🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

All inclusive reef

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Leonardo Dias
Usuário Comercial
Apelido: Aqua Design - BH
Curtiu: 1 vez
Contato:

All inclusive reef

#1 Mensagem por Leonardo Dias »

Parabéns Brasil Reef pelo primeiro ano de vida! Que tenha vida longa e próspera!

All inclusive reef (Palavra de ordem: Redundância)

Nesta minha montagem quero manter a maior diversidade possível de espécies de corais, sem esquecer da minha fraqueza por tangs e outros peixes...
Data da Montagem: Fevereiro de 2010.
Aqua: 1,30 x 0,60 x 0,60 = 468 Litros (bruto) – 350 Litros (Líquido)
Sump: 0,60 x 0,50 x 0,40 = 120 Litros (bruto) – 80 Litros (Líquido)
Total do Sistema 588 litros (Bruto) – 430 Litros (Líquido)

Equipamentos, configurações e teorias aplicadas:

Skimmer : Deltec 702 (Coloquei uma Sicce PSK 1000 fazendo a entrada de mais ar e água no skimmer (Válvula de sucção de ar desenvolvida pelo Frederico Ramos), precisei fazer um suporte para deixar o skimmer mais alto no sump! Se o skimmer já era bom, imagine agora!)

Reator de Cálcio: DIY feito por mim há mais de 6 anos. (4 litros de mídia)

Overflow:
3 furos de 1 polegada caindo em shark bag (trocado diariamente);
2 ladrões independentes para evitar o risco de entupimentos e transbordos (Primeira redundância).

Iluminação:
(2) - HQIs 150w 12500K (Giesemann Megachrome marine)
(5) - T5 de 54w:
(2) Fiji Purple;
(2) Aqua Science 22000K;
(1) Marine Glo (Hagen).

Circulação:
(2) Tunze 6100 ligadas a um Multicontroller;
(1) Seio M520 ligada a um No-break 1400 VA Senoidal.

Retorno:
(2) SB 2000 ligadas em série jogando a água no aquário através de um Wavy Sea.

Sistemas de Controles e Redundâncias:

(1) Temperatura: O controlador digital aciona um ventilador para resfriar a superfície da água do aquário (só este ventilador sozinho consegue manter a temperatura adequada do aquário);

(2) Temperatura: Outro ventilador idêntico ao do controle de número (1) faz o mesmo controle de temperatura sendo acionado pelo Reef Keeper, ou seja, funcionam os sistemas de controle de temperatura (1) e (2) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro;

(3) Temperatura: Outro controlador digital aciona uma chave contatora para permitir que as HQIs sejam mantidas acesas enquanto a temperatura estiver abaixo de 27,5;

(4) Temperatura: O Reef Keeper desliga todas as lâmpadas do aquário caso a temperatura ultrapasse os 27,5 (inclusive as HQIs), ou seja, funcionam os sistemas de controle de temperatura (3) e (4) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro;

(5) Temperatura: O Reef Keeper liga um termostato de 250W toda vez que a temperatura atinge 24,5 e eleva a temperatura até 25,0;

(6) Temperatura: O termostato que é acionado pelo Reef Keeper está também programado para ligar a 24,5 e elevar a temperatura até pouco mais de 25,5 ou seja, funcionam os sistemas de controle de temperatura (5) e (6) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro);

(7) pH do efluente do Reator de Cálcio: O Reef Keeper aciona uma solenóide que libera CO2 para o reator de cálcio toda vez que o pH do efluente chega a 6,80 e também corta a injeção de CO2 toda vez que o pH do efluente chega a 6,75;

(8) pH do efluente do Reator de Cálcio: O controlador Milwaukee aciona uma chave contatora que permite que a corrente elétrica enviada pelo Reef Keeper alimente a solenóide (liberando assim o CO2 para o reator) sempre que o pH do efluente esteja superior a 6,70, ou seja, se o Reef Keeper falhar e continuar a injetar CO2, o controlador Milwaukee irá desligar a contatora, impedindo que o pH baixe ainda mais. Dessa forma funcionam os sistemas de controle de pH (7) e (8) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar impedindo ou minimizando o erro).

