Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
Termostato?
-
- Diplectrum formosum
- Apelido: Luiz SF
- Data de Nascimento: 22 Jan 1966
- País: Brasil
Termostato?
Tinha um aquecedor com termostato da marca Tetra em meu aquário de 200l. Era um aparelho muito confiável mas, seu funcionamento era diferente, pois tem já 16 anos de uso. Tinha um seletor em cima que regulava para mais ou para menos. Não era como esses novos de hoje que se coloca em que temperatura quer e pronto. Aí adquiri um da marca Roxin, que sei que não é lá excelente mas me disseram que funciona a contento. Estou estranhando o fato de mesmo estando para programado para atingir 28 graus por exemplo, e a temperatura da água estar em 24, ele aquece um pouco e apaga a luz indicando que parou de aquecer. Depois de alguns minutos acende de novo, depois para, depois acende... e nesse meio tempo a temperatura vai aumentando bem devagar. Minha pergunta é se ele está com defeito ou todos trabalham assim? Obrigado se alguém responder.
- Celso Suguimoto
- Moderador Global
- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 401 vezes
Re: Termostato?
Deixe ele o fixado na posição diagonal
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
- Roberto Vieira
- Moderador
- Apelido: Beto
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 37 vezes
-
- Diplectrum formosum
Bom aí vai a resposta às duas mensagens recebidas, às quais agradeço bastante. Primeiro ao amigo Celso, colocar o termostato na posição diagonal. / . Isto ajudaria? Depois ao amigo Roberto, o aquecedor é de 200W e o aquário é de 200l. Obrigado.
- Roberto Vieira
- Moderador
Bom, a potência está certa, e ele ir aumentando devagar tbm é normal.
Mas ficar com essa diferença não, até uns dois graus diferentes acontece mesmo
Mas ficar com essa diferença não, até uns dois graus diferentes acontece mesmo
- Celso Suguimoto
- Moderador Global
Luiz Gonzaga Sar Filho escreveu:Bom aí vai a resposta às duas mensagens recebidas, às quais agradeço bastante. Primeiro ao amigo Celso, colocar o termostato na posição diagonal. / . Isto ajudaria?
Sim pois o próprio calor gerado pelo aquecedor acaba comprometendo seu funcionamento... o ideal é q a área tenha uma boa circulação também.
http://www.aquariofilia.net/forum/index ... pic=169366
Nos nossos termostatos de aquário, o que temos é uma junção bimetálica. Ou seja, duas lâminas de metais diferentes que têm índices/coeficientes de expansão térmica também diferentes. Esta junção bimetálica é que funciona como sensor, mas na realidade ela não mede nenhuma temperatura.
Em poucas palavras, o que acontece é que à medida que os dois metais vão aquecendo, vão igualmente expandindo. Só que eles não expandem na mesma proporção. O metal de baixo expande mais, e isso faz com que a junção bimetálica "entorte" para cima. Ao entortar para cima, dependendo da distância do cursor que toca na junção bimetálica, que fecha o circuito, este último mantém-se fechado ou aberto deixando de passar corrente eléctrica.
No Verão, por haver mais calor contido na água, e consequentemente no termostato, a junção bimetálica necessita de menos tempo/energia/calor para descolar e deixar de passar electricidade pela resistência eléctrica.
Basicamente, quando se diz que um termostato "colou" é quando a junção bimetálica não consegue descolar do cursor fazendo com que a resistência esteja sempre ligada, e inevitavelmente, a água do aquário seja aquecida demais.
ReefCelsois III
-
- Pseudocheilinus hexataenia
- Apelido: Julian
- Data de Nascimento: 04 Jan 1985
- Curtiu: 6 vezes
Luiz também tenho um Roxin e te digo que o meu a temperatura esta variando ainda mais eu coloquei no máximo que é 32° mas no Termômetro esta marcando 27° ou seja variação de 5° Graus, já avisei o vendedor de onde comprei e ele disse que é muita variação só que para meu azar acabou na loja e agora tenho que esperar chegar para trocar, ve se va consegue trocar o seu também varia muito assim não é normal, e o meu também fica nesse acende apaga toda hora mas dizem que é normal.... Abraço
-
- Diplectrum formosum
Julian, obrigado pela dica. O meu estava variando muito também. Fui à loja e troquei por um da hopar. Está funcionando que é uma beleza. Variando até 1 grau somente. Só que tem um segredinho. É de 300 W. O lojista sugeriu levar de 300W para 200L. Disse que a diferença era que ele iria aquecer mais rápido e desligaria do mesmo modo que o de 200W. Foi batata! Apesar de estar funcionando a apenas 48 horas (ser pouco tempo para avaliar), está quase sem variação.Isto é muito bom. Se algum colega tiver alguma dica se fiz a coisa certa ou não, aceitarei com muito carinho as informações.
