Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Reef Ricardo - 315L
- Ricardo Castillo
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Ricardo Castillo
- Data de Nascimento: 17 Ago 1981
- País: Brasil
Reef Ricardo - 315L
Pessoal,
Estou muito feliz por estar iniciando a montagem do meu segundo reef agora com 315L após estar parado a alguns anos. Meu primeiro aquário marinho tinha 70 litros com poucas espécies e tive que desmontar quando me mudei.
Após um tempo de estudos para voltar o hobby, inicie a escolha dos equipamentos para o novo reef.
Gostaria de compartilhar meu startup com todos, adquiri os principais equipamentos em sites americanos e vou buscar no final desse mês.
No inicio de Março vou começar as postar as fotos dos equipamentos e montagem.
Startup:
1 - Aquario 90x70x50 (315L) + Sump + Caixa de Reposição
1 - Luminária de LED Maxspect G2 160W
1 - Skimmer RE-180 Mini Bubble King 180
1 - Filtro UV - AQUAUV-25WT-WP Aqua UV 25 watt Sterilizer - 3/4 com wiper
2 - Bombas de recalque - MAG500 Danner Mag-Drive Supreme 5 - 500 GPH Water Pump
1 - Bomba de circulação interna - VorTech MP40w ES Propeller Pump
1 - Termostato EJ-19300 Eheim-JAGER TS Heater - 300 watt
1 - Alimentador automático EH-AEH3582000 EHEIM TWIN AUTO FEEDER (em caso de viagens)
3 - Sacos de Ocean Direct 18Kg
1 - Sensor de nivel Zanclus (Caixa de Reposiçao)
1 - Bomba sarlo 250 (Caixa de Reposiçao)
40Kg de rochas Sansibar (aumentarei depois se necessário)
350L de Agua Salgada
Estou pensando em adquirir a bateria de backup para a VorTech MP40w, porém estou em dúvida devido ao volume e peso (+ou- 10Kg) para trazer na viagem.
Espero estar com mais novidades e fotos do projeto no inicio Março.
Sugestões são sempre bem vindas.
Abraços,
Ricardo Castillo
Estou muito feliz por estar iniciando a montagem do meu segundo reef agora com 315L após estar parado a alguns anos. Meu primeiro aquário marinho tinha 70 litros com poucas espécies e tive que desmontar quando me mudei.
Após um tempo de estudos para voltar o hobby, inicie a escolha dos equipamentos para o novo reef.
Gostaria de compartilhar meu startup com todos, adquiri os principais equipamentos em sites americanos e vou buscar no final desse mês.
No inicio de Março vou começar as postar as fotos dos equipamentos e montagem.
Startup:
1 - Aquario 90x70x50 (315L) + Sump + Caixa de Reposição
1 - Luminária de LED Maxspect G2 160W
1 - Skimmer RE-180 Mini Bubble King 180
1 - Alimentador automático EH-AEH3582000 EHEIM TWIN AUTO FEEDER (em caso de viagens)
3 - Sacos de Ocean Direct 18Kg
1 - Sensor de nivel Zanclus (Caixa de Reposiçao)
1 - Bomba sarlo 250 (Caixa de Reposiçao)
40Kg de rochas Sansibar (aumentarei depois se necessário)
350L de Agua Salgada
Estou pensando em adquirir a bateria de backup para a VorTech MP40w, porém estou em dúvida devido ao volume e peso (+ou- 10Kg) para trazer na viagem.
Espero estar com mais novidades e fotos do projeto no inicio Março.
Sugestões são sempre bem vindas.
Abraços,
Ricardo Castillo
- Marcus l lage
- Lipogramma klayi
- Apelido: luiz
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Re: Reef Ricardo - 315L
Ola Ricardo Boa Sorte com seu reef novo valeu tamos aqui para tidar boas dicas valeu.
.
Um Abçs

