Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
alguem me ajuda montar um aquario?
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Loro
- Data de Nascimento: 21 Ago 1991
- País: Brasil
alguem me ajuda montar um aquario?
Galera, sou novo aqui. espero não perturbar vcs!
Não entendo de aquario mas estou comprando um e gostaria de ajuda. ate agora so sei o tamanho, 150x 50x 60x 10mm.
vou colocar peixe carnívoros, como, pintado 20cm-30cm e traira.
alguma dica a respeito de bomba? pedras e enfeites? tenho que esperar filtrar agua quanto tempo?
abracos
Não entendo de aquario mas estou comprando um e gostaria de ajuda. ate agora so sei o tamanho, 150x 50x 60x 10mm.
vou colocar peixe carnívoros, como, pintado 20cm-30cm e traira.
alguma dica a respeito de bomba? pedras e enfeites? tenho que esperar filtrar agua quanto tempo?
abracos
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global
- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
Re: alguem me ajuda montar um aquario?
Renato, seja muito bem vindo ao BrasilReef.
Esteja sempre a vontade para perguntar e participar do Forum.
Bom, vamos lá.
Toda montagem nova, tem que ter o tempo de ciclagem, para acontecer o ciclo de nitrogenio. Onde as bacterias vao se desenvolvendo e fazendo o trabalho. Normalmente leva em torno de 1 mes.
como pretende colocar peixes de rio, pode fazer a montagem com cascalho e troncos, isso mantem a agua acida, assim como dos rios.
Um detalhe que deve-se atentar é para tamanho dos peixes. Pintado fica com mais de 1m, entao logo tera que se desfazer dele.
Como sao peixes predatórios, voce terá que jogar peixes alimento com frequencia no aquario, e alimento vivo tende a acelerar a qtde de sujeira na agua, assim tambem caprichar nas TPAs.
Bom, vamos lá.
Toda montagem nova, tem que ter o tempo de ciclagem, para acontecer o ciclo de nitrogenio. Onde as bacterias vao se desenvolvendo e fazendo o trabalho. Normalmente leva em torno de 1 mes.
como pretende colocar peixes de rio, pode fazer a montagem com cascalho e troncos, isso mantem a agua acida, assim como dos rios.
Um detalhe que deve-se atentar é para tamanho dos peixes. Pintado fica com mais de 1m, entao logo tera que se desfazer dele.
Como sao peixes predatórios, voce terá que jogar peixes alimento com frequencia no aquario, e alimento vivo tende a acelerar a qtde de sujeira na agua, assim tambem caprichar nas TPAs.
- Reinaldo Chen
- Moderador
- Apelido: chen
- Data de Nascimento: 17 Nov 1974
- Recebeu Curtir: 86 vezes
Para criar peixes predadores é preciso reforçar a filtragem com uso de filtros externos ou canisters de alto volume. Isso por conta do maior volume de dejetos que esses peixes produzem com a dieta com mais proteínas.
A decoração basicamente é com cascalho de rio e alguns troncos e pedras. Não precisa de muita coisa pois os peixes gostam de espaço para nadar e a decoração vai atrapalhar mais que agradar os peixes. Escolha um tronco bonito e apenas isso , seria como eu montaria.
Com volume liquido entre 300 a 350 litros dependendo da decoração que você escolher , é usar um filtro canister com volume de 2000 a 3000 litros por hora.
O aquário montado deve ciclar por 1 mês e ai colocar os peixes aos poucos.
A decoração basicamente é com cascalho de rio e alguns troncos e pedras. Não precisa de muita coisa pois os peixes gostam de espaço para nadar e a decoração vai atrapalhar mais que agradar os peixes. Escolha um tronco bonito e apenas isso , seria como eu montaria.
Com volume liquido entre 300 a 350 litros dependendo da decoração que você escolher , é usar um filtro canister com volume de 2000 a 3000 litros por hora.
-
- Diplectrum formosum
Vinicius F. Reis escreveu:Renato, seja muito bem vindo ao BrasilReef.
Bom, vamos lá.
Reinaldo Chen escreveu:Para criar peixes predadores é preciso reforçar a filtragem com uso de filtros externos ou canisters de alto volume. Isso por conta do maior volume de dejetos que esses peixes produzem com a dieta com mais proteínas.
Galera, obrigado pela atenção de vcs!! acabei de chegar da loja que um amigo indicou aqui.
Olha orçamento inicial que ele me passou,
Vidro 150x 40x 50x 8mm
20kg de cascalho (kel 700) "algo assim" e acho que vai ser pouco.
e umm filtro SP 1000b
Totalizando R$ 922,95 com 10% de desconto.
O que vcs acham? devo alterar algo? Tronco vou comprar depois.
- tedescowill
- Pomacanthus imperator
- Apelido: will
- Data de Nascimento: 24 Abr 1981
- País: brasil
- Curtiu: 28 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
Renato como é este aquario que foi feito o orcamento /tem que tipo de travamento?
pergunto isso pois com estas medidas feito com vidro de 8mm é meio fragil mas se for fazer ,peça para usar vidro de 10mm para o vidro da base
e o filtro que voce colocou e este
é muito fraco para um aquario de predadores
eu daria a sujestao de fazee a filtragem num sump abaixo (se voce dispor de espaço pra ele claro)
o cascalho e o mais barato e facil de achar
pergunto isso pois com estas medidas feito com vidro de 8mm é meio fragil mas se for fazer ,peça para usar vidro de 10mm para o vidro da base
e o filtro que voce colocou e este

