a um tempo atrás fiz um tópico aqui com algumas dúvidas e um tempo depois venho apresentar o aquário que montei.
O aquário foi comprado de um conhecido que tinha o mesmo parado, todo sujo e com uma luminária bem precária que eu aprimorei, aparentemente a qualidade da montagem não é das melhores, mas tem uma trava superior central e 3 travas inferiores.
Aquário: 80x30x40 Bruto 96L, liquido 85L
Filtros: dophin h-500 e um que não lembro a marca de 380L/h
o menor com 200g de cerâmica boyo e o maior com 70g de siporax mini, ambos com perlon e o maior com carvão ativado da boyo.
CO²: Garrafa com gelatina, inseri hoje e ja está com quase 1 bps, porem o nível da garrafa está subindo cada vez mais e acho que vai transbordar para a garrafa menor, alguma dica para isso não acontecer além de abrir e esvaziar um pouco?
Substrato fértil: aproximadamente 1.8kg de prodac fértil plant
Substrato inerte: 13kg de areia de filtro de piscina (não tenho certeza se é esse o nome dessa areia)
Hardscape: escolhi pedras de basalto.
Iluminação: uma luminária que eu adaptei com 2 lâmpadas t8 de 20w uma branca e uma rosa
e outra luminária com 2 lâmpadas t8 de 15w, também uma branca e uma rosa.
está com 0.8w/l
Flora:
Limnophila sessiliflora (Pinheirinho)
Lilaeopsis brasiliensis
Alternanthera reineckii (Lilacina)
Ludwigia inclinata
Echinodorus latifolius
Eleocharis minima
Eu acho que a minha Ludwigia inclinata veio na forma emersa, pois é diferente das imagens, e bem parecida com a forma emersa pesquisada no google, estou preocupado pois todas as folhas dela estão meio ''tristes'' para baixo, é normal isso pela transformação para a forma imersa?
Fauna:
Ainda não coloquei nenhum peixe, vou deixar o aquário clicando algum tempo mesmo usando acelerador de biologia da SERA, mas pretendo um cardume de aproximadamente 8 a 10 neons, e algum outro casal bonito para dar contraste de peixes pequenos como os lebistes (mas não irei usar lebistes pelo ph do aquário)
Parâmetros:
PH: 6.5 tamponado com target 6.5 da Mydor
Temperatura: 24~25ºC com termostato 100w Roxin
KH: 2.5 antes do co2, agora não medi pois está a poucas horas no aquário.
Amônia: 0.25ppm
Ferro: 1 ppm eu acho, esse teste que comprei da labcon tem cores mt fracas e a escala de 1ppm é quase transparente então pode estar em 0ppm hehehe.
Acho que é apenas isso, se me esqueci de alguma coisa perguntem.
Segue as fotos do aquário e do layout que montei, não é nada maravilhoso mas passei boas semanas vendo imagens e me baseando, montei o aquário pensando nas plantas ja desenvolvidas, aceito criticas CONSTRUTIVAS por favor.
elaborando o hardscape e enchendo um pouco para iniciar a montagem

inicio da montagem

aquário finalizado com tudo funcionando

Visão lateral

Visão traseira, com os filtros e o sistema de co2 que enquanto eu montava esse tópico transbordou para a garrafinha menor e tive que tirar tudo, abrir, limpar mangueiras, tampas e esvaziar 1/3 da garrafa grande, irei observar se espuma e sobe novamente

Abraços