🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Reef 140lts Sump Lateral - MRV

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Mensagem
Autor
Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Data de Nascimento: 16 Nov 1980
País: Brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 16 vezes

Reef 140lts Sump Lateral - MRV

#1 Mensagem por Marcio Vargas »

Bueno,

Quando cheguei aqui em Dezembro a unica coisa que eu sabia de aquario marinho é que ele é molhado. Desde então tenho lido muito, todos os dias leio ao menos uns 2 tópicos inteiros, ate mesmo aqueles lá das primeiras paginas. Sem a ajuda do Brasil Reef esse projeto não sairia do chão.

Aqui vai a montagem do meu primeiro Reef, sonho de criança, que agora se realiza. Quero deixar um agradecimento mais que especial ao Gilson da Mr. Oto que foi para lá de parceiro no fornecimento dos equipamentos, ao Rafael da RC Flora que com seu conhecimento ajudou a minimizar as mancadas deste iniciante. Agradecer também a todos que de uma forma ou outra colaboraram com o pré-projeto deste reef (viewtopic.php?f=45&t=19627) e muitas vezes aguentaram sem perder a paciência as minhas perguntas de iniciante.

Comecei a planejar esse aquario lá por novembro, em uma conversa com o Gilson, de lá ate hoje foram meses de muita, mas muita pesquisa e compra de equipamentos.

Vamos lá então:

Setup:

- Aquario: 100 x 35 x 50 vidro 6mm com travas transversais
- Sump: Lateral 20 x 35 x 50

- Filtragem: Skimmer Boyu wg-310
- Recalque: Boyu 1.300 L/h
- Wave Maker: Super aquatic 3.000 L/H
- Controle de Temperatura: Controlador Full Gauge (range 26,7º) (viewtopic.php?f=36&t=21738)
- Aquecimento: Aquecedor 200w
- Resfriamento: Bateria de coolers (viewtopic.php?f=36&t=21704)
- Reposição: Por enquanto manual, logo vem automática com controlador Icos
- Produção de água: Filtro DY FVM (viewtopic.php?f=36&t=21487)
- Iluminação: Calha de alumínio com 6 leds de 20W cada um, sendo 3 brancos e 3 azuis actinicos FVM (ainda em construção) com timers para cada cor.
- Substrato: 20Kg de conchas moídas para a base + 10Kg de Meridian
- Rochas: Aprox 15Kg de zanzibar
- Sal: Blue Treasure

Alguns equipos:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Material sendo acumulado ao longo dos meses
Imagem

Começo da colagem dia 28/04
Imagem

Imagem

Imagem

Apos a colagem, uma camada extra de silicone por dentro para atingir o coeficiente de cagaço
Imagem

Sump
Imagem

Suporte do aquecedor
Imagem

Imagem

Imagem

Pronto
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Das 4 montagens que fiz no meu retorno ao Aquarismo a 3 anos, essa eu considero a mais bem acabada
Imagem

Dia 29/04 com o silicone curado e o aquario bem firme, colei as travas
Imagem

Imagem

Dia 30/04 com as travas já firmes, o teste com agua doce e tb a limpeza dele.
Imagem

O vidro lateral abaulou quase meio centímetro, o silicone cedeu. Então um reforcinho na trava.
Imagem

Dia 01/05 Contact preto no fundo e colocando para ciclar.
Imagem

Preparando o local
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Batendo o sal. A agua produzida na semana anterior entrou com 3 PPM de media. Fiz 160 litros divididos em galões de 20 litros, os primeiros saíram com ate 8 PPM, e os últimos com 1 PPM. Optei por bater o sal dentro do aquario, seguindo o que fez o amigo Jorge do Brasil Reef. Eu não teria recipiente para bater todo ele fora, e ir batendo de 20 em 20 litros iria demorar uns dois dias, já que segundo o fabricante é necessário ao menos duas horas de bateção. Depois de chegar na densidade, deixei batendo umas 6 horas e então comecei a colocação do substrato.
Imagem

O sal foi colocado a razão de meio kilo a cada meia hora, sempre despejando bem lentamente. Para auxiliar na mistura coloquei uma SB 2.000.
Imagem

Enquanto o sal batia, fui montando a casa de força com o auxilio de dois "serventes" que mais bagunçavam do que ajudavam.
Imagem

