🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Anemona matando corais

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Anemona matando corais

#1 Mensagem por Anderson Campos »

Oi amigos,
Comprei uma anemona bbt green ha uns 15 dias e ha uns 3 dias pra meus corais deixaram de abrir.
Tenho uma outra no aqua que esta praticamente morta.
Pode ser algo relacionado com a anemona?
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: Anemona matando corais

#2 Mensagem por Alex Zabalia »

vamos la amigo, o texto do topico diz que a anemona esta matando os corais, acho que não, com certeza ha uma irregularidade nos parametros do seu aquario, o que esta causando morte da anemona e dos corais em questão, vc fez algum teste ? poste os resultados.

como esta densidade e temperatura ? tem alimentado suas anemonas ?

abraços

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Anemona matando corais

#3 Mensagem por Anderson Campos »

Primeiramente obrigado pela ajuda.
Não costumo alimentar anêmona.
A última vez que medi os parâmetros estava tudo perfeito, há exatos 15 dias, quando inclusive fiz uma TPA de 15 a 20%. Medirei novamente amanhã e já estou batendo água pra TPA de emergência.
Minhas TPAs são de no máximo 20 a 25% tendo em vista que os parâmetros estão sempre zerados e tudo estava indo muito bem, os corais sempre se reproduzindo e abrindo totalmente, e os peixes aparentemente saudáveis (só tenho um casal de palhaço).
Coincidência ou não, coloquei esta nova anêmona há 15 dias tb, e nos ultimos 3 a 4 dias notei que alguns corais não estão abrindo.
Até se posicionar definitivamente no aquário, agora acho que já se posicionou, a anêmona matou completamente um coral que eu tinha, mas nesse caso os tentaculos dela estavam tocando o coral.
Calculo que esse coral tenha ficado aprox. dois dias morto e se decompondo no aqua, até que eu o tirei, pode isso ter alterado a água?
Minha outra anêmona, uma bbt red ou bubble red (eu acho), já não andava muito bem e depois que coloquei a nova anêmona ela piorou e hoje me parece que está morrendo.
A temperatura está em 26, com variação de no máximo 0.5, ou seja, o pico num dia de calor é 26.5.
A densidade está em 1024, é o mais baixo até hoje, costumo manter em 1025 a 1026 (que considero ideal).
Meu aqua está com exatos 233 dias.
As algas verdes insistem em crescer. Antes por todos o aqua, agora somente nos vidros.
Esses dias começou a cresce uma alga verde tipo carpete, no substrato, nunca tinha acontecido isso.

Espero que possam me ajudar.

Alex Zabalia escreveu:vamos la amigo, o texto do topico diz que a anemona esta matando os corais, acho que não, com certeza ha uma irregularidade nos parametros do seu aquario, o que esta causando morte da anemona e dos corais em questão, vc fez algum teste ? poste os resultados.

como esta densidade e temperatura ? tem alimentado suas anemonas ?

abraços
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 14155
Registrado em: 21 Jun 2009, 21:38
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: Saude - Zona Sul
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 398 vezes

Re: Anemona matando corais

#4 Mensagem por Celso Suguimoto »

Minha outra anêmona, uma bbt red ou bubble red (eu acho), já não andava muito bem e depois que coloquei a nova anêmona ela piorou e hoje me parece que está morrendo.


Vc deve estar tendo algum desequilíbrio anterior a entrada da segunda anêmona. Agora o q é fica difícil saber, pode ser milhares de coisas, até cobre.
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

artrcf
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1483
Registrado em: 10 Out 2010, 16:57
Apelido: Arthur
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte-MG
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Anemona matando corais

#5 Mensagem por artrcf »

Os peixes estão normais? Tem algum outro animal no aquário? Paguros, camarões? Como está o comportamento deles?
-

Avatar do usuário
Diego Rosso
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 314
Registrado em: 16 Nov 2011, 10:45
Apelido: Diego
Data de Nascimento: 07 Out 1989
Cidade: Cocal do Sul
País: Brasil
Localização: Criciuma - SC
Curtiu: 49 vezes
Recebeu Curtir: 21 vezes

Re: Anemona matando corais

#6 Mensagem por Diego Rosso »

Manda uma foto do sistema aí...

