🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

ajuda com nitrato em 50ppm

Aqui debatemos sobre tudo relacionado ao sistema marinho, porém noticias da web são direcionadas ao fórum Ambientalismo e Mergulho
Mensagem
Autor
Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Brenner Castro
País: Brasil
Recebeu Curtir: 3 vezes
Contato:

ajuda com nitrato em 50ppm

#1 Mensagem por Brenner Castro »

Venho pedir um HELP aos amigos, as vezes é algum detalhe que ainda nao consegui ver.

meu aquario estava com 50ppm de nitrato, fui ver o susbtrato estava pedrificado devido ao kalk, entao o troquei todo e fiz uma tpa de 250litros. Medi e deu 30ppm, fiquei feliz achando que iria cair mais. Medi 1 semana depois e estava em 50ppm novamente.

instalei um reator phosban 150 e fui colcando 100ml de biopellets por semana, hoje já está com 400ml e nada.

meu skimmer é octpopus sro 6000sss, o que toca uns 5 aquarios como o meu.

mesmo com um ORP alta gerada pelo skimmer, 400ml de bio pellets e tpas frequentes nao baixa.

no sump tem rochas sem iluminação, toda vez que mecho vejo vários copepodes, tem um pouco de substrato antigo no sump (crushed coral #0)

tenho poucos peixes no sitema:

1 lion grande
1 panther media
1 paru grande
1 odonus
1 picasso
1 clark
1 yt

cabe bem mais do que isso, mas com esse nitrato nem posso add nada.

se alguém quiser ver fotos, acabei de atualizar meu tópico (assinatura)

aguardo perguntas e sugestoes.

abraços e obrigado.

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

Re: ajuda com nitrato em 50ppm

#2 Mensagem por Marco Vieira »

Nitrato é exportado por TPA principalmente. Qual a frequência e volume que você executa?

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

#3 Mensagem por Renato Vidal »

A quantidade de alimento ofertada para seus peixes deve ser grande.

O fato de comerem tudo muito rapidamente, não indica que foi pouco ou o suficiente, porque os peixes vão comer mesmo.

o problema é que depois que comem ..........

Pois é, voce tem alimentado a garoupa e o lion com camarões, qual a frequencia?

Outra hipótese é o seu teste, meça a água preparada para a TPA, se ela estiver com zero nitrato ai a questão é quantidade de nutrientes mesmo.

Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#4 Mensagem por Brenner Castro »

minha agua de tpa da 0 no teste, meu nano da 5 no teste.

o paru come sozinho 1/2 floha de nori por dia.

toda dia dou 2 camaroes, 1 pro lion e um pra garoupa.

agora passei a garoupa para 1 dia sim e outro nao, o lion diariamente come, é bem grande.

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Marcio
Data de Nascimento: 07 Dez 1972
Curtiu: 18 vezes
Recebeu Curtir: 59 vezes
Contato:

#5 Mensagem por Márcio Oliveira »

Brenner, o reator de biopellets com certeza vai fazer cair esse nitrato, esse negócio é muito eficiente, porém ele só começa a fazer efeito mesmo lá pra perto do fim do primeiro mês instalado. Tem que tomar cuidado por que quando começa a cair é de uma vez aí se tiver muito pellet começa a aparecer ciano e além disso os corais podem começar a branquear. Se aparecer retira pellets e deixa, se depois de um mês as cianos não sumirem retira mais. Se você usa vodka ou outra fonte de carbono, não para de usar até o fim do primeiro mês, que só aí os pellets vão substituindo essa fonte.
O correto é ir inserindo os pellets aos poucos, mas depois do primeiro mês, e ir colocando de acordo com a redução do nitrato e do fosfato até zerar os dois nos testes.

Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Recebeu Curtir: 198 vezes

#6 Mensagem por Renato Vidal »

Voce trocou todo o substrato a pouco tempo? - tem quantos dias isso?

Pergunto porque se for recente, ainda esta ciclando este novo substrato e desenvolvendo as bactérias para dar conta dessa carga organica, que no seu caso, é bem alta.

Para auxiliar a combater esse nitrato, o reator de biopellets deve ajudar, mas ele vai levar algum tempo para fazer efeito mesmo, talvez uma injeção extra de bactérias (BioDigest) possa ajudar a colonização desse substrato.

