Estou começando a me aventurar no fantástico aquarismo marinho. O que mais estava me intrigando era como ter um skimmer pequeno, barato e eficiente. Andei lendo muito e estudando todos os tipos de skimmer disponíveis e também vários projetos DIY. Mas todos eles eram muito caros ou muito grandes pro espaço reduzido do local onde vou montar o sump. Então tentei fazer uma fusão destes skimmer's de compressor de ar (pouco eficientes) com aqueles com bombas externas.
Foi então que da minha idéia e muita insistência, saiu isso aí. Ele já rodou mais de uma semana direto dentro do meu nano de 40l com apenas dois mini paguros, uma pequena colônia de zoanthus armagedon e uma de cloves. O reef tá ciclando há pouco mais de um mês, e neste meio tempo ele tava tirando uma espuma bem seca e uma água bem amarela, o que me leva a crer que quando estiver com os peixes que pretendo, os corais e a equipe de limpeza completa, ele vai tirar muito mais.
Ele está desmontado agora pois a primeira colagem na base (tampa, rs...) foi feita com araldite, o que não resistiu e tive que refazer com durepoxi.
Abaixo seguem as fotos. Espero que os comentários ajude a entender legal o projeto. Qualquer dúvida, estou í disposição. Quando tiver novos resultados eu posto aqui.
PS: Desculpem a qualidade das fotos.

Espero que ajude! Um abraço a todos!
Gustavo.