🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Obras de ampliação durante o Carnaval

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Walmyr Buzatto
Cirrhilabrus filamentosus
Recebeu Curtir: 1 vez

Re: Obras de ampliação durante o Carnaval

#81 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Matias, a luminária plasma fica quente, mas não transmite infra-vermelho para a água como uma HQI. Dá pra colocar a mão embaixo dela, a 10cm da lâmpada, e deixar lá numa boa... tente fazer isto numa HQI.

Elder, eu já tive muitos desenhos de sump; não tenho foto do primeiro, quando tinha o chiller embaixo do móvel e era tudo extremamente apertado, mas a segunda encarnação foi assim:

Imagem

Skimmer MRC1, e tive depois um reator de cálcio Morato instalado ali ao lado dele, atrás do pote branco. Um dia a mangueirinha de reposição escapou (dá pra ver onde ela está presa, no cano marrom da descida?) e derramou os 20 litros do garrafão no chão da sala...

Segunda versão, com caixa de reposição e bóia sobre o sump:
(Em SketchUp)
Imagem

Espremi o skimmer (Bubble Magus NAC6A) no fundo, depois instalei um reator de cálcio Tunze, deixei um espaço para colocar mídia, em seguida bomba de recalque. O recalque tinha uma derivação para o compartimento da frente, que usei como refúgio, como RDSB, etc:

Implementação com rochas vivas:
Imagem

Com RDSB, e alguma chaetomorpha:
Imagem

Eu conseguia retirar o copo do skimmer, mas para lavar o corpo dele tinha que tirar tudo, caixa de reposição, reator de cálcio... além do que o BM NAC6A estava subdimensionado para meu sistema. O cilindro de CO2 ficava fora, não consegui instalar dentro do sump. Resolvi retirar todas as divisórias, comprar um skimmer maior e cheguei à versão atual da foto que você comentou:

Imagem

Por enquanto, com apenas 8 donzelinhas green chromis no display, nitrato está zerado (medi hoje, não coloriu a amostra) e fosfato está em 0,024ppm. Começarei agora a introduzir mais animais gradualmente; a população final de peixes ficará assim:

8 green chromis
1 Purple Tang
1 Yellow Tang
casal de banggai
casal de black ocellaris
1 anthia (talvez um casal, se achar uma fêmea para formar com um macho que já tenho)
casal de purple fire fish
casal de six line
4 tridacnas, (1 derasa, 2x squamosa, 1 hippopus)
2 anêmonas grandes

Vou começar com os peixes menores; exceto o casal de banggai e o Yellow Tang, os demais estão todos em meu RSM250 e convivendo bem, com parâmetros igualmente zerados, portanto não espero muita alteração no aquário maior. Após transferir tudo de volta, vou vender o RSM250.

Respondendo à sua pergunta (se ainda estiver lendo... ;-)), pra mim o sump serve para acomodar o skimmer, algum reator (quando uso), controlar o nível da água no sistema e ajudar nas TPAs, quando desligo o recalque e esgoto o sump. Tenho ainda um espaço atrás do display, que é alimentado por uma derivação bem lenta do retorno, e que transborda para o display; neste espaço (que tempos atrás seria um refúgio) eu mantenho apenas alguns saquinhos de siporax.

Com o sharkbag na queda, não tenho mais nenhuma microbolha no sump, e a bomba de recalque não envia nada pra cima. A água no display está totalmente cristalina, parece que os peixes estão flutuando no ar.
[]'s

Walmyr

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#82 Mensagem por Elder Luis »

Legal essa abordagem, totalmente diferente, não sei se eu conseguiria manter um sistema assim, a simplicidade acaba se tornando complexa 8-)
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
País: Brasil
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#83 Mensagem por Renato Vidal »

Em casa, nosso sistema possui 1000 litros, a temperatura esta regulada para minima 25,5 e máxima 26,5, nos últimos 15 dias, ficou em média nos 26,2 e no máximo chegou a 26,8 (lendo a memória da controladora).

