Página 1 de 1

COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA

Enviado: 23 Set 2014, 14:39
por Rodrigo Franca
Olá Amigos,

Estou querendo trocar o cascalho de rio do meu aquário (granulosidade de 1 a 2 cm) por a areia de filtro de piscina (pensei em colocar da marca São João) e colocar os peixes no mesmo dia com a nova areia.

* (Gostaria muito de colocar a areia Black Blue da MBreda, mas por enquanto não estou podendo, rsss)

Tenho condição de armazenar apenas 140 litros de água para pôr de volta.

É possível fazer essa operação com segurança, se a água nova tiver o mesmo ph e temperatura? Qual a melhor forma de fazer?

Segue abaixo o setup do aquário!

---------------------------------
Características gerais:
- Montado em 15/01/2013;
- 200 litros brutos;
- Comunitário;

Cascalho:
- Cascalho grosso de rio (1 a 2 cm de granulosidade);

Iluminação:
- 2 lâmpada fluorescente luz do dia, 25w;
- 1 lâmpada fluorescente Boyo rosa, 30w;
- 1 lâmpada fluorescente Boyo azul, 30w;
- 10 horas/dia;

Filtragem:
- 1 Filtro Externo Azoo 720 l/h

Temperatura média:
- 30ºC;

Ph:
- 6,4;

Decoração:
- Tronco de Aroeira
- Pedras naturais;

Alimentação:
- Alcon Guard Allium, Thymus, Herbal;
- Alcon Basic e Colours;
- POYTARA Discus Dia A Dia;
- Patê de coração de boi;
- Minhocas vivas;

Manutenção:
- Limpeza alternada das esponjas dos filtros a cada 15 dias;
- Troca de água parcial semanal;
- Sifonagem semanal;
- Limpeza dos vidros semanal;

Fauna:
- 7 neons;
- 2 coridoras;
- 2 mato grosso;
- 4 acará disco;
- 4 paulistinha;
- 1 dojô;
- 3 Acará bandeira (estou fazendo doação deles essa semana, rss) :-o ;
- 5 colisa;

Flora:
- Valinesia;
- Valinesias spiralis;

Re: COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA

Enviado: 23 Set 2014, 20:15
por tedescowill
Rodrigo ,voce ja tem onde comprar esta areia,ja sabe o quanto vai precisar?
a fauna que voce tem nao é muito sensivel,mas eu diria pra voce que dá pra fazer esta troca em um dia
alem destes 140 litros voce vai precisar de um ,ou mais balde para por os peixes por um tempo (fazer a troca pode demorar mais de duas horas)
coloque só os 140 litros reservados devolta ,e apos a aqua ficar como estava sem sugeiras ,recoloque os peixes ,nos dias seguintes va adicionando aqua nova (uns 10 litros por dia digamos)
Não comprete o aquario com aqua novo no mesmo dia,pois a agua nova ,mesmo temdo ph e temperatura iguais, ela vai alterar a dureza da agua do aquario (agua velha) oque vai fragilisar a saude dos peixes fazendo estes pegarem doenças oportunistas,e tambem dá uma interferida na biologia da aqua
colha a agua evitando revolver o fundo.
mais uma coisa voce sabe que se deve desclorar a agua nova, que sera feita certo? (pergunto,pois tem gente que nao trata a agua ,ficando refem da "sorte")

lave a areia antes de comecar a fazer a mudanca pra tirar qualquer pó/sugeira que venha no saco

Re: COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA

Enviado: 23 Set 2014, 20:26
por Rodrigo Franca
Ola Will, obrigado pela sua ajuda.
Sobre a questão do cloro. Sim, eu vou utilizar um anti cloro. Sobre a areia acho que vou comprar em uma loja de material para piscina aqui na minha cidade. Ouvi dizer que essa areia ja vem limpa e que não altera o PH da água.

Tinha pensado também em ir colocando a areia aos poucos. EX: Durante as TPAs ir removendo parte do cascalho e colocar a areia.

Será que é melhor assim?

Re: COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA

Enviado: 23 Set 2014, 20:50
por tedescowill
fazendo desta maneira voce vai ficar turvando a agua ao retirar o cascalho antigo, posibilitando um aumento da amonia (que fica na sugeira do substrato, a sim com areia bem fica nao acomula esta sugeira tenebrosa)

o seu aquario é tipo amazonico ?/voce sabe que existe esta areia de picina de varias cores (na verdade tons de branco e bege)

e sobre a areia já vir limpa,eu falo de um pó que vem nela,eu já troquei esta areia em filtro de piscina e sei que tem ,e pelo que sei nao altera o ph

Re: COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA

Enviado: 23 Set 2014, 21:12
por Rodrigo Franca
will tedesco escreveu:fazendo desta maneira voce vai ficar turvando a agua ao retirar o cascalho antigo, posibilitando um aumento da amonia (que fica na sugeira do substrato, a sim com areia bem fica nao acomula esta sugeira tenebrosa)

o seu aquario é tipo amazonico ?/voce sabe que existe esta areia de picina de varias cores (na verdade tons de branco e bege)

e sobre a areia já vir limpa,eu falo de um pó que vem nela,eu já troquei esta areia em filtro de piscina e sei que tem ,e pelo que sei nao altera o ph


O aqua é tipo amazônico sim. "Pelo menos é o que quero, rssss"
Estava pensando em colocar a areia mais branca para dar uma realçada nos discos. Mas mesmo assim tinha imaginado que teria que lavar ela antes de colocar no aqua.