Tudo no lugar. No-Break com a Wave, o Recalque e o Skimmer. Controlador medindo a temperatura no momento em que coloquei o sensor na agua. Levou umas 3 horas para chegar nos 26,7º
Imagem

Aquecedor no lugar e Skimmer funcionando. Começou a babar depois que coloquei as conchas. Já tirei dois copos de sujeira.
Imagem

Imagem

Retorno já com o Loc Line. Era para ter saida dupla com dois "bicos de pato", porem não teve maneira de eu conseguir encaixar eles no "Y" de derivação. Então optei por saida simples ate conseguir um alicate apropriado para Loc-line. A saida simples se mostrou bem interessante e eficiente.
Imagem

Olha só o turbilhonamento
Imagem

Controle de nivel de ultima geração :oops: :oops:
Imagem

Imagem

Aquela agua cristalina durou pouco, quando coloquei as conchas ficou assim
Imagem

Hoje pela manha já estava cristalina novamente. Quando chegar em casa a noite monto o layout das rochas e coloco o substrato Meridian. Amanha já entra a "semente" de biologia, que vai ser um pedaço de RV de um amigo.

abs
Marcio R. Vargas
Veranópolis - Serra Gaucha
- Reef MRV 03

Arnaldo R. Baffi
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Dinho
Data de Nascimento: 16 Jan 1975
Recebeu Curtir: 3 vezes

Re: Reef 140lts Sump Lateral - MRV

#2 Mensagem por Arnaldo R. Baffi »

icon_clap

Ta ficando da hora!!..
Arnaldo R. Baffi[dropshadow=blue][/dropshadow]
Google Talk: mailto:?subject=&body=
Tel: (011) 9.6198-4980
http://brasilreef.com/viewtopic.php?f=25&t=25617&p=284962#p284962

fredy henrique
Apelido: fredy
Recebeu Curtir: 2 vezes

#3 Mensagem por fredy henrique »

Vc colocou substrato de concha moida? ninguém recomenda....
" Pode ser feia, pode ser gorda. O que não pode é ser feia e gorda! "

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#4 Mensagem por Marcio Vargas »

É a base.

O substrato vai ser Meridian, ele vai por cima.

Abs
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri
Apelido: Robson
Recebeu Curtir: 46 vezes

#5 Mensagem por Robson Sandrini »

fredy henrique escreveu:Vc colocou substrato de concha moida? ninguém recomenda....

Marcio Vargas escreveu:É a base. O substrato vai ser Meridian, ele vai por cima.

Concha moída gera fosfato. A camada que virá por cima dificilmente vai segurar e você terá níveis de fosfato altos no aquário por toda a eternidade :twisted:

Conchas foram superficialmente lavadas uma vez com água filtrada através de osmose revertida (OR). Água foi descartada e nova água (OR) adicionada para descansar com as conchas em recipiente plástico virgem por 6 horas. Foi utilizado fotômetro específico de íons com grau científico de baixa amplitude (Hanna). O instrumento pode medir níveis de fosfatos entre 0 e 2.50 mg/L e com cerca de 0.04 mg/L de precisão. Água testada apresentou notável taxa de fosfatos (0.2 mg/L) eliminados pelas conchas num curto período de tempo. O mesmo teste foi feito com substrato de aragonita nas mesmas procedências, apresentando leitura indetectável de fosfatos. A leitura dos níveis de fosfatos inorgânicos recomendada para aquários de recife é menor que 0.1 mg/L. Níveis acima de 0.3 mg/L são considerados problemáticos em sistemas fechados e provavelmente desastrosos na natureza.

Rocha viva artificial: construção e uso III - Alex Correa

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#6 Mensagem por Marcio Vargas »

Bueno,
Por quanto tempo elas soltam fosfato?

Pergunto isso porque estas conchas estavam a anos dentro da agua no mar, já moídas pelo atrito com os costões rochosos. Pergunto também porque um amigo montou o Reef dele a uns 4 meses com as mesmas conchas na base e esta firme e forte, inclusive com anêmonas, palhaços e zoas muito bem.

A integra do estudo acima citado menciona a procedência das conchas? Quanto tempo elas ficaram no mar? Seria interessante ter essas informações.

Como o Reef do meu amigo não apresentou alterações nestes 4 meses, penso que os anos que elas passaram dentro do mar foram suficientes para liberarem todo o Fosfato presente em sua composição.

Mas vamos ver como fica. Vou atualizando as medições.

