Tenho aquas doce há 3 anos. Um plantado de 40L e um comunitário de Predadores de 300L. Eis que começo com um Marinho agora hehehe.
Segue o setup.
62 litros
Comprimento: 50cm, esqueci de medir o resto.
Aragonita,
Rocha Viva,
1 Mini Canister Boyu EF 05
+ C. Ativado
+ Removerdores de fosfato, nitrito, nitrato e ammonia
+ lã
+ purigen
+ Cerâmica já ciclada, peguei com um amigo
1 Filtro UV - 9W,
1 Rio Nanno Skimmer,
Cooler Ista Cross Flow Cooling Fan (Plus) (nome de produto do Polishop hein),
1 Termostato 9W Boyu
1 Refratometro Soma
Kit de testes de Ammonia, Nitr. Nitrat., Fosfato e Iodo.
Luminária Boyu 50cm, 24W branca e azul
100% da água veio ciclada do áqua de um amigo meu, zerada de parâmetros tb. Só misturei um pouco para acertar a salinidade em 1025. Diria que tem uns 25% de água deionizada nova a 1025, onde fui adicionando em doses pequenas o estability.
Parte das cerâmicas tb são cicladas já.
Mesmo assim, deixei o aqua rodando 9 dias sem luz e com o Uv desligado.
Ahhh, eu coloquei um mini filtro interno como "bomba de circulação", somando com a saída do canister + a saída do skimmer to vendo que ta circulando bem. Seria suficiente?
Temperatura média/estável em 26º
Ai coloquei:
1 Zoanthus pequeno
1 Xenia
1 Mushroom pequeno (esse eu acho que machuquei ele no transporte, mas ainda ta muuuuito pequeno)
3 Paguros
3 Turbsnails
1 Caranguejo Aranha de Gorgonia que já veio com corais fixados nele (lonnnnga aclimatação)
1 Camarão Stenopus que vou pegar sábado
Além disso, já comprei ração e suplemento de iodo e tal para corais. Depois passo os modelos.
No mais, não tenho grandes ambições com esse aqua, de fauna, 2 Palhaços e um Loreto. De resto quero é aprender mesmo, só com faunas mais resistentes para, futuramente, passar para um aqua maior e mais pro.
Eis as fotos. Estão ruins, pois tirei do meu Iphone 3g, depois posto melhores.

* Da pra ver aqui? Parece que a Xenia ta se movendo :)

Já postando umas dúvidas aqui, se puderem contribuir:
Eu to com Mushrom, Xenia e Zoanthus.
Minha idéia com o aquário seria de ter os corais próximos uns dos outros, sem brigas, hehehe. Mas estou tendo dificuldades em pesquisar "corais que não queimam uns aos outros", podem me orientar.
Dentro dos limites do meu aquário, sei que posso reduzir ou modificar isso, eu gostaria:
Uma variação legal de cores vivas, bem vivas;
Uma anemona (pelo que to lendo, acho qiue não da né?) para os Palhaços;
E um ou dois cavalos Marinhos (Quanto a parte da alimentação deles, até que to calejado, principalmente com artêmias), porém, mesmo garantido a alimentação, com muita paciencia, a expectativa de vida deles é tão baixa assim?
Além deles, manter o Stenopus e o Aranha de Gorgonia.
Como iniciante aceito opiniões e sugestões.
Valeu gente.