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#7 Mensagem por Celso Suguimoto »

Se trocou todo substrato o aquario vai voltar a ciclagem

Bacterias heterotróficas que sao as q quebram o nitrato em nitrogenio gasoso (N2) demoram mais para se estabelecer do que as autotroficas
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#8 Mensagem por Márcio Oliveira »

Voltando ao reator de biopellets, só pra você ter uma referência meu sistema ao todo tem um volume de 300 litros e cheguei na quantidade de 100ml de pellets pra zerar nitrato e fosfato sem efeitos colaterais. Como seu volume é perto de 650litros, apesar de uma alta carga orgânica por causa dos peixes grandes, 400ml de pellets quando começar a fazer efeito no reator mais a ciclagem completa da bactérias do substrato novo, é possível que você tenha problemas com ciano. Eu já tiraria um pouco dos pellets só por precaucão.

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#9 Mensagem por Elder Luis »

Brenner, como é sua circulação, disposição de rochas e overflow? Pode ser que a sujeira não esteja chegando nesse mega skimmer cavalar que vc está usando.
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#10 Mensagem por Brenner Castro »

Marcio,
ja tem quase 2 meses e nada, vou ficar de olho nas cianos e no teste, toda semana eu faço o teste, e por hora, permace nos 50ppm, obrigado pela dica.

Renato,
tem +_ 2 meses o substrato novo, eu usei 12 ampolas de biodigest depois que troquei, e nao fez efeito algum.

Celso,
é a tal da paciencia ne? o problema é que os bixos sofrem com o NO3 alto :(

Marcio,
por hora nao acho bom retirar os pellets, pois no teste ainda nao acusou sua queda, assim que cair, for la pra 25ppm, ja retiro um pouco para evitar as danadas das cianos.

Elder,

tenho 17mil l/h de circulacao + recalque, a circulação está de modo circular no reef. as rochas somente no meio para nao atrapalhar esse movimento de agua.

segue fotos para explicar melhor:

Imagem

Imagem

Imagem

Marco Vieira
Acanthurus achilles
Acanthurus achilles
Apelido: Marco
Data de Nascimento: 23 Fev 1980
Curtiu: 6 vezes
Recebeu Curtir: 41 vezes

#11 Mensagem por Marco Vieira »

Brenner... lindo aqua! icon_iCo01

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#12 Mensagem por Márcio Oliveira »

Brener só por desencargo, esse teste de nitrato tá perfeito? já mediu com outro teste pra ver se bate o mesmo resultado?

André Macohin
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Apelido: Andre Macohin
Data de Nascimento: 27 Nov 1985
Contato:

#13 Mensagem por André Macohin »

Show seu aquáriO!
[font=Century Gothic]André Macohin [glow=red](Balneário Camboriú - SC)[/glow][/font]

Imagem

Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#14 Mensagem por Brenner Castro »

marcio, nao medi com outro nao.
mas medi meu nano e deu 2ppm e agua deonizada e deu 0ppm

acho que vou começar a usar vodka também p dar um up nos pellets, o que acha? icon_headstars

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#15 Mensagem por Ramon Brescovici »

Brenner, eu já atacaria a idéia de outra perspectiva.

pelo que rapidamente li, vc controla o fosfato há muito mais tempo que o nitrato.

acho que aí tá o problema, com fosfato zero vc nao consegue uma colonização de bacteria grande o suficiente (pois elas morrem sem fosfato) que possam consumir nitrato.

de qualquer forma, eu usaria o No3po4-x da redsea, na razao de 20 gotas diárias na primeira semana, 30 gotas depois, até zerar, aí vai diminuindo depois.
nao é necessário utilizar a dosagem recomendada pelo fabricante.
e se for usar, compre o menor recipiente possível.

abraço
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Márcio Oliveira
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Contato:

#16 Mensagem por Márcio Oliveira »

Brenner Castro escreveu:marcio, nao medi com outro nao.
mas medi meu nano e deu 2ppm e agua deonizada e deu 0ppm

acho que vou começar a usar vodka também p dar um up nos pellets, o que acha? icon_headstars

A vodka tem um efeito mais rápido que os pellets. Só tem que tomar cuidado com a quantidade para não branquear os corais.
Eu questionei sobre a qualidade do teste porque com 400ml de pellets em dois meses já teria que ter baixado o nitrato. A não ser que a sua carga orgânica seja muuito alta. Agora, dá medo aconselhar colocar mais pellets e depois dar algum problema. Esse negócio é muito eficiente, não entendi como não baixou nada ainda.