eu daria a sujestao de fazee a filtragem num sump abaixo (se voce dispor de espaço pra ele claro)
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.
E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.
- - - - - - -
E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.
-
- Diplectrum formosum
will tedesco escreveu:Renato como é este aquario que foi feito o orcamento /tem que tipo de travamento?
e o filtro que voce colocou e este![]()
Will, então, não entendo nada kkkk vou falar com cara la e pedir de 10mm
Sobre o Filtro, como funciona esse sump?
- tedescowill
- Pomacanthus imperator
ele funciona como um sump de aquario marinho,no aquario é estalado/feito uma decida da agua (que e captada na superficie da agua) esta agua captada cai num aquario que tem varias divisoes ,nestas divisoes voce coloca material filtrante ,midea ceramica para a biologia ,e na ultima parte da separaçao tem uma bomba que leva a agua devolta para o aquario (nesta situacao fica mais facil fazer a manutencao do material filtrantes como esponjas ,perlon)
tambem da pra fazer o sump em cima do aquario como eu ja vi ,nesta situacao uma bomba joga a agua para o sump onde e filtrada e cai de volta para o aquario por gravidade ,embora acho que fique mais feio assim ,mas funciona tambem.

tambem da pra fazer o sump em cima do aquario como eu ja vi ,nesta situacao uma bomba joga a agua para o sump onde e filtrada e cai de volta para o aquario por gravidade ,embora acho que fique mais feio assim ,mas funciona tambem.
- - - - - - -
- - - - - - -
-
- Moderador
- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
Renato novamente Bem vindo ao Brasil Reef.
muito bacana sua montagem, posso te fazer algumas perguntas?
pelo sim ou pelo não aí vão:
estas medidas do display (150 x 50 x 40) é o espaço que você dispõe?
qual a estrutura que suportará este display (aquário), você já a tem?
quais (quantidade) peixes você realmente quer e quais espécies?
após estas perguntas te darei outras que tenho.
boa diversão
boa diversão
-
- Diplectrum formosum
Raphael Igor escreveu:Renato novamente Bem vindo ao Brasil Reef.
boa diversão
Orçamento que fiz foi de um vidro de 150X Comprimento 40x de largura e 50x de altura
Ja o local e o tipo de peixe ja explico, tenho um Rancho e na casa tem muitos moveis Rústicos achei um parecido no google de onde pretendo deixar o aquário,

Os peixes, eu queria peixe de rio, tipo um pintado de 25cm, uma traira e isso. Tenho uma represa la e tem muitos alevinos, ia ser fácil tratar eles também.
Preciso de ajuda sobre mais coisas também, como iluminaria, qual coloco? compensa fazer uma tampa de madeira?
Alguma ideia?
Abraços
- tedescowill
- Pomacanthus imperator
uma vez eu vi um peixes destes predadores,era filhote bem piquinininho a pirarara parecia um bicho de pelucia/ou melhor personagem de desenho animado,meu entusiasmo acabou quando fiquei sabendo que ficava com mais de 120 cm e mais de 60 kilos
o peso que este aquario tera sera en torno de 500 kilos (montado) entao sera que este movel ,mesmo sendo antigo aguenta?
sobrev a tampa ,eu acho valido vazer uma sim,se nao fica aparecendo a iluminacao ,o que vai tirar de sistonia o ambiente,deichando o aquario berrando na sala
quanto a iluminacao ,nao precisa ser forte ja que nao tera plantas no aquario.

o peso que este aquario tera sera en torno de 500 kilos (montado) entao sera que este movel ,mesmo sendo antigo aguenta?
sobrev a tampa ,eu acho valido vazer uma sim,se nao fica aparecendo a iluminacao ,o que vai tirar de sistonia o ambiente,deichando o aquario berrando na sala