Um Abçs

-
- Cirrhilabrus filamentosus
- Apelido: Felipe Esteves
- Ricardo Castillo
Marcus,
Obrigado pelo apoio e com certeza precisarei de bastante ajuda de vcs nessa nova empreitada..rsrsrs
Felipe,
No Inicio de Março espero estar com tudo montado e quero postar as fotos de todo o processo. Estou muito ansioso para começar esse reef, pois a bastante tempo queria retornar ao hobby
Acho importante contar com o apoio dos aquaristas mais experientes e compartilhar com todos a montagem desse novo reef..
Abraços
Ricardo..
Obrigado pelo apoio e com certeza precisarei de bastante ajuda de vcs nessa nova empreitada..rsrsrs

Felipe,
No Inicio de Março espero estar com tudo montado e quero postar as fotos de todo o processo. Estou muito ansioso para começar esse reef, pois a bastante tempo queria retornar ao hobby

Acho importante contar com o apoio dos aquaristas mais experientes e compartilhar com todos a montagem desse novo reef..
Abraços
Ricardo..
- Marcus l lage
- Lipogramma klayi
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 12 vezes
Ola Ricardo poxa coloca umasss fotinhasss
só umassss
com nossss...........
poxa........Ate Março
Um Abçs

Um Abçs

- Ricardo Castillo
Marcus,
Segue algumas fotos dos equipamentos que chegaram lá essa semana.. Não vejo a hora de ir buscar no final do mês....
Adicionei a lista inicial a bateria de backup da Vortech MP40W. Acho que foi uma boa escolha para não depender apenas de um nobreak...
1 - Bubble King 180 Mini

1 - Luminaria Led Maxspec G2 160W

Novo item: VorTech Battery Backup para a Vortech MP40W
O site da ecotech informa que a bateria mantem a bomba de circulação interna MP40W ligada em até 36 horas. Agora é só esperar chegar para conferir..

O projeto está bem encaminhado acredito que na primeira semana de Março inicio a montagem do reef.
Abraços
Segue algumas fotos dos equipamentos que chegaram lá essa semana.. Não vejo a hora de ir buscar no final do mês....

Adicionei a lista inicial a bateria de backup da Vortech MP40W. Acho que foi uma boa escolha para não depender apenas de um nobreak...
1 - Bubble King 180 Mini

1 - Luminaria Led Maxspec G2 160W

Novo item: VorTech Battery Backup para a Vortech MP40W
O site da ecotech informa que a bateria mantem a bomba de circulação interna MP40W ligada em até 36 horas. Agora é só esperar chegar para conferir..

O projeto está bem encaminhado acredito que na primeira semana de Março inicio a montagem do reef.
Abraços
-
- Acanthurus achilles
- Apelido: Arthur
- Curtiu: 14 vezes
- Recebeu Curtir: 20 vezes
UOWWWW, o cara chega matando todo mundo, BBK, Vortech...um equipamento mais fino que o outro que que isso, assim vc me deixa deprimido..
-
-
- Holacanthus clarionensis
- Apelido: Isaac
- Curtiu: 2 vezes
- André Fonseca
- Moderador Global
- Apelido: DRECA
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 141 vezes
- Contato:
Fala Ricardo,
Parabéns pelos equipamentos, tudo de primeira!!!
Vc já começou bem!!!
Sobre a montagem em si, se vc me permite uma dica...
Parece que vc vai colocar duas bombas no retorno, certo?!
Se for isso mesmo, talvez vc nem precise da bomba interna de circulação. Isso pq seu aqua tem 90 cms de comprimento e as MAG 500 tem aproximadamente 1890 l/h. Vai ser mais que suficiente!!!
Abraços e boa sorte aí na sua montagem, sem esquecer de mandar umas fotos pra gente...
HE HE
Parabéns pelos equipamentos, tudo de primeira!!!
Vc já começou bem!!!

