🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Armadura de Polypterus!!!

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
André Fonseca
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 12582
Registrado em: 07 Ago 2009, 18:52
Apelido: DRECA
Cidade: Sampa
País: Brasil
Localização: No Notebook
Curtiu: 27 vezes
Recebeu Curtir: 141 vezes
Contato:

Armadura de Polypterus!!!

#1 Mensagem por André Fonseca »

A notícia é de 2012, mas como não sabia, resolvi compartilhar com vcs...

E apesar do erro incrível existente na reportagem, não deixa de ser interessante!!!

"EUA criam uniforme mais resistente que o aço a partir da escama de peixe pré-histórico

LUCIANA SGARBI

Há 96 milhões de anos um guerreiro começou a preparar a sua vestimenta de guerra. Trata-se de um peixe, na verdade de um peixe bastante especial, dada a sua agressividade e esperteza instintiva de defesa: chama-se Polypterus senegalus, mede 50 centímetros de comprimento e é conhecido entre os biólogos como o "brigão dos mares africanos". Dotado de alta capacidade mimética, ele teve ao longo da existência de sua espécie as escamas adaptadas às mordidas de grandes predadores, ou seja, sobrevive a ataques ferozes: tanto que existe até hoje. Na semana passada, esse brigão dos mares ganhou status de modelo: o Exército dos EUA e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciaram que vão se inspirar nele para, com auxílio da ciência, construir novas e eficazes armaduras bélicas para soldados: elas serão tão resistentes quanto aquelas medievais, só que, ao mesmo tempo, tão leves quanto os tecidos inteligentes feitos atualmente através da nanotecnologia.

O Polypterus senegalus foi capturado e levado a aquários especiais justamente pelo fato de sobreviver há milhões de anos. E o estudo de suas escamas, únicas no habitat marinho, tornou-se objeto de importantes pesquisas a ponto de merecerem publicação na revista científica Nature, uma das mais conceituadas do mundo. "Cada escama é sobreposta para que dissipe a pressão de uma mordida poderosa", diz Christine Ortiz, do MIT, responsável pela pesquisa. "Ocorre um fenômeno incrível: as fissuras causadas por ataques às escamas formam um círculo ao redor do local do impacto, em vez de correrem por toda a escama impedindo-a de exercer constantemente a sua função de proteção". Ao "desmontarem" as escamas, os cientistas observaram que a sua eficiência está na espessura (algo ao redor de 500 milionésimos de metro) e na forma como são dispostas. Agora, o seu desenho será transportado para roupas de guerra. Se esse peixe já sobreviveu aos ataques do escorpião-do-mar, um gigante que tinha mandíbulas poderosas, garras, espinhos e uma imensa cauda com ferrão e veneno, acredita-se que soldados que usarem o novo uniforme poderão facilmente seguir em frente, incólumes, caso tenham de guerrear corpo a corpo ou mesmo se enfrentarem balas de fuzis de relativa potência. "Essa nova armadura será 15 vezes mais resistente que o aço", diz Christine.

Por baixo da escama, mais proteção. Uma malha de 40 camadas de nanotubos de carbono formam a tal capa protetora capaz de impedir a passagem de balas. Outra possibilidade de "recheio" para a armadura é a mistura de polietileno glicol, um polímero encontrado em alguns medicamentos, e nanotubos de areia. Uma vez juntos, esses elementos produzem um líquido que se torna rígido instantaneamente, transformando- se num escudo quando atingido com violência por algum objeto."
[glow=red]BIÓTOPO TANGANIKA: viewtopic.php?f=27&t=42535[/glow]

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”