Boa noite pessoal! Meu primeiro post, espero não cometer erros!
Seguinte...Ganhei um aquário com 82l. Note que as medidas são de 68,5x30x40 (CxLxA) já que foi feito de maneira caseira.
Como não gostei do estado, acabei desmontando para remover os silicones transparentes que estavam em péssimo estado, sem falar das manchas de silicone nos vidros e o fato de já ter vazado anteriormente.
O aquário "possuía" vidros de 5mm e o fundo com 6mm. Possuía também 2 travas de 3cm no fundo com 6mm espessura.
É aqui que começa toda a história...Um dos vidros laterais (30x40cm) estava quebrado na parte de cima e decidi trocá-lo. Na vidraçaria do bairro vendem somente 4mm ou 6mm. Comprei de 6mm e vim para casa posicionar as peças para dar início a montagem.
Verifiquei que um dos vidros - este com 69x40cm - na montagem ficava com uma "folga de 0,5cm". Na vidraçaria não conseguem cortar somente isso, sendo assim, acabei tentando economizar (já que estou desempregado!) e comprar um vidro de 4mm. Aí comecei a ficar com a pulga atrás da orelha...
Não sei qual a maneira correta de montagem, sei apenas que na anterior os vidros não estavam apoiados sobre a base e sim colados lateralmente. Desta forma, decidi manter o mesmo padrão, já que teria que cortar os vidros laterais.
Em resumo, o aquário está com os seguintes vidros: 30x40cm - 1 de 4mm e outro de 6 mm / 68,5 x 40cm - 1 de 5mm e outro de 4mm.
Verificando tabelas na internet, o padrão se encontra entre 5 e 6mm para estas dimensões.
Pretendo não trabalhar com ele totalmente cheio - algo em torno de 70l - já que manterei a água mais ou menos 6cm abaixo da borda.
Também irei acrescentar uma trava no meio na parte de cima com vidro de 10cm de largura e 4mm de espessura.
Irei utilizar silicone preto da marca Siltrade (RTV) 100% puro e atóxico. Desculpe se não puder divulgar a marca...
E finalmente a pergunta...Dá certo esse Frankenstein??
Muito obrigado e desculpe pelo post longo.
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Aqua com diferentes espessuras de vidro
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Uirani
- Data de Nascimento: 04 Jul 1985
- País: Brasil
-
- Moderador
- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
Re: Aqua com diferentes espessuras de vidro
Uirani Oliveira,
bem vindo ao Brasil Reef.
Certo, dá sim, contudo como você mesmo menciona ele ficará desproporcional, quando olhado de diversos angulos.
o vidro é o item mais barato do aquário, eu sinceramente montaria outro com vidros novos, aproveitando somente o vidro da base e fundo, mas trocaria os vidros das laterais e da frente.
como são vidros de fina espessura, não são caros.
como será o sistema de filtragem ?
bem vindo ao Brasil Reef.
Certo, dá sim, contudo como você mesmo menciona ele ficará desproporcional, quando olhado de diversos angulos.
o vidro é o item mais barato do aquário, eu sinceramente montaria outro com vidros novos, aproveitando somente o vidro da base e fundo, mas trocaria os vidros das laterais e da frente.
como são vidros de fina espessura, não são caros.
como será o sistema de filtragem ?
-
- Diplectrum formosum
Obrigado pela resposta Raphael.
Como sou novo no ramo, irei utilizar o mesmo filtro que veio com o aquário. É o filtro interno Turbo Clear F300. Segundo relatos, indicado para até 100L. Irei verificar na loja de aquários onde comprei o silicone se tem como trocar os elementos filtrantes e a necessidade.
Então do seu ponto de vista, a questão é somente estética também? O vidro de 4mm suportaria tal condição? É que a situação tá realmente crítica...Até pensei em deixá-lo encostado por mais um período mas minha filha tá querendo ver peixes lá dentro :)
Ainda com relação a montagem, posso utilizar a colagem lateral, sem apoiar sobre a base?
Como sou novo no ramo, irei utilizar o mesmo filtro que veio com o aquário. É o filtro interno Turbo Clear F300. Segundo relatos, indicado para até 100L. Irei verificar na loja de aquários onde comprei o silicone se tem como trocar os elementos filtrantes e a necessidade.
Então do seu ponto de vista, a questão é somente estética também? O vidro de 4mm suportaria tal condição? É que a situação tá realmente crítica...Até pensei em deixá-lo encostado por mais um período mas minha filha tá querendo ver peixes lá dentro :)
Ainda com relação a montagem, posso utilizar a colagem lateral, sem apoiar sobre a base?
-
- Moderador
- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
quanto a espessura do vidro, está no limite, se ele estiver em bom estado, suporta sim (apenas se certifique se é de 4mm mesmo)
quanto a colagem, pode ser lateral, ou sobreposta, a resistência (quando os vidros são iguais) é a mesma, mas no seu caso, como já estava lateral, continue com essa metodologia, pois se colocar sobreposta, dará diferença nas medidas
quanto a filtragem interna, dependendo da fauna que vai ter, será insuficiente.
quanto a colagem, pode ser lateral, ou sobreposta, a resistência (quando os vidros são iguais) é a mesma, mas no seu caso, como já estava lateral, continue com essa metodologia, pois se colocar sobreposta, dará diferença nas medidas
quanto a filtragem interna, dependendo da fauna que vai ter, será insuficiente.
-
- Diplectrum formosum
Entendi
!
Bom, o vidro de 4mm é novo. Os demais são de 5 e 6mm de espessura.
A princípio não terei uma fauna "rica". Aumentarei gradativamente, conforme a minha experiência. Aí partirei para outros modelos de filtros mais adequados.
Muito obrigado pela ajuda!
Vou iniciar a colagem!!!

Bom, o vidro de 4mm é novo. Os demais são de 5 e 6mm de espessura.
A princípio não terei uma fauna "rica". Aumentarei gradativamente, conforme a minha experiência. Aí partirei para outros modelos de filtros mais adequados.
Muito obrigado pela ajuda!
Vou iniciar a colagem!!!