🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Diogo Klens
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 20 Jan 2014, 22:26
Apelido: Di
Data de Nascimento: 06 Abr 1985
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez

HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#1 Mensagem por Diogo Klens »

Pessoal, estou com um pequeno problema ou desconfiança ! Como já fiz um post a algum tempo atrás, eu estava com problemas de super-reprodução dos Lesbites no meu aquário comunitário de Betta, então, além de doar um monte de filhotes, acabei por separar em um novo aquário o macho das fêmeas, porém, duas delas pareciam esperar novas crias...

Ai veio o problema ou a dúvida, uma delas já deu a luz, e ambas estavam gordinhas ao mesmo tempo e em uma mesma época, porém, somente uma já deu a luz, a outra continuou engordando e engordando cada vez mais o que está me gerando uma [shadow=blue]dúvida enorme[/shadow]... :?: :?: :?: :?: :?: será que pode ser [shadow=blue]hidropsia[/shadow] :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Se positivo, como tratar ? Pode ser contagioso para os outros peixes (Betta+cascudos+outros lebistes) ? Pergunto, pois, em muitas leituras que fiz pela internet afora, não me explica se é ou não e como resolver então, nada mais justo que contar com a CREDIBILIDADE dos colegas que sempre me ajudaram e que sempre deu certo :)

Muito obrigado


Imagem

Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14162
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 401 vezes

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#2 Mensagem por Celso Suguimoto »

Desovas de lebistes são mensais, se ela não desovar e desinchar provavelmente... um artigo ótimo sobre o assunto

Hidropsia
Imprimir
E-mail
DetalhesCategoria: Enfermidades O que é?
A Hidropsia não é uma doença, mas um conjunto de sintomas e sinais que surgem no decorrer de certas doenças. Ocorre quando há retenção de líquidos na cavidade abdominal, músculos e pele dos peixes, com consequências para todos os seus orgãos. Quando isto ocorre, o nivel de proteínas do sangue diminui muito, o sangue se dilui, fica aquoso. Ocorre insuficência dos rins e do coração do peixe. Ele não consegue eliminar água de seu organismo. Incha. As escamas, que estão presas a ele só por uma parte, se levantam, eriçam. Sobrevem lesões nas guelras, intestinos, etc. “A degeneração do coração e dos rins é causada por toxinas que podem ser de origem fermentativa, tumoral ou parasitária”. Muita gente considera a hidropsia como uma doença, por isto vemos vários autores, cada um apontando uma causa. Mas ela não tem só uma causa, porque não é uma doença. É uma síndrome.

A causa mais comum apontada é uma bactéria, a Pseudomonas puntacta. É uma causa importante da hidropsia infecciosa. Mas também na tuberculose, na lepidortose, em algumas viroses e até em aquários com excesso de nitratos pode ocorrer a hidropsia. Há casos em que não é possivel encontrar um agente causador. Há outras situações que em certos aspectos podem simular a hidropsia: problemas ovarianos em fêmeas e tumores malignos e benignos em certas localizações, a oclusão intestinal, gases, constipação intestinal, etc.

Em quase todas as situações a alimentação errada, como dar sempre o mesmo alimento, principalmente não vitaminados, podem causar o aumento do volume do peixe ou mesmo levar a uma situação mais grave, pois com alimentação errada o peixe tem sua imunidade diminuída. Mesmo no caso da infecção por P. puntacta, esta só ocorre se o organismo estiver debilitado pelas condições de vida dele. Em todos os casos de aumento global do volume do peixe, parecendo inchado, ele deve ser imediatamente removido para um aquário hospital.

Prevenção – Quarentena

A prevenção para todas as doenças é a mesma. E para todas elas a prevenção é o mais importante. Devemos sempre pensar na saúde como um equilibrio entre o hospedeiro (peixe), agente agressor (físico, químico, biológico) e o meio (água). O aquário é um sistema fechado, tem poder de autodepuração limitado. À medida que esta capacidade vai se esgotando, as condições da água vão piorando. Numa progressão, digamos, exponencial em relação ao tempo. Até que de repente o sistema entra em colapso. A água é um solvente universal em nosso planeta. Assim, qualquer agente patogênico (que cause doença) se difunde nela com rapidez, e os peixes vivem nesse ambiente em contato direto com esses agentes. Os peixes têm um sistema imunológico que os defende de muitas agressões, mas não de todas, e principalmente não durante todo o tempo.

