🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Peixes morrendo e eu não sei o motivo

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Mensagem
Autor
tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: tcanaes
Data de Nascimento: 25 Mai 1983
País: Brasil

Peixes morrendo e eu não sei o motivo

#1 Mensagem por tcanaes »

Olá a todos.

Eu tenho um aquário de 40L da Boyu que eu tinha a intenção de colocar lebistes. Comecei ele a uns 3 meses.
Coloquei inicialmente 4 casais.
As fêmeas morreram.
Comprei mais fêmeas, e acabou que 2 morreram e 2 ficaram vivas.
Depois de um tempo, os machos começaram a morrer. As 2 fêmeas sobreviventes tiveram alevinos. Uma delas acabou morrendo a 1 mês.
Hoje eu tenho uns 10 alevinos e 1 fêmea.

Eu acabei colocando a umas 2 semanas, uma samambaia de java no aquário, e com isso, passei a deixar a luz ligada durante o dia. O vidro ficou verde e eu coloquei 4 limpa vidros (oto).
2 morreram na mesma noite do dia que chegaram.. os outros 2 se adaptaram muito bem. Até que hoje de manhã um deles apareceu morto... Pronto, já deu. Não quero mais matar peixes.

Eu fazia TPA todo domingo, uns 30~40% da agua. Eu pego da torneira, coloco aquasafe (um pouco mais do que eu devia talvez) e coloco no aquário.
Por causa das mortes, um rapaz me falou que lebiste não gosta de agua ácida, e que atualmente, a agua da torneira está muito ruim. Então, nas ultimas 4 TPAs deu diminui para 10%, e passei a medir o PH antes e depois da troca. Sempre 7. Testo cloro, testo dureza, amônia... tudo normal. Agua cristalina.
A temperatura ta sempre uns 28 C.

Os peixes morrem sem nenhuma marca no corpo. Inclusive tinha um macho q estava muito bonito, animado e ativo. Morreu do nada. O oto de hj de manha, a mesma coisa.. nadava sempre junto com o outro, tava sempre limpando o vidro... eu dei 1 pipino pra eles semana passada, e eles comeram de dar orgulho pra avó.

Os lebistes restantes, eles não parecem bem. A fêmea ta meio corcunda, com a nadadeira pra baixo... nada meio cambaleando...os alevinos, mesmo parecendo bem, explorando o aquario, nenhum deles apresentam interesse na comida. já troquei 2 vzs de comida.. e nada. A fêmea parece q tenta comer alguma coisa, mas já desiste.

Talvez o PH7 não seja alto o suficiente pra eles...
Mas pros OTOs está... E mesmo assim de 4, só 1 está vivo.

Não é a primeira vez que tenho aquario. Já tive um plantado de 120L por uns 4 anos... meus neons, meus otos, meus mato grossos, tive q doar qnd eu precisei desmontar o aquario. Foram os primeiros e unicos abitantes de um aquario de 4 anos. Não sou expert, mas também não sou um zé ruela q alimenta os peixes com pão :'(

Bem, é isso.
Não sei o que fazer.
Estou muito triste e decepcionado comigo mesmo.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: will
Data de Nascimento: 24 Abr 1981
País: brasil
Curtiu: 28 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: Peixes morrendo e eu não sei o motivo

#2 Mensagem por tedescowill »

Ja tive problemas com o aquasafe ,numa fonte que cuidava, pois usei a medida indicada e as carpas da fonte como disse a dona ,ficaram felizes que estavam até pulando,corri para adicionar agua filtrada para diminuir a concentração do produto, depois disso só uso produtos na base das "gotas", mas se você tem alevinos vivos no aquário não deve ser isso

você já notou se os peixes ficam muito mais na área superficial do aquário,ou ficam ofegantes
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por tcanaes »

Não... os peixes não ficam ofegantes. Não ficam no fundo.
Fora a fêmea que nada meio que com cara de depressiva, os alevinos exploram o aquário, bicam a planta...
Os alevinos parecem estar normais.. na verdade, todos os meus peixes pareciam normais.. até morrerem :/ (com exceção do desinteresse pela comida)
Não vejo marcas ou inchaço nos corpos...

