Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Seachem Purigen-Até quando é eficaz?
- George Aquila
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: George Aquila
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 1 vez
Seachem Purigen-Até quando é eficaz?
Galera to com meu aquário montado há uns 6 meses ,ele tem 72 l brutos (viewtopic.php?t=6409) e uso o Purigen no filtro,alguem sabe quanto tempo ele dura,quantas vezes eu posso renová-lo?
- Marcus l lage
- Lipogramma klayi

- Apelido: luiz
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Re: Seachem Purigen-Até quando é eficaz?
Opa vc esta falando mas ou menos deste tipo de filtro....Bem este meu fitro tem mas de 4 anos trabalhamdo sem parar...Valeu

Se for tipo este dura muito valeu...
Um Abç

Se for tipo este dura muito valeu...
Um Abç
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator

- Apelido: Stive
- Data de Nascimento: 27 Ago 1978
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 48 vezes
Marcus ele não se refere ao filtro em si, esta falando da midia filtrante a que vai dentro do filtro ok.
Então George Aquila aqui eu faço a troca quando vejo que depois de uma regeneração ele não fica clarinho como novo, com o tempo as bolinhas vão ficando saturadas e não voltam ao seu estado de nova depois de regeneradas. Isso varia de aquário para aquário veja em aquários com mais população a saturação vai ser bem mais rápida do que aqueles aquários que sejam menos habitados ok.
Aqui no aquário de ciclideos meu de 300 litros costumava durar média de um ano com 17 animais dentro adultos média de 7 a 15 centimetros.
Então George Aquila aqui eu faço a troca quando vejo que depois de uma regeneração ele não fica clarinho como novo, com o tempo as bolinhas vão ficando saturadas e não voltam ao seu estado de nova depois de regeneradas. Isso varia de aquário para aquário veja em aquários com mais população a saturação vai ser bem mais rápida do que aqueles aquários que sejam menos habitados ok.
Aqui no aquário de ciclideos meu de 300 litros costumava durar média de um ano com 17 animais dentro adultos média de 7 a 15 centimetros.
- Marcus l lage
- Lipogramma klayi

Po....rsss Eu só vi uma bomba de circulação e um filto tipo este...rssss Vc esta falado isto......Purigen no filtro....rsss O que é isto!!!!!!
Um Abç
Um Abç
- George Aquila
- Pseudocheilinus hexataenia

- Apelido: George Aquila
- Recebeu Curtir: 1 vez
Rsss,Oi Marcus! Por coincidencia meu filtro é parecido com esse pas é da VigoAr e tem duas saídas de água,Purigem é um elemento filtrante da Seachem que eu ponho exatamente dentro deste filtro.Pergunto pq ultimamente ele ta escurecendo muito rápido,tenho certeza que é ração demais e pouca troca parcial...só queria saber se ainda posso confiar na eficácia do que eu estou usando...
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator

Marcus lage escreveu:Po....rsss Eu só vi uma bomba de circulação e um filto tipo este...rssss Vc esta falado isto......Purigen no filtro....rsss O que é isto!!!!!!![]()
Um Abç
Oque é Purigen?
É um Polímero sintético macro e micro-poroso com capacidade de absorção superior í 500% quando comparado com o melhor elemento de Filtração Química (ex:carvão ativado).
Remove impurezas solúveis e insolúveis, sem remover elementos traços. Ajuda a controlar Amônia, Nitrito e Nitrato.
Ele vem num saquinho. São milhares de microesferas de coloração bege claro, quase brancas. Com o uso, ele vai absorvendo os materiais acima e vai mudando de cor. Primeiro para bege, depois marrom. Quando ficar bem escuro está na hora de sua limpeza, que é feita deixando ele de molho em água sanitária por algumas horas.
Feito isto, ele está pronto para uso novamente.
Regenerando o Purigen da Seachem
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Eu vi alguns relatos na RC (reefcentral) em marinhos e aqui no Brasil em água doce :
"Da esquerda para a direita e de cima para baixo as fotos são:
Purigen saturado, água sanitária para a limpeza, Purigen na água sanitária (5 minutos após a imersão), 10 minutos depois, 15 minutos depois e comparação. "

Eu queria encontrar algum comparativo versus carvão ativado... mas ainda nao achei.Ainda creio q o carvao de boa qualidade seje mais efetivo... apesar de achar uma boa alternativa valida... mas com a grande vantagem é ser regeneravel, não sei exatamente qtas vezes pode ser regenerado...
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ht=purigen
"Da esquerda para a direita e de cima para baixo as fotos são:
Purigen saturado, água sanitária para a limpeza, Purigen na água sanitária (5 minutos após a imersão), 10 minutos depois, 15 minutos depois e comparação. "

Eu queria encontrar algum comparativo versus carvão ativado... mas ainda nao achei.Ainda creio q o carvao de boa qualidade seje mais efetivo... apesar de achar uma boa alternativa valida... mas com a grande vantagem é ser regeneravel, não sei exatamente qtas vezes pode ser regenerado...
http://www.reefcentral.com/forums/showt ... ht=purigen
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
-
Robson Sandrini
- Plectranthias pelicieri