-
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Daniel San
- Data de Nascimento: 05 Dez 1977
- País: BR
- Recebeu Curtir: 59 vezes
Luiz, o maior problema quando usamos um aquecedor com potência superior ao volume de água é se o equipamento apresentar uma falha, como já foi comentado em outra resposta, e não se desligar na temperatura programada. O que pode ocorrer nessa situação é catastrófico, porqué se o equipamento foi projetado para aquecer 300 litros de água quando funcionado em 200 litros vai elevar muito a temperatura da água e cozinhar tudo no aquário.
Para evitar que isso ocorra você pode ligar seu termostato à outro controlador externo, do tipo Full Galge ou Coel, ai a segurança seria dobrada.
Para evitar que isso ocorra você pode ligar seu termostato à outro controlador externo, do tipo Full Galge ou Coel, ai a segurança seria dobrada.
-
- Apelido: Felipe
- Data de Nascimento: 17 Out 1986
- Curtiu: 1 vez
- Recebeu Curtir: 4 vezes
Olá amigos!!!
Tive problemas com termostatos algumas vezes... na maioria delas ele "travou"e a ficou ligado subindo a temperatura do aqua...
A melhor coisa é fazer como sugeriu o Daniel.. Se for possível a troca do equipamento, compre um aquecedor... ai faça o controle da temperatura ligando no coel que não terá problemas... bem mais preciso e confiável....
O meu termostato eu abri e soldei todos os contatos pra ficar ligado sempre.. agora ele funciona como um aquecedor e eu o controlo pelo Apex... nunca mais tive problemas... esse filho da mae ja tinha travado ligado... ainda bem que nao tinha peixes... mais afetou a biologia....
Abraços!!!!
Tive problemas com termostatos algumas vezes... na maioria delas ele "travou"e a ficou ligado subindo a temperatura do aqua...
A melhor coisa é fazer como sugeriu o Daniel.. Se for possível a troca do equipamento, compre um aquecedor... ai faça o controle da temperatura ligando no coel que não terá problemas... bem mais preciso e confiável....
O meu termostato eu abri e soldei todos os contatos pra ficar ligado sempre.. agora ele funciona como um aquecedor e eu o controlo pelo Apex... nunca mais tive problemas... esse filho da mae ja tinha travado ligado... ainda bem que nao tinha peixes... mais afetou a biologia....
Abraços!!!!
- Roberto Vieira
- Moderador
Essa idéia de usar um controlador é muiito boa, nos meus eu uso um controlador simples analogico como redundancia, deixando 1 grau acim,a se o aquecedor dentro pifar, o outro me segura as pontas
o modelo do seu roxin é HT1300 ou HT 1900 ?
o modelo do seu roxin é HT1300 ou HT 1900 ?
-
- Diplectrum formosum
Obrigado aos colegas que me deram a dica do perigo de o aquecedor com termostato travar. Vou urgentemente providenciar a compra deste aparelho adicional que evita este problema. Valeu de novo.
-
- Diplectrum formosum
Gostaria de deixar uma pergunta ao colega Daniel ou a quem puder me informar, sobre o Coel ou Galge. Procurei na internet mas não compreendi muito bem. Nas lojas aqui em Guarulhos não tem. Se for possível indicar onde posso encontrar e como é que funciona. É só ligar no aquecedor que eu já tenho e programar a temperatura para desligar? Quais marcas são boas e quais faixas de preço vou encontrar? Muito obrigado.