Sobre a montagem em si, se vc me permite uma dica...
Parece que vc vai colocar duas bombas no retorno, certo?!
Se for isso mesmo, talvez vc nem precise da bomba interna de circulação. Isso pq seu aqua tem 90 cms de comprimento e as MAG 500 tem aproximadamente 1890 l/h. Vai ser mais que suficiente!!!
Abraços e boa sorte aí na sua montagem, sem esquecer de mandar umas fotos pra gente...
HE HE
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]
-
- Acanthurus achilles
Agora o cara ja comprou as Vortech né Dreca...kkkk ele num vai devolver não kkk...
-
- Ricardo Castillo
André.
Muito obrigado pela dica na montagem.
Confesso que estava bastante perdido no inicio e me basei numa métrica de 10X volume em litros por hora e acabei utilizando 2 bombas de retorno apenas por segurança. A Vortech adquiri junto com a bateria de backup pois onde eu moro acaba a energia com uma certa frequência e fiquei preocupado com o tempo sem oxigenação... Se ficar muito forte talvez desligue uma das bombas de retorno na montagem...
Me indicaram um chiller gelaqua 3/4Hp para o meu aquario de 350L (com sump), seria esse mesmo o modelo? Vi que algumas pessoas utilizam mangueiras ou cano PVC.. Vou colocá-lo na sacada do meu apartamento e distância é bem pequena.. menos de 1m.. Pensei em utilizar uma mangueira reforçada 3/4 com um isolante térmico atravessando a parede para a sacada. Procurei em diversos sites e não consegui encontrar o diâmetro da mangueira para esse aparelho. Vcs conhecem ? Outra coisa que também notei é a bomba para o chiller que em alguns sites informam que tem que ser no minimo de 3000L/H. Vcs utilizam dessa forma?
Essa semana também adquiri um reator de cálcio da Tunze... Ele fica dentro do sump e acredito que vai ser interessante por causa do espaço ...

Tunze Comline automatic calcium dispenser 3170.000
For aquariums from 200 to 1,000 l
(52.8 to 264 USgal.) of salt water.
Energy consumption: 8 W.
Voltage / frequency: 230V/50Hz (115V/60Hz).
Cable length: 2 m (78.7 in.).
Immersion depth: approx. 60 to 280 mm (2.3 to 11.0 in.).
Filling volume: 1,200 ml (40.5 fl.oz.).
Delivery: up to 1.9 l/h (0.5 USgal./h).
Dimensions: L 113 x W 113 x H 300 mm (L 4.4 x W 4.4 x H 11.8 in.).
Magnet holder up to a glass thickness of 12 mm (.47 in.)
Na primeira semana de Março espero estar iniciando a montagem com bastante fotos...
Estou muito ansioso para começar..rs
Arthur,
Estou adquirindo os equipamentos nos EUA e o preço ficou bastante atraente. Principalmente quando algumas lojas me ofereciam alguns equipamentos que não conhecia por preços bastante salgados, preferi adquirir equipamentos que todos diziam ser muito bom, sem a certeza que não iria errar..rsrs, mas pelo menos tentando recomeçar bem esse hobby depois de alguns anos parado....
Agradeço a todos pela ajuda nesse novo projeto e sugestões são sempre bem vindas!
Abraços
Muito obrigado pela dica na montagem.
Confesso que estava bastante perdido no inicio e me basei numa métrica de 10X volume em litros por hora e acabei utilizando 2 bombas de retorno apenas por segurança. A Vortech adquiri junto com a bateria de backup pois onde eu moro acaba a energia com uma certa frequência e fiquei preocupado com o tempo sem oxigenação... Se ficar muito forte talvez desligue uma das bombas de retorno na montagem...

