🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Como me livrar desta "PRAGA"?

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
drrenato
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Data de Nascimento: 05 Jan 1980
País: Brasil

Como me livrar desta "PRAGA"?

#1 Mensagem por drrenato »

Uma alga verde, que parece um musgo de java, porem muito mais fina comecou a invadir o meu aqua plantado.

Ja tive problema com alga peteca, me livrei eliminando todo o aqua e lavando tudo com cloro, mas agora eu ja tenho muitas plantas e um carpete que esta sendo tomado por esta maldita alga que nao sei de onde veio.

Desta vez nao parece ser a mesma alga peteca, mas tambem nao sei o que pode ser e como acabar com ela sem destruir as outras plantas.

Alguem pode me ajudar???

Imagem
Imagem
Imagem

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Como me livrar desta "PRAGA"?

#2 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Qual tipo de fertilização você utiliza?
Edson Paveloski Junior

drrenato
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#3 Mensagem por drrenato »

Edson Paveloski Junior escreveu:Qual tipo de fertilização você utiliza?

Usei um substrato da marca "Sera" veio em um balde amarelo, por cima coloque esse substrato JBL MANADO

Eu costumava complementar com um fertilizante liquido da JBL Ferropol.

+ CO2 e iluminacao LED 120W

Tudo estava crescendo muito, muito, muito e rapido... tinha que podar as plantas 2 vezes por semana....

Essa praga comecou depois que eu comprei um musgo de java em uma loja local....

O musgo nao pegou, mas esta praga se instalou... desde entao parei com o Ferropol e baixei a intensidade dos led's 50%

Eu tentei remover manualmente e ate lavei as plantas em agua corrente (direto da torneira "Eu sei.. cloro bla bla bla")

Nao adianta... passada algumas semanas essa praga volta a crescer

Alguem tem alguma ideia de como consigo acabar com isso sem acabar com o resto?

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#4 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Como você mencionou, provavelmente elas vieram no musgo, inclusive ele não pegou provavelmente por ter sido sufocado por elas. Você já tomou algumas medidas adequadas, remoção mecânica ou controle biológico é conveniente. Há fauna em teu aquário?

Abraço
Edson Paveloski Junior

drrenato
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por drrenato »

A terra esta cheia de vida.... milhares de pequenos caramujos.
Ja tive muitos peixes de cardume neon+40 Rodostomos+40, mas eles desaparecem um de cada vez ate acabarem todos.
Hoje so me resta 03 Molinesias, 06 Mato Grosso, 03 Lebistes
Tambem tenho 01 Musum de 1,20 metro, acredito que ela foi responsavel pelo desaparecimento dos peixes, porem eu tenho ela ha 10 anos e so vi ela comendo um Mato Grosso que ficou se esfregando na cara dela.

Estava em busca de algum remedio pra jogar na agua e acabar com essa praga.... 2guns

De quaquer maneira eu estou deixando essa alga crescer mais em volume no tronco algumas outras areas do tanque, na teoria "em minha cabeca" essa alga crescendo em um lugar controlado do aquario iria acabar consumindo mais rapido os nutrientes que ela precisa para desenvolver...nao vou trocar a agua ate que os nutrientes se esgotem...ou nao, sei la icon_frusty

Este aquario esta na minha casa, mas eu tenho outro aquario onde trabalho que posso transferir os peixes caso seja necessario

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis

#6 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Nossa, ajusta essa fauna então, amigo. Caso contrário, podemos dizer que você tem um mussum e que ele tem comida para um tempo aí.
Quanto á questão das algas, já pensou em colocar uma ampulária?
Quais são as medidas do teu aquário?
Sobre os nutrientes, como você possuí fauna e substrato fértil, dificilmente vão acabar. Quais plantas você possui?
Edson Paveloski Junior

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”