🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Posso misturar os seguintes peixes citados no mesmo aquário?

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Brenno Ferreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Brenno
Data de Nascimento: 22 Fev 1983
País: Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 1 vez

Posso misturar os seguintes peixes citados no mesmo aquário?

#1 Mensagem por Brenno Ferreira »

Olá pessoal,

Comprei um aquário de 30 Litros e no momento ele está em processo para receber os peixes. Até que esteja pronto, eu tenho pesquisado e gostei dos seguintes peixes que eu gostaria de começar a cuidar antes de partir futuramente para os mais exóticos. A dúvida é se posso misturar e se eles são peixes compatíveis com a temperatura da água e PH entre outras coisas. Abaixo citarei os peixes que eu gostaria de ter no meu aquário:

1 Corydora
1 Cascudo
(Escolhi esses dois pois ambos pelo que eu lí, auxilia na limpeza do aquário. Não sei se é ignorância minha mais não sei se pra um aquário de 30 Litros precise de 2 peixes que façam esse "serviço". Mais achei os dois bonitos, seria mais p/ diversificar.)
5 Neons
5 Paulistinhas
1 ou 2 Lebiste
E se possível posso colocar 1 Kinguio ou vai faltar espaço?

Só reforçando que eu não vou comprar todos ao mesmo tempo.

Obrigado galera icon_joia

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Posso misturar os seguintes peixes citados no mesmo aquá

#2 Mensagem por Raphael Igor »

Bem vindo ao Brasil Reef icon_first

para melhor padronização e adequação, favor ler este tópico.

viewtopic.php?f=34&t=28128

obrigado

Vinicius F. Reis
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Vinny Nito
Curtiu: 26 vezes
Recebeu Curtir: 165 vezes

#3 Mensagem por Vinicius F. Reis »

seja bem vindo.

talvez seja peixe demais pro seu aquario.

os cascudos tendem a crescer bastante. A corydora ja irá fazer a funcao de limpar o fundo, coloque outra no lugar do cascudo.

todos esses mais o kingio acho que seria muito. Os demais creio que seja toleravel.

lembrando que quanto mais peixes, mais materia organica ou seja, mais sujo o aquario fica.

Raphael Igor
Moderador
Moderador

#4 Mensagem por Raphael Igor »

BRAdamantium escreveu:Olá pessoal,

Comprei um aquário de 30 Litros e no momento ele está em processo para receber os peixes. Até que esteja pronto, eu tenho pesquisado e gostei dos seguintes peixes que eu gostaria de começar a cuidar antes de partir futuramente para os mais exóticos. A dúvida é se posso misturar e se eles são peixes compatíveis com a temperatura da água e PH entre outras coisas. Abaixo citarei os peixes que eu gostaria de ter no meu aquário:

1 Corydora
1 Cascudo
(Escolhi esses dois pois ambos pelo que eu lí, auxilia na limpeza do aquário. Não sei se é ignorância minha mais não sei se pra um aquário de 30 Litros precise de 2 peixes que façam esse "serviço". Mais achei os dois bonitos, seria mais p/ diversificar.)
5 Neons
5 Paulistinhas
1 ou 2 Lebiste
E se possível posso colocar 1 Kinguio ou vai faltar espaço?

Só reforçando que eu não vou comprar todos ao mesmo tempo.

Obrigado galera icon_joia

é complexo o dimensionamento de animais no aquário (quantitativamente), pois essa variável deve ser analisada em vários aspectos, julgo importante os:

tamanho final do peixe
comportamento do peixe
tipo de alimentação
Origem

o aquário que está analisando para montagem (30 litros nominais) pode se tornar um lindo aquário que lhe trará muitas felicidades, contudo não terá muitos peixes. haverão pessoas que lhe mencionarão que para cada centímetro de peixe você deve ter 1 ou 2 ou 3 ou 4 litros de água (reais), contudo isso é relativo, pois um betta (Betta splendens) tem o mesmo tamanho de um Ramirezi (Microgeophagus ramirez) contudo com movimentação e hábitos completamente diferenciados.

pesquise na seção mostre seu aquário de água doce viewforum.php?f=27 e tenha uma ideia do layout (disposição dos enfeites em geral) que você pretende ter, assim poderemos lhe auxiliar em quais peixes e quantidade que teóricamente pode ser introduzido.

você já teve aquários antes? além do vidro tem mais algum equipamento.

bem vindo novamente. icon_joia

Brenno Ferreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#5 Mensagem por Brenno Ferreira »

Nossa eu achei muito bonito esses peixes que eu mencionei, porém vou tirar da lista o Kinguio. Talvez se eu tirasse o cascudo e mantivesse apenas 1 Corydora então 1 Lebiste e 5 Neons e 5 Paulistinhas (ou diminuisse para 3 Neons e 3 Paulistinhas), será que ficaria de bom tamanho?