- Apelido: Robson
- Recebeu Curtir: 46 vezes
George Aquila escreveu:Galera to com meu aquário montado há uns 6 meses ,ele tem 72 l brutos e uso o Purigen no filtro,alguem sabe quanto tempo ele dura,quantas vezes eu posso renová-lo?
Resposta do suporte da própria Seachem: no máximo 10 vezes. Mas se ele perde aproximadamente 10% da capacidade cada vez que é renovado, da sétima em diante eu consideraria o efeito meramente... psicológico.
Typically, the Purigen can be regenerated up to 10 times. However, people have definitely regenerated it more than 10 times without issue. Overtime, the beads will inevitably get broken down with continuous exposure to chlorine bleach, thus losing its capacity for organic removal. The 10% is an approximation of bead degradation with each regeneration, not an exact number. When the Purigen is completely exhausted you will notice that it is turning brown much quicker in between regenerations. (...)
Purigen deterioration - Seachem Support Forums
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Apelido: Becker
- Data de Nascimento: 11 Abr 1966
- Curtiu: 129 vezes
- Recebeu Curtir: 237 vezes
- Contato:
Opa
esta é uma coisa que me intriga, a reciclagem para reuso é feita através do forte poder de oxidação de meio alcalino, no caso cloro da agua sanitária, eu juro que me encuca, penso que o proprio cloro deva saturar esta resina, pela descrição não é bem assim correto?
Conforme a descrição do Robson a reciclagem esta limitada e seis vezes, de certa forma ainda é um bom numero, e considerando que esta agua sanitária ainda pode ser usada em uma aplicação tradicional (lavar roupas, limpar pisos ou sei lá oq), o custo do reciclo é zero, um ponto extremamente positivo.
Prém ainda gostaria de uma quantificação, tipo a citada pelo Celso, de carvão x purigem, quem limpa mais com menos, considerand ainda que no caso o carvão saturado pode ser usado como substrato de jardim, uma aplicação ambiental.
esta é uma coisa que me intriga, a reciclagem para reuso é feita através do forte poder de oxidação de meio alcalino, no caso cloro da agua sanitária, eu juro que me encuca, penso que o proprio cloro deva saturar esta resina, pela descrição não é bem assim correto?
Conforme a descrição do Robson a reciclagem esta limitada e seis vezes, de certa forma ainda é um bom numero, e considerando que esta agua sanitária ainda pode ser usada em uma aplicação tradicional (lavar roupas, limpar pisos ou sei lá oq), o custo do reciclo é zero, um ponto extremamente positivo.
Prém ainda gostaria de uma quantificação, tipo a citada pelo Celso, de carvão x purigem, quem limpa mais com menos, considerand ainda que no caso o carvão saturado pode ser usado como substrato de jardim, uma aplicação ambiental.
Dimensionando o UV
- Passagem correta de água pelo filtro UV: 15 litros/hora por watt da lâmpada.
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
-
Robson Sandrini

É, nunca vi um estudo quantitativo também, a própria Seachem cita uma taxa de adsorção 500% superior a de outros produtos [palavra do fabricante, parcialidade garantida]. Mas depois que o Jay Hemdal ligou o desenvolvimento de HLLE com o uso de carvão ativado, o Purigen me parece mais seguro. Usaria o carvão se fosse, por exemplo, pra retirar medicamento da água. Pra fenol e outros compostos orgânicos eu usava Purigen nos doces, com o marinho estou indo de Purigen também.
Mauro, seu mão de vaca, a água da regeneração sai nojenta!

Mauro, seu mão de vaca, a água da regeneração sai nojenta!
- Marcus l lage
- Lipogramma klayi

Há vcs estão falando de perfil de perlon com carvão ativado só que este não é com carvão ativado e sim com ceramicas finas..... por dentro para filtar a agua do reef ou aquario doce certo é isto?????
Ou eu estou!!!!

-
Robson Sandrini

Não, estamos falando de um produto com a mesma função do carvão ativado usado no sump. Muito caro pra ser colocado em refis de filtros de água doce:

-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
estou em fase de ambientalmente correto, tento reaproveitar de tudo.
Inclusive gostaria de expor que tenho a ideia de iniciarmos a troca da terminologia de agua de descarte de RO para agua de reuso de RO, mas isto entra em um topico futuro.
Encomendarei uns saches deste purigem e vou acompanhar os resultados, quantas gramas se recomenda para 800 litros salgada?
Dimensionando o UV
- Necessário se faz a passagem de no mínimo 2 vezes o volume total do aquário pela lâmpada/dia
-
Robson Sandrini

Mauro Becker escreveu:Encomendarei uns saches deste purigem e vou acompanhar os resultados, quantas gramas se recomenda para 800 litros salgada?
200 ml pros seus 800 litros. A embalagem de 250 ml seria perfeita pra você. A bolsa filtrante não acompanha o produto. Vc vai precisar de desclorificante também, quando for regenerar.
[]´s
R.
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
pode ser um vinagre?
Dimensionando o UV
- Stevenson Gomes
- Pomacanthus imperator

Mauro Becker escreveu:pode ser um vinagre?
Mauro aqui eu uso prime, mas qualquer um outro que remova o cloro em excesso da cândida vai de boa ok.
-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
BLZ
Agora é esperar chegar.
Agora é esperar chegar.
Dimensionando o UV
-
Robson Sandrini

-
Mauro Becker
- Moderador Global

- Contato:
Acido x alcalino = neutro
Cloro eliminado.
Cloro eliminado.
Dimensionando o UV
-
Robson Sandrini

Certo... bom, o vinagre não prejudica a midia. Tem gente que usa vinagre pra baixar o pH após exposição ao hipoclorito, a Seachem orienta meio copo de vinagre pra cada 7 litros de água.
Isso não libera gás? Só por via das dúvidas: Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo: 0800 771 37 33 e 0800 148 110 [esse é da USP]
[]´s
R.
Acido x alcalino = neutro. Cloro eliminado.
Isso não libera gás? Só por via das dúvidas: Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo: 0800 771 37 33 e 0800 148 110 [esse é da USP]
[]´s
R.