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#4 Mensagem por tedescowill »

você deveria ter tirado foto dos peixes mortos,quem sabe isso desse uma ideia, sobre a alimentação qual ração você esta dando,você só tem uma (é um pote só que você tem) sera que ela não esta estragada,já tentou fornecer outra
eles não parecem que estão com a barriga murcha?
- - - - - - -

E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por tcanaes »

As fêmeas q morreram no começo, não... os machos, alguns estavam bem magrinhos, com exceção do último. Este estava muito bonito.. nao tava gordo, nem magro. Morreu do nada.
Essa fêmea que está viva até hoje, ela não está magra. Eu vejo ela comendo, mas é sem empolação... é notável a diferença para peixes felizes correndo normalmente atrás da comida.

Eu tentei sera e tetra. Ambos floquinhos. Um só de vegetal, e outro, aquele marrom padrão.

O oto q morreu hj de manhã, ele estava comendo bem. Da até pra ver o pipino em baixo da pedra na foto. Eu via os 2 otos em cima do pepino. Eles limpavam também as rações que caiam no substrato.

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#6 Mensagem por tedescowill »

num livreto que tenho sobre criaçao de lebistes fala que os alevinos devem comer algas,que se desenvonver melhor num ph ligeiramente alcalino 7,2
pra isso coloque uma vasilha com água desclorada tomando sol que ira criar estas algas fácil
Diz que estres peixes adultos não devem ser alimentados só com ração vegetal, mas eles também vão comer as algas verdes

Um alimento que este livreto fala ,e que eu já tinha lido em outro lugar é que estes peixes adoram artêmia salina (viva) É UMA IDEIA TALVEZ
quando você for comprar estes peixes ,não compre os maiores (pois serão estes mais velhos,e mais suscetíveis a doenças,ou estarão no "fim da vida"),os machos com caldas muito grandes não são bons reprodutores,também não compre peixes iguais pois terão mais chances de ser irmãos

Uma pergunta este seu aquario foi ciclado?
sabe estes filtros hang on não costumam ter uma area boa para a fixação das bacterias da filtragem biologicas,o pessoal costuma colocar nestes filtros um sache de mini siporax , e complementando sera que o carvao do filtro nao esta vencido (o refil do filtro)
- - - - - - -

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#7 Mensagem por Radagast »

Bom, enquanto não descobrir a causa das mortes, não compre mais peixes. Espere até que os seus sobrevivam por alguns meses, tá?

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por tcanaes »

Boa noite!

Então, e não tinha intenção alguma de criar alevinos.. Eles só nasceram. Eu montei o aquário a esperei 1 mes para ciclar antes de colocar algum peixe.
Hoje ele já tem uns 4 meses montado e funcionando.
No filtro, eu coloquei sim um sache de mini siporax.
Carvão ativado, não tem no filtro. Não veio qnd eu comprei o aquário. A única coisa adicional que eu coloquei foi o sache.

Bem, hoje eu cheguei em casa do trabalho, e o outro oto estava morto :/
Agora só tem a femea com os alevinos.

Eu tirei fotos dessa vez antes de jogar o peixe fora.

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por tcanaes »

e os otos...

tedescowill
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#10 Mensagem por tedescowill »

tcanaes escreveu:Boa noite!

Então, e não tinha intenção alguma de criar alevinos.. Eles só nasceram. Eu montei o aquário a esperei 1 mes para ciclar antes de colocar algum peixe.
Hoje ele já tem uns 4 meses montado e funcionando.
No filtro, eu coloquei sim um sache de mini siporax.
Carvão ativado, não tem no filtro. Não veio qnd eu comprei o aquário. A única coisa adicional que eu coloquei foi o sache.

Bem, hoje eu cheguei em casa do trabalho, e o outro oto estava morto :/
Agora só tem a femea com os alevinos.

Eu tirei fotos dessa vez antes de jogar o peixe fora.

Esta que é a fêmea, ela ta respirando na superfície (parece)?

Você notou se o aquário esta com cheiro de peixe mais forte que no começo da montagem?
se sim esta com amônia alta, o carvão ativado ajuda nisto.
A amônia destrói as branquias dos peixe (aos pouco)
a amônia é nenos toxica em água acida.

Sobre a foto do otto realmente não da pra ver nada de diferente (pra mim)
quando tirar foto de peixes mortos tire da parte ventral dele também (barriga)

uma possibilidade, o problema pode ser e stress, este aquário tem visão por todos os lados,e fica num ambiente agitado/movimentado,se sim poderia tentar manter uma lateral tanpada de preferencia atrás da planta
- - - - - - -

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por tcanaes »

Bem, agora que você falou do cheiro, eu acho que ele está sim com o cheiro um pouco mais forte de peixe.
Mas, como eu comentei, antes das 4 ultimas TPAs, eu testei a agua para PH, Amônia e Dureza.
Mas, já que você comentou sobre o cheiro, eu vou tentar tratar para amônia. Eu não confio muito na minha habilidade de usar o conta gotas do teste.

