir experiência e o prejuízo é menor caso não dê certo, mas a minha admiração
é por aquários marinhos e não adianta eu ter um aquário só para ter experiência, eu quero ter um aquário que eu goste, e assim eu sei que vou cuidar direito.

Tenho lido bastante sobre isso e comecei a criar o meu projeto para ter um aquáro marinho. Claro que você encontra por aí diversas opiniões,
então fui pegando um pouco de cada informação que encontrei, mas como ainda meu projeto está no papel, ainda é tempo de pegar uma ajuda de vocês para me orientarem na montagem do projeto.

Bom segue a especificação do meu projeto no momento.

Tipo de Aquário: Nano Reef Marinho
Tamanho do Aquário: 128 Litros 51(C) x 57(L) X 67 (A)
Modelo do Aquário: Boyu Zumbo Aquário Curvo TL-550 - 110V ou SERA Biotop Cube 130L

estes tipos de aquario costumam vir com skimer e iluminação deficientes, tente montar um vc mesmo com ajuda de amigos aqui do forum, e que seja com samp na parte de baixo do movel
Substrato: 8 cm de Aragonita É necessário Halimeda?

quanto ao substrato procure usar samoa pink com média glamulometria
Água deionizada: Apenas para inicio do aquario
procure encher o aquario com agua de reverse osmose e deionizador. que vc encontra a venda aqui nos classificados mesmo
Sump: Manter a filtragem que vier no aquário
Skimmer: Manter do aquário
Acessórios: sal sintético, deionizador, Timer para o fotoperiodo
Iluminação: Manter do aquário

quanto ao skimer e iluminação eu ja escrevi acima (minha opinião).
pois se for comprar estes aquarios plug and play, procure comprar o red sea max (com o dinheiro que vc compra um, vc monta o aquario inteiro)

Pretendo colocar corais moles, invertebrados e peixes é claro. Gostaria de saber se é possível incluir uma anêmona com esse aquário.

Procedimentos para manutenção
Troca parcial de Água (TPA): Semanal, 10% e somente água deionizada com sal de boa qualidade
ok
Reposição de Água: Somente água deionizada
coloca um filtro de reverse osmose junto.
Regenerar Purigem: Água sanitária por 24h e seachem prime para tirar o cloro por mais 24h
não acho necessario
Testes de PH: Deve ficar entr 8,0 e 8,5 (a cada 15 dias)
Teste de Reserva de Alcalina (RA): 8° a 10° - Elevar RA com pó Tamponador ou Buffer - Red Sea mede em mEq/l, valor na escala de cor e multiplica por 2,8 = (dkh)
Amônia: (Testar a cada 15 dias)
Testes de Nitrito (NO2): (Testar a cada 15 dias)
Testes de Nitrato (NO3): (Testar a cada 15 dias)
Teste de Fosfato: (Testar a cada 15 dias)
Teste de Cálcio: 400 í 450 ppm(partes por milhão) - Formula é (20xRA+360)
Temperatura: 23° e 27° - Termostato com 0,5 Wats /litro
Limpeza do Skimmer: Copo 1 vez por semana, Corpo a cada 3 meses
Medir densidade: 1022 í 1024 - Alta deve tirar agua salgada, baixa deve incluir agua salgada (a cada 15 dias)
Foto Período "Durante a Ciclagem: inicia em 1 hora e aumenta 1 hora a cada 2 dias
Rotina 10 a 12 horas por dia (das 14:00 ís 00:00)"

de teste procure ficar atento aos de:
no3
po4
ca
e densidade

Bom pessoal como o projeto ainda está no papel preciso de orientações,
se tiverem mais artigos que acham interessante e agregaram para vocês me passem por favor, comentem sobre o que tem,
não sei se algo está exagerado, sei que somente na prática mesmo para entender melhor tudo isso.
Se tudo der certo já comprarei o aquário amanhã!!

Falows! bye1

Fala Gleidson,
seja bem vindo

qq duvida estamos ai
abs e boa sorte

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Todas as rotinas que vc está estabelecendo vão ser bem diferentes depois que estiver funcionando, o foto periodo eu já gosto de começar com ele estabelecido.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro

#4 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

ah,
quanto ao fotoperiodo,

tambem gosto de começar com ele estabelecido,
no começo com luz ou sem luz as algas vem do mesmo jeito. é só ter paciencia que vão embora.
abs

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#5 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala pessoal, obrigado pelo incentivo..
Então hoje meu projeto começou a se concretizar..
Já comprei o Aquario, o móvel, substrato e as rochas. Haja $$ nesse começo..rss
Já montei tudo e ainda não coloquei a água, vou colocar amanhã para começar a maturação do aquário.

