🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Aquário “não” Convertido...

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Fabiano
Recebeu Curtir: 7 vezes

Aquário “não” Convertido...

#1 Mensagem por Fabiano Batista »

1) O desafio:

Sem querer gastar muito para iniciar no aquarismo marinho e com muito conhecimento acumulado de pesquisas na internet, resolvi iniciar o meu primeiro nano REEF.

Obtive um aquário usado, de água doce, com móvel, tampa e filtro canister:

Aqua 70 x 50 x 30 = 105L

Móvel de madeira, 80cm de altura, não muito forte e com o armário menor que a área do aquário. Tampa estragada, que foi para o lixo.

A iluminação não funcionava.

Filtro Canister Fluval 204

Levei para um amigo avaliar o que poderia ser feito com isso. Aquarista marinho a muito tempo e dono de loja de aquários, me passou a seguinte conclusão:

- Não dá para colocar um Sump no móvel
- O móvel também não vai agüentar um Sump traseiro.

Então decidimos utilizar a “Filtragem Biológica”.

Ele lançou o desafio: :shock:

“Como este aquário é só para aprendizado, se você conseguir manter ele estável, não terá problemas com um aquário bem montado no futuro.”

Cá entre nós..... Adoro um desafio :!: :!: :!:

O objetivo será manter Equipe de limpeza, corais e peixes, felizes e saudáveis.

2) A Montagem:

Vamos ís compras:

- 20L de água salgada com biologia (aquário do meu amigo)
- 60L de água de RO doce
- 3Kg e sal marinho
- 14Kg de Samoa Pink
- 5Kg de rochas vivas
- 8Kg e rochas mortas (Corais)
- Uma caixa de Bio Bols
- Uma bomba de circulação SB1000
- 25 Turbo-snail
- 17 Paguros
- 1 Ofiuro
- 4 mini florescentes brancas 25W – 6400K
- 2 mini florescentes azuis 28W
- 2 timers mecânicos
- Equipamento elétrico (fios, tomadas, plugues, etc)
- Madeira para montagem da tampa.

Montei a tampa e pintei de branco por dentro para proteger a madeira e auxiliar na iluminação.

Dividi a iluminação em azuis e brancas, em timers separados.

Coloquei os 20L de água salgada, com biologia no aquário.

Coloquei 3 pedras grandes de coral, no fundo, para evitar desmoronamento das demais. Lavei a Samoa e preenchi o fundo com ela.

Terminei de colocar a água e as rochas. Ajustei a salinidade..... bla bla bla... :lol:

Agora vocês vão me xingar... kkkkkk :lol:

Coloquei as Bio Bols no Canister, para auxiliar na filtragem biológica :!: :!: :!:
Só tem as Bio Bols lá. Está servindo como um Sump sem skimmer. :idea:
Posso colocar um carvão ativado, se em algum momento eu achar necessário.

Depois de tudo montado e ajustado coloquei a equipe de limpeza.

3) Ciclagem

O sistema iniciou a ciclagem em 27/03/10.

O primeiro problema encontrado foi a temperatura, pois estava passando dos 30 graus. Para resolver isso, instalei 2 ventoinhas de computador na tampa. Uma como ventilador e outra como exaustor. Deixei as ventoinhas ligadas até que a temperatura baixasse para 26 graus.

O segundo problema foi causado justamente pelas ventoinhas, pois evaporava 3L de água por dia. Agora, ligadas a iluminação, evapora 1 a 2L de água por dia. Como não tenho caixa de reposição, tenho que repor a água manualmente.

Passada a primeira semana, eu coloquei mais um ofiuro no aquário.

Primeiros Testes, 21/04/10:

Temperatura 27C
Densidade 21,5
PH 8,5
KH 5
Amônia 0,1 PPM
NH3 0,020
Nitrito 0,25 PPM

Ainda não tinha os testes de: Nitrato, Fosfato, Cálcio

Com estes resultados, comprei um corretor de KH, com a intenção de aumentá-lo até 8. Iniciei a aplicação com um sistema de gotejamento de soro fisiológico, encontrado em casas de material cirúrgico.