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Anemona matando corais

#7 Mensagem por Anderson Campos »

Acabei de testar a agua e esta tudo 0, exceto fosfato q insiste em ficar 0,25, desde qdo montei o aqua. Ontem resolvi testar a agua ro e vi q é ela q ja esta vindo com fosfato 0,25 como posso zerar isso?
Minha anemona antiga enfim morreu, tirei ela hoje. Li q depois q morrem elas liberam toxinas q pode matar tudo.
Os corais continuam na mesma, a maioria parcialmente abertos e alguns como o carpet totalmente fechado.
Os unicos dois peixes q tenho estao bbem aparentemente.
O bailarino tb.
Alguns paguros e turbos vem morrendo ha um tempo, mas nao sei se chega a ser um problema.
Estou esperando a iluminacao terminar de ligar (nascer do sol) e posto uma foto.
Acho q é isso.
Vou testar o cobre.
Nao tem teste magnesio nem silcato.
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

artrcf
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Mensagens: 1483
Registrado em: 10 Out 2010, 16:57
Apelido: Arthur
Cidade: Belo Horizonte
País: Brasil
Localização: Belo Horizonte-MG
Curtiu: 14 vezes
Recebeu Curtir: 20 vezes

Re: Anemona matando corais

#8 Mensagem por artrcf »

Se os camarões estão bem, provavelmente não é cobre.
-

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Anemona matando corais

#9 Mensagem por Anderson Campos »

Seguem fotos de hoje
Os corais circulados em vermelho são os que estão apresentando problemas. O zoa com a maioria das bocas fechadas, o carpet totalmente fechado, e o último, senão me engano um xenia, quase todo fechado tb.
Na foto da anêmona dá pra ver melhor o carpet totalmente fechado.

Imagem

Imagem
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Alex Zabalia
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1829
Registrado em: 16 Abr 2013, 10:49
Apelido: Alex Zabalia
Data de Nascimento: 21 Dez 1986
Cidade: Limeira
País: Brasil
Localização: Limeira
Curtiu: 129 vezes
Recebeu Curtir: 123 vezes

Re: Anemona matando corais

#10 Mensagem por Alex Zabalia »

o sun coral esta definhando tambem amigo, uma dica, coloque o na sombra das rochas, o sun não gosta muito de luz, alimente o tambem para seu melhor desenvolvimento, quanto aos corais, a maioria esta bem, inclusive os trumpets que são mais sensiveis a parametros, verificou se nao tem paguros andando por cima destes corais ?

nao consegui identificar os zoanthus, porem se forem nacionais, eles gostam de uma agua mais "suja" não irão progredir no aquario,

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Anemona matando corais

#11 Mensagem por Renato Vidal »

Os corais moles precisam de mais nutrientes na água que outros corais.

Parâmetros muito próximos de zero não costumam agradar e acabam por retrair o crescimento. Isso pode ser resolvido com a suplementação de nutrientes, mas antes de qualquer coisa, vou fazer duas perguntas que talvez possa ajudar o pessoal a pensar em opções.

1 - Qual a rotina de alimentação do sistema? comida, suplementos, etc.

2 - Qual é a sua iluminação e como esta programada?



Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Anemona matando corais

#12 Mensagem por Anderson Campos »

Boa tarde Alex, desconsidere o Sun, eu o matei sem querer. Apareceram aquelas algas em forma de bola e tive recomendação de o tirar do aqua para limpar as algas, porem deixei ele mto tempo fora da agua e acho que dei mto banho em agua doce. Ele era mto bonito e ficou assim.
Alimentava o sun com comida líquida, usando um aparato que aprendi a fazer na internet, com garrafa pet e mangueira de ar, deve conhecer, porém depois que quase o matei, parei de alimentar.
Hoje me parece que evoluiram um pouco, fiz uma TPA de 15% ontem.
Tb não sei quais zoa são, se nacionais ou não.
As vezes coloco suplemento da red sea (A, B, C e D), tenho um kit.
Mas não criei rotina.
O que posso fazer para zerar o fostato?
Obrigado pela ajuda.
Vou monitorar e postar as evoluções

Alex Zabalia escreveu:o sun coral esta definhando tambem amigo, uma dica, coloque o na sombra das rochas, o sun não gosta muito de luz, alimente o tambem para seu melhor desenvolvimento, quanto aos corais, a maioria esta bem, inclusive os trumpets que são mais sensiveis a parametros, verificou se nao tem paguros andando por cima destes corais ?

nao consegui identificar os zoanthus, porem se forem nacionais, eles gostam de uma agua mais "suja" não irão progredir no aquario,
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Anemona matando corais

#13 Mensagem por Anderson Campos »

Boa tarde Renato, obrigado pela ajuda.

Coloco basicamente três tipos de comidas no aqua diariamente, uma ração para os paguros e camarão (essa em pouca quantidade uma vez por dia), uma ração e outra em flocos para os peixes, cerca de 3 vezes por dia, quantidade suficiente para que não sobre.
Não criei hábito de alimentar os corais nem anemona.
Tenho um kit de suplementação da red sea para corais (A, B, C e D), mas coloco mto pouco.
Tenho iluminação de LED, uma AI Vega, a aprox. 25cm de altura da água, atualmente com aprox. 10 horas de iluminação em cerca de 75% da intensidade, incluindo nascer e por do sol, que dura aprox. 1h e 30min cada.