- - - - - - -
- - - - - - -
-
- Diplectrum formosum
will tedesco escreveu:uma vez eu vi um peixes destes predadores,era filhote bem piquinininho a pirarara parecia um bicho de pelucia/ou melhor personagem de desenho animado,meu entusiasmo acabou quando fiquei sabendo que ficava com mais de 120 cm e mais de 60 kilos![]()
sobrev a tampa ,eu acho valido vazer uma sim,se nao fica aparecendo a iluminacao ,o que vai tirar de sistonia o ambiente,deichando o aquario berrando na sala![]()
Hahahahah Sim, fica desse tamanho mesmo. Mas minha vantagem é que tenho lago la, se crescer muito eu solto kkkk isso se não tiver problema pro peixe!
O móvel aguenta sim, é rustico, antigo modo de falar, mas fabricado a pouco tempo com madeira firme, só um móvel desse é 250k!
Vou comprar um filtro externo mesmo. Me fala um Canister bom pro aquário de 150x 40x 50x acho que deve ser 250-300 litros na média.
- Marco Vieira
- Acanthurus achilles
- Apelido: Marco
- Data de Nascimento: 23 Fev 1980
- Curtiu: 6 vezes
Cara, como pretende ter predadores, eu colocaria no mínimo dois canisters, aumentando a capacidade de fitragem.
Sobre a iluminação, pode colocar tampa ou descer a luminária do teto. Se usar uma calha bonita e prender a luminária no teto com cabos de aço pode ficar bonito, vai depender da decoração da sua casa.
Soltar o peixe depois de um tempo não tem crise, desde que os parâmetros do aquário e do lago estejam próximos (PH) e que ocorra aclimatação.
Sobre a iluminação, pode colocar tampa ou descer a luminária do teto. Se usar uma calha bonita e prender a luminária no teto com cabos de aço pode ficar bonito, vai depender da decoração da sua casa.
Soltar o peixe depois de um tempo não tem crise, desde que os parâmetros do aquário e do lago estejam próximos (PH) e que ocorra aclimatação.
-
- Diplectrum formosum
Marco Vieira escreveu:Cara, como pretende ter predadores, eu colocaria no mínimo dois canisters, aumentando a capacidade de fitragem.
Mandei fazer orçamento de uma tampa agora, vou aguardar para ver.
Recebi um novo orçamento de vidro de outra loja aqui que esta no mercado a muitos anos.
Passaram com vidro de 12mm ficaria 1,200 reais, compensa essa né, não ter risco.
- Humberto Jr.
- Moderador Global
- Apelido: Beto
- Data de Nascimento: 26 Ago 1992
- Curtiu: 206 vezes
- Recebeu Curtir: 345 vezes
Renato Reiss escreveu:Mas minha vantagem é que tenho lago la, se crescer muito eu solto kkkk isso se não tiver problema pro peixe!
Este lago é natural ou artificial?
Existe essa espécie neste lago? Pois poderá causar um prejuízo ambiental enorme. Ainda mais tratando de predadores.
Ell Regreso Reef - 555 litros
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
Em breve atualizações!
Humberto Rodrigues Junior
Biólogo e Prof. Ciências
-
- Diplectrum formosum
Humberto Jr. escreveu:Renato Reiss escreveu:Mas minha vantagem é que tenho lago la, se crescer muito eu solto kkkk isso se não tiver problema pro peixe!
Este lago é natural ou artificial?
Existe essa espécie neste lago? Pois poderá causar um prejuízo ambiental enorme. Ainda mais tratando de predadores.
hehe Existe sim! é natural mesmo!
- Reinaldo Chen
- Moderador
- Apelido: chen
- Data de Nascimento: 17 Nov 1974
- Recebeu Curtir: 86 vezes
nesse tamanho e com peixes monstros, 12mm é o mínimo de espessura...e que seja bem travado
-
- Diplectrum formosum
Reinaldo Chen escreveu:nesse tamanho e com peixes monstros, 12mm é o mínimo de espessura...e que seja bem travado
Como Citei num poste ai. Fiz um novo orçamento com uma loja na cidade aqui que esta no mercado a muitos anos.
um aquário desse e pra esses peixes que eu quero, me falaram um aquario de 12mm mesmo e com um travamento grande no meio! esta bom assim? fica 1,200!
e qual filtro recomenda colocar? queria um filtro externo e de preferencia um que não faça barulho kkk
- Vinicius F. Reis
- Moderador Global
- Apelido: Vinny Nito
- Curtiu: 26 vezes
- Recebeu Curtir: 165 vezes
vidro de 10mm ja da tranquilo.
estou montando um de 180x50x50 com vidro de 10mm.
estou montando um de 180x50x50 com vidro de 10mm.