🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Meu Aquário Marinho - 250 L

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Renato Carletti
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: renatocarletti
Data de Nascimento: 18 Mai 1983
País: Brasil

Meu Aquário Marinho - 250 L

#1 Mensagem por Renato Carletti »

E ai pessoal.
Sou novo nesse fórum, esta é a minha primeira postagem, porém já estou no aquarismo há uns 6 anos.
Atualmente eu trabalho em uma loja e sou responsável por cuidar dos aquários marinhos e das baterias de peixes e corais.
Eu aprendi muito sobre aquários marinhos, e consegui comprar muita coisa usada, outras eu ganhei, assim consegui fazer meu aquário.
O aquário em si é novo, o resto eu reaproveitei, pois, como toda pessoa consiente, eu reciclo (pra não dizer que sou mão de vaca pra comprar tudo novo).
Como eu vou deixar pelo menos uns 2 meses ciclando, ainda não comprei bombas de circulação (estou usando uma Boyu de 1700 l/h que tinha sobrando aqui), iluminação, reator de cálcio, etc.
Vou deixar ciclando só com o básico.
Conforme eu for adicionando coisas, eu vou atualizando o tópico.
Então vamos lá:

Aquário: 100x50x50 - 250L
Sump: 75x40x40
Skimmer: Red Sea Berlin Classic, para aquários de 100 a 1000 L
Recalque: Rio 14HF de 2500 l/h em uma altura de 1,20m
Reposição: 60x40x30
Deionizador: Springway dois copos, um de carvão e outro de resina, posteriormente vou adicionar uma menbrana de RO
Substrato: 50kg de Ocean Direct
Rochas: 25kg de Rochas mortas

02/04/2011
Aqui está o aquário com as rochas, estava montando o layout das rochas, pois queria evitar o popular "muro" de rochas.
Imagem

Layout de outro ângulo
Imagem

Canto esquerdo
Imagem

Canto direito
Imagem

Meio
Imagem

Uma geral da bagunça que fiz no meu quarto
Imagem

Sistema de retorno com duas saidas, com rosca para Lock Line
Imagem

Aquário com iluminação provisória
Imagem

Móvel sem as portas, tive que dar uma mão de tinta óleo para evitar o ataque da maresia, aproveitei e usei a mesma tinta que ia pintar o fundo do aquário de azul.
Imagem

Tampa do móvel, que eu ganhei, ainda está sem nada de iluminação, e vai ser pintada de preto.
Aqui as saidas do retorno com os Lock Lines no lugar.
Imagem

Sump, que eu desmontei e recolei com as divisões nas posições corretas
Imagem

Skimmer Red Sea Berlin
Imagem

Refúgio do sump
Imagem

Bomba de recalque Rio 14HF
Imagem

Deionizador fazendo água para encher o aquário
Imagem

16/04/2011
No fim, comprei mais rochas e mudei um pouco o layout.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Skimmer regulado, com o corpo branco de microbolhas.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Refugio com um pouco de Miracle Mud.
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O Refratometro que comprei, é muito melhor do que densimetros.
Imagem

Por enquanto é isso
Abraço
Editado pela última vez por Renato Carletti em 17 Abr 2011, 19:49, em um total de 1 vez.

Roberto Brancalion Jr
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Brancalion
País: BR
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 33 vezes

Re: Meu Aquário Marinho

#2 Mensagem por Roberto Brancalion Jr »

Parabéns Renato.

Vai ficar bacana seu aqua.

Só uma coisa, este móvel vai aguentar o peso? Sei lá fiquei com receio.

