🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Invertebrados para água salobra

Nesse fórum vamos conversar sobre todos os sistemas de água doce.
Responder
Mensagem
Autor
Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Invertebrados para água salobra

#1 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Bom dia, pessoal.

Estou planejando montar um aquário de água salobra e gostaria de saber quais invertebrados seriam opções viáveis (inclusive algum celenterado, se houver), além das que conheço, para manter neste tipo de montagem.

Já pretendo manter:

-Macrobrachium jelskii (camarão fantasma)
-neritinas

Grato pelas contribuições.
Abraço
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Invertebrados para água salobra

#2 Mensagem por Ramon Brescovici »

Edson Paveloski Junior escreveu:celenterado


se por isto voce menciona anemona, é possível. se menciona agua viva, não é tão simples...


Edson Paveloski Junior escreveu:Macrobrachium jelskii

é de agua doce.
o equivalente seria o camarão de poça, que infelizmente nao vive muito em aquarios, serve mais para alimentação de predadores.

neritinas são efêmeras, morrem rapido. e é necessário repor. assim como as neritinas, voce pode escolher paguros, astreas e turbo snails.
porém estes se alimentam de fezes e restos de comida de peixe e algas. entao só coloque quando tiver peixe no aquario, ou muita alga.

salobra é a agua com sal.
agua do mar, mesmo que sintética, também é salobra. toda agua do mar é salobra, nem toda agua salobra é do mar.
por exemplo, com sal normal não é possível ter um aquário. precisa de sal para agua marinha, específico.

quantos litros quer montar?
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

artrcf
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1483
Registrado em: 10 Out 2010, 16:57
Apelido: Arthur
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte-MG
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Invertebrados para água salobra

#3 Mensagem por artrcf »

Se o objetivo são animais de água com densidade pouco mais baixa (região de estuário e mangue), é recomendável ter um tanque com maior capacidade, existem animais como os Monos, Mudskippers, Peixe Arqueiros, Baiacus.. Mas é necessário muito planejamento, filtragem, tamanho, salinidade, iluminação.. Além da dificuldade para manter algumas dessas espécies..
Abraços!
-

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Invertebrados para água salobra

#4 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Na verdade me refiro a um tanque de água de baixa densidade (brackish tank), Ramon. Inclusive me refiri ao M. jelskii, pois sei que ele tolera alguma salinidade, embora eu aceito sugestões de outras espécies de camarão, assim como de outros invertebrados.

Fala Arthur, não nos falamos desde o antigo Era de Aquários, quando era um fórum ativo.

Então, quero espécies menores, como mexirica, peixe vidro, algum goby estuarino, agulhinha.

O objetivo é entre 150 e 200L.

Obrigado.
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Invertebrados para água salobra

#5 Mensagem por Ramon Brescovici »

poisé, mas estamos no fórum anemonas e invertebrados MARINHOS
e não de agua doce/salobra/estuário...

se vc fala em um aquario de agua doce, recomendo vc postar isto lá no agua doce. vou transferir seu tópico.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Invertebrados para água salobra

#6 Mensagem por Ramon Brescovici »

Generally, aquarists need to maintain a specific gravity of around 1.005 to 1.010 depending on the species being kept, but practically all brackish water fish tolerate variations in salinity well, and some aquarists maintain that regularly fluctuating the salinity in the aquarium actually keeps the fish healthy and free of parasites.

Contents

1 Aquarium maintenance
2 See also
3 External links
4 Further reading

Aquarium maintenance

Brackish water species can be kept mainly the same as standard freshwater aquaria, but a hydrometer is used to check the salinity of the water. Certain kinds of brackish water fish need to have their salinity increased slightly every six months. The tank sizes can vary widely depending on the needs of the particular species, and the temperature is usually in the tropical range of 76-82 °F. The substrate can vary from sand to gravel, but many aquarists choose crushed coral or aragonite sand, both of which help raise the hardness and pH to an acceptable level. Many brackish water fish, as any fish, can jump out of the tank, so it must be covered. However, many of them can breathe out of the water for over an hour. Fish like it. Some brackish water species come from estuaries. These should have a slow moving current and some hiding places in their aquarium. Some come from larger rivers. These should have plants around the perimeter of the aquarium with some large rocks to rest on. Others come from mangrove swamps. These should have a few mangrove plants, and some species should have a beach to climb out on. Some freshwater species (and the blacktip shark, a marine species) are hardy enough or survive better in brackish water, such as Polypterus bichir, certain loaches, Danio rerio, all kinds of mollies but especially the Yucatán molly, and some gobies. All can tolerate the same amount of salt in aquaria, but should be acclimated slowly.