Brenner Castro
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Contato:

#17 Mensagem por Brenner Castro »

Ramom, tudo bem?
eu nunca controlei fosfato, ele deve ter baixado pelos pellets, a agua ficou be verde (deve pq nunca tive teste)

Márcio, é justamente isso que me intriga também, pelo menos um pouco era p ter caido ne? o yt novamente parou de comer, lá vem outra tpa de 120l.

o dureza!

Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Apelido: Ramon Brescovici
País: brasil
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

#18 Mensagem por Ramon Brescovici »

ahhhh verdade, eu li rapido e nao li tudo

o phosban vc tem biopellets e nao midia de fosfato. foi mal.

cara, se vc ta na emergencia, usa o nopox da red sea. nao é tão caro.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Celso Suguimoto
Moderador Global
Moderador Global
Apelido: Celso I Suguimoto
Data de Nascimento: 27 Mai 1969
Curtiu: 196 vezes
Recebeu Curtir: 402 vezes

#19 Mensagem por Celso Suguimoto »

Brenner pela foto vc tem poucos corais, e nao ta com problemas de algas entao nao vejo muita preocupacao com o nitrato, com paciencia ele tende a baixar.

Effects Of Elevated Nitrate In Aquaria
In addition to the concerns described above relating to the growth of potentially undesirable organisms that may be promoted by elevated nitrate (especially algae and dinoflagellates), corals can be impacted by nitrate. Many corals may not be bothered by elevated nitrate, or may even grow more rapidly with the readily available nitrogen. But in certain corals, especially those that calcify, there may be negative effects from elevated nitrate.

In most cases where nitrate levels have been examined in relation to the growth of calcerous corals, the effects have been reasonably small, but significant. Elevated nitrate has been shown to reduce the growth of Porites compressa (at less than 0.3-0.6 ppm nitrate),16,17 but the effect is eliminated if the alkalinity is elevated as well (to 4.5 meq/L). One explanation is that the elevated nitrate drives the growth of the zooxanthellae to such an extent that it actually competes with the host for inorganic carbon (used in photosynthesis and skeletal deposition). When the alkalinity is elevated, this competition no longer deprives the host of needed carbon.17

A second study on Porites porites and Montastrea annularis tends to support this hypothesis. They showed that elevated nitrate caused an increase in photosynthesis, in the density of zooxanthellae, and in their chlorophyll a and c2, and total protein, while skeletal growth decreased considerably.18 This effect may not be generally true, however, since elevated nitrate does not appear to have decreased calcification in Acropora cervicornis (though the experiments were carried out under very different conditions).19

One very recent study 20 on Porites cylindrica has reported that elevated nitrate (0.9 ppm) did not increase the rate of photosynthesis or zooxanthellae density, but actually decreased it, contrary to the previous literature. They do not provide an explanation of why their results were different, though they indicated that the corals may have been expelling zooxanthellae, which would confound some of the results. Additionally, all of the corals in the study were stressed in that they lost significant biomass during the study compared to when first collected in the wild. Because of that effect, I do not put much faith in how this study may relate to aquaria where corals are growing rapidly.

http://www.advancedaquarist.com/2003/8/chemistry
ReefCelsois III

viewtopic.php?f=25&t=40539

Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)

Marcos Napier
Pomacanthus imperator
Pomacanthus imperator
Data de Nascimento: 13 Ago 1964
Recebeu Curtir: 18 vezes

#20 Mensagem por Marcos Napier »

Celso Suguimoto escreveu:
One very recent study 20 on Porites cylindrica has reported that elevated nitrate (0.9 ppm) did not increase the rate of photosynthesis or zooxanthellae density, but actually decreased it, contrary to the previous literature.

http://www.advancedaquarist.com/2003/8/chemistry

Pegando carona: será que isso é fato ou só chute? No meu caso, uso NO3PO4x e ainda não abaixou o nitrato além de 25ppm (até comprei outro teste pra confirmar), e os corais (alguns, não todos) deram uma clareada e mudaram algumas cores como se tivessem perdido zooxantelas, até comentei sobre isso no meu tópico sobre as cianos e o uso do Red Slime Remover. Se isso é verdade, talvez explique um pouco do que vem acontecendo no meu aquário...

Responder

Voltar para “Aquário Marinho Geral”