Depois de perder 6 discos que habitavam este display de 360 litros, montei-o para ser um belo REEF, sua verdadeira vocação.
Como não tinha experiência alguma com SPSs, pesquisei muito para montar o sistema, que agora tem 8 meses. O setup completo é o seguinte:
Display: 120x60x50
Sump DIY: 80x40x40
Iluminação DIY: 216w LED (36x3w brancos + 36x3w azuis)
Skimmer: Octopus OCTX 200 (tenho um boyu DT 1516 que será usado quando necessário)
Reator de zeólitos DIY c/ better 500l/h (3hrs ligado, 3 hrs desligado)
Chiller Radical 1/3hp
Retorno: Atman PH2500 (PVC ¾“)
Caixa de reposição DIY: 20 litros com bóia
Bomba dosadora: Marine Magic (Ca – Ka – Mg)
Circulação: Resun WaveMaker 15000A (2000~15000 litros/hora) + Sunsun 201 6000l/h
Substrato: Pleno + 4cm halimeda (+- 20kg) + 7 cm Live Aragonita (9kg #4 + 36kg #1 + 9kg Samoa Pink)
Rochas Vivas: +- 50kg
Overflow: PVC 2” caindo em PVC 200mm com carvão e perlon
A intenção nesse projeto é que predomine os corais SPSs. De coral balançando só o que veio do aquário antigo e pouca coisa que comprei porque o preço era tentador. rsrs
Casa de máquinas:
Compartimento 1: perlon / carvão e termostato
Compartimento 2: reator de zeólitos / skimmer / chiller
Compartimento 3: recalque / dosadora / bóia de reposição
Luminária DIY Led:
Peixes:
2 Black Ocellaris
2 Ocellaris
1 Grama Loretto
1 donzela Chrysurus
1 Green Chromis
SPS:
1. Acropora Secalle
2. Acropora Echinata Blue
3. Acropora Yongei
4. Acropora Digitata Green
5. Acropora Millepora Eletric Green
6. Stylophora Pink
7. Hystrics Green
8. Acropora Capricornio Green
9. Acropora Millepora Superman
10. Acropora Purple Invader
11. Acropora Coralineana Banana
12. acropora tortuosa turquoise
13. acropora prostata azul
14. montipora capricornis lemon
15. Acropora “Marrom ficando verde” com pontas azuladas (se souberem o nome, agradeço)
Corais moles:
1. Leather Hand Devil Green
2. Leather Umbrella
3. Mush (tem uns espalhados pelo aquário)
4. Zoanthus
5. Passiflora
6. Passiflora ponta roxa (resolveu se instalar virada pro fundo)
Hoje está mais escura pelas zooxanthelas.
Boa parte do substrato e 100% das RVs vieram de aquários maturados, mesmo assim deixei o sistema ciclando por 30 dias só com iluminação ambiente (só tinha os mush e zoa`s, que suportaram), mais 40 dias com apenas uma hqi 150w e nesses 40 dias inclui os Leather, a acropora “marrom”, que me foi doada, e no final o gramma e os ocellaris pretos. Depois disso os Leds e os demais corais, anêmonas e peixes.
Visão lateral:
Utilizo o método Zeólitos + Vodka (agradecimentos especiais ao JÚLIO MONTEIRO)
Atualmente doso o seguinte:
Vodka: 2,4ml/dia (1,2ml de manhã, 1,2ml de tarde)
Zeolith Pond: troco 800g/mês (200g ficam no reator pra ativar a biologia)
Biodigest: 1ampola/15 dias
Aminoácido: Aquavittro FUEL – Seachem (10ml a cada 2 dias) e Coral Amino – Brightwell (2ml a cada 2 dias)
A reação dos corais é evidente com esse método. As cores ficam mais vivas e o contraste entre as diferentes cores no mesmo coral mais nítido. Na acropora que eu não sei o nome nota-se o que digo, quando chegou era um coral marrom e com o tempo está retomando sua cor. O mesmo com os Zoanthus, que sempre foram marrons e agora estão ficando com os raios e “tentáculos” verdes e centro branco.
Como meu tempo é muito curto e eu pretendo desfrutar mais da beleza do aquário que tratar dele, passei a utilizar o sistema bailling do Denilson Braatz com uma bomba dosadora Ching-Ling que importei (até agora o funcionamento tá perfeito). O sistema dispensa comentários, primeiro pelo custo benefício, segundo pela qualidade surpreendente da água e crescimento dos corais.
Faço TPA semanal de 35 litros. Reposição com água DI.
Acredito que a associação do Bailling + Zeólitos funcionou perfeitamente e os corais estão com a saúde perfeita.
As rochas foram dispostas de forma a permitir muitos corais. Pretendo colocar SPS até não sobrar vão entre eles (claro, contando com o crescimento). Acho que mais uns 5.
Pretendo recompor o cardume de 4 Green Chromis e colocar 1 Hepatus. Depois, se o sistema permitir, um mandarim e só.
Há, claro, algumas Tridacnas quando o tempo ($$$) permitir.
Espero comentários, sugestões, críticas, elogios... só não vale xingar a mãe pelo tópico tão longo e péssima qualidade das fotos. Rsrs
Abraços