Sem querer gastar muito para iniciar no aquarismo marinho e com muito conhecimento acumulado de pesquisas na internet, resolvi iniciar o meu primeiro nano REEF.
Obtive um aquário usado, de água doce, com móvel, tampa e filtro canister:
Aqua 70 x 50 x 30 = 105L
Móvel de madeira, 80cm de altura, não muito forte e com o armário menor que a área do aquário. Tampa estragada, que foi para o lixo.
A iluminação não funcionava.
Filtro Canister Fluval 204
Levei para um amigo avaliar o que poderia ser feito com isso. Aquarista marinho a muito tempo e dono de loja de aquários, me passou a seguinte conclusão:
- Não dá para colocar um Sump no móvel
- O móvel também não vai agüentar um Sump traseiro.
Então decidimos utilizar a “Filtragem Biológica”.
Ele lançou o desafio:

“Como este aquário é só para aprendizado, se você conseguir manter ele estável, não terá problemas com um aquário bem montado no futuro.”
Cá entre nós..... Adoro um desafio

O objetivo será manter Equipe de limpeza, corais e peixes, felizes e saudáveis.
2) A Montagem:
Vamos ís compras:
- 20L de água salgada com biologia (aquário do meu amigo)
- 60L de água de RO doce
- 3Kg e sal marinho
- 14Kg de Samoa Pink
- 5Kg de rochas vivas
- 8Kg e rochas mortas (Corais)
- Uma caixa de Bio Bols
- Uma bomba de circulação SB1000
- 25 Turbo-snail
- 17 Paguros
- 1 Ofiuro
- 4 mini florescentes brancas 25W – 6400K
- 2 mini florescentes azuis 28W
- 2 timers mecânicos
- Equipamento elétrico (fios, tomadas, plugues, etc)
- Madeira para montagem da tampa.
Montei a tampa e pintei de branco por dentro para proteger a madeira e auxiliar na iluminação.
Dividi a iluminação em azuis e brancas, em timers separados.
Coloquei os 20L de água salgada, com biologia no aquário.
Coloquei 3 pedras grandes de coral, no fundo, para evitar desmoronamento das demais. Lavei a Samoa e preenchi o fundo com ela.
Terminei de colocar a água e as rochas. Ajustei a salinidade..... bla bla bla...

Agora vocês vão me xingar... kkkkkk

Coloquei as Bio Bols no Canister, para auxiliar na filtragem biológica

Só tem as Bio Bols lá. Está servindo como um Sump sem skimmer.

Posso colocar um carvão ativado, se em algum momento eu achar necessário.
Depois de tudo montado e ajustado coloquei a equipe de limpeza.
3) Ciclagem
O sistema iniciou a ciclagem em 27/03/10.
O primeiro problema encontrado foi a temperatura, pois estava passando dos 30 graus. Para resolver isso, instalei 2 ventoinhas de computador na tampa. Uma como ventilador e outra como exaustor. Deixei as ventoinhas ligadas até que a temperatura baixasse para 26 graus.
O segundo problema foi causado justamente pelas ventoinhas, pois evaporava 3L de água por dia. Agora, ligadas a iluminação, evapora 1 a 2L de água por dia. Como não tenho caixa de reposição, tenho que repor a água manualmente.
Passada a primeira semana, eu coloquei mais um ofiuro no aquário.
Primeiros Testes, 21/04/10:
Temperatura 27C
Densidade 21,5
PH 8,5
KH 5
Amônia 0,1 PPM
NH3 0,020
Nitrito 0,25 PPM
Ainda não tinha os testes de: Nitrato, Fosfato, Cálcio
Com estes resultados, comprei um corretor de KH, com a intenção de aumentá-lo até 8. Iniciei a aplicação com um sistema de gotejamento de soro fisiológico, encontrado em casas de material cirúrgico.
Dia 25/04/10, obtive minhas primeiras mudas de corais:
Zoanthus Chocolate, com cerca de 40 pólipos R$ 30,00
Na pedra do Zoanthus tinha uma muda de Green Star Polipus R$ 0,00
Uma pedra coberta de Carpet Brown R$ 15,00
Uma muda com 3 cabeças de Trumpet Rosa R$ 15,00
Peguei o dono da loja num bom dia !

