🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Novo plantado - 96L iniciante

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Juliano Sannino
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Juliano
Data de Nascimento: 11 Jan 1992
País: Brasil
Recebeu Curtir: 1 vez

Novo plantado - 96L iniciante

#1 Mensagem por Juliano Sannino »

Olá pessoal,

a um tempo atrás fiz um tópico aqui com algumas dúvidas e um tempo depois venho apresentar o aquário que montei.

O aquário foi comprado de um conhecido que tinha o mesmo parado, todo sujo e com uma luminária bem precária que eu aprimorei, aparentemente a qualidade da montagem não é das melhores, mas tem uma trava superior central e 3 travas inferiores.

Aquário: 80x30x40 Bruto 96L, liquido 85L
Filtros: dophin h-500 e um que não lembro a marca de 380L/h
o menor com 200g de cerâmica boyo e o maior com 70g de siporax mini, ambos com perlon e o maior com carvão ativado da boyo.
CO²: Garrafa com gelatina, inseri hoje e ja está com quase 1 bps, porem o nível da garrafa está subindo cada vez mais e acho que vai transbordar para a garrafa menor, alguma dica para isso não acontecer além de abrir e esvaziar um pouco?
Substrato fértil: aproximadamente 1.8kg de prodac fértil plant
Substrato inerte: 13kg de areia de filtro de piscina (não tenho certeza se é esse o nome dessa areia)
Hardscape: escolhi pedras de basalto.
Iluminação: uma luminária que eu adaptei com 2 lâmpadas t8 de 20w uma branca e uma rosa
e outra luminária com 2 lâmpadas t8 de 15w, também uma branca e uma rosa.
está com 0.8w/l

Flora:
Limnophila sessiliflora (Pinheirinho)
Lilaeopsis brasiliensis
Alternanthera reineckii (Lilacina)
Ludwigia inclinata
Echinodorus latifolius
Eleocharis minima

Eu acho que a minha Ludwigia inclinata veio na forma emersa, pois é diferente das imagens, e bem parecida com a forma emersa pesquisada no google, estou preocupado pois todas as folhas dela estão meio ''tristes'' para baixo, é normal isso pela transformação para a forma imersa?

Fauna:
Ainda não coloquei nenhum peixe, vou deixar o aquário clicando algum tempo mesmo usando acelerador de biologia da SERA, mas pretendo um cardume de aproximadamente 8 a 10 neons, e algum outro casal bonito para dar contraste de peixes pequenos como os lebistes (mas não irei usar lebistes pelo ph do aquário)

Parâmetros:
PH: 6.5 tamponado com target 6.5 da Mydor
Temperatura: 24~25ºC com termostato 100w Roxin
KH: 2.5 antes do co2, agora não medi pois está a poucas horas no aquário.
Amônia: 0.25ppm
Ferro: 1 ppm eu acho, esse teste que comprei da labcon tem cores mt fracas e a escala de 1ppm é quase transparente então pode estar em 0ppm hehehe.

Acho que é apenas isso, se me esqueci de alguma coisa perguntem.

Segue as fotos do aquário e do layout que montei, não é nada maravilhoso mas passei boas semanas vendo imagens e me baseando, montei o aquário pensando nas plantas ja desenvolvidas, aceito criticas CONSTRUTIVAS por favor.

elaborando o hardscape e enchendo um pouco para iniciar a montagem
Imagem

inicio da montagem
Imagem

aquário finalizado com tudo funcionando
Imagem

Visão lateral
Imagem

Visão traseira, com os filtros e o sistema de co2 que enquanto eu montava esse tópico transbordou para a garrafinha menor e tive que tirar tudo, abrir, limpar mangueiras, tampas e esvaziar 1/3 da garrafa grande, irei observar se espuma e sobe novamente
Imagem

Abraços

Raphael Igor
Moderador
Moderador
Apelido: Raphael Igor
Data de Nascimento: 11 Dez 1984
Curtiu: 84 vezes
Recebeu Curtir: 110 vezes

Re: Novo plantado - 96L iniciante

#2 Mensagem por Raphael Igor »

clapping_02 clapping_02 clapping_02 clapping_02

GOSTEI DA MONTAGEM, ficou bem bacana!

vá acompanhando o crescimento do carpet, talvez necessite de mais iluminação!

tente esconder a mangueira da pedra porosa, eu utilizo as vezes ventosas para deixa-la onde quero.

