🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Evolução do meu primeiro marinho

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Daniel Grangeia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Daniel
Data de Nascimento: 23 Fev 1978
País: Brasil

Evolução do meu primeiro marinho

#1 Mensagem por Daniel Grangeia »

Como o título já diz por si só, pretendo manter esse tópico mostrando as evoluções do meu pequeno aquário marinho. Será a primeira vez que me arrisco nesse mundo. Sou aquarista desde criança e há mais ou menos 6 anos retornei com aquários de água doce, passando pelo comunitário, prantado com discos e atualmente mantenho um aquário de 180x80x65 com ciclídeos africanos.

Meu grande sonho, que acredito ser da maioria dos aquaristas, é ter um aquário marinho, por isso, aproveitei uma oportunidade que tive e comprei um chiller usado, um deionizador, refratômetro e uma bomba relógio, um palhacinho e um camarão. O que fazer com esses animais sem ter um aquário marinho para coloca-los. Então consegui um hotel com um grande amigo, Anderson, que os guarda com muito cuidado.

Mas assim tive que apressar os equipamentos que faltavam. Assim fui adquirindo: skimmer, bombas, aquário, cascalho, rochas, sistema de reposição, testes de ph e tds e por ultimo material para a luminária e parte elétrica e hidráulica.

Como setup inicial, diria que o sistema terá:

- aquário de 70x40x60 com sump traseiro de 70x15x60
- skimmer cone cristal 300 da NY
- recalque sb1000
- chiller resun CL280
- circulação rw4 da jebão
- sistema de resposição com uma eclusa
- aragonita e rochas marinhas
- ilunimação irei montar uma luminária com leds de 3w controlados por uma controladora que simula amanhacer e anoitecer.

Está chegando o grande dia da montagem e pretendo ir atualizando todo aqui. No momento não possuo fotos, mas assim que foi montando prometo ir atualizando.

Peço a todos os mais experientes que postem suas opiniões e dicas e aos que forem novatos como eu que postem suas dúvidas e se puder ajudar irei fazendo.

Um abraço a todos.
[hr]
Imagem

Wellington Salles
Liopropoma Carmabi
Liopropoma Carmabi
Apelido: Wellington
Data de Nascimento: 04 Mai 1979
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 246 vezes

Re: Evolução do meu primeiro marinho

#2 Mensagem por Wellington Salles »

Daniel Grangeia,

Parabens pela realização do sonho!!!! Realmente esse mundo marinho é contagiante... dificilmente você consiguirá sair agora...

Sistemas que você deverá prestar bem a atenção é a reposição de água doce, e o resfriamneto...

Dois equipamentos que devem ser de ponta para o reef ir bem é o Skimmer e a iluminação!!!

Te desejo boa sorte e assim que puder poste slr

Abração.
[glow=red]Onde tudo começou...[/glow][shadow=blue]

Reef Wellington Salles
[/shadow]

[glow=red]Esse é o meu Mundo, esse é o meu Reef:[/glow][shadow=blue] Reef WS II[/shadow]

Imagem

Daniel Grangeia

#3 Mensagem por Daniel Grangeia »

Wellington, então são coisas que só terei noção quando por em funcionamento.

O chiller atende até 300 litros, mas como é usado terei que ver. Caso não de conta, pedirei uma manutenção para que atenda.
O skimmer recebi boas indicações é praticamente o dobro do volume do aquário. Vamos ver na hora do trabalho. O grande problema é que não tenho muito espaço para colocar o skimmer, mas deixei uma folga caso precise trocar.
A iluminação eu mesmo montarei e o projeto já está praticamente pronto no papel. Irei usar uma controladora para simular amanhecer e anoitecer com um total de 68 leds de 3w dando um total de 204w bem distribuídos sobre a lâmina d'agua. Desses leds terei: 30 brancos frio, 30 royal blue, 2 ciano, 2 vermelhos, 2 UV e 2 verdes.
[hr]
Imagem

Daniel Grangeia

#4 Mensagem por Daniel Grangeia »

Pessoal, com grande alegria que comunico que meu aquário já entrou em funcionamento.
Passei os dois últimos dias do ano na preparação. Ainda existem muitos trabalhos para serem terminados, mas o importante é que já está ciclando.

Vou passar um resumo das dificuldades e soluções encontradas além de dúvidas, muitas dúvidas, as quais conto com a ajuda de todos.