Eles produzem excreções como fezes, urina, amônia, e nadam num meio em que isto tudo está dissolvido. À medida em que o nivel desses poluentes vai crescendo, os problemas vão aumentando. Por isto é tão importante evitar a superpopulação, fazer trocas parciais de água, a boa filtragem, a sifonação do fundo, o controle dos parâmetros fisico-químicos, etc. Pelo mesmo motivo há gente que considera inadequada a formula de 1 cm de peixe para l litro de água, pois 1 cm de um paulistinha não tem o mesmo significado de 1 cm de um acará ou de um kinguio. Melhor seria se o cálculo fosse feito pela relação peso do peixe/litro de agua, tipo 1 g de peixe para 3 ou mais litros de água. Os três fatores mais importantes na prevenção de doenças são:
Desinfecção e quarentena para peixes e plantas novas
Composição da água do áquario
Alimentação
.
A Quarentena é essencial pois, por melhor que pareça um peixe recém-adquirido, não se pode saber se ele é portador de algum agente patogênico incubado. Há muitas doenças que só se manifestam com o tempo e o período de 3 ou 4 semanas, em geral, é o suficiente para o aparecimento delas. Levar um agente patogênico para um sistema fechado é igual a doença futura, talvez uma epidemia. Por que não prevenir isto? É muito mais barato e menos estressante para um bom aquarista e principalmente para seus peixes,prevenir uma epidemia do que combatê-la.

Prevenção – Condições da Água

A temperatura da água deve ser a mais constante possível, e apropriada para as espécies co-habitantes, embora qualquer peixe resista às variações naturais, lentas e graduais da temperatura, até um certo limite. A iluminação adequada em aquários plantados é também necessária à “saúde” da água. Várias espécies de peixes necessitam de quantidades diferentes de claridade, pelo que devemos dar condições de eles escolherem, com cavernas, troncos, etc. Aqueles de hábitos mais noturnos não estão bem adaptados a viverem todo o dia sob intensa luminosidade.

Dureza e pH devem ser compatíveis com os peixes, daí a necessidade de se estudar as características e necessidades de cada um para saber quais poderão ficar juntos. Por exemplo, neon e molinésia não fazem um bom par no aquário pois se um estiver nas condições de água que lhe são propícias, o outro estará em más condições. Um dos dois ficará doente algum dia. Acará Bandeira gosta de agua morna, não deve ficar com Tanictis, por exemplo, de agua fria. Peixes de agua mole não se sentem bem na água que estiver boa para peixes de água dura, etc. Peixe em condições inadequadas para as quais sua espécie está adaptada, é peixe que certamente ficará doente, ou no minimo morrerá mais cedo.

Prevenção – Alimentação

A dieta deve ser balanceada, vitaminada e variada. Aí entra um fator muito importante: as vitaminas sofrem intensamente a influência do calor e também da luz e umidade. Por isto, não podemos nos preocupar unicamente com a data de validade de um alimento ou de um medicamento. (Os medicamentos, principalmente;portanto cuidado ao comprar um remédio na farmácia e o balconista lhe disser “pode levar, ainda não venceu”. Procure pelo que estiver há menos tempo na prateleira. É mais seguro). O mais importante é a data de fabricação. O prazo de validade teria importância se o medicamento, vitaminas, etc, fosse conservado em temperatura, em geral, de no máximo 30°C. Ocorre que num país como o nosso, onde na maior parte das cidades a temperatura no verão ultrapassa os 40°C à sombra, qualquer vitamina que tenha sido fabricada há pelo menos um verão, está alterada. A não ser que tenha sido armazenada em ambiente com controle de temperatura. Além disso, a ração deve ser variada. Não adianta dar sempre a mesma ração.

Por melhor que seja, ela não será completa. O peixe, como nós e as plantas, precisa de “elementos-traços”, que dificilmente estarão incluídos numa só. Compre sempre ração em recipientes menores, de acordo com a quantidade de peixes. Não tire todo o lacre, só abra um pedaço. Mantenha fechado em lugar seco, arejado e sem incidência de sol. Dê sempre o mínimo de comida necessária de cada vez, aumentando a frequência até a quantidade total para o dia. Não dê quantidade que os peixes não consigam consumir de imediato. Exceto, é claro, alimentos de fundo e nesse caso, nunca dê se ainda houver resíduos do anterior. Sempre que possivel, ofereça alimentos vivos, tomando cuidado com cada tipo de alimento pois muitos deles podem trazer bactérias ou outros patógenos. Ironicamente, o maior problema que a boa prevenção produz, é sobre o aquarista. Ele fica com pouca experiência no tratamento de doenças.

Tratamento

O início imediato do tratamento é essencial. Quanto mais cedo se iniciar, melhores as chances de o peixe reagir. À medida que o tempo passa, as condições do peixe pioram, suas defesas diminuem, seus órgãos caminham para o colapso, ficando o tratamento cada vez mais dificil. Durante o tratamento, o peixe deve ser colocado no aquário hospital, tanto para o tratamento em si como para proteção dos outros. A água deve ter os parâmetros adequados para a espécie, evitando-se porém águas muito ácidas para melhor ação dos antibióticos, no caso de usá-los. Eles em geral não funcionam bem em meio ácido.