Felipesp
Apelido: Felipe
Data de Nascimento: 17 Out 1986
Curtiu: 1 vez
Recebeu Curtir: 4 vezes

#3 Mensagem por Felipesp »

Parabens pela montagem!!! Eu particularmente nao gosto muito de enfeites, seu aqua esta perfeito assim...
Nao manjo muito de plantados entao nao darei opiniao sobre, mais parabens pela montagem!!!
icon-aplauder
Imagem

Juliano Sannino

#4 Mensagem por Juliano Sannino »

Obrigado pelas respostas.
Eu também gostaria de colocar mais luz, até porque a luminária fica apoiada em cima de um vidro meio ''fosco'' daqueles lisos de um lado e áspero do outro, e acho que isso rouba um pouco da luz que vai para a coluna d'agua, quando tiver mais dinheiro faço um projeto diy mais bem feito =/

a pedra porosa está atrás da pedra de basalto, não fica a vista e as bolhas passam exatamente onde fica a circulação do filtro, espalhando o co2 por todo o aquário =D

Felipe obrigado, eu também não gosto de enfeites de resina ou qualquer outro tipo, usei apenas plantas de verdade, também não tenho experiência com plantados, tive apenas um comunitário antes deste, estou estudando bastante sobre e o que meu aquário vai exigir de mim, espero que de certo.

Atualizando o tópico
O pinheirinho se adaptou muito bem, em 2 dias ele está quase saindo da água, em breve ja farei uma poda nele.
a minha ludwigia continua cada dia mais triste, espero que seja a transformação pra forma imersa, foi a planta que mais gostei e escolhi pra ter no aquário.

Descobri que veio um penetra junto com as plantinhas, com a luz apagada eu achei um caramujinho preto de uns 5mm, alguém sabe se ele é benéfico ou se preciso tirar ele imediatamente?

E o co2 transbordou 2 vezes, tinha muita gelatina, tive que esvaziar a garrafa até a metade, completar com apenas água açúcar e fermento e formou uma goma que não cria tantas bolhas e está estável sem transbordar e com 1.5 bps

Juliano Sannino

#5 Mensagem por Juliano Sannino »

Atualizando

Aquário após 10 dias da montagem
kh: 2 a 2.5
Ph: 6.8 (não consigo estabilizar em 6.5)
temperatura: 25ºC
amônia 0.25 ppm
Ferro: 1ppm

Suplementação semanal após 1 mês de ciclar: plant nutrition da TROPICA, especial para plantados. (recomendado pelo Luca da aquabase de sp, Melhor atendimento que tive na vida)

As 3 mudas que fiz da Echinodorus latifolius morreram não sei porque, todas as outras seguem seu crescimento muito bem, algumas plantas ainda estão na forma emersa.
Inicio de algas marrons em uma muda de eleocharis minima, tentarei puxar a alga com uma mangueira fina.

Segue foto:
Imagem

Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Apelido: Beto
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

#6 Mensagem por Roberto Vieira »

arranca o caramujo sim... a maioria dos que vem em plantas, comem brotos.

A inclinata pelas ultimas fotos parece estar se adaptando, ela crescendo mais vc corta e planta novamente

Juliano Sannino

#7 Mensagem por Juliano Sannino »

Nova atualização:
Imagem

ph: 6.6
KH: 2.5
Temperatura: 27ºC, está quente por aqui
Amônia e nitrito: 0ppm
Suplementado com plant nutrition+ da tropica
traços e ferro da seachem
7h/luz/dia(própria para aquários)

Provavelmente semana que vem irá chegar o meu RC flora carbo, e irei iniciar carbo orgânico também.

Durante a ciclagem sofri com algas marrons, depois filamentosas, e agora algas verdes no carpete que está começando a fechar, acho que foi pelo ictio que tive que tratar em meu aquário (usei um remédio que não mata as bactérias do aquário, até porque o remédio mata parasitas, não bactérias)

Fauna:
12 neon cardinal
9 mato grosso
6 ottos
1 comedor de alga siamês verdadeiro
2 Lebistes macho*

*antes que comecem as criticas, em breve irei criar um tópico sobre PH diferente do habitat do peixe, o aquário é grande, eles não competem entre si, se encontram normalmente sem brigas, ainda são jovens, e são acostumados a agua ácida de 6.5~6.6, são fruto de casais que viviam e cresceram em água desse PH, também adaptados a está faixa. optei por lebistes pela beleza e por necessidade, tive um surto de blood worms que ninguém comia, estavam se multiplicando rapidamente, e os lebistes comeram todos em 1 dia, antes dos lebistes consegui contar 28 blood worms, logo procurei e achei esses lebistes criados em água ácida.