Dia 25/04/10, obtive minhas primeiras mudas de corais:
Zoanthus Chocolate, com cerca de 40 pólipos R$ 30,00
Na pedra do Zoanthus tinha uma muda de Green Star Polipus R$ 0,00
Uma pedra coberta de Carpet Brown R$ 15,00
Uma muda com 3 cabeças de Trumpet Rosa R$ 15,00

Peguei o dono da loja num bom dia ! :D

A muda de Zoanthus era muito maior que a pedra onde estava, então amarrei em outra pedra. Utilizei um elástico para prender a pedra original na nova perda e uma linha de cozer para amarrar o coral.

Alguns dias depois, a linha havia separado 6 pólipos, do restante do coral. Amarrei estes 6 pólipos em outra pedra.

Removi a muda de Green Star Polipus da pedra do Zoanthus e coloquei-a em uma pedra só para ela.

Coloquei o Trumpet no ponto mais alto do aquário, para que aproveite ao máximo a luz.

Acrescentei mais duas ventoinhas. Agora são 2 trabalhando como ventilador e 2 como exaustor. E passei a colocar as ventoinhas ligadas ao sistema de iluminação.

Tirando alguns Paguros, que foram devorados pelos Ofiuros, não tive mais nenhum problema com os animais.

Novos Testes, 02/05/10:

Temperatura 25C
Densidade 21,5
PH 8,6
KH 5,5
Amônia 0,0
NH3 0,0
Nitrito 0,0

Continuo sem os testes de: Nitrato, Fosfato, Cálcio

E continuo aplicando o corretor de KH.

O Zoanthus está lindo, tanto a matriz, quanto a muda de 6 pólipos. Quando deixo somente as luzes azuis, eles ficam fosforescentes. :D

A pequena muda de Green Star Polipus, que parecia um pequeno chiclete amassado na pedra, também está linda. Cada dia maior e com mais pólipos aparecendo. Ficou um pequeno pedaço preso na rocha original, que para meu espanto, já está com uns 6 pequenos pólipos aparecendo. Também ficam fosforescentes quando ficam somente com a luz azul. :D

O Carpet Brown está muito bonito e a muda de Trumpet continua da mesma forma que veio.

4) Conclusões até o momento:

Logo nas duas primeiras semanas, verifiquei que ficar repondo água no aquário todos os dias, é muito chato !!!

“Caixa de reposição.... cadê você ???” :lol:

Já vi que precisarei de um controlador de temperatura para as ventoinhas e um aquecedor com controle de temperatura, para os dias mais frios.

Mas onde vou por tudo isso??? Dentro do Aquário !!! Que falta faz um SUMP !!! :(

O aquário mostra uma explosão de vida dentro dele:
Baratinhas e pulguinhas para todo lado (não sei o nome desses bichos)
Poliquetas,
Uns bichinhos que soltam um tentáculo branco na correnteza e depois puxa de volta
Alga rosada se espalhando pelas pedras, bomba de circulação e tubo do canister.

Com os novos testes, meu amigo aquarista, me perguntou se eu não queria passar para o próximo passo e incluir um pequeno palhacinho. :o

Achei precipitado, fiz um monte de questionamentos, mas no fim concordei com ele, pois vai servir para verificar se a biologia dará conta de eliminar as toxinas.

Ele vai me auxiliar na escolha do palhacinho e só incluirei novos corais quando tiver certeza da estabilidade do aquário.

----- / / -----

Por enquanto é isso pessoal !!!
Tentarei colocar algumas fotos no fórum e continuarei atualizando este tópico.

Opiniões e sugestões serão muito bem vindas, mas lembrem-se que é um aquário de aprendizado e um desafio. Por isso, não tem a pretensão de ser montado da forma correta, mas mesmo assim, terá que manter bons níveis de qualidade.

Níveis baixos de toxinas,
Corais crescendo,
Peixes saudáveis (máximo 2 palhaços),
etc.

Esta experiência está sendo ótima para o meu aprendizado. Porém, como o aquário está funcionando de forma “Precária”, dá muito mais trabalho para mantê-lo estável. Mas até agora, não efetuei nenhuma TPA, pois não achei necessário.

Apesar disso, eu gostei muito desta brincadeira e já estou vendo o orçamento para a montagem do meu próximo aquário que será de 540L e será montado no início de 2011. 8-)

Obs.: Este será montado de forma correta !!! ;)

Meu Nano REEF » Nano do Fabiano - Boyu MT-50

Meu Pico REEF » Ninja Pico Reef - 7L

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Aquário “não” Convertido...