Abs e obrigado pela dica.
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#7 Mensagem por Robson Sandrini »

Marcio Vargas escreveu:Por quanto tempo elas soltam fosfato?

Não faço idéia. Pra soltar fosfato além do que está exposto na superfície, é preciso um pH bem mais baixo do que mantemos no marinho. O problema é: dizem [não fiz pesquisa profunda] que o pH nas camadas inferiores do substrato atingirá valores inferiores ao do resto do aquário. Uma hipótese [que teria que ser comprovada ou refutada] seria a dissolução das conchas por esse pH e a liberação de fosfato e silicato na água. Ininterruptamente. Prefiro montagens sem substrato então substrato não é um tema que pesquiso. Há quem associe [mera hipótese também] o tão temido "crash do sistema" a reações que se passam no substrato. Você tem teste de fosfato por ai? Seria interessante saber se há leitura de fosfato mesmo, como o Alex achou no teste dele.

Pergunto isso porque estas conchas estavam a anos dentro da agua no mar, já moídas pelo atrito com os costões rochosos.

O atrito só é capaz de liberar o que está na superfície da concha mas conforme as conchas vão sendo formadas, fosfato e silicato, entre outras coisas, vão sendo incorporadas na estrutura.

Pergunto também porque um amigo montou o Reef dele a uns 4 meses com as mesmas conchas na base e esta firme e forte, inclusive com anêmonas, palhaços e zoas muito bem.

4 meses? Aquário engatinhando [ou nem isso]. Mas se ele não tem problema com algas significa que o fosfato no sistema está bem controlado. Mesmo com as conchas. Se os parâmetros se manterem, tá ótimo.

A integra do estudo acima citado menciona a procedência das conchas? Quanto tempo elas ficaram no mar? Seria interessante ter essas informações.

Eu não acho que seria de muita relevância mas só o Alex poderia responder. Infelizmente ele não dá o ar da graça há um bom tempo.

Como o Reef do meu amigo não apresentou alterações nestes 4 meses, penso que os anos que elas passaram dentro do mar foram suficientes para liberarem todo o Fosfato presente em sua composição.

Só o da superfície.

Mas vamos ver como fica. Vou atualizando as medições.

icon_joia

Você comprou muito desse sal Blue Treasure? Há diversas opiniões negativas quanto ao sal, dá uma olhada: Qual desses sais?

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#8 Mensagem por Marcio Vargas »

Opa

Cara, obrigado pelas respostas. Muito exclarcedoras.

Nao tenho o teste de fosfato, mas hoje a tarde logo apos o teu post eu encomendei um e vou acompanhar a evolução e vou postando aqui. Vamos ver no que vai dar.

O sal veio um saco que utilizei na montagem inicial, sobrou um meio quilo. Li muita coisa ruim dele, porem li tb algumas coisas boas, de pessoas que gostaram. Ainda assim as opiniões contrarias foram maioria. A pricipio era para vir um da Meridian, mas veio esse. Já tem um novo saco a caminho para as TPAs, e é da Meridian.

Abs
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#9 Mensagem por Marcio Vargas »

Ontem a noite coloquei o substrato,
Ficou muito bom, bem parelho e logo já começou a limpar a agua.

Hoje pela manha a agua estava cristalina e o lay out muito bonito, a noite posto fotos.

Amanha vou ate a cidade vizinha, em caxias do sul, pegar uma rocha viva na loja Aquariama, o cara cobra 45,00 o kilo e diz que tem peças de 100 gramas ate 2 kilos.

Depois disso é só ir acompanhando a evolução.
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#10 Mensagem por Marcio Vargas »

Com areia e agua limpa...

Falta o grandão da sala!!!! Ap virado em aquarios..
Imagem

Imagem

Imagem

Lado direito
Imagem

Lado esquerdo
Imagem

Sump
Imagem

De cima
Imagem

Efeito com a lanterna, que quero tentar reproduzir com a fita de led, de iluminação noturna, porem mais azulado.
Imagem

Imagem

Imagem

Duas constatações:

1 - Esta evaporando 1,2 litros por dia com temperatura ambiente em 20º durante o dia e 14º a noite.
2 - Dificil achar posição para a wave, onde eu coloco ou ela cavoca a areia ou amontoa tudo em um canto.

Abs
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#11 Mensagem por Marcio Vargas »

Então pessoal.
Ai esta a RV. A unica coisa que notei que veio a mais foi um crustáceo dentro de uma cavidade, não consegui uma boa foto. Alguem sabe o que são aquelas "minhoquinhas"?