se a densidade é de menos que 1.010, entao estamos falando de aquario doce, por isto transfiro seu topico para o local adequado.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Invertebrados para água salobra

#7 Mensagem por Reinaldo Chen »

Invertebrados de estuários são em sua maioria habitantes temporários que se não forem fixos como ostras, acabam se locomovendo com as mares para se manter na faixa adequada de salinidade como acontece com siris por exemplo.

Ostras e outros bivalves são complicados de manter pela dieta. Caranguejos pedem área fora da água. Siris são predadores de peixes e é difícil manter com peixes.
Anêmonas você encontra nas áreas de estuário bem próximas ao mar então acaba sendo mais fácil manter uma salinidade estável mais alta e adaptar os peixes a essa salinidade.

Enfim água salobra tem peixes muito interessantes mas colocar com invertebrados pode ser bem complicado.

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Invertebrados para água salobra

#8 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Ramon,

Obrigado pela intervenção e pelas informações. Eu havia postado lá, pois pensava que talvez pudesse haver algum tipo de anêmona, coral ou equinodermos que tolerassem salinidade inferioi a 1, 020.
Aproveitando o que você mencionou sobre neritinas, se for a N. virginea, ela morre por ser naturalmente encontrada em ambientes de água doce ou com salinidade baixa.

Reinaldo,

Obrigado pelas informações, infelizmente não vou montar um paludario para manter caranguejos, pelo menos não quando montar este aquário. Vi que há uma espécie de hidroide de água doce/salobra, mas acho que não deve ser uma espécie fácil de obter.

Abraços
Edson Paveloski Junior

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Invertebrados para água salobra

#9 Mensagem por Ramon Brescovici »

Edson Paveloski Junior,
Aqui o Reinaldo vai te ajudar :)
tudo que eu sei de aquario de água doce, é que tem água. hehe.
abraço
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Roberto Vieira
Moderador
Moderador
Mensagens: 1829
Registrado em: 20 Jun 2009, 13:53
Apelido: Beto
Localização: Santos
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 37 vezes

Re: Invertebrados para água salobra

#10 Mensagem por Roberto Vieira »

Edson, embora seja encontrada tb em água doce, nesse ambiente é mais difícil manter a neritina virginea. Porém outras espécies são mais fáceis, como a neritina zebra.

Meu proximo objetivo de aquário é um Brackish tbm, no meu caso quero Mudskipper e Monos. E se possível tentar criar uns Melampus coffeus que são caramujos pumonados comuns em mangues. Já tive aquário assim para peixe arqueiro, e outros estuarinos. É bem interessante, e algumas dicas são essenciais.

Usar o sal marinho para esse ambiente te facilitará bastante a vida.

Capriche na filtragem, o ambiente terá o ph alcalino onde níveis de amônia são bem mais tóxicos.

Tb amo os gobys. No momento não tenho nenhum pq os que quero são bem raros de achar no Brasil, mas caso consiga será a desculpa para ter um aquário desse tipo. Porém, tome cuidado com alimentação, é dificil eles virem comendo ração.

Agora invertebrados como cnidarios e equinodermos são intimamente ligados ao mar, mesmo que vc possa encontrar alguns em estuarios, como o reinaldo disse, é um ambiente passageiro, além de ser um ambiente que muda a salinidade constantemente. Talvez alguns paguros possam resistir a esse ambiente, mas não recomendo, nem mesmo p "paguro de água doce", que é uma espécie africana que tbm ocorre em ambiente estuarinos.

Edson Paveloski Junior
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 187
Registrado em: 01 Mar 2014, 11:14
Apelido: Paveloski
Data de Nascimento: 07 Set 1989
Cidade: Jandira
País: Brasil
Localização: Jandira- SP - Brasil
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Re: Invertebrados para água salobra

#11 Mensagem por Edson Paveloski Junior »

Obrigado pelas recomendações, Roberto.

E se eu mudar os planos para algo com densidade mais elevada (entre 1, 015 e 1, 020), você sabe me dizer se há mais opções?

Abraço
Edson Paveloski Junior

Responder

Voltar para “Água Doce Geral”