#2 Mensagem por Matias Gomes »

Fabiano Batista escreveu:Uma caixa de Bio Bols

o siporax é muito melhor, e não esqueça de lavar uma vez por mês em água salgada para tirar a sujeira.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#3 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Poe fotos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Henrique_Franze
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Henrique
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por Henrique_Franze »

Que legal!!

Muita sorte com seu aprendizado, tb to apanhando e aprendendo muita coisa.

Acho que faltou comentar sobre duas coisas, oxigenaçao, tem alguma bomba de circulaçao interna?

Outra eh o skimmer, aprender como manejar essa coisa, eh muito importante, e acho que te ajuda a estabilizar os parâmetros muito bem... é boa parte do aprendizado!

Grande abraço!

Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#5 Mensagem por Fabiano Batista »

Henrique_Franze escreveu:Que legal!!

Muita sorte com seu aprendizado, tb to apanhando e aprendendo muita coisa.

Acho que faltou comentar sobre duas coisas, oxigenaçao, tem alguma bomba de circulaçao interna?

Outra eh o skimmer, aprender como manejar essa coisa, eh muito importante, e acho que te ajuda a estabilizar os parâmetros muito bem... é boa parte do aprendizado!

Grande abraço!

Henrique,

Estou utilizando a saída do canister e uma SB1000, para a circulação e movimentação da superfície da água e permitir a troca gasosa. Também utilizo para afastar a nata que se forma na superfície. Isso, sem produzir micro bolhas.

Quanto ao Skimmer... Como não foi possível colocar um Sump, vou continuar com a filtragem biológica e com muita paciência para não desequilibrar o aquário.

Já pensei em colocar um skimmer interno no aquário, ou um skimmer externo, pendurado no vidro... mas acabei descartando todas as hipóteses que surgiram, por diversos motivos...

Hoje comprei um Gira-Gira, para instalar na SB1000 e variar o fluxo da correnteza. Espero que ele não cause nenhum problema....

Se causar algum problema, eu volto para a configuração anterior e instalo o gira-gira em outra bomba, mais fraca.

Participem da Enquete: Você desligaria a TV para admirar o seu Aquário ? (Em Aquário Marinho Geral)

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#6 Mensagem por Vinicius F. Reis »

Eai cara, blz?

tb apanhei um pouco com um reef aqui, ele era de agua doce e fiz ele marinho somente com um filtrozinho externo.....e queria mante-lo somente com tpas, como tenho uns peixes nele... nao teve jeito, arrumei um skimmer moratinho externo e agora ta blz... (ainda nao 100% como gostaria). Se for somente corais, acho q com tpas caprichadas ainda da pra levar... mas com peixe a carga organica aumenta mto.

mas boa sorte ai e bem vindo aos marinhos..rs

Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#7 Mensagem por Fabiano Batista »

Este fim de semana eu comprei um Gira-gira.
Cheguei todo animado em casa para instalar ele na bomba de circulação, foi ai que percebi que a bomba havia se soltado do vidro e ficou apontando para baixo.

Acho que nem preciso explicar muito, o que acontece quando uma bomba de 1000L/h fica apontada diretamente para um substrato leve como a Samoa Pink.
Acredito que as rochas que coloquei no fundo, evitaram um estrago maior.

Tive que calmamente recolocar a Samoa no lugar. A água estava turva e parecia como no dia em que montei o aquário. Mas dessa vez, ela limpou mais rápido.
Não sei se o gira-gira auxiliou de alguma forma a limpeza da água.

Percebi que mesmo com toda a bagunça que fiz no aquário, para recolocar a Samoa, os corais não demoraram muito a abrir e abriram muito mais bonitos do que antes.

Conversando com meu amigo, ele disse que o gira-gira teve grande influência sobre os corais e por isso eles abriram mais bonitos.

Acho que agora consigo postar algumas fotos, mas foram tiradas com o meu celular. Tentei com uma câmera, mas as fotos ficaram horríveis por causa da iluminação.

Estas foram tiradas na segunda semana após a montagem do aquário:

Visão geral do REEF

Imagem

Rochas vivas, 1 com alga Calcaria Pink e 3 que ficaram por duas semanas no aquário do meu amigo aquarista.

