Olá Amigos,
Estou querendo trocar o cascalho de rio do meu aquário (granulosidade de 1 a 2 cm) por a areia de filtro de piscina (pensei em colocar da marca São João) e colocar os peixes no mesmo dia com a nova areia.
* (Gostaria muito de colocar a areia Black Blue da MBreda, mas por enquanto não estou podendo, rsss)
Tenho condição de armazenar apenas 140 litros de água para pôr de volta.
É possível fazer essa operação com segurança, se a água nova tiver o mesmo ph e temperatura? Qual a melhor forma de fazer?
Segue abaixo o setup do aquário!
---------------------------------
Características gerais:
- Montado em 15/01/2013;
- 200 litros brutos;
- Comunitário;
Cascalho:
- Cascalho grosso de rio (1 a 2 cm de granulosidade);
Iluminação:
- 2 lâmpada fluorescente luz do dia, 25w;
- 1 lâmpada fluorescente Boyo rosa, 30w;
- 1 lâmpada fluorescente Boyo azul, 30w;
- 10 horas/dia;
Filtragem:
- 1 Filtro Externo Azoo 720 l/h
Temperatura média:
- 30ºC;
Ph:
- 6,4;
Decoração:
- Tronco de Aroeira
- Pedras naturais;
Alimentação:
- Alcon Guard Allium, Thymus, Herbal;
- Alcon Basic e Colours;
- POYTARA Discus Dia A Dia;
- Patê de coração de boi;
- Minhocas vivas;
Manutenção:
- Limpeza alternada das esponjas dos filtros a cada 15 dias;
- Troca de água parcial semanal;
- Sifonagem semanal;
- Limpeza dos vidros semanal;
Fauna:
- 7 neons;
- 2 coridoras;
- 2 mato grosso;
- 4 acará disco;
- 4 paulistinha;
- 1 dojô;
- 3 Acará bandeira (estou fazendo doação deles essa semana, rss) :-o ;
- 5 colisa;
Flora:
- Valinesia;
- Valinesias spiralis;
Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA
- Rodrigo Franca
- Diplectrum formosum
- Apelido: Rodrigo
- Data de Nascimento: 19 Mar 1979
- País: Brasil
- Curtiu: 1 vez
COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA
Aquário de 200 litros para Discos, com aquecedor, plantas tipo valisnéria, não tenho substrato fértil, iluminação tenho duas T8 de 30watts e duas T8 de 20watts. Filtro externo de 720 l/h e um troco de aroeira.
- tedescowill
- Pomacanthus imperator
- Apelido: will
- Data de Nascimento: 24 Abr 1981
- País: brasil
- Curtiu: 28 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
Re: COMO TROCAR MEU CASCALHO POR AREIA DE FORMA SEGURA
Rodrigo ,voce ja tem onde comprar esta areia,ja sabe o quanto vai precisar?
a fauna que voce tem nao é muito sensivel,mas eu diria pra voce que dá pra fazer esta troca em um dia
alem destes 140 litros voce vai precisar de um ,ou mais balde para por os peixes por um tempo (fazer a troca pode demorar mais de duas horas)
coloque só os 140 litros reservados devolta ,e apos a aqua ficar como estava sem sugeiras ,recoloque os peixes ,nos dias seguintes va adicionando aqua nova (uns 10 litros por dia digamos)
Não comprete o aquario com aqua novo no mesmo dia,pois a agua nova ,mesmo temdo ph e temperatura iguais, ela vai alterar a dureza da agua do aquario (agua velha) oque vai fragilisar a saude dos peixes fazendo estes pegarem doenças oportunistas,e tambem dá uma interferida na biologia da aqua
colha a agua evitando revolver o fundo.