Me indicaram um chiller gelaqua 3/4Hp para o meu aquario de 350L (com sump), seria esse mesmo o modelo? Vi que algumas pessoas utilizam mangueiras ou cano PVC.. Vou colocá-lo na sacada do meu apartamento e distância é bem pequena.. menos de 1m.. Pensei em utilizar uma mangueira reforçada 3/4 com um isolante térmico atravessando a parede para a sacada. Procurei em diversos sites e não consegui encontrar o diâmetro da mangueira para esse aparelho. Vcs conhecem ? Outra coisa que também notei é a bomba para o chiller que em alguns sites informam que tem que ser no minimo de 3000L/H. Vcs utilizam dessa forma?
Essa semana também adquiri um reator de cálcio da Tunze... Ele fica dentro do sump e acredito que vai ser interessante por causa do espaço ...

Tunze Comline automatic calcium dispenser 3170.000
For aquariums from 200 to 1,000 l
(52.8 to 264 USgal.) of salt water.
Energy consumption: 8 W.
Voltage / frequency: 230V/50Hz (115V/60Hz).
Cable length: 2 m (78.7 in.).
Immersion depth: approx. 60 to 280 mm (2.3 to 11.0 in.).
Filling volume: 1,200 ml (40.5 fl.oz.).
Delivery: up to 1.9 l/h (0.5 USgal./h).
Dimensions: L 113 x W 113 x H 300 mm (L 4.4 x W 4.4 x H 11.8 in.).
Magnet holder up to a glass thickness of 12 mm (.47 in.)
Na primeira semana de Março espero estar iniciando a montagem com bastante fotos...
Estou muito ansioso para começar..rs
Arthur,
Estou adquirindo os equipamentos nos EUA e o preço ficou bastante atraente. Principalmente quando algumas lojas me ofereciam alguns equipamentos que não conhecia por preços bastante salgados, preferi adquirir equipamentos que todos diziam ser muito bom, sem a certeza que não iria errar..rsrs, mas pelo menos tentando recomeçar bem esse hobby depois de alguns anos parado....
Agradeço a todos pela ajuda nesse novo projeto e sugestões são sempre bem vindas!
Abraços
-
- Acanthurus achilles
Compra no exterior vale muuuito a pena! Qual o endereço da loja que vc comprou?
Enfim como se não bastasse o cara chega de reator de cálcio da TUNZE...Aff
Enfim como se não bastasse o cara chega de reator de cálcio da TUNZE...Aff
-
- Ricardo Castillo
Arthur,
Tentei comprar de algumas lojas (aquacave,...) no meu CC sem sucesso pois meu endereço de cobrança era brasileiro... Encontrei tudo o que precisava no site da www.premiumaquatics.com, já a luminária de led e a o reator da tunze comprei na www.finsreef.com (Brian).. As duas lojas foram bem tranquilas e me atenderam muito bem.. Só não sei como funciona o envio para o Brasil pois pedi para entregar na casa de um amigo que mora lá...
Abraço
Tentei comprar de algumas lojas (aquacave,...) no meu CC sem sucesso pois meu endereço de cobrança era brasileiro... Encontrei tudo o que precisava no site da www.premiumaquatics.com, já a luminária de led e a o reator da tunze comprei na www.finsreef.com (Brian).. As duas lojas foram bem tranquilas e me atenderam muito bem.. Só não sei como funciona o envio para o Brasil pois pedi para entregar na casa de um amigo que mora lá...
Abraço
- André Fonseca
- Moderador Global
- Apelido: DRECA
- Curtiu: 27 vezes
- Recebeu Curtir: 141 vezes
- Contato:
Ricardo,
Se vc tem problemas com falta de energia, não tem nem o que pensar...
É colocar a bomba internas ligada nas baterias mesmo.
Em casa tenho um compressorzinho a pilha para casos de falta de energia. Mas infelzimente só pensei nisso depois de perder 3 peixe num curto que teve na fiação da sala de casa...
Nada se compara a ter um equipamento como esse que vc possuí aí, mas é que sou meio "chato" com bombas internas. Pode ser o aqua mais lindo do mundo, se tiver bombas internas são elas que eu vou observar primeiro, antes de ver os animais e o layout...
Mas no próximo aqua vou mudar isso, colocando um equipamento que o Vavá fabrica e liga em caso de falta de energias.

