🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

1,5m Reef - c/ fotos

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Diogo Albuquerque
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Diogo

1,5m Reef - c/ fotos

#1 Mensagem por Diogo Albuquerque »

Pessoal,
esse é meu primeiro Reef e já estou planejando e comprando aos poucos os equipamentos a um longo período (mais de um ano).

Como sempre, quando não se tem experiência, se compra vários produtos errados levados pela "emoção" isso aconteceu comigo algumas vezes...

Irei colocar algumas alterações que meu projeto inicial sofreu a fim de ajudar aqueles que estiverem iniciando no Hobby, pois na minha época de pesquisas senti muita falta disso.

Sump: (na minha opinião é a principal parte do projeto de um Reef, pois será o coração do mesmo)

Inicialmente pretendia colocar 2 sumps, mas após mandar fazer não coloquei ligações entre eles e se tornou impossível regular os dois sumps, sendo assim desativei um deles (pelo conselho do nosso amigo de hobby Pedro Augusto) nele cabe o skimmer e quase mais nada. =/

Devido a falta de espaço é que eu pensei em colocar 2 sumps, caso seja necessário ativo o outro posteriormente.

Pretendia colocar um reator de cálcio com um medidor de pH e solenoide, para manter as reservas (alcalina, Ca e o pH) mais estáveis, contudo não sei se será necessário, pois não pretendo manter corais duros.

Também pretendia colocar um reator de enxofre para manter os "níveis indesejáveis" sempre baixos, contudo irei esperar para ver se a "camada de substrato" dá conta do recado ^^
Problemas que encontrei para o projeto do sump:

Tamanho do espaço disponível, possuia apenas dois vãos pequenos um com 45x45 e outro com 25x45, por isso pensei em colocar dois sumps;

Outro problema é a altura do meu móvel, tenho apenas 60cm de altura para poder trabalhar no interior do mesmo.

[fade][align=center]SETUP[/align][/fade]

Tamanho: 150 x 50 x 50
Volume Real, com sump: 350 L

Equipamentos:

Skimmer berlin X2 Turbo - Red Sea

[fade][align=center]Sump:[/align][/fade]
Dimensões: 45x40x30 (C x L x A)

Descida:
Será feita por uma bota (acho que é assim que se chama), tem duas descidadas de 1", contudo uso apenas uma, pois desativei um dos sumps.)
Utilizo Shark Bag na descida.

Requalque:
1x Resun SP-3800L (2000 L/h)
2x Gira-gira (para colocar no retorno da agua)

Obs.: na outra descida pretendo ligar ao chiller e colocar o segundo gira-gira "ligado nele"

[fade][align=center]Circulação[/align][/fade]

1x wave maker (não é o controlado de fluxo) (até 2.200 L) Boyu WM-1 (me arrependi de ter comprado, pois saiu quase o preço da Koralia.
2x Koralia Evo 4 5.000L/h

[fade]Iluminação:[/fade]
2x HQI 150 W Marine Color 20.000 K
2x T8 de 40 W (já estava instalada na calha, e não valia a pena trocar para T5) uma branca e uma actinia

[align=left][fade]Substrato:[/fade][/align]
54 kg Crushed Coral (camada mais fina +-1.5 cm)
+
36 Kg de Aragonite #1 (tenho 2 sacos de 9 Kg ainda)

[fade][fade]Temperatura:[/fade][/fade]
Chiller (pretendo comprar um Teco Tr-15, quando sobrar um pouco mais de diheiro ^^)
1x Termostato 250W Só por segurança
13x Coolers (já tem 4 instalados na calha, se esquentar muito com a iluminação eu pretendo colocar mais 4 na calha, e mais uns 8 na lamina d'água do aquário.

Peixes & Invertebrados:
Algumas anêmonas ACEITO OPINIÕES!!

*bubble tips
*long tentacle comum ^^

2x Ocelaris "tradicionais"
2x Ocelares Black
Como o aquario é relativametne grande espero não ter mais problemas, o que acham?
1x Yellow Tang
1x Hepatus (Tang) ou 1x Powder Blue (Tang)
1x Desjardini (Tang)

Pretendo colocar vários Gobys e Blennios, quais aconselham, para que não tenha brigas? (preferência por casais)
Certeza:
watchman goby;
e engineer goby
Vi umas fotos em que o engineer se apresenta preto e achei bem feio, é sempre assim ou ele predomina na cor azul?