mais uma coisa voce sabe que se deve desclorar a agua nova, que sera feita certo? (pergunto,pois tem gente que nao trata a agua ,ficando refem da "sorte")
lave a areia antes de comecar a fazer a mudanca pra tirar qualquer pó/sugeira que venha no saco
a fauna que voce tem nao é muito sensivel,mas eu diria pra voce que dá pra fazer esta troca em um dia
alem destes 140 litros voce vai precisar de um ,ou mais balde para por os peixes por um tempo (fazer a troca pode demorar mais de duas horas)
coloque só os 140 litros reservados devolta ,e apos a aqua ficar como estava sem sugeiras ,recoloque os peixes ,nos dias seguintes va adicionando aqua nova (uns 10 litros por dia digamos)
Não comprete o aquario com aqua novo no mesmo dia,pois a agua nova ,mesmo temdo ph e temperatura iguais, ela vai alterar a dureza da agua do aquario (agua velha) oque vai fragilisar a saude dos peixes fazendo estes pegarem doenças oportunistas,e tambem dá uma interferida na biologia da aqua
colha a agua evitando revolver o fundo.
mais uma coisa voce sabe que se deve desclorar a agua nova, que sera feita certo? (pergunto,pois tem gente que nao trata a agua ,ficando refem da "sorte")
lave a areia antes de comecar a fazer a mudanca pra tirar qualquer pó/sugeira que venha no saco
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
Conhece algum que não esteja listado,coloque lá.
E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.
- - - - - - -
E se gostou de algum-s ,recomendo que baixe,pois pode ser tirado do site que o armazena.
- Rodrigo Franca
- Diplectrum formosum
Ola Will, obrigado pela sua ajuda.
Sobre a questão do cloro. Sim, eu vou utilizar um anti cloro. Sobre a areia acho que vou comprar em uma loja de material para piscina aqui na minha cidade. Ouvi dizer que essa areia ja vem limpa e que não altera o PH da água.
Tinha pensado também em ir colocando a areia aos poucos. EX: Durante as TPAs ir removendo parte do cascalho e colocar a areia.
Será que é melhor assim?
Sobre a questão do cloro. Sim, eu vou utilizar um anti cloro. Sobre a areia acho que vou comprar em uma loja de material para piscina aqui na minha cidade. Ouvi dizer que essa areia ja vem limpa e que não altera o PH da água.
Tinha pensado também em ir colocando a areia aos poucos. EX: Durante as TPAs ir removendo parte do cascalho e colocar a areia.
Será que é melhor assim?
Aquário de 200 litros para Discos, com aquecedor, plantas tipo valisnéria, não tenho substrato fértil, iluminação tenho duas T8 de 30watts e duas T8 de 20watts. Filtro externo de 720 l/h e um troco de aroeira.
- tedescowill
- Pomacanthus imperator
- Apelido: will
- Data de Nascimento: 24 Abr 1981
- País: brasil
- Curtiu: 28 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
fazendo desta maneira voce vai ficar turvando a agua ao retirar o cascalho antigo, posibilitando um aumento da amonia (que fica na sugeira do substrato, a sim com areia bem fica nao acomula esta sugeira tenebrosa)
o seu aquario é tipo amazonico ?/voce sabe que existe esta areia de picina de varias cores (na verdade tons de branco e bege)
e sobre a areia já vir limpa,eu falo de um pó que vem nela,eu já troquei esta areia em filtro de piscina e sei que tem ,e pelo que sei nao altera o ph
o seu aquario é tipo amazonico ?/voce sabe que existe esta areia de picina de varias cores (na verdade tons de branco e bege)
e sobre a areia já vir limpa,eu falo de um pó que vem nela,eu já troquei esta areia em filtro de piscina e sei que tem ,e pelo que sei nao altera o ph
Procurando um documentario:http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=33&t=30400
- - - - - - -
- - - - - - -
- Rodrigo Franca
- Diplectrum formosum
will tedesco escreveu:fazendo desta maneira voce vai ficar turvando a agua ao retirar o cascalho antigo, posibilitando um aumento da amonia (que fica na sugeira do substrato, a sim com areia bem fica nao acomula esta sugeira tenebrosa)
O aqua é tipo amazônico sim. "Pelo menos é o que quero, rssss"
Estava pensando em colocar a areia mais branca para dar uma realçada nos discos. Mas mesmo assim tinha imaginado que teria que lavar ela antes de colocar no aqua.