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Meu Aquário Marinho

#3 Mensagem por Marcus l lage »

Ola Renato. antes de mas nada bem vindo ao mundo do reef no fórum Brasil reef..... icon_joia

Mas estou com icon_4 Por vc não ter encontrado uma luminaria do tamanho do seu reef que esta show de bola icon_iCo01 valeu

Eu achei isto uma icon_diablo com vc que tem bom gosto pelo aquario que esta montando isto é chato em mano rssss

pretende compra outra mas tarde ou vai ficar com esta mesmo vc me desculpe por mi meter com a sua montagem valeu porque foi o que mas deu para notar na suas slr slr slr slr rsss :P

Um Abç :P

E me desculpe por se meter icon_bag

Renato Carletti

Re: Meu Aquário Marinho - 250 L

#4 Mensagem por Renato Carletti »

Brancalion:
Cara, valeu, tentei fazer o melhor que pude, com o que tinha...
Esse movel aguenta sim, eu reforcei ele, sem falar que ja está há uns 4 anos com aquarios em cima.
Eu tambem fiquei com medo, mas depois que eu enchi o aquario de agua, tentei balançar ele pra ver se ele "sambava", mas não mexe um milimetro.... ta realmente travado.... sem falar que ele não é de MDF nem de Compensado, é madeira de verdade...

Abraço

Marcus Lage:
E ai cara, obrgado pela recepção, é bom estar aqui!
Essa luminária ai, é do meu outro aquário, o plantado, que está desativado, ela é pra lampadas de 1,20m, mas não vou usa-la. É que na época que eu montei o plantado, não existia T5, então tive que por uma luminária de teto, com 4 lampadas de 40w, de 1,20m.
Eu tenho uma tampa de móvel de madeira, que eu ganhei de um amigo, (aparece na 10ª foto, de cima pra baixo) que veio com 3 HQIs de 150... e é essa que vou usar. Porém, como não tenho previsão de chiller, vou montar com 6 T5 de 39w, senão vai esquentar demais e, até por que eu acho muito exageiro 450w de HQI em um aquario de 250 litros.
Mas, mais pra frente, talvez eu ligue apenas uma HQI e o resto com T5.
Como ainda está ciclando, eu só vou pensar nisso lá pra julho...
Eu só coloquei essa luminária grande, pra poder ver o "bixo" funcionando, hehehe.
Sabe como é, ja é dificil esperar a ciclagem, pelo menos eu posso ver o ele iluminado, pra ir matando a ansiedade....
Abraço.

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#5 Mensagem por Marcus l lage »

Ouvindo o que vc disse.Eu tenho outra dica!!!!!! toma muito cuidado HQI em tampa de madeira rsss.... valeu. Porque já vi nus dos fóruns da net que o reef do cara pegou fogo na tampa e quase na casa dele toda valeu muito cuidado meu amigo :P

Um Abç icon_joia

Allan Spada
Apelido: allanspada
Data de Nascimento: 26 Jan 1990
País: brasil

#6 Mensagem por Allan Spada »

icon_joia parabéns!! icon_joia

promete ser mais um dos grandes do RB.. plus_icon
Imagem

Ricardo Benfatti
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Ricardo
País: Brasil5

#7 Mensagem por Ricardo Benfatti »

Muito bonito seu aqua!!! fundo azul fica bem natural....
Leia sobre Medjugorje http://www.queridosfilhos.com.br

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Isaac
Curtiu: 2 vezes

#8 Mensagem por Isaac Poderoso »

Ja ta ficando show heim!!!!!! icon_yahoo

Renato Carletti

#9 Mensagem por Renato Carletti »

Olá pessoal
Quarta feira eu trouxe da loja, uma rocha viva verdadeira (ou seja, tem vida nela) que foi retirada de um aquário de 3 anos de idade, 10 Paguros e 1 Astréia.
Sei que o aquário é novo e tudo mais, mas eu coloquei esses animais, para que começassem logo os processos biológicos, como produção de amônia, as bactérias que carregam, e tambem a vida que tem grudada na concha da Astreia.
Fora isso tem a rocha viva, que ja pode processar o ciclo do nitrogenio.
Imagem

