Elder, eu já tive muitos desenhos de sump; não tenho foto do primeiro, quando tinha o chiller embaixo do móvel e era tudo extremamente apertado, mas a segunda encarnação foi assim:

Skimmer MRC1, e tive depois um reator de cálcio Morato instalado ali ao lado dele, atrás do pote branco. Um dia a mangueirinha de reposição escapou (dá pra ver onde ela está presa, no cano marrom da descida?) e derramou os 20 litros do garrafão no chão da sala...
Segunda versão, com caixa de reposição e bóia sobre o sump:
(Em SketchUp)

Espremi o skimmer (Bubble Magus NAC6A) no fundo, depois instalei um reator de cálcio Tunze, deixei um espaço para colocar mídia, em seguida bomba de recalque. O recalque tinha uma derivação para o compartimento da frente, que usei como refúgio, como RDSB, etc:
Implementação com rochas vivas:

Com RDSB, e alguma chaetomorpha:

Eu conseguia retirar o copo do skimmer, mas para lavar o corpo dele tinha que tirar tudo, caixa de reposição, reator de cálcio... além do que o BM NAC6A estava subdimensionado para meu sistema. O cilindro de CO2 ficava fora, não consegui instalar dentro do sump. Resolvi retirar todas as divisórias, comprar um skimmer maior e cheguei à versão atual da foto que você comentou:

Por enquanto, com apenas 8 donzelinhas green chromis no display, nitrato está zerado (medi hoje, não coloriu a amostra) e fosfato está em 0,024ppm. Começarei agora a introduzir mais animais gradualmente; a população final de peixes ficará assim:
8 green chromis
1 Purple Tang
1 Yellow Tang
casal de banggai
casal de black ocellaris
1 anthia (talvez um casal, se achar uma fêmea para formar com um macho que já tenho)
casal de purple fire fish
casal de six line
4 tridacnas, (1 derasa, 2x squamosa, 1 hippopus)
2 anêmonas grandes
Vou começar com os peixes menores; exceto o casal de banggai e o Yellow Tang, os demais estão todos em meu RSM250 e convivendo bem, com parâmetros igualmente zerados, portanto não espero muita alteração no aquário maior. Após transferir tudo de volta, vou vender o RSM250.
Respondendo à sua pergunta (se ainda estiver lendo... ;-)), pra mim o sump serve para acomodar o skimmer, algum reator (quando uso), controlar o nível da água no sistema e ajudar nas TPAs, quando desligo o recalque e esgoto o sump. Tenho ainda um espaço atrás do display, que é alimentado por uma derivação bem lenta do retorno, e que transborda para o display; neste espaço (que tempos atrás seria um refúgio) eu mantenho apenas alguns saquinhos de siporax.
Com o sharkbag na queda, não tenho mais nenhuma microbolha no sump, e a bomba de recalque não envia nada pra cima. A água no display está totalmente cristalina, parece que os peixes estão flutuando no ar.