Ela não fica na superfície não. Pelo menos, não que eu tenha percebido.
No apartamento moramos eu e minha namorada só. E como trabalhamos fora, nunca tem ninguém lá. Então, não tem muita movimentação. Quando a gente chega, que é qnd damos comida, ela vem pra superfície. Mesmo não comendo quase nada, ela vem.
Mas eu acho que o peixe está muito estressado. Porque, para tirar a foto, que eu precisei chegar bem próximo, ela ficava se escondendo.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#12 Mensagem por Radagast »

Coloca bastante carvão ativado no filtro... e trata com antibiótico. Vc pode comprar na casa agropecuária e molhar a ração.

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#13 Mensagem por tcanaes »

Bem, creio que agora só terei resultados depois de algumas semanas.
Muito obrigado pela ajuda pessoal!

Thiago Formigari
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

#14 Mensagem por Thiago Formigari »

tcanaes escreveu:Bem, creio que agora só terei resultados depois de algumas semanas.
Muito obrigado pela ajuda pessoal!

Boa sorte no tratamento e nos mantenha informado com relação as melhoras alcançadas.
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#15 Mensagem por Radagast »

E NADA DE COLOCAR BICHOS!!!

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#16 Mensagem por tcanaes »

nada de peixes ! rs

Eu coloquei o carvão ativado.
Mas 2 coisas me preocupam. A primeira, é que o PH subiu de 7 para 7.5! Isso ta normal? Eu inclusive tenho um galho no aquario, mas nao ta segurando.

A segunda, é que tenho uma planta, e eu costumo pingar nutriente liquido. O carvao vai inibir o nutriente, nao vai?

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

#17 Mensagem por Celso Suguimoto »

Essa apatia nos peixes na ausência de sintomas de doença pode ser intoxicao ou amônia.

A foto mostra uma femea extremamente magra que pode ser reflexo da apatia ou então da falta de alimentação mesmo.

Eu suspeitaria de algum tipo de intoxicação, seje originaria da agua utilizada na TPA ou o recipiente dela ou mesmo de alguma coisa colocada no aquário ou mesmo uso de algum aerosol ou similar próximo. Dar diagnostico por aqui é o mesmo que medico tentando fazer uma consulta sem exames difícil. A primeira foto com a guelra avermelhada pode corroborar com a suspeita
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus

#18 Mensagem por Radagast »

Não pinga nada no aquário. Seus peixes estão morrendo, pelo amor de deus... não se preocupe com a planta.

Essa peixa corcunda e caquética é sinal de coisa grave. Siga os conselhos do Celso.

Thiago Formigari
Apelido: TT Formigari
Data de Nascimento: 01 Out 1990
Curtiu: 7 vezes
Recebeu Curtir: 34 vezes

#19 Mensagem por Thiago Formigari »

Como o Celso disse... Tem algum aerossol perto do aquário? Pode ser aqueles de repelente ou de cheiro mesmo... Ambos são tóxicos e é bom nem utilizar próximo ao aquário...
----------------------------------------------
Meu reef - 450L, CAF´s Malawi : http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=27&t=37067

tcanaes
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#20 Mensagem por tcanaes »

Olha, não tem nenhum aerossol ou produto químico próximo.
Todos os baldes são exclusivos do aquário e não entram em contato com produtos químicos.
No momento, não estou pingando nada no aquário. Eu estava, mas parei. Diminuí a TPA também.
Por causa dessa crise de água, a água da torneira não tem estado muito boa.
O teste de amônia na na água da torneira está registrando 1ppm, com PH de 7,2.
Embora o panfleto do teste indique verde, eu estaria adicionando amônia no meu aquário, que está com 0ppm.

Esse aquário ficou muito tempo parado na casa dos meus pais. Eu lavei antes de montar, mas vai saber...

Eu nunca tive a intenção de ter a resposta exata do problema aqui. Eu queria mesmo ajuda em como procurar problema. Todos os testes parecem normais... se for algum problema químico, tipo aerossol, como que eu descobriria?

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”