Agora eu quero ver se consigo dar um jeito de tirar umas fotos e postarem para vocês verem as atualizações. Perdi o cabo da minha máquina digital.. :-?

Falando em Fotoperíodo, o meu será das 14:00 ís 00:00, porém no aquário vieram 2 tipos de luz:
2 Lâmpadas PL - 24W (10.000 Kelvin) - Luz azul Actínica e Luz do dia
2 Leds para simular a luz da lua
Nesse caso eu preciso dividir o fotoperíodo entre a luz do dia e os leds?
Como ficaria a divisão do fotoperíodo nesse caso?

Abracos!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#6 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Opa Gleidson, seja bem vindo ao fórum e também ao aquarismo!!!

No meu aqua , mantenho o seguinte foto período

9 da manha- liga as actinicas
10 da manha liga a HQI

4 da tarde desliga a HQI
5 da tarde desliga as actinicas

tenho uma lanterna LED que coloco de vez em quando para dar o efeito "lunar"

Mas o fotoperíodo e os horários de liga / desliga vai depender do que vc quer manter e até mesmo das experiências pessoais, eu mantinha o fotoperiodo de 10 horas , mas tinha problemas com algas. Reduzi para 8 , diminuiu as algas e ainda por cima notei um crescimento e coloração dos corais mais vivas.

Abraços

Clélio Andrade Jr.
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: clelio
País: BR

#7 Mensagem por Clélio Andrade Jr. »

opa,to pegando carona nesse tópico, pois tenho a intenção de montar um boyu 550 tb. e como o companheiro, tenho lido bastante aqui no forum.
quero aproveitar pra perguntar umas coisas.
1 - as midias que vem no aqua axo fracas, dae queria colocar 1lt de Sera Siporax e tb um saquinho de purigen, oq me dizem?
2 - tem algum produto que vcs recomendam que ofereça colonias de bacterias? pois aqui na minha cidade nao sei de ninguem que tenha marinho pra eu pedir um pouco de agua de TPA.

desculpe pela invasao ao topico do amigo e agradeço pela ajuda!
Visite meu Nano Reef de 150lts
O SENHOR, pois, é aquele que vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te espantes. DT 31:8

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#8 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala pessoal tudo bem?

Esses dias andam corridos para mim, nao tive tempo de entrar aqui para dar um alô e passar a situação de como andam as coisas..
Bom depois de um sacrificio meu aqua esta em fase de ciclagem comecei hoje.. coloquei alguns mini-parugus e turbo snails para balancear as algas.
A densidade está com 1022 ppm. A água ainda está um pouco turva mas já é possível ver tudo.
Preciso arranjar uma máquina prar tirar umas fotos e pstar pra vocês..

Tambem estourei um termostato já.. nem preciso dizer o que fiz né..rs Faz parte..

Fala Clélio, aproveita o espaço sim pois suas duvidas também são as minhas..rs. eu comecei a montar meu aquario no domingo e acabei hoje para iniciar a ciclagem, agora é esperar...

Assim que tiver umas fotos eu posto para vocês..

Abraços!!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#9 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala pessoal tudo bem?? Consegui pegar uma maquina emprestada na semana passada e tirei algumas fotos do meu reef. Vejam como está ficando.

Imagem

Imagem

Imagem
2 camarões bailarinos

Imagem
Temperatura adequada para futuros corais

Imagem
Skimmer e Termostato

Imagem
Na semana passada começou a coloração verde em algumas rochas, mas agora quase todas já estão verdes.

Imagem
Um mini-paguro matou esse turob snail e o camarão está dando uma beliscada..rs hoje o mini-paguro que matou já está com a concha dele. O que é natural.

Hoje comprei um casal de Palhaço Black e acabei ganhando um outro.

Bom pessoal assim que arranjar a máquina posto mais fotos e tento melhorar a qualidade delas.

Comentem aí.. Abraços!!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#10 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala Pessoal!!

Bom não tenho uma notícia boa para dar hoje. icon_cry_smile

No meu último post comentei que comprei no domingo 2 peixes palhaços black e acabei ganhando 1. Esses 2 que comprei já são um casal formado e o outro era um peixe bem menor.

Hoje quando cheguei em casa, o peixe palhaço que ganhei (o menor) estava morto, sendo comido por dois mini-paguros e um camarão. Acabei retirando ele do aquário.

Gostaria de entender os possíveis motivos que isso veio a acontecer.

1º) Procurei na internet e vi algum boato que um peixe palhaço pode matar outro em ocasiões de um casal e um macho sozinho.
Acho difícil essa hipótese, vocês concordam?