Se vc tem problemas com falta de energia, não tem nem o que pensar...
É colocar a bomba internas ligada nas baterias mesmo.
Em casa tenho um compressorzinho a pilha para casos de falta de energia. Mas infelzimente só pensei nisso depois de perder 3 peixe num curto que teve na fiação da sala de casa...
Nada se compara a ter um equipamento como esse que vc possuí aí, mas é que sou meio "chato" com bombas internas. Pode ser o aqua mais lindo do mundo, se tiver bombas internas são elas que eu vou observar primeiro, antes de ver os animais e o layout...
Mas no próximo aqua vou mudar isso, colocando um equipamento que o Vavá fabrica e liga em caso de falta de energias.

[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]
- Ricardo Castillo
Para atualizar o tópico....
Já estou com todos os equipamentos prontos para iniciar a montagem...
Essa semana chegou o aquário na fishland, estou apenas aguardando o móvel.. Na próxima semana devemos iniciar a montagem ....
Dimensões: 90L x 70P x 50A

Antes de chegar o vidro definimos o layout das rochas (60Kg de Sansibar).. Vamos ver se fica legal dentro do aqua...

Na próxima semana espero estar com mais novidades.
Abraço a todos.
Ricardo...

Já estou com todos os equipamentos prontos para iniciar a montagem...
Essa semana chegou o aquário na fishland, estou apenas aguardando o móvel.. Na próxima semana devemos iniciar a montagem ....

Dimensões: 90L x 70P x 50A

Antes de chegar o vidro definimos o layout das rochas (60Kg de Sansibar).. Vamos ver se fica legal dentro do aqua...

Na próxima semana espero estar com mais novidades.
Abraço a todos.
Ricardo...
-
- Apelido: Vini
- wilson_antunes
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Wilson
- Curtiu: 25 vezes
- Recebeu Curtir: 15 vezes
- Contato:
Ricardo Castillo escreveu:Me indicaram um chiller gelaqua 3/4Hp para o meu aquario de 350L (com sump), seria esse mesmo o modelo? Vi que algumas pessoas utilizam mangueiras ou cano PVC.. Vou colocá-lo na sacada do meu apartamento e distância é bem pequena.. menos de 1m.. Pensei em utilizar uma mangueira reforçada 3/4 com um isolante térmico atravessando a parede para a sacada. Procurei em diversos sites e não consegui encontrar o diâmetro da mangueira para esse aparelho. Vcs conhecem ? Outra coisa que também notei é a bomba para o chiller que em alguns sites informam que tem que ser no minimo de 3000L/H. Vcs utilizam dessa forma?
Oi Ricardo,
Estava pretendendo usar chiller pois aqui na região faz calores extremos em alguns periodos mas NEM passou pela minha cabeça como esse aparelho de fato funciona .. esse cano que voce mencionou é para exercer a função d eum dreno, tipo um ar condicionado?
Pode mostrar as fotos ou drafts (desenhos) do esquema que pretende montar?
O local que penso em instalar fica longe de qualquer lugar que possa sair agua :-S agora fiquei perdidaço!!!! Pode me orientar?
- Ricardo Castillo
Vini,
Que bom que gostou! Não vejo a hora de iniciar novamente com muita dedicação, estudo e ajuda dos amigos do forum
..rs
Wilson,
Escolhi o chiller da Gelaqua com 1/3HP para meu aquário de 350L (display + sump). O chiller deve ser colocado fora de casa, no meu caso na sacada do apartamento pois o equipamento realiza troca de calor e libera ar quente, o que inviabiliza colocar dentro do móvel.
Estou colocando algumas fotos da preparação inicial para que a agua do aquário chegue na sacada passe pelo chiller e retorne para o aquário (esse processo não libera água, e portanto não é necessário um local para despejá-la). Utilizei canos 3/4 com rosca de plástico nas pontas (nunca utilize metais) para a água e um cano 1/2 para passar a tomada do controlador de temperatura para dentro de casa.
Segue foto do chiller (ainda embalado) e da preparação:
Chiller Gelaqua 1/3hp

