All inclusive reef (Palavra de ordem: Redundância)
Nesta minha montagem quero manter a maior diversidade possível de espécies de corais, sem esquecer da minha fraqueza por tangs e outros peixes...
Data da Montagem: Fevereiro de 2010.
Aqua: 1,30 x 0,60 x 0,60 = 468 Litros (bruto) – 350 Litros (Líquido)
Sump: 0,60 x 0,50 x 0,40 = 120 Litros (bruto) – 80 Litros (Líquido)
Total do Sistema 588 litros (Bruto) – 430 Litros (Líquido)
Equipamentos, configurações e teorias aplicadas:
Skimmer : Deltec 702 (Coloquei uma Sicce PSK 1000 fazendo a entrada de mais ar e água no skimmer (Válvula de sucção de ar desenvolvida pelo Frederico Ramos), precisei fazer um suporte para deixar o skimmer mais alto no sump! Se o skimmer já era bom, imagine agora!)
Reator de Cálcio: DIY feito por mim há mais de 6 anos. (4 litros de mídia)
Overflow:
3 furos de 1 polegada caindo em shark bag (trocado diariamente);
2 ladrões independentes para evitar o risco de entupimentos e transbordos (Primeira redundância).
Iluminação:
(2) - HQIs 150w 12500K (Giesemann Megachrome marine)
(5) - T5 de 54w:
(2) Fiji Purple;
(2) Aqua Science 22000K;
(1) Marine Glo (Hagen).
Circulação:
(2) Tunze 6100 ligadas a um Multicontroller;
(1) Seio M520 ligada a um No-break 1400 VA Senoidal.
Retorno:
(2) SB 2000 ligadas em série jogando a água no aquário através de um Wavy Sea.
Sistemas de Controles e Redundâncias:
(1) Temperatura: O controlador digital aciona um ventilador para resfriar a superfície da água do aquário (só este ventilador sozinho consegue manter a temperatura adequada do aquário);
(2) Temperatura: Outro ventilador idêntico ao do controle de número (1) faz o mesmo controle de temperatura sendo acionado pelo Reef Keeper, ou seja, funcionam os sistemas de controle de temperatura (1) e (2) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro;
(3) Temperatura: Outro controlador digital aciona uma chave contatora para permitir que as HQIs sejam mantidas acesas enquanto a temperatura estiver abaixo de 27,5;
(4) Temperatura: O Reef Keeper desliga todas as lâmpadas do aquário caso a temperatura ultrapasse os 27,5 (inclusive as HQIs), ou seja, funcionam os sistemas de controle de temperatura (3) e (4) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro;
(5) Temperatura: O Reef Keeper liga um termostato de 250W toda vez que a temperatura atinge 24,5 e eleva a temperatura até 25,0;
(6) Temperatura: O termostato que é acionado pelo Reef Keeper está também programado para ligar a 24,5 e elevar a temperatura até pouco mais de 25,5 ou seja, funcionam os sistemas de controle de temperatura (5) e (6) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro);
(7) pH do efluente do Reator de Cálcio: O Reef Keeper aciona uma solenóide que libera CO2 para o reator de cálcio toda vez que o pH do efluente chega a 6,80 e também corta a injeção de CO2 toda vez que o pH do efluente chega a 6,75;
(8) pH do efluente do Reator de Cálcio: O controlador Milwaukee aciona uma chave contatora que permite que a corrente elétrica enviada pelo Reef Keeper alimente a solenóide (liberando assim o CO2 para o reator) sempre que o pH do efluente esteja superior a 6,70, ou seja, se o Reef Keeper falhar e continuar a injetar CO2, o controlador Milwaukee irá desligar a contatora, impedindo que o pH baixe ainda mais. Dessa forma funcionam os sistemas de controle de pH (7) e (8) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro).
(9) Controle do nível de água no sump: 4 sensores de nível (Eclusa) ligados em série (sendo 3 deles secos, acima do nível da água) fazem a segurança de um possível travamento ligado da primeira eclusa;
(10) Sistema de segurança para eclusa: Excelente sistema desenvolvido pelo amigo André Mantovani configurado, no meu caso, para permitir cada acionamento da bomba de reposição de água doce por período máximo de 30 segundos, caso uma ou mais Eclusas travem ligadas e o tempo exceda os 30 segundos, esse sistema irá desligar a bomba de reposição e acionará um alarme sonoro até que a Eclusa interrompa a energização, ou seja, funcionam os sistemas de controle de nível (9) e (10) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar minimizando o problema e alertando-me da situação através do alarme.
Reator de Nielsen: Frederico Ramos com uma bomba interna (SB650) para fazer a recirculação do KW, permitindo uma otimização de rendimento do Reator. A bomba é ligada a um timer que a liga por 1 minuto a cada 3 horas (esse é o menor, mais barato e, ao mesmo tempo, o melhor investimento que se pode fazer em um Reator de Nielsen – especialmente se seu aquário não tem uma alta taxa de evaporação).
Água: deionizador DIY feito por mim há mais de 10 anos (3 litros resina).
Rochas:
Recife (+- 60 Kg)
Sansibar (+- 25 Kg)
Substrato:
Camada de 7 cm de altura de Crushed Coral no fundo;
Camada de 3 cm de altura de Reef Base (red Sea).
Peixes:
Sohal, Clown tang, Hepatus, Yellow tang, Sail fin tang, Convict tang, Flame angel, casal true percula, casal black percula (Frederico Ramos), Clown gobie green, Mandarim green, casal green chromis e donzela kupang.
Corais:
Coleção de zoanthus, coleção de sps, frogs, torchs, hammers, 3 anêmonas, lobophilias, coleção de favias, coleção de acanthas, coleção de ricordeas (yumas e floridas), coleção de mushs, alguns pequenos leathers, etc.
Itens faltando instalar:
(1) Bomba dosadora Reef Doser Twin: O objetivo é a adição de vodka (se eu animar...) e Magnésio (ô canseira que dá!);
(2) Reverse Osmose 5 estágios (falta comprar a bomba...)
Um dia, no futuro:
1 centropigue nacional
1 Pseudochromis fridmani
1 engenier gobie (esse eu já tenho mas acho que vai apanhar até morrer, por isso estou sem coragem de pôr...)
N novos corais, etc
Seguem algumas fotos:
1 – Geral:

2 – Lado esquerdo:

3 – Centro:

4 – Centro e direita:

5 – Lado direito:







Its not a hobby...its way of life