Primeiramente vamos ao setup inicial do projeto.
Imagem
aquário: 70 x 55 x 60 desses 55 de largura 15 são do sump traseiro, por tanto o aquário em si tem 70 x 40 x 60.
substrato: 10 cm de aragonita fininha
rochas: 22 kg de rochas marinhas
skimmer: cone cristal 300 da NY
recalque: sarlo 1000 l/h
chiller: resun cl280
circulação: rw4
reposição: será controlada por uma eclusa
iluminação: ainda irei montar, mas farei com leds de 3w com uma controladora para simular amanhecer e anoitecer.

Como o aquário é muito alto, precisarei manter o skimmer mais alto para não ficar totalmente mergulhado, por tanto farei uso de uma mesinha que irá suspender o skimmer.
Imagem

A montagem inicial ficou da seguinte maneira:
Imagem

Bem, ai comecei a preparar a água deionizada e quando testo o TDS marcou 55 ppm. Achei estranho pois o aparelho era novo. mas percebi que conforme foi caindo mais água foi baixando. então resolvi descartar a água feita e ai sim, vi que estava dando zero.

Como só tinha baldes de 10 litros, fui fazendo de 10 em 10 litros. Bati o sal com uma bomba de 1200 l/h. Usei o sal da ocean tech.
Imagem

E fui enchendo o aquário aos poucos...
Imagem

Após muita paciência e dedicação chegou a hora de por tudo pra funcionar...
Imagem

Como 30 minutos a água já estava clarinha...

Então hoje, um dia após a montagem resolvi fazer alguns testes para verificar como estavam os parâmetros:
- temperatura: mantendo em 27,5°C (como não tem peixe achei que não tinha necessidade de já por em 26°C)
- salinidade: 1.022 medi com um refratômetro.
- ph: 8.5
- amônia: 0 (como era esperado né...
- reserva alcalina: 9 dkh (usei teste nutratec)
- cálcio: 450 ppm (teste nutratec)
- magnésio 1875 ppm (teste nutratec)

Então ai me surgiram algumas dúvidas.
[highlight=#ff0000]1) como faço para ajustar a salinidade?
2) achei que o teste de magnésio ficou muito alto, vou refazer outro dia, vou dar um espaço. Mas caso continue dando alto, o que faço?[/highlight]

Amigos qualquer dicas será bem vinda. Nunca tive aquário marinho. Conto com a ajuda de todos.
Obrigado.
[hr]
Imagem

Rodrigopasqua
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Rodrigo
Data de Nascimento: 10 Mar 1983
Curtiu: 55 vezes
Recebeu Curtir: 92 vezes

#5 Mensagem por Rodrigopasqua »

Olá Daniel,

Belo aquario!!
Gosto de tópicos ricos em detalhes, principalmente sobre a montagem, e o seu está exatamente assim!
Curto porque se tornam referência para muitos iniciantes!
Boa sorte aí!!!

Enviado de meu LG-D410 usando Tapatalk

Daniel Grangeia

#6 Mensagem por Daniel Grangeia »

Obrigado Rodrigopasqua.

Estou com problemas na regulagem do meu skimmer, para não poluir aqui, deixarei o link da minha dúvida e quem puder ajudar respondam por lá por favor.

http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=45&t=41704

Muito obrigado gente.
[hr]
Imagem

Antonio de Melo Antunes Filho
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Antunes
Data de Nascimento: 25 Nov 1954
Curtiu: 107 vezes
Recebeu Curtir: 139 vezes

#7 Mensagem por Antonio de Melo Antunes Filho »

Daniel no começo é besteira fazer testes, é jogar dinheiro fora com uns 30 dias aí sim você começa a fazer testes de amônia, nitrito e nitrato, quando der zero em 3 vezes consecutivas em dias espaçados o aquário está ciclado, quanto a salinidade deixo o meu em 1023, se você quiser subir um pouco vai acrescentando um pouco de água salgada no repositor, qto ao skimmer já respondi lá no outro tópico,
Paciência é a maior virtude de um aquarista

Daniel Grangeia

#8 Mensagem por Daniel Grangeia »

Obrigado amigo...
[hr]
Imagem

Daniel Grangeia

#9 Mensagem por Daniel Grangeia »

03/01-
Ontem tive problemas com o skimmer, conforme solicitei aqui. Conversei bastante e muitas dicas me foram passadas, entre elas:

- deixar o skimmer num balte com água e vinagre por 24 horas
- desligar o skimmer até o 10° dia de montado
- desligar o skimmer até o 30° dia de montado

E o que eu fiz? Regulei as bolhas para o nível bem mais baixo e ele ainda espumou algumas vezes, mas diminuiu e deu para passar a noite sem transbordamento. Pela manhã percebi uma espuma clara no copo com um pequeno filete de água cor de chá, bem clarinha. Retirei o copo e limpei.
[hr]
Imagem

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”