Canos para passar a agua para sacada, retorno da água que passou pelo chiller
e cano 1/2 para tomada e controlador.
Detalhe (externo):

Detalhe (interno):

Para levar a água do sump para o chiller vou utilizar uma bomba MAG500 Danner Mag-Drive Supreme 5 - 500 GPH.
Após a montagem (próxima semana) posto todas as fotos de como ficou (incluído as conexões com o chiller, acredito que vai esclarecer mais as suas dúvidas.
Abraços,
Ricardo...
Que bom que gostou! Não vejo a hora de iniciar novamente com muita dedicação, estudo e ajuda dos amigos do forum

Wilson,
Escolhi o chiller da Gelaqua com 1/3HP para meu aquário de 350L (display + sump). O chiller deve ser colocado fora de casa, no meu caso na sacada do apartamento pois o equipamento realiza troca de calor e libera ar quente, o que inviabiliza colocar dentro do móvel.
Estou colocando algumas fotos da preparação inicial para que a agua do aquário chegue na sacada passe pelo chiller e retorne para o aquário (esse processo não libera água, e portanto não é necessário um local para despejá-la). Utilizei canos 3/4 com rosca de plástico nas pontas (nunca utilize metais) para a água e um cano 1/2 para passar a tomada do controlador de temperatura para dentro de casa.
Segue foto do chiller (ainda embalado) e da preparação:
Chiller Gelaqua 1/3hp

Canos para passar a agua para sacada, retorno da água que passou pelo chiller
e cano 1/2 para tomada e controlador.
Detalhe (externo):

Detalhe (interno):

Para levar a água do sump para o chiller vou utilizar uma bomba MAG500 Danner Mag-Drive Supreme 5 - 500 GPH.
Após a montagem (próxima semana) posto todas as fotos de como ficou (incluído as conexões com o chiller, acredito que vai esclarecer mais as suas dúvidas.
Abraços,
Ricardo...
- Ricardo Castillo
Atualizando tópico...
Com a montagem agendada para a próxima semana já liguei e configurei o aquacontroler e fiquei bastante impressionado com as funcionalidades. Com acesso externo via iphone e ipad é possível verificar a temperatura, PH, ORP (módulo Apex). Possui gráficos e programação dos outlets via webservice (que por sinal é muito fácil de confgurar). Com o acesso por webservice ou externo também é possível desligar equipamentos, ou programar para desligá-los caso ocorra aquecimento da água, queda de PH, enfim um novo brinquedo para mais um fanático por tecnologia...rsrs
Outra coisa interessante é o módulo wireless que faz com que o aquacontroller gerencia a VorTech MP40w

Para acesso externo utilizei um extensor de rede wirelless da apple com a entrada RJ-45 para o aquacontroller.

Hoje chegou os 3 sacos de Ocen Direct (Live Sand) e o MiracleMud para o refúgio:

Abraços,
Ricardo...
Com a montagem agendada para a próxima semana já liguei e configurei o aquacontroler e fiquei bastante impressionado com as funcionalidades. Com acesso externo via iphone e ipad é possível verificar a temperatura, PH, ORP (módulo Apex). Possui gráficos e programação dos outlets via webservice (que por sinal é muito fácil de confgurar). Com o acesso por webservice ou externo também é possível desligar equipamentos, ou programar para desligá-los caso ocorra aquecimento da água, queda de PH, enfim um novo brinquedo para mais um fanático por tecnologia...rsrs
Outra coisa interessante é o módulo wireless que faz com que o aquacontroller gerencia a VorTech MP40w

Para acesso externo utilizei um extensor de rede wirelless da apple com a entrada RJ-45 para o aquacontroller.

Hoje chegou os 3 sacos de Ocen Direct (Live Sand) e o MiracleMud para o refúgio:

Abraços,
Ricardo...
-