-
- Pomacanthus imperator
- Apelido: Daniel San
- Data de Nascimento: 05 Dez 1977
- País: BR
- Recebeu Curtir: 59 vezes
No mercado livre você encontra o Coel, esse vendedor envia ele pré programado:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... stufas-_JM
Ele é um termostato, liga na temperatura programada e desliga na temperatura programada, além de aquecedor(es) você também pode ligar resfriador(es) se necessário. Quando for comprar se atente à sonda, tem que ser para uso submerso em água
Eu uso um modelo Full Gauge que é próprio para aquários, mas não faz diferença nenhuma se não for, o meu apesar de ser um modelo fabricado para o aquarismo faz a mesma coisa que esse do link, só muda o design e as cores.
Programe-o para ligar em uma temperatura um pouco inferior à temperatura da seu termostato e para desligar em temperatura também um pouco superior ao seu termostato
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... stufas-_JM
Ele é um termostato, liga na temperatura programada e desliga na temperatura programada, além de aquecedor(es) você também pode ligar resfriador(es) se necessário. Quando for comprar se atente à sonda, tem que ser para uso submerso em água
Eu uso um modelo Full Gauge que é próprio para aquários, mas não faz diferença nenhuma se não for, o meu apesar de ser um modelo fabricado para o aquarismo faz a mesma coisa que esse do link, só muda o design e as cores.
Programe-o para ligar em uma temperatura um pouco inferior à temperatura da seu termostato e para desligar em temperatura também um pouco superior ao seu termostato
- Celso Suguimoto
- Moderador Global
na realidade a única diferença do fullgauge aquterm dos demais é basicamente o sensor q é emborrachado por conta do contato com a água... mas de qq forma é bom prote-lo com silicone ou outro material pois com o tempo ele pode dar infiltração e zoar o sensor.
Os demais modelos isso também é recomendável pelo mesmo motivo
Os demais modelos isso também é recomendável pelo mesmo motivo
ReefCelsois III
-
- Apelido: Juliano
- Data de Nascimento: 11 Jan 1992
- Recebeu Curtir: 1 vez
Eu achei que meu aquecedor estava com problemas, mas depois de ler alguns relatos cheguei a uma conclusão.
Amigo você que comprou esses aquecedores com termostato, não vá pela escada de temperatura que tem em cima dele na regulagem, para se ter ideia em um aquario de testes aqui de 37 litros eu liguei o termostato da hopar de 75w que comprei para instalar no meu aqua principal.
quero manter uma temperatura de 26ºC, coloquei 27 no termostato (a escada é de 2 em 2º e apenas numeros impares) e a temperatura não passava de 24º e ele desarmava, fiquei com medo de estar com problema e joguei a nota fora, lendo na internet e acho que aqui no forum mesmo achei uma dica.
Coloque o termostato no máximo para ele não desligar, e vá monitorando a temperatura. quando atingir a temperatura desejada pegue o controlador do termostato e vá abaixando a temperatura até ver que ele desarmou, nesse ponto é o ideal para manter a temperatura que você deseja.
no meu caso um hopar de 75w para manter um aquário de 37L a 26ºC foi necessário deixa-lo na escalinha dele em 31ºC nesse ponto ele arma e desarma em 26ºC, rodando estável ja a 2 dias.
Essa escala pronta deles é bem +/-, foi esse o jeito que achei para estabilizar na temperatura correta que eu queria. só assim para dar jeito.
Se eu tiver feito algo errado me digam por favor, mas se não, caso tenha esse problema de regulagem faça isso, se esquentar muito vai diminuindo devagar até atingir a temperatura ideal para você.
abraços
Amigo você que comprou esses aquecedores com termostato, não vá pela escada de temperatura que tem em cima dele na regulagem, para se ter ideia em um aquario de testes aqui de 37 litros eu liguei o termostato da hopar de 75w que comprei para instalar no meu aqua principal.
quero manter uma temperatura de 26ºC, coloquei 27 no termostato (a escada é de 2 em 2º e apenas numeros impares) e a temperatura não passava de 24º e ele desarmava, fiquei com medo de estar com problema e joguei a nota fora, lendo na internet e acho que aqui no forum mesmo achei uma dica.
Coloque o termostato no máximo para ele não desligar, e vá monitorando a temperatura. quando atingir a temperatura desejada pegue o controlador do termostato e vá abaixando a temperatura até ver que ele desarmou, nesse ponto é o ideal para manter a temperatura que você deseja.
no meu caso um hopar de 75w para manter um aquário de 37L a 26ºC foi necessário deixa-lo na escalinha dele em 31ºC nesse ponto ele arma e desarma em 26ºC, rodando estável ja a 2 dias.
