🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

SERA Biotop 130 Nano Reef - LPS e Moles

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
virgiliofornazin
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Virgilio
Contato:

Re: Nano Marinho - Sera Biotop Cube 130L (a experiência)

#21 Mensagem por virgiliofornazin »

Depois de muito tempo (sem tempo) sem atualizar...

Os corais desenvolveram pra caramba, os palhacinhos cresceram que é uma beleza, camarões idem,
e alguns novos moradores (corais e peixes). Estou com um Yellow Tang que peguei numa troca de
equipamentos mas já está grandinho para o aquário, preciso arrumar um menor para trocar ou vender esse,
mas que é um peixe fantástico, tanto pelo comportamento como pelas cores, sem sombra de dúvida é.
Reconhece você quando você chega perto do aquário, ao abrir a tampa vai para a superfície esperar alimento,
simplesmente show, além de ter exterminado as valônias que tinham por aqui ...

Adicionei mais algumas colonias de zoanthus, uma kenia tree, minha galáxea teve que ir embora (muito agressiva
para um reef desse tamanho, tava querendo queimar meu finegrape), alguns mushrooms pequenos sumiram (acho
que foi obra dos bailarinos, pois não sobrou nenhum vestígio de um dia para outro), chegaram dois mushroom greein
hairy GG, enfim, o aquário ja está lotado, só tem 1 coral que eu queria que parece que deu problema na viagem,
um hammer, está fechadinho, já falei com o vendedor e vamos observar, se ele não melhorar vamos ver o que fazer.

Tirei algumas fotos antes de mandar minha camera pra garantia (deu zica), portanto tem sujeira no vidro, etc, não deu
pra dar aquele trato antes de preparar as fotos, mas já da pra matar a curiosidade...

E la vão... :oops: ... :D

Geralzona do aquário
Imagem

Como podem ver, o nível da água subiu, fiz um pequeno DIY com fita isolante na grade de coleta do sump, assim consegui
manter o nível mais alto sem precisar mexer na bomba de retorno, deixando o aquário mais cheio
Imagem
Imagem

A propósito, o skimmer tá um cavalo, tira muita sujeira, tive até que limpar o corpo dp skimmer, o que ocasionou algumas
microbolhas novamente no display, que sumiram depois de 3 dias na primeira vez
Imagem

Não tava botando muita fé nesse escuminha, e olha que nem tem palheta NW / PW na bomba, e tira sujeira que é uma beleza
Imagem

Agora vamos lá, fotos dos habitantes... :mad:

Camarôes bailarinos (tão muito grandes)
Imagem

Um dos Neon Goby...
Imagem

Donzela Yellow Tail (tá calminha, não briga com ninguém, só de vez em quando da um carreirão no oceallaris)
Imagem

Gramma
Imagem

Casal de Ocealaris (impossível fotografar, se mexem muito)
Imagem

Yellow Tang
Imagem

Agora os corais :mad:

Sun Coral (esse tá lindo, crescendo bastante, pra quem acha que é dificil manter...)
Imagem
Imagem

Green Star Polips
Imagem

Brown Star Polips
Imagem

Mushroom (um dos poucos que restaram)
Imagem

Mushroom Green Hairy
Imagem

Kenia Tree
Imagem

Yellow Polips (ja tenho até 1 muda na pedra pra vender/trocar)
Imagem

Zoanthus roxo/cinza (a colonia era maior, porém tava em cima da casca de um snail,
um paguro fez o favor de cortar da colonia, pegar a casca e anda com os outro zoanthus
pra lá e pra cá, tentei tira-lo da concha mas foi dificil, então fiquei com uns 6 pólipos sobrando
fixos, e o outro fica andando com ele)
Imagem

Zoanthus marrom e verde
Imagem

Zoanthus preto e vermelho
Imagem

Zoanthus verde escuro e cinza
Imagem

Zoanthus azul claro
Imagem

Zoanthus vemelho e roxo
Imagem

Frog verde ponta rosa (esse cresceu bastante, já tá querendo dividir em 2 bocas)
Imagem

Finegrape (tá grandinho também)
Imagem

Frog marrom ponta rosa (já está dividindo as 2 bocas em 4, e está nascendo uma boca
marron ponta verde embaixo, no esqueleto calcáreo)
Imagem

Agora o hammer, não aguentou a viagem, alguma coisa aconteceu, estamos tentando
recuperar ele, tomara que dê certo
Imagem

Bom é isso (ufa), demorou pra montar o post, tanta coisa... hehehe...