Imagem

O outro lado do REEF

Imagem

Estas foram tiradas nesta semana. 7 semanas após a montagem do aquário:

Visão geral do REEF

Estou utilizando o Ima de limpeza para apoiar a bomba e evitar novos acidentes.

Tem uma bombinha (SB160) perdida ali no meio, com um caninho de placa de fundo com perlon dentro, que estou utilizando para remover partículas em suspensão. Eu troco o perlon todos os dias.

Imagem

Visão do móvel
Notem que o armário é menor que o aquário.
A tampa original estava podre e foi para o lixo. Eu comprei MDF e fiz esta, que pintei de preto por fora e branco por dentro, para proteger o MDF.
Ficou muito “prática” (para não dizer “uma merrrrr”). Todo dia tenho que desconectar os fios da iluminação e da ventoinha e remover a tampa para repor a água ou efetuar qualquer manutenção.

Imagem

A alga calcaria já tomou conta das outras rochas vivas e já está nascendo na bomba de circulação, no tubo do canister e nas outras rochas (corais mortos).

Imagem

Este é o meu Carpet Brown

Imagem

Este é o Green Star Polipus

Imagem

Nesta foto tem:

- Uma muda de Trumpet, com 3 cabeças.
- A muda original do Zoanthus
- A mudinha de zoanthus com 6 polipos, logo abaixo da matriz.

Imagem

Estou utilizando um sistema de gotejamento de soro fisiológico para aplicar o corretor de KH.
O suporte é uma garrafa Pet cortada. Viva a reciclagem !!!

Imagem

Minha “Casa de Máquinas”.
No móvel não cabe quase nada. O canister ocupa a metade do espaço.
Estou utilizando um filtro de linha como “Chave Geral”.
Nele eu ligo o canister , a bomba de circulação e mais 2 réguas de tomadas onde ligo os timers de iluminação, as ventoinhas, etc.

Imagem

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#8 Mensagem por Matias Gomes »

está bem montado, parabéns, a garrafga de soro tb pode ser usada com kalk.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#9 Mensagem por Fabiano Batista »

Atualizando...

No dia 16/05, coloquei um palhacinho (Ocelaris Percula), no aquário. Ele devorou as (“Baratinhas” e “Pulguinhas”), já vi o nome desses pequenos crustáceos, mas não me lembro. Meu amigo aquarista, me ajudou a escolher o palhacinho, de forma que futuramente (em outro aquário), eu possa adquirir outro palhacinho e formar um casal para procriar.

Estou alimentando o palhacinho, dia sim, dia não. Para incentivar a busca por outros alimentos dentro do aquário.

No dia 23/05, adquiri finalmente o teste de Nitrato (Tetra). Também comprei uma pequena muda de Xenia.

Por R$ 20,00 era pequena mesma... rsrs

Verifiquei que as algas calcárias Pink, estão ficando esbranquiçadas. Apliquei um pouco de sulfato de magnésio. Agora tenho que aguardar para verificar o efeito.

Adquiri também um teste de cálcio (Elos). E fiz uma aplicação de Bio-Calcium, com a metade da dose recomendada, para não causar grandes mudanças.

Meu objetivo é não causar mudanças bruscas no aquário, até que eu aprenda a controlar corretamente todos os parâmetros. Por isso, sempre inicio aplicando pequenas doses e corretivos ou incluo aos poucos os novos habitantes do reef.

Últimos testes: 30/05/10

Aquário com 80L reais de água

Temperatura 26
Densiade 22
PH 8,4
KH 7
Amônia 0,0
NH3 0,0
Nitrito 0,0
Nitrato aprox 6,0 (ficou um meio termo entre o ZERO e 12,5)
Cálcio 370

Sugestões são bem vindas !!! Abraços !!!

Fabiano Batista
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles

#10 Mensagem por Fabiano Batista »

Pessoal,

Estou evoluindo este projeto, em breve este aquário será desativado.

Vejam em "Aquário Iniciante": Novo Aqua 240L

icon_yahoo

Renan Kfouri
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: XaPeToNeS
Recebeu Curtir: 2 vezes

#11 Mensagem por Renan Kfouri »

Parabens!

Eu trocaria o teste de Nitrato! hehehehe...

Abraços!

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”