Essa escala pronta deles é bem +/-, foi esse o jeito que achei para estabilizar na temperatura correta que eu queria. só assim para dar jeito.
Se eu tiver feito algo errado me digam por favor, mas se não, caso tenha esse problema de regulagem faça isso, se esquentar muito vai diminuindo devagar até atingir a temperatura ideal para você.
abraços
-
- Diplectrum formosum
- Ronan
- Diplectrum formosum
- Apelido: Ronan
- Data de Nascimento: 08 Abr 1982
- Recebeu Curtir: 1 vez
Não sou tão experiente comparado com muitos aqui do fórum mas Vcs já fizeram Calibragem do termostato?
Tb tive problemas deste tipo e lendo manual com atenção (no meu caso veio com tradução) e por recomendação do vendedor fiz a calibragem acredito que muitos podem corrigir este problema da mesma forma. calibragem vem de fabrica mas conforme vendedor pancadas no trasporte e na hora do monta e desmonta do aquário ele perde esta regulagem.
- Deixa o termostato sem ligar na tomada fixado dentro do aquário por uns 20 min com botão de regulagem no máximo para temperatura igualar com da água do aquário.
- Ligue o na tomada.
- Acompanhe a elevação da temperatura até chegar no desejado ( isso pode demorar o dia todo dependendo do tamanho aquário e temperatura da água).
- Quando temperatura da água chegar no desejado (tipo 28º) ajuste o botão do Termostato até 28º (Luz irá se apagar).
- Pronto foi calibrado. (daqui p/ frente termostato vai entender quando vc quiser diminuir ou aumentar a temperatura).
Fiz isso no meu e nunca mais tive problemas a temperatura permaneceu estável e a mesma solicitada no termostato era a mesmo no termômetro por mais de 1 ano.
No meu caso eu usava um Hopar 150W para um aquário de 90lt.
Segundo vendedor este calculo de 1W por lt é real quando se usa produtos de qualidade, para produtos chineses (mais comum) não procede o mais indicado é comprar um termostato de 1,5W até 2W por Lt. e concordo com ele pois agora que migrei para um aquário de 200lt este mesmo termostato não consegue atingir mais que 28º mesmo com regulagem no 34º.
Tb tive problemas deste tipo e lendo manual com atenção (no meu caso veio com tradução) e por recomendação do vendedor fiz a calibragem acredito que muitos podem corrigir este problema da mesma forma. calibragem vem de fabrica mas conforme vendedor pancadas no trasporte e na hora do monta e desmonta do aquário ele perde esta regulagem.
- Deixa o termostato sem ligar na tomada fixado dentro do aquário por uns 20 min com botão de regulagem no máximo para temperatura igualar com da água do aquário.
- Ligue o na tomada.
- Acompanhe a elevação da temperatura até chegar no desejado ( isso pode demorar o dia todo dependendo do tamanho aquário e temperatura da água).
- Quando temperatura da água chegar no desejado (tipo 28º) ajuste o botão do Termostato até 28º (Luz irá se apagar).
- Pronto foi calibrado. (daqui p/ frente termostato vai entender quando vc quiser diminuir ou aumentar a temperatura).
Fiz isso no meu e nunca mais tive problemas a temperatura permaneceu estável e a mesma solicitada no termostato era a mesmo no termômetro por mais de 1 ano.
No meu caso eu usava um Hopar 150W para um aquário de 90lt.
Segundo vendedor este calculo de 1W por lt é real quando se usa produtos de qualidade, para produtos chineses (mais comum) não procede o mais indicado é comprar um termostato de 1,5W até 2W por Lt. e concordo com ele pois agora que migrei para um aquário de 200lt este mesmo termostato não consegue atingir mais que 28º mesmo com regulagem no 34º.
Ronan
- Reinaldo Chen
- Moderador
- Apelido: chen
- Data de Nascimento: 17 Nov 1974
- Recebeu Curtir: 86 vezes
Em aquários maiores , eu gosto de usar 2 unidades menores, pois o risco de 2 falhar ao mesmo tempo é bem menor. Colocar o controlador externo é uma boa pedida e vale cada centavo e pode ser compartilhado pelos 2 aquecedores.