Mais mesmo assim irei tirar foto do meu aquário e postar aqui, acho que seria melhor.

Por enquanto obrigado pelas respostas e pela recepção ao fórum, rs

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#6 Mensagem por Radagast »

Neons são de água ácida, kinguios são de água alcalina. Não dá. Fora que kinguios ficam imensos...

Pesquise o pH dos peixes antes de escolher, ok? Aí, vc posta sua lista novamente e o pessoal palpita.

Brenno Ferreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#7 Mensagem por Brenno Ferreira »

Nossa eu já estou ficando chateado. Acabei de ver que lebiste e neons nao podem ficat no mesmo aquario pois o PH da agua sao diferentes. Justo os 2 que eu mais queria.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

Tenha 2 aquários.. infelizmente não dá para conciliar tudo. Nesse seu aquário eu escolheria os lebistes. Pois ficarão melhor no aquário de 30 litros do que os neons (eles pedem cardumes grandes para se sentir seguros, espaço para se abrigarem etc assim seria melhor um aquário maior para eles).

A maioria dos cascudos vai crescer demais para seu aquário, coloque 2 ou 3 coridoras , pois elas preferem viver em grupos ao invés de indivíduos isolados. Crie os como peixes comuns, eles não são faxineiros e se sobra comida para eles comerem assim você já está superalimentando. Alimente elas com pellets ou pastilhas próprias para que não fiquem com fome.

Como iniciante, vá com calma, se dedique a aprender com poucos peixes e com o tempo monte outros aquários, escolhas novas espécies. Mas nesse começo , paciência e calma pois assim você evita frustrações que podem te levar até sair do hobby.

Comece com 2 ou 3 casais de lebistes.

Radagast
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ma
Data de Nascimento: 08 Jun 1979
País: brasil
Curtiu: 103 vezes
Recebeu Curtir: 326 vezes

#9 Mensagem por Radagast »

Aquários ácidos geralmente ficam com a água amarela (precisa colocar troncos para acidificar a água). Acho que não é isso que vc está querendo, né?

Raphael Igor
Moderador
Moderador

#10 Mensagem por Raphael Igor »

Reinaldo Chen escreveu:Comece com 2 ou 3 casais de lebistes.

e não coloque os paulistinhas, pois infernizarão os lebistes.

Brenno Ferreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por Brenno Ferreira »

Obrigado a todos pelas respostas. Sobre o que a Marina Fodra mencionou, eu não quero o aquário amarelado não, rs;
E Raphael Igor, vlww pela dica. Não irei comprar os paulistinhas então. E irei fazer o que o Reinaldo Chen disse. Vou começar com 2 a 3 Coridoras e irei optar pelos lebistes. Mesmo porque Lebistes são alcalinos e pelo que pesquisei, para quem está começando com esse hobby, é mais fácil manter o aquário com água alcalina.

Mais Reinaldo tenho uma dúvida. Se os Coridoras não são faxineiros, existe algum peixe que eu possa colocar que faça essa função de auxiliar na limpeza já que o Cascudo cresce demais. E ví alguns vídeos da Coridora e reparei que eles ficam bastante no fundo aparentemente "comendo". De certa forma eles acabam superalimentando mesmo que voce não faça isso. Estou errado?

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#12 Mensagem por Reinaldo Chen »

Sim as coridoras se alimentam no fundo. O que quis dizer é que elas e os cascudos são peixes que tem hábitos e alimentação normal. Não podem depender apenas de restos dos outros peixes.
A alimentação do aquário deve ser feita com parcimônia e normalmente não vai sobrar alimento para esses peixes no fundo. Por isso deve se prever alimentar esses peixes com alimentos como pastilhas e pellets que cheguem ao fundo permitindo uma alimentação correta.
As coridoras podem ficar muito bem nesse aquário, mas lembre de comprar alimentos que cheguem ao fundo para elas.

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Recebeu Curtir: 16 vezes

#13 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Depende do que você entende por limpeza. Se for remover dejetos, isso é função do aquariófilo, que deve proporcionar filtragem e manutenção adequada ao aquário.
Edson Paveloski Junior

Brenno Ferreira
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#14 Mensagem por Brenno Ferreira »

Vlwww pessoal pelas explicações. Na verdade tenho lido bastante (embora ainda há algumas dúvidas sobre os peixes que são compatíveis uns com os outros), mais devagar vai indo. No Começo do tópico achava que podia encher o aquário de peixes, agora tenho em mente que não é bem assim que funciona. Vou colocar uns 4 ou 5 no máximo, até mesmo porque meu filho me fez colocar 2 enfeites que chegou a tomar um pouco o espaço do aquário.

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”