e fervi uns 50kg de humus de minhoca para isso tb rsss
Mas vamos aos fatos, meu amigo Tuba me perguntou por que não montar um marinho, na hora já respondi que não teria dinheiro para isso, mas resolvi ler para ver o que tinha mudado na aquariofilia marinha desde meu ultimo aquário marinho.
Descobri que muita coisa tinha mudado e resolvi fazer um FO apenas de peixes de Ilhabela, sabia de uns pontos de corais mortos que seriam ótimas Rvs e resolvi inverter a montagem do plantado para um FO. Comprei uma placa inteira de vidro 10mm e mandei cortar de forma que aproveitasse ao maximo todo o vidro.
de substrato usei 100kg de cascalho de concha e por cima coloquei uns 200kg de areia de filtro de piscina, e seguindo uns conselhos rss coloquei as rvs direto do jeito que veio do mar, mesmo socando uma em cima da outra e lotadas de zoanthus, nem precisa falar que ficou tudo podre em 24 horas rsss e lá vou eu no dia 25/12 retirar todas as rvs e escovar tudo e trocar toda a água do aquario, cheguei a trocar toda a água umas 3 vezes em 30 dias, mas consegui reverter a situação, o skimmer era um Valente weipro 2018, que pelo preço é uma maravilha mesmo rss
mas vamos as fotos e não se esqueçam que a montagem foi em 2005.
a mesa de madeira maciça para resistir ao peso do reef, mas depois de pronta vi que não daria para colocar o sump direto em baixo dela por causa de uma trava central, e tive eu mesmo que serrar e colocar as travas das pernas na parte de baixo.

colando os vidros

teste de água

buscando as rvs

depois mudei para isso e descobri que não poderia ter aletas horizontais, e voltei para as verticais.

substrato no lugar

montando a iluminação

testando as luzes, e quando cheguei no reef tinha um casal de paru que meu filho soltou rss

faltou pedra rss

tudo que eu encontrava no mar eu trazia para colocar no reef rss
fui buscar mais rvs e dessa vez escovei tudo dentro do mar para n~çao ter problemas e só peguei as que não tinham zoanthus

uma sequencia de 11 fotos com todas as rvs e depois com os primeiros corais e deixando de ser um FO

mais uma

TPA animal rss
em 20/09/2006 cheio de peixes

primeira parte concluida.