🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

(re)Iniciando uma antiga Paixão. Preciso de Ajuda com Tudo

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
eldake
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Elton
Data de Nascimento: 08 Abr 1983
País: Brasil

(re)Iniciando uma antiga Paixão. Preciso de Ajuda com Tudo

#1 Mensagem por eldake »

Amigos(as) bom dia a todos.....

Creio que aqui seja o Local correto para o que vou postar.
Mas antes obrigado por permitirem novos registros e quero aprender muito com vocês...

Tenho 31 anos MAS, com 13 ja tive um aquario de 100 lts e ate me dediquei por tempos nele, porem com o passar do tempo e atribuições tambem parei com o hobby.

Hoje casado e ja mais sossegado na vida, estou querendo voltar a ativa, ou não... depende de alguns fatores... o 1º eu ja tenho um OK, que é convencer a esposa a colocarmos um aqua dentro de casa :D

Dai pra frente é tempo que ele ira tomar... (que nem de longe superara o prazer de aprecia-lo).

Minhas duvidas são as seguintes:

O aquario que estou negociando tem 150x50x60. O que dá um total de 450 lts. O valor pedido pelo dono é de R$1.500. Alem do aqua, do armario, das bombas ele ira me dar tbm uma bomba que ele usa pra retornar a aqua que ele trata antes de por no aqua.

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Minha principal vontade seria de montar um aqua plantado. O que me sugeririam... ou de inicio somente decoração e peixes?

O aqua, vem com as carpas que aparecem na foto. O dono ta vendendo pq precisa de espaço na casa. Ele gosta tanto das carpas que uma delas ele ate tatuou no braço. E eu por outro lado nao iria querer o aqua com essas carpas.

A solução: moro em uma chacara, e nela tenho uma piscina de fibra (p/ criança) com 3mx2m aproximadamente, com 1,30 de altura. A mesma esta desativada (morem tem sistema de troca de agua com uma piscina maior que tenho). Ai usaria essa piscina pra criar as carpas, pois a ideia futuramente eh ter um lago. Mas isso num futuro.

Quais dicas me dariam.... estou ancioso por comprar o aqua e começar.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: (re)Iniciando uma antiga Paixão. Preciso de Ajuda com Tu

#2 Mensagem por Reinaldo Chen »

Vamos por partes...

o aquário é enorme para um plantado e pequeno para as carpas. Se realmente quer iniciar novamente no plantado, sugiro um aquário menor pois nessas proporções você terá um grande gasto de substrato, CO2 e iluminação, além de plantas para povoar um sistema desse tamanho. Sem experiência é complicado indicar esse caminho pois existe grande chances de insucesso.
Esse é uma das poucas vezes que um aquário grande não implica em estabilidade e maior margem de segurança.

As carpas podem viver na piscina , mas no inverno é possivel que precise aquecer a água em sua região pois é pouco profunda para garantir bolsão de água minimamente quente para os animais. Além disso é preciso estabelecer um fluxo de troca de água regular pois no aquário menor , existem filtros e o dono deve fazer trocas com alguma frequência. Abrigar a piscina do sol também importante para evitar água verde e aspecto feio na sua propriedade.

É bom pensar nesse projeto, principalmente quanto ao plantado pois o susto pode ser grande na hora de comprar o substrato e outros equipamentos.

eldake
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por eldake »

Reinaldo bom dia.. tudo joia?
obrigado pelas infos...

Então, as carpas nao seriam minha opção, porem o dono deu essa condição...
A piscina fica no tempo aberto mesmo...
Segundo o dono ele troca 40/50% (se nao tiver errado na proporção) da agua a cada 15 dias...... e mesmo assim a agua ainda é um pouco turva...
Quanto a piscina a profundidade da emesma é algo em torno de 60 a 80 cm..... e a mesma passa, ate o por do sol, exposta ao sol o dia todo.