Deve ser oferecida alimentação variada, vitaminada e de preferência com alto teor de vitaminas A e D. A água deve ter boa aeração. Não pode ter filtração, ou pelo menos nenhuma filtração química. A hidropsia, principalmente as infecciosas, tem difícil cura, mas está provado não ser impossivel. Como em qualquer doença, quanto antes se iniciar o tratamento, mais possivel se faz a cura. Como voce vai saber se seu peixe vai se curar? Só tentando. Se você ler que a cura é impossivel, não acredite. Tente. Há inúmeros relatos de sucesso. Nenhum sucesso em quem não tentou.

Contra a inchação do peixe, em si, para ajudá-lo a eliminar água, pode-se tentar o uso do sal grosso – sem iodo. Evitar seu uso em peixes tipo cascudos, limpa-vidros, etc. O uso de 1 colher, das de sopa, cheia de sal para 10 litros de agua é recomendado por alguns autores. Vamos nos referir ao tratamento da hidropsia por bactérias. O uso de antibióticos é importante porque, matando os germes, basicamente causadores da doença ou simples oportunistas (que se aproveitam das condições debilitadas do peixe), o doente terá melhores condições de se recuperar. Vários antibióticos são usados.

Há aquaristas que relatam bons resultados com o uso de Aureomicina (clorotetraciclina) na dose de 250 mg para cada 20 L de água durante 3 dias, renovando-se a solução após este prazo, até o restabelecimento do peixe. A Terramicina (oxitetraciclina) também é usada na dose de 50 mg por litro de água em banhos de 24 a 72 horas, renovando-se a solução se estiver dando resultado. A Cloromicetina (cloranfenicol) também é usada na mesma dosagem e tempo que a Terramicina. Há autores que referem bons resultados mesmo com o uso de 5 a 10 mg por litro de água.

Hoje usamos antibióticos mais potentes para o combate à Pseudomonas em humanos. Na verdade não são mais potentes, mas sim diferentes, pois a bacteria adquire resistencia facilmente. Nas que atacam no aquário,porém, não é de se esperar que esta resistência tenha ocorrido com frequência pois aí o uso de antibióticos não é abusivo como nos humanos. Um desses é o Ciprofloxacino. Não sei da experiência em peixes, mas correlacionando ao uso da Aureomicina, seria possivel usar 500 mg para 40 L de água, também até a cura, com troca da solução em 2 ou 3 dias. Não conheço muitos estudos sobre a toxicidade dos antibióticos sobre os peixes – só sobre bactérias e sobre humanos – mas autores que fazem referências a bons resultados com o uso da Aureomicina, dizem que após a cura, os peixes procriaram.


http://www.guppybrasilia.com.br/abertur ... hidropsia-
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#3 Mensagem por Reinaldo Chen »

A hidropsia tem como sintoma aparente principal as escamas eriçadas.
Na foto não há sinais de escamas eriçadas.

A fêmea parece constipada além de estar prestes a dar luz. Se ela não apresenta desconforto e nada normalmente pode ser que a situação possa se resolver naturalmente. Pois a constipação parece ser algo da formação interna do animal visto que a frente está realmente com um formato anormal para a espécie caracterizando isso.

Se quiser tentar solucionar a constipação, pode dar um banho em um balde ou aquário separado com 20 litros de água e 1 colher de sopa (25 ml) de leite de magnésia. Isso vai estimular a defecação e pode solucionar a constipação.

Como é um problema isolado, as causas devem ser de mal formação do próprio peixe e se depois de tratado voltar, é entender q faz parte da rotina de criação deste peixe usar o banho terapêutico. Mas nesse caso é ideal não mais usar o peixe na reprodução pois potencialmente vai transmitir esse defeito aos seus descendentes.

Avatar do usuário
Diogo Klens
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 20 Jan 2014, 22:26
Apelido: Di
Data de Nascimento: 06 Abr 1985
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#4 Mensagem por Diogo Klens »

Reinaldo Chen escreveu:A hidropsia tem como sintoma aparente principal as escamas eriçadas.
Na foto não há sinais de escamas eriçadas.

A fêmea parece constipada além de estar prestes a dar luz. Se ela não apresenta desconforto e nada normalmente pode ser que a situação possa se resolver naturalmente. Pois a constipação parece ser algo da formação interna do animal visto que a frente está realmente com um formato anormal para a espécie caracterizando isso.

Se quiser tentar solucionar a constipação, pode dar um banho em um balde ou aquário separado com 20 litros de água e 1 colher de sopa (25 ml) de leite de magnésia. Isso vai estimular a defecação e pode solucionar a constipação.