Imagem

Imagem

Imagem

Bueno,
Sobre a loja Aquariama.
Cada um tem o direito de cobrar o que bem entender por seus produtos, e se o comercia ainda esta aberto certamente tem quem pague. Agora, cobrar R$ 40,00 o kilo da Zanzibar morta é demais. Caras, a viva ele cobra 50,00 e a morta ele cobra 40,00!!!!!
Comentei que achava demais, ele disse que é pelo frete e pela embalagem de isopor que ele paga 50,00!!!! :shock: :shock:

Caramba, a embalagem tá no máximo 20,00 e o vendedor/dono tem a cara de pau de falar que paga 50,00. Eu paguei para o Gilson uns 20,00 no máximo!!!!!!!!!

A resina mista ele cobra 50,00 o litro!!!! Absurdo. A minha comprei no ML e com frete de SP paguei 41,00, e é daquela boa que não lembro agora o nome.

Enfim, a loja do cara é bem completa, os animais são bem saudáveis e bonitos. Mas por esses preços não rola. Se tivesse montado meu aquario com ele teria gastado tranquilamente umas 6x mais. Comprei esse RV com ele por pura ansiedade de ver o troço andando e pq já tinha de passar em Caxias do Sul mesmo.

Abs
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#12 Mensagem por Robson Sandrini »

Você vai grudar as rochas? Achei instável a posição de algumas.

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#13 Mensagem por Marcio Vargas »

E ae Robson!!!!

Já estão grudadas heeheh

Abs
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#14 Mensagem por Marcio Vargas »

Amigos,

Temperatura a 23º

Peguei o multimetro e conferi a saida do controlador, deu 217v. Acho que meu aquecedor foi para o saco.

Muito prejuízo a ciclagem e a RV ficar assim ate amanha, quando compro outro aquecedor?
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#15 Mensagem por Marcio Vargas »

Bueno,

- Dia 01/05 Montagem e inicio da ciclagem
- Dia 04/05 introdução da RV
- Dia 05/05 primeiro teste e queima do aquecedor
Imagem

Imagem

Temperatura no momento do teste estava 25º então segundo a tabela tenho 0,021
Imagem

- Dia 06/05 primeiros sinais de que algo esta acontecendo.
Nas rochas mortas apareceu esse "negocio" aqui
Imagem

E a RV ficou cheia deles na parte de cima, que nas fotos do dia da introdução não tinha nada
Imagem

Alguém sabe o que é?

A temperatura esta em 21,5 neste momento. Quarta chega o novo aquecedor.

Abs
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Francisco Rossa
Pseudocheilinus hexataenia
Apelido: Nox
Data de Nascimento: 20 Dez 1981

#16 Mensagem por Francisco Rossa »

Sâo planárias... pequenas pestinhas... vai aspirando elas com uma mangueirinha pra controlar a população...

Te enviei uma MP
----
Att.

Francisco Rossa - NOX
Fotógrafo Criminalístico

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#17 Mensagem por Robson Sandrini »

Nussa, eu tiraria a rocha do aquário. Apesar de certamente já terem se espalhado por aí. Elas morrerão de fome se você for paciente. Considere seu tempo de ciclagem aumentado se quiser se livrar delas.

Francisco Rossa
Apelido: Nox
Data de Nascimento: 20 Dez 1981

#18 Mensagem por Francisco Rossa »

Realmente. Tirar essa pedra vai ser interessante. Tira e da um banho de água doce. Mas asnplanarias vão sempre estar No aquário. Controlei a população delas as aspirando regularmente com uma mangueirinha fina.
----
Att.

Francisco Rossa - NOX
Fotógrafo Criminalístico

Marcio Vargas
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator

#19 Mensagem por Marcio Vargas »

Que coisa eim!!!!

O cara cobra 45,00 o kg da RV e ainda envia cheia de pragas... nã nã

Vou aspirar sim, e dar um banho na RV que está cheia delas. Existe algum animal que se alimente delas?

Abs
Marcio R. Vargas
- Reef MRV 03

Robson Sandrini
Plectranthias pelicieri
Plectranthias pelicieri

#20 Mensagem por Robson Sandrini »

Tem alguns peixes mas é pura loteria. A melhor coisa é tirar a rocha mesmo. Como você ainda está na ciclagem, elas vão definhar pela ausência de alimento.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”