A muda de Zoanthus era muito maior que a pedra onde estava, então amarrei em outra pedra. Utilizei um elástico para prender a pedra original na nova perda e uma linha de cozer para amarrar o coral.
Alguns dias depois, a linha havia separado 6 pólipos, do restante do coral. Amarrei estes 6 pólipos em outra pedra.
Removi a muda de Green Star Polipus da pedra do Zoanthus e coloquei-a em uma pedra só para ela.
Coloquei o Trumpet no ponto mais alto do aquário, para que aproveite ao máximo a luz.
Acrescentei mais duas ventoinhas. Agora são 2 trabalhando como ventilador e 2 como exaustor. E passei a colocar as ventoinhas ligadas ao sistema de iluminação.
Tirando alguns Paguros, que foram devorados pelos Ofiuros, não tive mais nenhum problema com os animais.
Novos Testes, 02/05/10:
Temperatura 25C
Densidade 21,5
PH 8,6
KH 5,5
Amônia 0,0
NH3 0,0
Nitrito 0,0
Continuo sem os testes de: Nitrato, Fosfato, Cálcio
E continuo aplicando o corretor de KH.
O Zoanthus está lindo, tanto a matriz, quanto a muda de 6 pólipos. Quando deixo somente as luzes azuis, eles ficam fosforescentes.

A pequena muda de Green Star Polipus, que parecia um pequeno chiclete amassado na pedra, também está linda. Cada dia maior e com mais pólipos aparecendo. Ficou um pequeno pedaço preso na rocha original, que para meu espanto, já está com uns 6 pequenos pólipos aparecendo. Também ficam fosforescentes quando ficam somente com a luz azul.

O Carpet Brown está muito bonito e a muda de Trumpet continua da mesma forma que veio.
4) Conclusões até o momento:
Logo nas duas primeiras semanas, verifiquei que ficar repondo água no aquário todos os dias, é muito chato !!!
“Caixa de reposição.... cadê você ???”

Já vi que precisarei de um controlador de temperatura para as ventoinhas e um aquecedor com controle de temperatura, para os dias mais frios.
Mas onde vou por tudo isso??? Dentro do Aquário !!! Que falta faz um SUMP !!!

O aquário mostra uma explosão de vida dentro dele:
Baratinhas e pulguinhas para todo lado (não sei o nome desses bichos)
Poliquetas,
Uns bichinhos que soltam um tentáculo branco na correnteza e depois puxa de volta
Alga rosada se espalhando pelas pedras, bomba de circulação e tubo do canister.
Com os novos testes, meu amigo aquarista, me perguntou se eu não queria passar para o próximo passo e incluir um pequeno palhacinho.

Achei precipitado, fiz um monte de questionamentos, mas no fim concordei com ele, pois vai servir para verificar se a biologia dará conta de eliminar as toxinas.
Ele vai me auxiliar na escolha do palhacinho e só incluirei novos corais quando tiver certeza da estabilidade do aquário.
----- / / -----
Por enquanto é isso pessoal !!!
Tentarei colocar algumas fotos no fórum e continuarei atualizando este tópico.
Opiniões e sugestões serão muito bem vindas, mas lembrem-se que é um aquário de aprendizado e um desafio. Por isso, não tem a pretensão de ser montado da forma correta, mas mesmo assim, terá que manter bons níveis de qualidade.
Níveis baixos de toxinas,
Corais crescendo,
Peixes saudáveis (máximo 2 palhaços),
etc.
Esta experiência está sendo ótima para o meu aprendizado. Porém, como o aquário está funcionando de forma “Precária”, dá muito mais trabalho para mantê-lo estável. Mas até agora, não efetuei nenhuma TPA, pois não achei necessário.
Apesar disso, eu gostei muito desta brincadeira e já estou vendo o orçamento para a montagem do meu próximo aquário que será de 540L e será montado no início de 2011.

Obs.: Este será montado de forma correta !!!