Segue um vídeo dele funcionando que fiz ontem a noite, da pra notar muitas microbolhas,
após a instalação do skimmer demora uns 3 dias para que elas desparareçam.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=76iCa1MrNoQ[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=76iCa1MrNoQ

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Matck
Recebeu Curtir: 1 vez

#22 Mensagem por Matheus Mendes »

Parabéns !

Espero que esse hammer se recupere !

Zoanthus lindos heim :-)

virgiliofornazin
Contato:

#23 Mensagem por virgiliofornazin »

Atualizando...

O hammer estava morto, não foi possível salva-lo, então o vendedor me mandou
2 colônias de zoanthus em base de troca: a verde-pérola (direira inferior do display),
e a rosa com borda verde (está no lugar onde estava o hammer, ao lado direito do
yellow polips). Entraram também um Leather Long Polips e um Organ Pipe Green,
além de um Goby Firefish, e 5 pópilos de zoanthus (2 verde escuro borda marrom e um
vermelho e preto rajado).

O frog marron ponta rosa está dividindo as bocas novamente, está ficando enorme,
e a boca marrom e verde que nasceu está crescendo legal, já está com quase 1 cm.
Passei para um amigo uma muda de yellow polips que está crescendo bastante.

Consegui tirar uma foto e ajustar as cores as tonalidades que vejo realmente, está bem
parecido com essa foto:
Imagem

Fiz também um vídeo atualizado:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=VJPJSUENo8s[/youtube]
http://www.youtube.com/watch?v=VJPJSUENo8s

virgiliofornazin
Contato:

#24 Mensagem por virgiliofornazin »

Atualizando...

Dei uma limpada geral no sump dele (tinha muita sujeira no Siporax, dei uma boa lavada, deixou a água
do balde bem empoeirada), no skimmer (também estava bem sujinho os tubos da bomba até o skimmer, tinha
diminuido um pouco a eficiencia), e dei uma reorganizada no sump, coloquei também uns perlons antes do
siporax, pois na limpeza achei uns animais tipo centopéia no meio do siporax, como não conhecia o que era
e não consegui tirar foto, achei melhor sumir com ele, não sei se é prejudicial aos corais ou ao sistema.

No mais, tudo em ordem: peixes e corais saudáveis, etc.

Geral

Imagem

Macros

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Matheus Mendes
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Matck
Recebeu Curtir: 1 vez

#25 Mensagem por Matheus Mendes »

Parabéns icon-aplauder
Seus corais parecem muito saudaveis, coloridos. E os peixe estão lindos tbm, parabéns !

Abraços !!!!

Fabio Millan
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Millan

Re: SERA Biotop 130 Nano Reef - LPS e Moles

#26 Mensagem por Fabio Millan »

Ola chefia tudo bem ??? belos aquarios o nano então nem se fala

parabens pela montagem e pela evolução okkk icon-aplauder icon-aplauder icon-aplauder

abracos e t+++

PS.: obrigado pela ajuda

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Gleidson Santos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

#27 Mensagem por Gleidson Santos »

Fala Virgilio tudo bem??
Seu aquáio está ficando show. Parabéns!!

Percebi que ele é o mesmo que o meu, depois entra no tópico 1º Projeto nano.

Percebi que você incluiu uma bomba de circulação, você achou necessário?? Tem agum coral seu que necessita dessa circulação mais forte?

Você tem uma estrela vermelha, me disseram que estrela do Mar queima coral, você percebeu algo assim? Pois também queria colocar uma no meu aquário.

Vc também colocou uma Domzela, me disseram que se eu quiser colocar uma deve ser o último peixe a colocar no aquário.

Percebi também que o seu Skimmer está no segundo compartimento do Sump, o Meu está no primeiro, porém devido ao nível da água, o copo coletor enche rápido de água, será que isso tem problemas, já regulei o nível da água e do ar dele, poém como ele afunda muito a agua acaba subindo mesmo assim.

Abraços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

virgiliofornazin
Contato:

#28 Mensagem por virgiliofornazin »

Gleidson escreveu:Fala Virgilio tudo bem??
Seu aquáio está ficando show. Parabéns!!

Percebi que ele é o mesmo que o meu, depois entra no tópico 1º Projeto nano.

Percebi que você incluiu uma bomba de circulação, você achou necessário?? Tem agum coral seu que necessita dessa circulação mais forte?