Marcus:
Obrigado pelo aviso, mas eu sei como HQI pode ser quente, por isso que a minha tampa tem 25cm de altura, e uma abertura para dois coolers de 12x12cm, pra fazer a exaustão do calor.
Imagem

Imagem
Abraço

Allan, Ricardo e Isaac:
Obrigado, estou feliz que tenham gostado.
Acompanhem, logo logo vai estar cheio de vida.
Abraço

aparecido ramos
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: cido

#10 Mensagem por aparecido ramos »

ola amigo tudo bem parabens pelo seu aqua muito bonito,uma pergunta este skimmer da red sea que voce uza
oque voce esta achando dele e muito bom ou e mais ou menos porque eu tenho um boyu modificado mais nao me da confiança
dai eu estava vendo este da red sea mais nao vejo ninguen falando dele dai queria saber sua opiniao sobre ele
meu aqua tem 390l

Renato Carletti

#11 Mensagem por Renato Carletti »

Olá Aparecido
Pra falar a verdade, eu estou gostando muito deste skimmer, meu aquário tem hoje, sexta feira, 22 de abril, exatamente 1 semana de montagem, e ainda estou dando o ajuste fino nele, mas até agora eu ja tirei uns 10 copos de sujeira, e olha que até quarta feira, não tinha nenhum ser vivo... agora tem 10 paguros e uma astréia.
Esse skimmer é meio chato de regular, mas a qualidade não se discute.
Um amigo meu usa Boyu e recentemente ele perdeu todos os peixes, por que o skimmer dele começou transbordar e tirou muita agua do aquario.
O dele está todo sujo por dentro e não consegue limpar, por que não tem como.
Esse da Red Sea, é todo desmontável, da pra limpar tudinho, o que é importante pro funcionamento do skimmer.
Quer um conselho de amigo?
Fuja de tudo que for da Boyu.
Eu ja vi muita gente ter problemas com essa marca, problemas sérios, como esse amigo, uma amiga que perdeu tudo no aquário por que quis economizar e comprou um aquecedor da boyu que fritou os corais e peixes dela...
Eu mesmo, estou usando uma bomba da Boyu que eu tinha aqui sobrando, como circulação provisória. Mas ja ja vou tirar ela, por que ela esquenta muito a agua.
Red Sea eu recomendo, mas agora entrou no mercado os skimmers Bubble Magnus, que sao show de bola tambem.
Abraço

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#12 Mensagem por Isaac Poderoso »

Renato,

Posta ai o que pretende ter nesse aquario, corais peixes etc, notei que nao deixou uma prainha pra um BALI.

Renato Carletti

#13 Mensagem por Renato Carletti »

Olá Isaac
Ainda não tenho nada definido, mas esse aquário vai ser mais focado em SPS, tipo acroporas, montiporas, seriatoporas, stilophoras, pocilophoras, pseumocoras, porites...
Mas nada me impede de por uns LPS e Soft... Sei que vou por alguma coisa de zoanthus, star polips, alguns mushroms, e de LPS com certeza alguns cerebros.
Bali eu acho bonito, talvez eu ponha, mas eu estou querendo mesmo algumas Scolimias...
De peixes, eu tenho certeza que terei um Acanthurus Japonicus (powder brown) e mais nenhum tang, varios gobies, talvez Anthias, um wrasse... Não vou por palhaços...
Invertebrados, eu vou por alguns tipos de paguros diferentes, pepinos, estrelas, ofiurus, camarão bailarino, anemona mini-carpet, poliquetas, camarão de gorgônia....
Mas não tenho certeza de nada ainda, primeiro estou esperando o aquario ciclar e tentando não pensar muito pra aliviar a ansiedade, hehhe.
Abraço

Isaac Poderoso
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#14 Mensagem por Isaac Poderoso »

boa estrategia...kkkkkk

Renato Carletti

#15 Mensagem por Renato Carletti »

