Bom dia pessoal,
Antes de qualquer coisa, quero eme desculpar para o caso de já existir algum tópico parecido, mas é que são tantos tópicos que não consegui achar o que eu procurava.
É o seguinte.
Estou planejando montar um aquário de 200 litros.
Fazer móvel, bota para sump e o sump.
Porém, queria um aquário meio plantado. Como assim??? Bom... Seria plantado somente em uma ponta ou dos dois lados, cada "montanha em um canto do aquário'.
No estilo desse link https://www.youtube.com/watch?v=Tw6y0k-4WSg.
Mas não sei o que poderia estar usando.
Alguém de São Paulo teria alguma boa loja que pudesse me passar algumas instruções? Ou até mesmo alguém aqui poderia me ajudar?
Após semanas pesquisando sobre sump, filtragem, etc... Na hora de quase finalizar a compra do vidro com a bota sump, falaram que sump + plantado não funciona e que não pode.
Mas no meu caso, que seria metade do aquário, será que não pode mesmo usar o sump? Um amigo meu disse que no meu caso, pode.
Mesmo que não possa usar sump com plantado ou meio plantado, vale a pena comprar o aquário com o sistema de bota?
Eu imagino que para montar o layout desse aquário, eu iria utilizar fertilizante, substrato e areia fina de filtro de piscina. Mas onde comprar e o que comprar?
De CO2, eu ia tentar o de garrafa caseiro.
Agradeço muito se alguém puder me ajudar.
Também não sei o que poderia criar ou o que fazer com esse aquário, sem ser plantado, mas que usasse a bota do sump.
Grata
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Aquário Novo 100 X 40 X 50 (200 Litros)
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Adriana
- Data de Nascimento: 21 Mar 1976
- País: Brasil
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global
- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
Re: Aquário Novo 100 X 40 X 50 (200 Litros)
Ola..
nao vejo problemas em ter sump com plantado. Na verdade sump externo, abaixo do movel, tem mto mais vantagens, principalmente na parte de manutenção.
Qto a descida voce pode fazer por bota, sexto vidro ou caixa de over flow.
dependendo das plantas que pretende ter, se forem das simples nem precisa de CO2. Se for algo mais avançado, ai tera que ter uma iluminacao boa e o controle de CO2
aquario plantado com peixes amazonicos fica lindo.
nao vejo problemas em ter sump com plantado. Na verdade sump externo, abaixo do movel, tem mto mais vantagens, principalmente na parte de manutenção.
Qto a descida voce pode fazer por bota, sexto vidro ou caixa de over flow.
dependendo das plantas que pretende ter, se forem das simples nem precisa de CO2. Se for algo mais avançado, ai tera que ter uma iluminacao boa e o controle de CO2
aquario plantado com peixes amazonicos fica lindo.
- Humberto Jr.
- Moderador Global
- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- País: Brasil
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Dryka, seja bem vinda!
Pedimos que corrija seu nome para Nome e Sobrenome, temos um campo específico para apelidos.
Vamos lá.
Normalmente aquários plantados não utilizam sump pois na queda perde-se boa parte do CO2 dissolvido. Porém como não pretende ter tantas plantas, não vejo problemas nisso.
Quanto ao sistema de bota, apesar de ter no meu aquário (peguei de desmonte), eu prefiro o sistema de caixa externa, deixa o aquário mais limpo e é mais fácil caso necessite de alguma manutenção.
A areia de filtro de piscina, pode comprar direto em lojas especializadas de piscinas, comprar sacos de 25kg fica bem mais em conta. Faz tempo que não leio sobre plantados, lembro de que usavam laterita como fonte de nutrientes. Há substratos férteis específicos, vale a pena dar uma pesquisada.
Pedimos que corrija seu nome para Nome e Sobrenome, temos um campo específico para apelidos.
Vamos lá.
Normalmente aquários plantados não utilizam sump pois na queda perde-se boa parte do CO2 dissolvido. Porém como não pretende ter tantas plantas, não vejo problemas nisso.
Quanto ao sistema de bota, apesar de ter no meu aquário (peguei de desmonte), eu prefiro o sistema de caixa externa, deixa o aquário mais limpo e é mais fácil caso necessite de alguma manutenção.
A areia de filtro de piscina, pode comprar direto em lojas especializadas de piscinas, comprar sacos de 25kg fica bem mais em conta. Faz tempo que não leio sobre plantados, lembro de que usavam laterita como fonte de nutrientes. Há substratos férteis específicos, vale a pena dar uma pesquisada.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
- Roberto Vieira
- Moderador
- Apelido: Beto
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 37 vezes
Se for montar um aquário plantado, até dá para ter sump, mas a adição de co2 deve ser reforçada sim, mas depende tbm do tipo de plantas escolhidas, assim como a montagem em geral. Na maioria dos casos filtros canisters tornam-se opções melhores e mais viáveis. e permitem que o aquário não tenha furos ou botas. Porém, a filtragem do sump é mais eficiente, é preciso pesar qual será sua prioridade. Pela sua descrição, não consideraria seu aquário um plantado, mas sim um aquário com plantas. Ou seja, o sump vai ser acertado, e coloque as penas que toleram menor concentração de gás carbônico. Areia de filtro de piscina, ou qualquer outro substrato fino inerte que não compacte as raízes pode ser usado desde que neutro.
Substrato fertilizante deve ser usado com cautela nesses casos, dois que recomendo em montagens assim são o Fertil Plant da Prodac e o Floredepot da Sera !!
Substrato fertilizante deve ser usado com cautela nesses casos, dois que recomendo em montagens assim são o Fertil Plant da Prodac e o Floredepot da Sera !!