É o padrão de água da espécie? NÃO, mas estes são adaptados e vivem bem no meu aqua que vai de 6.6 a 6.8, vivem anos sem problemas, optei por 2 machos porque não quero criação de lebistes nesse plantado hahahaha, e eles se reproduzem igual coelhos.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Recebeu Curtir: 86 vezes

#8 Mensagem por Reinaldo Chen »

O maior risco nem acredito ser o Ph ,mas sim os matogrosso atacarem as caudas dos lebistes

Juliano Sannino

#9 Mensagem por Juliano Sannino »

Eu tive esse medo, pois são mato grossos selvagens, eu n consigo nem dar ração de fundo que eles ficam carregando aquela bolinha pra cima e pra baixo até conseguir engolir.

Mas está bem harmonioso, todos acharam seus espaços, os lebiste ficam do meio para cima dominando a parte superior do aquários, os neons na parte central também, na parte mais alta das plantas, os mato grossos fica do meio para baixo, e não vi pegarem ninguém, apenas pequenas perseguições de disputa de território.

Os lebistes estão com a causa levemente roida, mas foi pelo ictio, foram os últimos a entrar no aqua, certeza que foram eles os transmissores. comprei sem observar isso.

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#10 Mensagem por Reinaldo Chen »

Você está suplementando com qual quantidade de plant nutrition ? Talvez precise aumentar um pouco a dose, esse crescimento vertical é sintoma de falta de algum nutriente

Juliano Sannino

#11 Mensagem por Juliano Sannino »

você diz sobre o pinheirinho estar fechado?

Ele estava assim pois tinha passado da hora de desligar o aquário, elas estavam se fechando já pois é o horário habitual delas de ''dormirem'', durante a tarde quando ligo estão todas abertas felizes da vida, pra se ter ideia esse pinheirinho na parte de tras eu faço podas a cada 5 dias pois chega no topo do aquário, é lindo mas faz muita sombra.

O plant nutrition eu coloco 10ml após a TPA semanal que faço todo sábado, e mais 5ml geralmente na terça ou na quarta.
ferro e traços eu também separo em duas doses.
quanto chegar o RC flora carbo, este sim será suplementação diária, conforme as indicações do Rafael.

EDIT:
apenas para ter ideia da dosagem do fertilizante, o aqua está com aproximadamente 85 litros. (96L brutos)

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#12 Mensagem por Reinaldo Chen »

O que mais é visivel é o crescimento vertical das rotalas ,mas sem crescimento proporcional aos lados.

Juliano Sannino

#13 Mensagem por Juliano Sannino »

Qual planta é a rotala?

eu não tenho nenhuma com esse nome no aquario.
A unica que tive um problema sério foi a minha Ludwigia inclinata, que demorei muito para suplementar e ela é bem exigente, ficou branca, e perdeu todas as folhas do meio para baixo, e as novas nasciam atrofiadas. agora que ela está começando a voltar com folhas mais largas e recuperando o tom avermelhado dela. chuto que foi falta de ferro e co2 pelo que pesquisei.
em breve espero que ela esteja assim:
Imagem

Se não for ela me ajude a dizer qual planta de que está falando para eu tentar corrigir isso por favor, e qual deficiência que é, pois estou suplementando 50% mais do que o recomendado de macros e micros, ferro estou deixando em 0.5 ppm

Reinaldo Chen
Moderador
Moderador

#14 Mensagem por Reinaldo Chen »

Pela foto sua Ludwigia está parecendo uma Rotala... mas é ela mesma.

Juliano Sannino

#15 Mensagem por Juliano Sannino »

Boa tarde, Estou postando a foto da minha evolução com este aquário após aproximadamente 1 ano de montagem.
Não consegui editar meu post, nem o titulo para falar que foi atualizado.

Os parâmetros estão todos ok, amônia e nitrito zerados. apenas alguns problemas com green spots que não consigo resolver.

Estou muito contente em como aprendi com esse aquário, e em algum dia quando fizer uma nova montagem ja sei os pontos que errei e tenho algumas ideias legais.

Imagem

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”