Essa é a mesma regulagem de quanto eu tinha as duas HQIs de 250 Watts em cima do aquário, hoje (últimos 5 meses) são LEDs.

O sistema de refrigeração são dois ventiladores, acho que mais chines que o do Walmyr, comprado em promoção no Sam's Club.

Eles estão apontados para a lamina d'água do display, evapora bastante sim, aqui, são 50 litros de reposição por semana.

Imagem

Além das HQIs, tinha uma recalque Sicce 4000, o skimmer é Deltec com ehein que não esquenta tanto, filtro UV de 36 Watts, reator de cálcio MRC com uma magdrive 7 e uma luminária no refúgio com duas PL de 24 watts.

Walmyr Buzatto

#84 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Legal, preciso dar um pulinho no Sam's Club... ;-)

Renato, bonito seu sistema. Quando trocou as HQIs não cogitou de colocar os LEDs mais baixos? HQI precisa ficar lá no alto, senão cozinha os peixes, mas os LEDs podem operar mais baixos, se o foco permitir (ou você coloca mais uma luminária). Montando mais baixo, você consegue muito mais PAR no fundo do aquário.
[]'s

Walmyr

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#85 Mensagem por Matias Gomes »

aqui na ilha eu comecei a perder meus reefs quando meu chiller não vencia mais, tive que diminuir a luz e os corais sentiram na hora.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#86 Mensagem por Renato Vidal »

Beleza Walmyr.

Quando comecei a cogitar os LEDs, troquei algumas mensagens com a equipe técnica da AI, foram muito prestativos nas respostas, e discutimos sobre altura, angulo e necessidade de luminárias.

Me mandaram um projeto sensacional, com tres opções, 2 luminárias, como esta rsss, tres luminárias, mas teria que tirar a trava central, e elas ficariam de atravessado e um último projeto com 4 luminárias, cada projeto com a altura ideal da lamina d'agua.

Ai, em uma das últimas mensagens, citei que ia substituir 2 HQI de 250 watts, e a resposta foi, fique com a primeira opção, o PAR da LED vai chegar no substrato, mais alto do que sua HQI chega nos primeiros 10 centimetros.

Estou realmente satisfeito com os resultados.

Vamos combinar um dia para passear por aqui, sera muito bem vindo.

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global

#87 Mensagem por Renato Vidal »

Vale ressaltar que, acredito sim na facilidade e estabilidade de um chiller e na qualidade do aquário mantido sempre estável, não possuo porque como consigo manter o sistema sem ele, por ter feito uma preparação adequada para o reef, não vi necessidade ainda desse investimento.

Aqui em casa, ele esta montado em um quarto só para ele, com portas tipo veneziana sem vidros, que mantem a circulação de ar constante e sem nenhuma outra fonte de calor além do próprio aquário.

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#88 Mensagem por André Fonseca »

Walmyr,

Gostei da sua atual caixa de reposição!!!

Ela tem 20 litros totais, certo???

Vc chegou a utilizar ela completamente cheia sem maiores problemas???

É que vendo outros projetos parecidos com esse seu passa a impressão de fragilidade o suporte de vidro colado no Sump, parece que a qualquer momento vai quebrar...
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Walmyr Buzatto

#89 Mensagem por Walmyr Buzatto »

André, o projeto inicial previa mais um suporte para a caixa. Se olhar bem o desenho em SketchUp, vai ver que a parede divisória que existia, separando a parte da frente da de trás, servia como um suporte extra para a caixa de reposição (havia uma tirinha de eggcrate onde a água do refúgio da parte da frente transbordava para o compartimento da bomba de recalque, e a caixa de reposição se apoiava nesta parede, sobre o eggcrate). Eu fiz até um estudo no SketchUp para ver se a caixa de reposição podia ser retirada com facilidade:

Imagem

Depois que retirei a divisória e o sump ficou resumido a um 'piscinão', eu confiei nas tres tirinhas de vidro coladas nas laterais para suportar a caixa de reposição... Bem, se acontecer alguma coisa, vai ficar tudo contido dentro do sump, de qualquer forma. Aliás, este foi o primeiro requisito para este projeto: qualquer acidente que aconteça (exceto cano trincado, para isto não tem solução), bomba quebrada, bóia travada, etc, toda a água que pode parar no sump tem que ficar contida lá, sem transbordar para a sala. Porisso mantenho o nível baixo no sump, porisso as paredes altas em toda a volta e o mais alta possível na frente. Quando cai a energia, a água sobe um pouco no sump; o espaço que sobra ainda abriga com folga os 20 litros da caixa de reposição, se a bóia travar aberta. Isto também foi um limitante ao calcular a caixa de reposição, embora ela tenha que ser completada dia sim, dia não. Talvez eu ainda automatize mais e traga um tubinho do RO/DI lá na edícula do apartamento pelo rodapé até o aquário, e faça um sistema totalmente automatizado; o problema é que isto abre mais uma porta para as falhas, e no momento minha prioridade é ter tudo o mais 'fail-safe' possível.

Só fico preocupado que sequestramos o tópico do Elder; talvez seja melhor eu abrir um tópico específico para o meu aquário (a preguiça me impediu até agora...).

PS: é bom mencionar a tampa de espuma que utilizo sobre a água doce; segundo uma idéia que o Miozzo me sugeriu, quando se usa kalkwasser na água de reposição, é preciso evitar o contato desta com o ar, cobrindo tudo com uma placa de isopor, algo assim. Embora eu não use kalkwasser, notei o aparecimento de larvas de mosquito na água, então coloquei a tampa bem justinha (ela é feita de um material parecido com isopor, usado em revestimento térmico - comprei no Leroy Merlin, não me lembro do nome do produto agora), porém com liberdade para subir e descer com o nível da água. Fiz um furo redondo nela, e uso o plug cortado como uma tampa para fechar este furo, que serve apenas para repor a água doce. Tenho um carrinho para trazer o galão de 20 litros rodando até a sala, para facilitar o serviço.
[]'s

Walmyr

Walmyr Buzatto

#90 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Matias Gomes escreveu:aqui na ilha eu comecei a perder meus reefs quando meu chiller não vencia mais, tive que diminuir a luz e os corais sentiram na hora.

Matias, precisamos pensar em termos de eficiência energética. Temos um sistema onde gastamos dinheiro injetando energia em excesso, para depois gastar mais dinheiro para retirar esta energia... Não é mais inteligente injetar menos energia, em primeiro lugar? Na iluminação de aquário, HQIs são mais ou menos como os motores V8 dos americanos: nada como ter quase um sol pendurado sobre o aquário, os corais ficam felizes, as tridacnas mais ainda, mas você tem ali uma fonte de calor absurda, um calor que depois você vai suar para retirar do sistema. Assim como os V8 estão sendo aposentados gradativamente em prol de motores muito mais eficientes (menor cilindrada, com injeção direta, turbo, etc), esquemas de iluminação mais eficientes estão surgindo. Eu estou experimentando com o plasma, que em termos de aquecimento e espectro parece ser muito bom, mas ainda tem um gasto razoável de energia (muito menos que HQI, mas maior que LEDs, por exemplo). Talvez eu ainda experimente os LEDs, sozinhos ou em algum esquema misto.

O sujeito pode sempre dizer (como os americanos) 'Eu posso pagar a conta de luz, dane-se o resto', mas estamos vendo no dia-a-dia no que isto pode dar... Se cada ser vivo na face da terra consumisse energia como um norte-americano médio, já não teríamos como tirar isto dos recursos naturais...