2º) O Peixe-palhaço poderia ter vindo doente.
Acho difícil essa hipótese também, pois poderia perceber algum sintoma nele, como nadar estranho ou algo nele.

3º) Por se tratar de um peixe palhaço menor, talvez não tenha resistido a mudança de ambiente.
Meu aquário completa hoje 20 dias. Me disseram que eu poderia levar o palhaço por ser resistente.
Realizei os testes de PH, Alcalinedade, fosfato, Nitrito, Nitrato e Amônia, o Nitrato apenas que ficou um pouco alto.
No próprio dia que comprei eles, antes de colocá-los no aquário fiz a TPA, inclui carvão e uma esponja para diminuir o próprio nitrato que estava alto.
Apesar de ter realizado tudo isso ainda acho que essa deve ser a hipótese mais provável, pelo peixe ser menor não resisitu a mudanças e ma aquario ainda instável.
O que notei também é que o casal nadava pelo aquário inteiro e o peixe menor ficava nadando somente na parte de cima do aquario, sempre próximo a superfície.

O que vocês acham? Estou com medo de perder os outros dois palhaços agora.

Abraço!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

virgiliofornazin
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Virgilio
Contato:

#11 Mensagem por virgiliofornazin »

Gleidson escreveu:Fala Pessoal!!

Bom não tenho uma notícia boa para dar hoje. icon_cry_smile

No meu último post comentei que comprei no domingo 2 peixes palhaços black e acabei ganhando 1. Esses 2 que comprei já são um casal formado e o outro era um peixe bem menor.

Hoje quando cheguei em casa, o peixe palhaço que ganhei (o menor) estava morto, sendo comido por dois mini-paguros e um camarão. Acabei retirando ele do aquário.

Gostaria de entender os possíveis motivos que isso veio a acontecer.

1º) Procurei na internet e vi algum boato que um peixe palhaço pode matar outro em ocasiões de um casal e um macho sozinho.
Acho difícil essa hipótese, vocês concordam?

2º) O Peixe-palhaço poderia ter vindo doente.
Acho difícil essa hipótese também, pois poderia perceber algum sintoma nele, como nadar estranho ou algo nele.

3º) Por se tratar de um peixe palhaço menor, talvez não tenha resistido a mudança de ambiente.
Meu aquário completa hoje 20 dias. Me disseram que eu poderia levar o palhaço por ser resistente.
Realizei os testes de PH, Alcalinedade, fosfato, Nitrito, Nitrato e Amônia, o Nitrato apenas que ficou um pouco alto.
No próprio dia que comprei eles, antes de colocá-los no aquário fiz a TPA, inclui carvão e uma esponja para diminuir o próprio nitrato que estava alto.
Apesar de ter realizado tudo isso ainda acho que essa deve ser a hipótese mais provável, pelo peixe ser menor não resisitu a mudanças e ma aquario ainda instável.
O que notei também é que o casal nadava pelo aquário inteiro e o peixe menor ficava nadando somente na parte de cima do aquario, sempre próximo a superfície.

O que vocês acham? Estou com medo de perder os outros dois palhaços agora.

Abraço!!

Fala Gleidson

Peixes marinhos são um pouco territoriais, é melhor deixar sempre 1 ou 1 casal de uma espécie.
Além disso, 20 dias com rochas não vivas no início da ciclagem, é pouco tempo.

Fiquei 30 dias com meu aquário rodando com rochas já maturadas e cheias de micro-vida antes
de colocar qualquer peixe. É o mínimo recomendado, mas o certo é esperar mais.

Quanto ao nitrato, no seu caso não acho que foi o responsável pela morte do seu palhaço, ele pode
ter sido atacado pelos outros dois que já eram casal. Meus palhaços vieram com 2 e 3cm, mesmo
sendo pequeno o palhaço é um pouco mais resistente do que outras espécies, não foi por ser pequeno
que ele morreu, a não ser que já estivesse doente e o stress da mudança de ambiente acelerou a
doença.

Agora uma coisa que você tem que tomar cuidado é com vendedor de loja. Se ele vem com essas
coisas do tipo 'não esquenta é resistente', e coisas do tipo, é bem provável que ele não saiba o que
está falando e está querendo empurrar para você. Procure referências de onde comprar seus peixes,
imagina você tem um reef povoado com peixes e corais caros, e compra um peixe num lugar que você
nunca comprou, e ele vem doente e infecta todo o seu reef? Pense nisso...

Você falou também de uma esponja para retirar nitrato. Que esponja é essa? Será que não pode ter
alguma relação com a morte, do tipo, ter liberado alguma substância no aquário? O nitrato você pode
controlar com TPAs de 20% a cada 15 dias (melhor do que fazer 10% a cada 7 dias a meu modo de ver).

