Aqui foi a configuração inicial, primeiro contato com um plantado, com discus, enfim, com um áqua de "porte"..
Mal eu sabia o trabalho que isto daria para estabilizar, o que aconteceu, de fato, depois das mudanças, uns 8 meses depois de montado apenas..

Tudo muito parecido, apenas algumas plantas cresceram, e adicionei alguns acarás..

Na foto que segue é basicamente a mesma coisa, os mesmos peixes.. As plantas cresceram, removi 3 dedos do substrato branco, e adicionei substrato inerte, na cor marrom, terei as casinhas, e adicionei um tronco que só queria saber de boiar (uns 3 meses até poder remover a pedra que coloquei nele)..

Nisto, houve uma tragédia.. De alguma forma o CO2 desrregulou, e matou toda minha fauna, TODA! Nisto haviam discus (totalmente dóceis), neons, botia, e limpadores chineses.. :(
Resolvi então dar um upgrade na "casa de máquinas", que antes era composta somente de um Canister.. E assim fiz..
Primeiramente forrei ela toda com espuma, porque se 01 canister já fazia um "tummmm", imagina 02.. Depois comprei um filtro UV, e incentivado pelo valor que paguei no primeiro, fiz meu segundo, que custou apenas R$ 40,00.. Adicionei um painel controlador, que mantem a temperatura nos 28.. Se aquecer, ele liga os coolers automaticamente..

Depois do holocausto, comecei do zero, com filtragem mais eficiente (02 canister em série. o primeiro só perlon, e esponjas para filtragem mecanica, e o segundo lotado com siporax (02 gavetas) e purigen (02 gavetas)..
E assim ficou, zerado :( Aquário fantasma..

E os novos discus, todos em um hospital por 01 mês..