Alguns CAMARÕES TAMBÉM
depois posto uma lista.

Corais:
Depois coloco uma lista, mas de antemão pretendo manter apenas corais moles.

Extra:

Sal utilizado para encher o aquário: Sal da Sera
Sal comprado para as trocas: Red Sea Coral PRO
Reposição de água, água de um deionizador DIY (4 estágios), com 1º filtro de 3 micra (mecânica) 2º filtro carvão ativado e 3º e 4º filtro resina mista purolite premium.
Para Reposição comprei um JBJ ATO (Auto Top Off) – Sensor de Nível
Coloco uma eclusa em série??
Imagem
[/img]

Para auxiliar na limpeza:
Imagem

Para auxiliar na manutenção, para trabalhar no interior do sump:
Imagem

Agora a melhor parte, alguma fotos:

Deionizador (DIY):
Imagem

Sump:
Ativo:
Imagem
Desativado
Imagem

Principal:
Layout (vista frontal)
Imagem

Obs.: está sem a HQI da direita, por isso está mais escuro.

TODAS AS PEDRAS ESTíO PRESA ENTRE SI COM DUREPOXI.

Cumps.

dogeiro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: dogeiro
Data de Nascimento: 08 Set 1978
País: brasil

Re: 1,5m Reef - c/ fotos

#2 Mensagem por dogeiro »

vejo que gastou bem com certas coisas, em particular o principal é um medidor de temperatura confiavel que pelo que vejo na sua foto vc nao tem.......compra um full gauge e coloca o sensor na metade da agua, pois na foto esta quase em contato com o cascalho.

cooler's no geral faz muito ruido, opte por um chiller da gelaqua que é quase a metade do valor de um teco e é nacional que alem de tudo é excelente quando for preciso de reparos.

grande abraço...tbm estou montando um assim...da uma olhada no link ai abaixo

viewtopic.php?f=25&t=8395

Diogo Albuquerque

#3 Mensagem por Diogo Albuquerque »

dogeiro,
obrigado pela resposta.

Pretendo comprar algum "sistema de automação" ou da DigitalAquatics ou Neptune, creio que é um investimento válido, pois terá um probe de temperatura, um de pH, um de salinidade e um de ORP, sendo assim poderei colocar para caso passe de determinada temperatura o calha seja desligada e todos os outro procedimento sejam tomados.

Quanto ao chiller pensei em comprar um Gelaqua de 3/4 hp, contudo ouvi relatos de que dão muitos problemas então estou juntando dinheiro para tentar comprar um TECO TR-15, quanto a manutenção creio que ambas as assistências são em São Paulo, e em termos de consumo e do barulho o TECO leva vantagem.

Abs.

Diogo.

Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Brancalion
País: BR
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

#4 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Cara, só nao esquece de colocar perlon nas pontas de cada cano do seu DI

Do resto ta bacana.

Parabens

Diogo Albuquerque

#5 Mensagem por Diogo Albuquerque »

é coloquei perlon na ponta de todos os canos, no começo eu tinha colocado muito e limitou para cerca de 15 litros a cada 4 horas, então eu tirei um pouco do que tinha colocado e aumentou o fluxo para 20 litros a cada 4 horas.

pra encher demorei quase 3 dias =/

Robson Bonini
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Bonine
Data de Nascimento: 16 Set 1987
País: Brasil

#6 Mensagem por Robson Bonini »

Ola Amigo estou querendo montar um aqua marinho tambem,150x60x50 mas ainda estou pesquisando sobre equipamento,qual melhor pro meu sistema....
Um rapaz me indicou um skimmer desse seu red sea berlim x2 turbo,como anda o funcionamento dele no seu aqua,vc esta contente com ele?

Diogo Albuquerque

#7 Mensagem por Diogo Albuquerque »

brancalion,
Obrigado

Robson Bonini,
Respondido por MP.
Editado pela última vez por Diogo Albuquerque em 02 Mai 2011, 22:33, em um total de 1 vez.

Diogo Albuquerque

#8 Mensagem por Diogo Albuquerque »

quais corais e peixes vocês me aconselham a colocar??

Uns que já são figuras certas:

1x YT
1x Desjardini
1x Casal do Yelow watchmen

Gostaria de mais outro Tang, pensei no Naso, mas é muito caro.

Cumps.

.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”