Obrigado.

Renato Vidal escreveu:Os corais moles precisam de mais nutrientes na água que outros corais.

Parâmetros muito próximos de zero não costumam agradar e acabam por retrair o crescimento. Isso pode ser resolvido com a suplementação de nutrientes, mas antes de qualquer coisa, vou fazer duas perguntas que talvez possa ajudar o pessoal a pensar em opções.

1 - Qual a rotina de alimentação do sistema? comida, suplementos, etc.

2 - Qual é a sua iluminação e como esta programada?



Abraços
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Avatar do usuário
Leo Cardoso
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Mensagens: 2436
Registrado em: 20 Abr 2013, 04:02
Apelido: leo
Data de Nascimento: 14 Mai 1980
Cidade: Sao Paulo
País: Brasil
Curtiu: 193 vezes
Recebeu Curtir: 167 vezes

Re: Anemona matando corais

#14 Mensagem por Leo Cardoso »

caio,

vc tá suplementando com o ABCD no chutômetro mesmo ou tem medido os parâmetros e realmente há necessidade?
(honestamente, salvo uso de um sal vagabundo, duvido muito q seja necessário pelo q vc tem aí)

excesso de iodo, q eu saiba, faz os zoanthus não se abrirem. provavelmente ataca outros corais tb.

esse negócio de dosar as coisas 'no escuro' é uma cagada absurda.

fala aí como vc tá dosando isso pq, pelas minhas contas, sua última tpa tinha sido há quase 20 dias e vc fez uma ontem e aparentemente houve melhora. quantas vezes vc 'jogou' o abcd no aquário nesse meio tempo?
no chute eu iria q alguma coisa tá em excesso nessa água, faria uma tpa BEEEEM generosa e escondia esse ABCD pra não fazer cagada de ficar dosando sem saber da necessidade (isso tá com cara de papo furado de vendedor).

não sei se já postou, eu pelo menos não vi, como tá cálcio, kh, mg aí tb?

boa sorte e um abraço,
Inscreva-se no Canal Reef Show!
Vídeos: http://youtube.com/reefshow
Facebook: http://facebook.com/reefshow

Anderson Campos
Cirrhilabrus filamentosus
Cirrhilabrus filamentosus
Mensagens: 334
Registrado em: 28 Ago 2013, 21:38
Apelido: ImportsOnly
Data de Nascimento: 07 Jul 1977
Cidade: SP
País: Brasil
Recebeu Curtir: 12 vezes

Re: Anemona matando corais

#15 Mensagem por Anderson Campos »

Olá Leo, obrigado pelas dicas,

Como disse não criei hábito de dosar ABCD. Dosei essa semana, depois da TPA. Fazia mais de 2 meses que não dosava. Coloco a medida recomendada pelo fabricante, ou seja, muito pouco, aprox. 2ml de cada.
Nunca medi iodo.
Meu cálcio está em torno dos 400, o Kh anda alto 9. Mg não tenho teste.
Uso sal Tropic Marin.
O problema que detectei até agora, em termos de parâmetro, é com relação ao fosfato, que está em 0.25 por conta da água RO que está vindo assim.
A propósito, como detectar a necessidade de dosar ABCD?

Leo Cardoso escreveu:caio,

vc tá suplementando com o ABCD no chutômetro mesmo ou tem medido os parâmetros e realmente há necessidade?
(honestamente, salvo uso de um sal vagabundo, duvido muito q seja necessário pelo q vc tem aí)

excesso de iodo, q eu saiba, faz os zoanthus não se abrirem. provavelmente ataca outros corais tb.

esse negócio de dosar as coisas 'no escuro' é uma cagada absurda.

fala aí como vc tá dosando isso pq, pelas minhas contas, sua última tpa tinha sido há quase 20 dias e vc fez uma ontem e aparentemente houve melhora. quantas vezes vc 'jogou' o abcd no aquário nesse meio tempo?
no chute eu iria q alguma coisa tá em excesso nessa água, faria uma tpa BEEEEM generosa e escondia esse ABCD pra não fazer cagada de ficar dosando sem saber da necessidade (isso tá com cara de papo furado de vendedor).

não sei se já postou, eu pelo menos não vi, como tá cálcio, kh, mg aí tb?

boa sorte e um abraço,
O que fazemos na vida ecoa na eternidade.

Imagem

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”