Você tem uma estrela vermelha, me disseram que estrela do Mar queima coral, você percebeu algo assim? Pois também queria colocar uma no meu aquário.

Vc também colocou uma Domzela, me disseram que se eu quiser colocar uma deve ser o último peixe a colocar no aquário.

Percebi também que o seu Skimmer está no segundo compartimento do Sump, o Meu está no primeiro, porém devido ao nível da água, o copo coletor enche rápido de água, será que isso tem problemas, já regulei o nível da água e do ar dele, poém como ele afunda muito a agua acaba subindo mesmo assim.

Abraços!!

Gleidson

Me defiz da estrela vermelha, troquei com um pedaço de rocha. Ela era muito grande a acho que não daria conta de alimenta-la.
Realmente estrelas são complicadas de manter com saúde.

Quanto a circulação, ajuda a eliminar 'dead-spots' que você possa ter na circulação. Isso depende muito da quantidade de rochas
que você tem no meu aquário. Eu ainda acho que precisaria de mais uma, mas por enquanto tá bom.

A donzela foi o primeiro peixe que entrou, os palhaços entraram 2 dias depois, apanharam por uns 3 dias, depois ela sossegou.
Quando o grama chegou, foi so ele mostrar o bocão pra ela que ela nunca mexeu mais com ele.

Com os neons, YT e firefish, ela nem encrencou. Acho que já viu que não adiantava.

Meu skimmer não é mais o original, é um escuma STD-150 modificado com uma bomba VA-300 (1200L/h), no terceiro compartimento
do sump. Também adicionei uma divisória de vidro no último compartimento para funcionar de quebra-bolhas e além disse regular o
nível de água no compartimento do skimmer.

Pra regular o skimmer original, deixe a entrada de ar toda aberta, e deixe o copo encaixado o mínimo possível, e deixe o nível de água
mais ou menos 0,5cm antes da chegada do copo. Com o tempo ele começa a tirar uma sujeirinha melhor, se deixar o copo coletor
muito colocado ele só tira água. Isso no primeiro compartimento mesmo.

cesarviduedo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Bola

#29 Mensagem por cesarviduedo »

Parabéns pelo projeto!! icon_joia
Tenho uma pergunta com relação a reposição de água evaporada, como vc faz??

virgiliofornazin
Contato:

#30 Mensagem por virgiliofornazin »

cesarviduedo escreveu:Parabéns pelo projeto!! icon_joia
Tenho uma pergunta com relação a reposição de água evaporada, como vc faz??

Manualmente, + ou - 1 litro a cada 3/4 dias (água DI, agora vou começar com Kalkwasser para aumentar um pouco o PH, está em 8-8.1, e a RA está um pouco baixa também).

cesarviduedo
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Bola

#31 Mensagem por cesarviduedo »

Manualmente, + ou - 1 litro a cada 3/4 dias (água DI, agora vou começar com Kalkwasser para aumentar um pouco o PH, está em 8-8.1, e a RA está um pouco baixa também).

Vc vê possibilidade de automatisar??
Sábado passado, vi um igual ao seu na loja, muito bonito o conjunto, mas eu tenho receio com relação a reposição manual.
Gostaria de colocar um na minha sala que é pequena, moro em apertamento, rsrsrs..
Obrigado pela atenção e se não for abusar poderia informar as vantagens e desvantagens do conjunto.
Um abraço!!

virgiliofornazin
Contato:

#32 Mensagem por virgiliofornazin »

Da pra automatizar dá, mas dificilmente você ficará sem alimentar os seus peixes ou passar perto do aquário mais do que 10 dias... o ultimo compartimento tem uma margem de 4 litros, então em tese fico até 15 dias sem por água se quiser.

Da pra fazer com uma eclusa + um galão dentro do móvel, porém no momento é um gasto desnecessário pra mim.

Vou me preparar para comprar um chiller, estou avaliando algumas coisas antes.

Gleidson Santos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Gleidson Santos
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes

#33 Mensagem por Gleidson Santos »

Legal Virgilio, já regulei o meu Skimmer vamos ver agora se ele pega mais sujeira do que água..rs

O que seriam os dead-spots?

Abaços!!
Meu Primeiro Reef
Nano Reef Perca Total
PT só pros íntimos

virgiliofornazin
Contato:

#34 Mensagem por virgiliofornazin »

'dead-spot' = ponto morto.

seria lugares em que a circulação é fraca ou insuficiente, favorecendo o acumulo de sujeira e por consequencia as algas / cianos.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”