Depois de quase 3 meses, eu ainda não coloquei nenhum peixe no aquário, estou esperando o aquário ciclar mais um pouco, por isso não coloquei mais fotos.
Porém, ja coloquei iluminação HQI, sensor de nível e caixa de reposição.
Segue as fotos de como está hoje:

Imagem

Imagem

Lampadas HQI, Duas de 150W
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Sensor de nível
Imagem

Bóia do sensor
Imagem

Caixa de reposição, com a outra bóia do sensor
Imagem

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972

#16 Mensagem por Renato Brandão »

Como sou novo em aquarismo marinho e ainda pretendo montar o meu, gostaria que você me tirasse uma dúvida. A água da caixa de reposição é enviada para o sump ou para o aquário principal? Segunda, os sensores você os colocou aonde? Podem parecer perguntas banais, mas para um iniciante tudo acaba sendo importante. Gostei da evolução do aquário.

Att, Renato

Renato Carletti

#17 Mensagem por Renato Carletti »

Olá Renato

A agua da caixa de reposição, como qualquer coisa que for adicionar ao aquário (claro que comida não se encaixa nisso) deve ser sempre no sump. O objetivo é que a agua doce, o remédio, o suplemento, seja o que for, seja diluido no sump e chegue ao aquario de forma progresssiva. No caso da agua doce, se ela for colocada diretamente no aquario a densidade vai abaixar muito bruscamente em alguns pontos, o que pode machucar ou matar corais e outros invertebrados.
Esse sensor de nivel que eu comprei tem dois sensores. Um fica dentro do sump e é ativado quando o nivel abaixa, ai ele aciona a bomba da caixa de reposição e desliga quando o nivel estiver certo. O outro sensor serve para desligar a bomba de reposição quando a caixa de reposição estiver vazia evitando a queima da bomba e ainda envia um sinal sonoro avisando que a caixa de reposição está com nivel baixo demais.
Fique a vontade para perguntar. Aqui tem um artigo que pode te ajudar com algumas duvidas basicas.
Abraço

Eiji Yoshimura
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Eiji
Recebeu Curtir: 1 vez

#18 Mensagem por Eiji Yoshimura »

Renato, bacana a montagem hein! gostei da disposição das RVs.... quero ver ele cheio de corais!! ehhehe...

vou ficar acompanhando a evolução dele....
[font=cursive]O bom filho à casa torna!![/font]

Renato Brandão
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Renato DF
Data de Nascimento: 05 Dez 1972

#19 Mensagem por Renato Brandão »

Renato Carletti escreveu:Olá Renato

A agua da caixa de reposição, como qualquer coisa que for adicionar ao aquário (claro que comida não se encaixa nisso) deve ser sempre no sump. O objetivo é que a agua doce, o remédio, o suplemento, seja o que for, seja diluido no sump e chegue ao aquario de forma progresssiva. No caso da agua doce, se ela for colocada diretamente no aquario a densidade vai abaixar muito bruscamente em alguns pontos, o que pode machucar ou matar corais e outros invertebrados.
Esse sensor de nivel que eu comprei tem dois sensores. Um fica dentro do sump e é ativado quando o nivel abaixa, ai ele aciona a bomba da caixa de reposição e desliga quando o nivel estiver certo. O outro sensor serve para desligar a bomba de reposição quando a caixa de reposição estiver vazia evitando a queima da bomba e ainda envia um sinal sonoro avisando que a caixa de reposição está com nivel baixo demais.
Fique a vontade para perguntar. Aqui tem um artigo que pode te ajudar com algumas duvidas basicas.
Abraço

Renato muito obrigado pela atenção, as informações vão me ajudar bastante, qualquer dúvida entro em contato contigo.

Att, Renato Brandão

Thulyo
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Thulyn
Data de Nascimento: 18 Out 1994

#20 Mensagem por Thulyo »

ta ficando legal ..
continue postando novidades ..
abraços
Aquarismo Marinho,mais que um hobby, uma eterna paixão.

contato: thulyoterencio@hot...

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”