(9) Controle do nível de água no sump: 4 sensores de nível (Eclusa) ligados em série (sendo 3 deles secos, acima do nível da água) fazem a segurança de um possível travamento ligado da primeira eclusa;

(10) Sistema de segurança para eclusa: Excelente sistema desenvolvido pelo amigo André Mantovani configurado, no meu caso, para permitir cada acionamento da bomba de reposição de água doce por período máximo de 30 segundos, caso uma ou mais Eclusas travem ligadas e o tempo exceda os 30 segundos, esse sistema irá desligar a bomba de reposição e acionará um alarme sonoro até que a Eclusa interrompa a energização, ou seja, funcionam os sistemas de controle de nível (9) e (10) em redundância – caso um falhe o outro irá atuar minimizando o problema e alertando-me da situação através do alarme.

Reator de Nielsen: Frederico Ramos com uma bomba interna (SB650) para fazer a recirculação do KW, permitindo uma otimização de rendimento do Reator. A bomba é ligada a um timer que a liga por 1 minuto a cada 3 horas (esse é o menor, mais barato e, ao mesmo tempo, o melhor investimento que se pode fazer em um Reator de Nielsen – especialmente se seu aquário não tem uma alta taxa de evaporação).

Água: deionizador DIY feito por mim há mais de 10 anos (3 litros resina).

Rochas:
Recife (+- 60 Kg)
Sansibar (+- 25 Kg)

Substrato:
Camada de 7 cm de altura de Crushed Coral no fundo;
Camada de 3 cm de altura de Reef Base (red Sea).

Peixes:
Sohal, Clown tang, Hepatus, Yellow tang, Sail fin tang, Convict tang, Flame angel, casal true percula, casal black percula (Frederico Ramos), Clown gobie green, Mandarim green, casal green chromis e donzela kupang.

Corais:
Coleção de zoanthus, coleção de sps, frogs, torchs, hammers, 3 anêmonas, lobophilias, coleção de favias, coleção de acanthas, coleção de ricordeas (yumas e floridas), coleção de mushs, alguns pequenos leathers, etc.

Itens faltando instalar:
(1) Bomba dosadora Reef Doser Twin: O objetivo é a adição de vodka (se eu animar...) e Magnésio (ô canseira que dá!);
(2) Reverse Osmose 5 estágios (falta comprar a bomba...)

Um dia, no futuro:
1 centropigue nacional
1 Pseudochromis fridmani
1 engenier gobie (esse eu já tenho mas acho que vai apanhar até morrer, por isso estou sem coragem de pôr...)
N novos corais, etc

Seguem algumas fotos:
1 – Geral:
Imagem

2 – Lado esquerdo:
Imagem

3 – Centro:
Imagem

4 – Centro e direita:
Imagem

5 – Lado direito:
Imagem
Editado pela última vez por Leonardo Dias em 23 Jun 2010, 13:30, em um total de 1 vez.
Abraços,
Leonardo Dias

"Quanto mais trabalho mais sortudo eu fico"
leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285

Victor D' Abronzo
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: Victor
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 27 vezes

Re: All inclusive reef

#2 Mensagem por Victor D' Abronzo »

Caramba... lindo aquário.
Qual é o tamanho desse clow tang?
Parabéns!!

Leonardo Dias
Usuário Comercial
Contato:

#3 Mensagem por Leonardo Dias »

Obrigado Victor!

O clown tem entre 18 e 20 cm, ok?
Abraços,
Leonardo Dias

leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285

Ronaldo Ribeiro
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Ronaldo Ribeiro
Recebeu Curtir: 1 vez

#4 Mensagem por Ronaldo Ribeiro »

muito bonito mesmo,
os sps estão lindos com 150 wts.
parabens
abs e boa sorte

Nilo Otaviano
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Nilo

#5 Mensagem por Nilo Otaviano »

Belissimo aqua.

Só esqueceu de falar da coleção de tridacnas que você tem ai icon_iCo01

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
País: Brasil
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

tá lindo mesmo parabéns. as cores estão show.
qual é esse coral no rabo do YT?
Imagem
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#7 Mensagem por Robson Sandrini »

Tem vida demais. Colorido demais. Demais. icon-aplauder

Leonardo Dias
Usuário Comercial
Contato:

#8 Mensagem por Leonardo Dias »

Obrigado amigos!