E, como falei anteriormente, estou tentando minimizar as fontes de calor dentro e ao redor do aquário.
[]'s

Walmyr

André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: DRECA
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

#91 Mensagem por André Fonseca »

Walmyr,

As tirinhas dando segurança, é uma forma excelente de não molharmos a sala!!!

icon_yes

Sobre a Egg Crate ser usada dentro do Sump para dar mais um suporte, melhora ainda mais a idéia...

Meu Sump também suporte toda a litragem do Overflow mais alguns litros do "efeito Sifão" do retorno, ficando ainda um espaço considerável de "folga" para transbordar o Sump. Ainda não medi qual é a litragem de folga, e penso em fazer minha reposição com essa mesma litragem. Mas pensando numa “Hecatombe", a base do aqua tem um "colarinho" de alvenaria na frente, exatamente para segurar a água do Sump / Overflow em casos de acidentes.

E já se mostrou bem eficiente, pois o a garrafa para pegar a "nhaca" do Skimmer transbordou (Skimmer afogado) e perdi cerca de 20 litros de água novinha, ficando "represada" somente dentro da base.

Quanto a abrir outro tópico, seria bom também, pois engrandeceria ainda mais o Fórum, mas acredito que os assuntos abordados até agora são relacionados com idéia inicial do Elder.
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#92 Mensagem por Vinicius F. Reis »

walmyr,
como nao conheço o funcionamento desse modelo do seu skimmer pessoalmente, preciso perguntar.. rs Na saida dele nao passa microbolhas? Nao precisa de nenhum tipo de contencao(perlon, espuma etc) ?

Walmyr Buzatto

#93 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Ele vem com uma espuma que você pode colocar ao redor da saída dágua dele, para conter as bolhas. Eu coloquei, funciona muito bem.
[]'s

Walmyr

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

#94 Mensagem por Raphael Igor »

com isso não perde vazão? pois no meu nano tenho um skimmer da Resun (não é bom não) quando coloco a espuma, ele enche por completo.

Walmyr Buzatto

#95 Mensagem por Walmyr Buzatto »

A espuma no Tunze não obstrui nada a saída, apenas faz a água cair através dela:

Imagem

Dá pra usar um saquinho de mídia na saída da água, também sem obstruir a passagem:

Imagem
[]'s

Walmyr

Raphael Igor
Moderador
Moderador

#96 Mensagem por Raphael Igor »

o meu é esse aqui, em um nano de 50 litros, que mais faz barulho que ajuda em alguma coisa, pois retiro esse copinho 1 mês por mês pela metade, kkkk aí faço mais TPA, vai saber né!

Imagem

Walmyr Buzatto

#97 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Meio copinho por mês? Eu diria que o skimmer não está fazendo a menor diferença no seu sistema; experimente deixá-lo desligado por uns tempos (umas duas semanas, pelo menos) e compare os parâmetros. Acho que você vai ter uma surpresa!
[]'s

Walmyr

Raphael Igor
Moderador
Moderador

#98 Mensagem por Raphael Igor »

kkkk já está a 4 dias, fiz uma TPA maior 35% e retirei ele para limpar, fiquei com preguiça de colocar novamente e deixei para fora, até agora não alterou em nada (medi apenas amonia, NO2 e salinidade) os outros ainda não.

Raphael Igor
Moderador
Moderador

#99 Mensagem por Raphael Igor »

Elder Luis escreveu:È impressão minha ou seu sump basicamente serve para acomodar o skimmer? Pelo fato de não ter divisória, não sobem microbolhas? Já teve outros modelos de sump clássico? quais as vantagens e desvantagens desse modelo extra clean/light?

kkk Walmir atropelamos o tópico, faltou essa pergunta :oops: foi mal Elder icon_joia

Walmyr Buzatto

#100 Mensagem por Walmyr Buzatto »

Acho que o Matias podia dar uma separada no tópico, por respeito ao Elder...
[]'s

Walmyr

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”