[font=Arial]Olá pessoal! Sou novo no fórum, gosto de ler os tópicos existentes e tenho conseguido muita informação importante através dos mesmos. Porém já tem vários meses que venho batalhando com um kinguio com calda avermelhada (veias de sangue). Pesquisando muito sobre o ciclo do nitrogênio, Entendi a parte dos compostos tóxicos vindos da ma qualidade da água (amônia, nitrito e nitrato). Até onde pesquisei, a amônia em certas concentrações e PH é letal, já o nitrito é menos toxico mas em níveis altos também é perigoso. Fiquei sabendo também que os peixes conseguem metabolizar parte desse nitrito tendo como consequência o "inchaço" das veias podendo levar a morte por asfixia. Então está fácil, é só eliminar o nitrito identificando a fonte desse excesso...
Só que aí que entra o problema, nos testes que realizo a concentração de nitrito é minima! (imagens abaixo). Outro detalhe importante, tenho dois kinguios, apenas um sofre com sintoma, o outro que é maior não tem nada... Sei que estou escrevendo demais, mas quero fornecer o máximo de detalhes para que vocês possam me ajudar.
Sei que meu aquário está um pouco populoso, e o problema começou depois que coloquei 4 coridoras no aquário. Aumentei a quantidade de comida, com certeza isso atrapalha a qualidade da água, mas aumentei periodicidade das TPA's e messo os parâmetros e não encontro nada anormal...
Sintoma: Veias irritadas (inchadas) na calda. Comendo e nadando normalmente.
Tempo dos sintoma apresentado: +/- 6 meses
Dados do aquário:
80 litros, filtro externo HF600 (600 L/H), PH +/-7,2, amônia abaixo de 0,2, nitrito quase zero, temperatura nos últimos meses 28~30, substrato: cascalho de rio (sei que nao é ideal para kynguios, vou substituir por areia de piscina)
População: 5 coridoras, 1 cascudo, 2 kinguios
TPA's: Semanalmente, 40% da Agua[/font]
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Kynguios - calda com raios de sangue
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Leo
- Data de Nascimento: 21 Mar 1984
- País: Brasil
- Reinaldo Chen
- Moderador
- Apelido: chen
- Data de Nascimento: 17 Nov 1974
- País: Brasil
- Recebeu Curtir: 86 vezes
Re: Kynguios - calda com raios de sangue
Em pH alcalino a amônia se mantém em forma tóxica aos peixes. Em pH ácido a amônia fica na forma amonium que não afeta os peixes.
Importante verificar se ao fazer tpa seu pH tem variado bastante pois a variação do pH de forma súbita numa tpa de grande volume pode momentaneamente causar problemas de intoxicação nos peixes , principalmente se tiver nitrito e amônia em pequenas quantidades.
Além da cauda com sangue , os olhos apresentam alguma mancha opaca (branca) ?
Tente reduzir a comida e ver se há melhora no quadro dos kinguios . ou faça 2 tpa menores como 25% no sábado e 25% no domingo , com água com pH ajustado.
Importante verificar se ao fazer tpa seu pH tem variado bastante pois a variação do pH de forma súbita numa tpa de grande volume pode momentaneamente causar problemas de intoxicação nos peixes , principalmente se tiver nitrito e amônia em pequenas quantidades.
Além da cauda com sangue , os olhos apresentam alguma mancha opaca (branca) ?
Tente reduzir a comida e ver se há melhora no quadro dos kinguios . ou faça 2 tpa menores como 25% no sábado e 25% no domingo , com água com pH ajustado.
- Fabiano Belezoni
- Moderador
- Apelido: Belezoni
- Curtiu: 7 vezes
- Recebeu Curtir: 71 vezes
Leonardo,
Em 2002 rsrs faz tempo pacas, tive problemas no meu primeiro aquario com kinguios, onde eles começaram a apresentar sangue na cauda e a causa foi falta de oxigenação.
Quem sabe e algo semelhante ai.
[]'s
Em 2002 rsrs faz tempo pacas, tive problemas no meu primeiro aquario com kinguios, onde eles começaram a apresentar sangue na cauda e a causa foi falta de oxigenação.
Quem sabe e algo semelhante ai.
[]'s
Belezoni
Ele chegou!!
Ele chegou!!
- Roberto Vieira
- Moderador
- Apelido: Beto
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 37 vezes
Em geral é falta de oxigenação ou nitrito na água, como seu teste está ok, então pode ser oxigenação como o Fabiano disse
Verifica se não aumenta, o que pode ser bactéria
Eu de cara colocaria um compressor ou aumentaria a filtragem
Verifica se não aumenta, o que pode ser bactéria
Eu de cara colocaria um compressor ou aumentaria a filtragem