Como é um problema isolado, as causas devem ser de mal formação do próprio peixe e se depois de tratado voltar, é entender q faz parte da rotina de criação deste peixe usar o banho terapêutico. Mas nesse caso é ideal não mais usar o peixe na reprodução pois potencialmente vai transmitir esse defeito aos seus descendentes.



Então, na foto não aparece mas abrindo a tampa do aquário e olhando de cima quando coloco comida, dá para ver umas pequenas escamas levantadinhas no final da barriga dela indo para a cauda... Eu realmente não entendo o que pode ter acontecido, pois, sempre retirei os filhotes para não dar superpopulação e sempre fiz as TPA's certinhas, bem como, a manutenção do aquário... Quanto a comida, uso sempre a Betagran da Sera porque é uma das melhores para o Beta e macia... ai ela come também... Eu acho que vou tentar este lance ai do magnésia e ver no que dá... isto ai se colocar na medida certa, posso deixar o peixe quanto tempo neste aquário ????


Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Diogo Klens
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 20 Jan 2014, 22:26
Apelido: Di
Data de Nascimento: 06 Abr 1985
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#5 Mensagem por Diogo Klens »

Hoje, ela começou a nadar de cabeça para baixo, do tipo sem controle da sua sustentação na água... vou separá-la...

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Hidropsia sem dúvida. Nem precisa tentar leite de magnésia. Separe e observe, muitas vezes a deficiência de imunidade tem causas numa combinação de genética condicoes do Aquario e etc que não dá para tentar nem tratar o peixe. Separe e torça para que dê certo, se quiser testar use melafix.

Troque água do Aquario em pequenas quantidades por uns 3 a 4 dias para melhorar as condições sem dar grandes variações.

Avatar do usuário
Diogo Klens
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 20 Jan 2014, 22:26
Apelido: Di
Data de Nascimento: 06 Abr 1985
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#7 Mensagem por Diogo Klens »

Nem deu tempo, separei em um aquário hospital e fui a loja de aquarismo procurar alguns medicamentos para a minha luta, quando voltei, ela estava morta já...

Bom, neste caso fui olhar o que poderia ter ocasionado este problema no meu aquário de 40L, PH estava bom, temperatura boa, comida uso da melhor qualidade, fui ver o filtro e estava marrom, sei la de onde apareceu tanta sujeira apesar da água não aparentar e isto que fiz a manutenção do aquário faz 1 semana e meia... filtro atman 0-400 pelo jeito não está dando conta...

Ai coloquei o medidor de amônia e saiu coeficiente 0,40 ppm o que não é bom... ai me pergunto, o que pode ter ocasionado isto ? O aquário não está superpopuloso pq doei muitos peixes, não deixei chegar a este ponto, porém, será que pode ter sido o causador ? Restos de comida não é pq eu controlo isto, só se os peixes cagaram demais ou as plantas tem ajudado a chegar neste ponto...

O lance é ficar esperto nos meus outros peixes agora.... Muito obrigado Reinaldo pela tentativa de ajuda...

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Será que ninguém bem intencionado não passou do lado do aquário e deu um pouco de comida a mais ? Infelizmente é algo comum e só se descobre quando acontece algo grave no aquário.
Alguma coisa caiu dentro do aquário ? Insetos podem cair e apodrecer no aquário e causar problemas em aquários menores.

Outra possibilidade é a água que está vindo da rede de água tratada estar com uma qualidade pior.

Fora isso dificilmente algo poderia afetar a água dessa maneira.

Avatar do usuário
Diogo Klens
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 106
Registrado em: 20 Jan 2014, 22:26
Apelido: Di
Data de Nascimento: 06 Abr 1985
Cidade: Curitiba
País: Brasil
Localização: Curitiba
Curtiu: 1 vez

Re: HIDROPSIA ???? SERÁ ???? (LEBISTE FÊMEA)

#9 Mensagem por Diogo Klens »

Pois é rapaz ! Pior que aqui em casa todos são adultos e ninguém mexe com meus peixes não... sei lá mas perdi mais uma guppy, morreu sei lá do que, pois, nem inchada estava... o meu Betta que estava no aquário, ficou estranho mas tratei de isolar ele em um novo aquário com água nova apesar de arriscada, PH neutro e aqualife... Ele em 2 dias ficou bom novamente, mais pentelho do que nunca... em breve volto ele no principal...

Quanto ao aquário principal, troquei 50% da água, desativei o carvão e meti aqualife + folha de amendoeira... final de semana vou fazer uma outra manutenção mais descente nele...

To cansando de perder meus peixes ^_^ vlw Reinaldo

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”