Matias, esse é um frogspawn, agente o chamava de frog eletric... quer muda? hehehe
Abraços,
Leonardo Dias

leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285

Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Curtiu: 2 vezes
Contato:

#9 Mensagem por Gabriel Tiol »

Caramba, ehehehe como vc faz pra manter um sohal e um clown juntos ai??? hehehehe

Ta muito show!! Parabéns!!!
ImagemIts not a hobby...its way of life

Fabio Millan
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Millan

#10 Mensagem por Fabio Millan »

Ola Leo parabens pelo aqua hein.... esses tangs estão lindos

so um deltec mesmo para segurar esses sujoes icon_rotfl2 icon_rotfl2

valeu por compartilhar e continue postando okk

abracos e t+++

Alexandre George
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Apelido: Alexandre
Recebeu Curtir: 6 vezes

#11 Mensagem por Alexandre George »

Fala Leonardo!

Um espetáculo esses Tangs e os SPS realmente estão ótimos!

Essa mistura HQI e T5 dá samba mesmo! Sem contar que a configuração esbanja conhecimento e segurança. icon_joia

O Sohal é lindo mesmo, adoro esse Tang!

É muito legal ver um lojista que é aquarista! O hobby só ganha com isso! icon-aplauder icon-aplauder

Um grande abraço !
"A inteligência é a insolência educada." - Aristóteles

William Neres
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: william Neres

#12 Mensagem por William Neres »

Seu aquario esta show !!! Parabens icon-aplauder
FAÇA DO MEU LAR SENHOR, SUA CASA TODO DIA

Frederico Ramos
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Fred
Data de Nascimento: 09 Abr 1970
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 4 vezes
Contato:

#13 Mensagem por Frederico Ramos »

He he, tá "marromenos" ......

No dia que você quiser tirar essa bagaça de skimmer e botar um de verdade, me fala icon_rotfl2

Brincadeiras í parte tá show mesmo, eu vi pessoalmente.

abraço e sucesso

Rodrigo RBG
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: RBG Reef Club
Data de Nascimento: 01 Jan 2001
País: BRA

#14 Mensagem por Rodrigo RBG »

Bacana, as cores dos sps estam legais, na segunda foto logo acima da stylopora é uma mille blue? parece estar bonita, tira umas fotos dos seus sps de cima em macro pra gente poder visualizar eles melhor.

gostei das 4 eclusas em série, isso que é medo de dar errado! :lol:
All T5 Club!
Rimless Club!
Shallow Reef Club!
Go PRO Club!

RBG REEF status: offline

Roberto Denadai
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: denadai

#15 Mensagem por Roberto Denadai »

Bateu o record de tangs...6 em 130 cm hehehe

Se tem sorte desse sohal nao se matar com o clown hein, é raridade

Legal o aquario

Abraços

Gabriel Tiol
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Apelido: Gabriel
Data de Nascimento: 25 Fev 1983
Curtiu: 2 vezes
Contato:

#16 Mensagem por Gabriel Tiol »

Eu tb tenho 6 tangs em 130, ehehehe e justamente por isso perguntei do sohal com o clown.....já vi esses dois se matarem em 2metros!!!! eehehehe
ImagemIts not a hobby...its way of life

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#17 Mensagem por Matias Gomes »

Leonardo Dias escreveu:quer muda? hehehe

euuuuuuuuuuuuuu??????????????? imagina!!!!!!!!!!!!!! eu querer??? nunca!!! icon_rotfl2 icon_rotfl2 .
Frederico Ramos escreveu:No dia que você quiser tirar essa bagaça de skimmer e botar um de verdade, me fala

vixiiiiiiiiiiii isso foi uma intimação rsss
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Paulo.Hanashiro
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Paulo Hanashiro

#18 Mensagem por Paulo.Hanashiro »

Até que enfim mostrou o aquário!!!! icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap icon_clap

Mas as fotos estão bem "marromenos" icon_diablo icon_diablo icon_diablo icon_diablo

Sério. O aquário é muito melhor do que aparece nas fotos. icon_joia icon_joia icon_joia Está faltando cor aí. A camera eu sei que é nova, só falta agora trocar o fotografo icon_assobiando icon_assobiando icon_assobiando icon_assobiando

Abração.
Imagem

Vinicius Reis
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Vini

#19 Mensagem por Vinicius Reis »

Opa!
Realmente, esse sohal junto com o clow são um show a parte!!
Um cliente da loja onde eu trabalho me falava muito desse seu aquario, o Arinos!