Você geralmente vê a qualidade da sua água por 2 coisas: cor, cheiro e algas. Se a água cheira forte,
ou está amarelada, ou está com problema de algas após o periodo de maturação do aquário (60-90 dias),
alguma coisa está errada, mas nada que usar agua DI/RO + sal bom não resolva.

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#12 Mensagem por Gleidson Santos »

Voltei galera, para postar mais algumas fotos atualizadas!!!!Infelizmente a máquina não ajuda muito, mas o que vale é a intenção!!!!

Esta última semana foi complicado; aiptásia, planária, quase que meu trumpet morreu...mas beleza, já ficou "zen" de novo rs!!!!!!!!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Fabio Millan
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Millan

#13 Mensagem por Fabio Millan »

Ola amigo parabens pelas fotos e evolução do aqua

impressionante a nossa ansiedade para colocar animais nos

nossos aquas

parabens novamente e continue postando okk

abracos e t++++

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#14 Mensagem por Matias Gomes »

tá ficando show icon-aplauder
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#15 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala Pessoal td bem??

Segue mais umas fotos do meu reef.. Minhas fotos ainda deixam a desejar, mas eu chego lá..rs

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Matck

#16 Mensagem por Matheus Mendes »

Tá muito legal seu aquario, bonito mesmo. O unico problema é que esse YT daqui a pouco tempo vai estar sem espaço pra nadar e ai vc vai ter que vender o peixe.
Mas o resto tá muito legal !

Abraços !!!!

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#17 Mensagem por Gleidson Santos »

Segue uns vídeos tb..

[BBvideo 425,350]http://s758.photobucket.com/albums/xx222/Guirro_2010/?action=view&current=MOV02922.mp4[/BBvideo]

[BBvideo 425,350]http://s758.photobucket.com/albums/xx222/Guirro_2010/?action=view&current=MOV02919.mp4[/BBvideo]

[BBvideo 425,350]http://s758.photobucket.com/albums/xx222/Guirro_2010/?action=view&current=MOV02918.mp4[/BBvideo]

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Kiocia
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: ThiagoK

#18 Mensagem por Kiocia »

Parabénsss, muito legal o aqua....entrei hj no fórum, estou pensando em encarar um Plug and Play desses e o seu está servindo de incentivo HEHEhEH...

Há uns anos atras eu pesquisei muuito com relação a aquas de agua doce, pois sempre gostei ia montar um aqua de discos, o sonho mesmo era um marinho mas o preço que acaba matando....acabei que não montei nenhum rsrs...mas a vontade continua, agora q estou com a possibilidade de ter um estou mais animado... soh queria saber... a manutenção desse seu aqua é muito cara ? Quanto foi gasto inicialmente mais ou menos ?

Estou entre o Boyu TL-550 de 130L e o Nano Cube LED 105 Litros da JBJ .... qual seria mais indicado ?

Parabéns novamente, espero em breve estar mostrando meu aqua por aqui também HEhEH

Abraço

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#19 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala Matck, então a idéia não é vender.. já estou planejando um reef maior..rs.. Daqui a pouco esses corais vão estar grande e não terá espaço para nada..rs.

Abraços!!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#20 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala Kiocia tudo bem??
1° mesmo que o marinho seja mais caro faça ele. Se você fizer o doce depois vai querer se desfazer para fazer o marinho, aí vai fcar mais longe o sonho de ter o marinho.

Em termos de dificuldade são ambas, eu por exemplo nunca tive aquario e já to direto no marinho, se eu falar que não passei por apuros com ele é mentira, já passei uns 3 ou 4 apuros por falta de experiência, mas isso faz parte ainda sei que vou passar muito mais.

O esquema de reef marinho é o seguinte, quanto mais você invste em equipamentos menso manunteção vc acaba tendo, mas isso ainda é bem relativo.

Meu reef é um sera de 130l, é igual o boyu 30l, eu pegaria esse.

Tudo de aquario acaba saindo caro o segredo é você investindo aos poucos.. diferente do que eu fiz, pois tenho 2 meses de aquario e ja tenho mais de 20 mudas....rs.. ou seja foi um investimento alto num curto tempo.

O investimento inicial não tem jeito esse vai ser caro, você tem que separar para esse investimento inicial pelo menos entre R$ 2.000,00 e R$2.500,00, é o valor que vc vai gastar com o reef, o móvel(se for colocar o próprio), sal sintetico, termostato, no caso do boyu vem com o skimmer que ja esta no valor, as rochas...

Mesmo que você compre aos poucos as coisas, mas invista no marinho mesmo se essa é a sua vontade..

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”