Desde 2003 qdo fiz um curso técnico em design de interiores tenho uma grande vontade de ter um aquário marinho que divida dois ambientes. Mas no momento isso ainda não é possível pois, moro de aluguel em uma casa de dois cômodos. Alguns dias atrás fiquei olhando para o armário da cozinha (que eu mesmo projetei e contrui na ocasião do meu casamento seis meses atrás) achei que ele tinha um espaço muito vazio e então me veio a idéa de fazer um aquário naquele espaço.

Como ele não foi projetado para este fim não possui espaço para os equipamentos e nem para fazer as tubulações embaixo pois, só tenho 9 cm entre a superfície do balcão e a gaveta logo abaixo. Umas das opções seria utilizar o armário da direita (armário da bagunça, ainda não tive tempo de fazer um para os livros e ferramentas) o problema é que ele só tem 41 cm de largura e 35 cm de profundidade.

Então resolvi que vou colocar um reservatório dentro do armário ao lado para coletar a água do overflow. Os equipamentos e sump colocarei na área de serviço do lado externo da casa. Passarei duas mangueiras por baixo do armário, depois virando no degrauzinho em frente a porta do quarto e por trás da geladeira e do fogão em seguida por um furo na parede.

Uma mangueira será para tirar e a outra para colocar água no display as duas serão bombeadas uma saindo do sump e outra do resevatório do overflow.
A minha maior dúvida no momento é quanto a saída de água do display fiz dois desenhos com idéias que tive até o momento. Uma com overflow na lateral direita e outra com o sexto e sétimo vidro ( inspirado no projeto do Basso).

A idéia de perder 10 cm dentro do display para fazer o overflow com durso não me agrada muito. Penso em deixar apenas 5 cm e não fazer o durso. vocês acham que se eu não deixar nenhum tubo subindo da flange até a superfície da água vou ter problema com barulho ou na retirada da sujeira da overflow?
Outra coisa, se fizer o esquema do sexto e sétimo vidro vou conseguir uma vazão de 0,8 litro/segundo apenas com uma fresta de 3x100 mm? Não posso aumentar muito as caixinhas pois, elas serão embutidas no armário e poderá desestruturá-lo outra opção seria eliminar o ladrão e ficar apenas com seis vidros e utilizar as duas caixinhas como saída.
Por favor me deêm mais dicas.