Quanto ao aqua, desisti por tudo que li, de fazer plantado... Seria mesmo decorativo com pedras e talvez um tronco... nao tenho tempo realmente para os cuidados que as plantas exigem... seria algo decorativo mesmo, sendo que eu alimentaria normalmente e limpeza ai a definir conforme meu aprendizado aqui no forum.

Alguma sugestão para setup?

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#4 Mensagem por Reinaldo Chen »

A piscina pode funcionar se você trocar um pouco de água rotineiramente e não abusar da alimentação (algo fácil e comum de fazer já que as carpas comem sem parar) e torcer para o inverno não ser dos mais rigorosos.

Eu recomendo definir que peixes lhe agradam, de água ácida (pedras de rio e troncos) ou alcalina (rochas calcárias) e ai partir para uma decoração adequada. Plantas menos exigentes como musgo de java, feto de java e anubias podem e devem fazer parte dessa decoração.

Vendo na net as informações sobre os peixes, o que você encontra disponível nas lojas nas suas região e ai tomar a decisão de que tipo de sistema montar.

eldake
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por eldake »

Reinaldo bom dia.....
Obrigado pelas infos

Quanto as carpas, a piscina que tenho pra deixa-las ela troca agua com a ´piscina maior e a pressao de entrada da mesma é muito grande.
Quanto ao tratamento da agua pras carpas, algo em especial? Pois a agua das torneiras de casa sao todas "naturais", ou seja direto de um poço artesiano..... preciso fazer algum tratamento?

Quanto aos peixes, minha esposa quer algo colorido, tipo os neos ou lebistes (guppy)..
Vi aqui que lebistes preferem ph alcalino e os neons acido... certo... ja nao haveria compatibilidade dos mesmos....

gostaria de montar um carpet no aquario, mas me preocupo com a limpeza do cascalho, com relação a sugeira... alguma dica?

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Se a água do poço é boa para o consumo será boa para os peixes.

O carpete de plantas é algo complicado de manter de maneira geral, pede substrato rico, muita luz e CO2 , você pode usar plantas alternativas que tem aspecto parecido como carpete como o musgo de java e roundpelia que são bem menos exigentes e vão super bem com lebistes.

Eu montaria um aquário com um arranjo de pedras e plantas e colocaria alguns casais de lebistes que rapidamente vão se multiplicar e deixar o aquário bem povoado.

eldake
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por eldake »

Opa bza Reinaldo:

Entao o dono do aqua vai tentar arrumar um pet pra pegar as carpas ai iria me avisar
Se fechar com ele... vou com ctza povoar com lebistes... minha esposa esta apaixonada por eles
icon_clap icon_clap

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

legal ! Não ter que cuidar das carpas vai te poupar muita dor de cabeça, pois se não é apaixonado por elas, dê seu amor e esforço para os lebistes.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#9 Mensagem por Radagast »

icon-aplauder

eldake
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#10 Mensagem por eldake »

ainda mais quando o dono das carpas é tão apaixonado pelas mesmas a ponto de tatuar uma foto dela em seu braço

:roll: :roll:

Thiago Formigari
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

#11 Mensagem por Thiago Formigari »

Poxa... O cara fez uma tatuagem da carpa no braço?!?!?! Cuidado com esses animais que ele deve amar tanto!
Carpa é uma dor de cabeça tremenda... Com a água exposta ao sol o dia todo é pior ainda! icon_thumbsdownsmileyanim

Lebistes é bacana e de fácil manutenção, comecei com eles quando tinha 10 anos!
É bem divertido colocar 6 Fêmeas e 2 machos e após tudo adaptado, eles não param de reproduzir e se multiplicar. Meus Lebistes eram criados em um aquário apenas com rochas, formando bastante tocas para os filhotes se esconderem.
Lebistes não são tão exigentes com relação a parâmetros e consegue se adaptar razoavelmente bem em ph pouco elevados.

Aquários plantados não entendo nada para poder te ajudar. Acho lindos mas peixe de água doce que sou apaixonado são os ciclideos, que são de águas alcalinas.

Case opte por ter aquário de água alcalina, poso te ajudar com o pouco que sei! icon_beer
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”