Leonardo Dias
Usuário Comercial
Contato:

#20 Mensagem por Leonardo Dias »

Meus amigos, muito obrigado pelos elogios, é sempre bom ouví-los! Principalmente quando vem de pessoas que realmente entendem do assunto!

Rodrigo, sobre as eclusas, já perdí uma T. squamossa maravilhosa por causa de 2 incidentes de falhas (no primeiro ela ficou bem ruim, mas sobreviveu, passados 6 dias tive outro incidente, aí ela não aguentou e morreu em menos de 24 horas) por isso o trauma... Agora com o dispositivo de segurança do André Mantovani estou pensando em retirar todo esse excesso de zêlo... Estou meio paranóico, admito!

Matias, precisamos dar um jeito, vou conseguir uma muda dele para vc (tenho um cliente que tem uma colônia grande). O problema vai ser envio, tô ag..do de medo... Acho que terei de ir aí entregar! Ficou fácil: vamos organizar um encontro, daí eu levo, participo do encontro, mergulho (spot dive noturno né? Eu mereço!) e ainda aproveito para passar mal comendo os frutos do mar daí de seu restaurante. hehehe, combinado?

Denadai e Gabriel: Esse clown ficava em um aquário com um sohal que era quase o dobro do tamanho dele, quando esse sohal morreu, eu peguei o clown para mim (o meu sohal já estava no aquário) daí foi só colocar e o clown continua com medo do sohal, zero de brigas entre os 2.

Sr. Paulo Seiitiro! É só trocar o fotógrafo né? venha aqui então fazer as fotos meu amigo! Quero ver! hehehehe

Vinícius, tudo bem? trate muito bem do Arinos aí heim? Pelo menos enquanto ele não volta a morar em BH! O Arinos é um grande amigo que fiz com o aquarismo, mesmo a essa distância conversamos toda semana!

Como me pediram, seguem algumas fotos da casa de máquinas do aquário:

Sump (posicionado lateralmente ao aquário):

Imagem

Reator de Nielsen (montado externo) e caixa de reposição (note a SB 650 montada dentro do Nielsen , note Tb o dispositivo de segurança das eclusas):

Imagem

Parte elétrica mostrando os reatores da HQIs, transformador 110/220 e um dos ventiladores:

Imagem

Parte elétrica mostrando o quadro de tomadas do Reef Keeper 2 e o emaranhado de fios (devo ter gastado uns 100 m de fio ao todo...):

Imagem

Quadro de comando elétrico feito pelo amigo Arinos Braga enquanto me ensinava a fazê-lo. É uma praticidade: nada de ficar seguindo fios e nada de removê-los da tomada, tudo controlado por interruptores:

Imagem

Quadro de comando elétrico aberto mostrando algumas das chaves contatoras:

Imagem

Multicontroller Tunze e controlador de pH Milwalkee:

Imagem

Controladores de temperatura e Reef Keeper 2 (note que um dos controladores está com erro na sonsa (S – E). Preciso comprar uma nova sonda... veja na foto do quadro elétrico aberto uma tomada macho mal encaixada, essa é a tomada que estava ligada nesse controlador, tive que ligá-la diretamente na rede pois se ela ficar sem energização as HQIs não ascendem...):

Imagem

Foto mostrando posicionamento das calhas e do Wavy Sea:

Imagem

Foto mostrando o comando do Wavy Sea e o No Break (note a Santa no lado superior direito – Toda ajuda é bem vinda quando falta luz!):

Imagem

Equipamentos faltando instalar (ô falta de tempo danada!):

Imagem

Por enquanto é tudo, assim que der irei postando fotos individuais dos peixes e corais, ok?

Obrigado,
Abraços,
Leonardo Dias

leodias1@yahoo.com.br
31 - 3244-1644
31 - 8527-2285

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”