Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,
Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.
No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.
Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.
Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!
Com gratidão,
Brasilreef
TPA consigo manter um aquario sem ela
-
1edson
- Pseudocheilinus hexataenia

- Data de Nascimento: 16 Dez 1978
- País: brasil
TPA consigo manter um aquario sem ela
estou montando um aqua de 1500l e gostaria de saber o que eu tenho que fazer pra não precisar fazer TPA no meu aqua.
-
Marcelo Di Giaimo
- Lipogramma klayi

- Apelido: Marcelo
- Data de Nascimento: 25 Fev 1981
- País: Brasil
- Curtiu: 6 vezes
- Recebeu Curtir: 41 vezes
- Roberto Vieira
- Moderador

- Apelido: Beto
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 37 vezes
Re: TPA consigo manter um aquario sem ela
por que não quer fazer TPA ??? elas são extremamente benéficas ao aquário.
Há algumas teorias sobre superdimensionar filtragem para evitar TPA, mas esse evitar nunca será eterno
Há algumas teorias sobre superdimensionar filtragem para evitar TPA, mas esse evitar nunca será eterno
-
Leo Servolino
- Diplectrum formosum

- Apelido: sararava
- Data de Nascimento: 03 Abr 1990
O J Carlos ficou 300 dias sem fazer tpas so controlando os parametros e suplementando com produtos !
vlw!
http://www.XXXXXXXX.org/forum/viaqua_ ... pas-148396
vlw!
-
Raphael Igor
- Moderador

- Apelido: Raphael Igor
- Data de Nascimento: 11 Dez 1984
- Curtiu: 84 vezes
- Recebeu Curtir: 110 vezes
Leo Servolino escreveu:O J Carlos ficou 300 dias sem fazer tpas so controlando os parametros e suplementando com produtos !
vlw!
ví um aquário que já estava há 100 e poucos dias sem TPA com muitos corais.... mas posso falar a verdade, eles não tinham uma coloração muito bonita não, estavam meio diferentes! o Yellow popilos mesmo estava mais marrom do que amarelo.
até onde dá certo, não sei!
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Agua doce ou salgada? Vc nao ia montar um fish only?
ReefCelsois III
viewtopic.php?f=25&t=40539
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
Evoluir é reconhecer nossos erros. Não para consertá-los, mas para não repetí-los. (Amanda Chakur)
-
1edson
- Pseudocheilinus hexataenia

- Data de Nascimento: 16 Dez 1978
fala celso, vou montar um de agua doce e + ou - entre 6 meses ha um ano eu monto o salgado, estou pesquisando tudo sobre os dois sistemas para não gastar dinheiro de bobeira, o salgado gasta se muito pra por para funcionar, mas quero um, é um sonho que tenho ha mais de 20 anos.quero ficar sem fazer a TPA mas se não conseguir quero fazer o menos possível.
- Roberto Vieira
- Moderador

- Apelido: Beto
- Curtiu: 4 vezes
- Recebeu Curtir: 37 vezes
Leo Servolino escreveu:O J Carlos ficou 300 dias sem fazer tpas so controlando os parametros e suplementando com produtos !
Leo, é possível sim manter um aquário sem TPA´s por um bom tempo, mas sinceramente não creio ser o melhor método, e como disse acima essa possibilidade não é infinita, há vários fatores a serem considerados. Primeiro a necessidade de fazer testes para verificar os parâmetros. Num água doce por exemplo a falta de TPA acabará levando ao aumento da dureza do aquário (GH) exceto se a reposição do que evapora for feita com água pura (RO/DI/destilada), o que para um custo de água doce é desnecessário. Cada pessoa pode montar seu sistema, mas lembrando que existem regras e as excessões. Um aquário que vai bem sem troca parcial é excessão, e não a regra, e não quer dizer que se alguém fizer vai conseguir o mesmo resultado pois há muitas variáveis no processo, muitas delas são bem difíceis de medir, lembremos que um aquário é um mini-ecossistema e variações podem ocorrer. Além disso o aquário mencionado aqui é água doce então vamos utilizar exemplos de água doce.
Raphael Igor escreveu:ví um aquário que já estava há 100 e poucos dias sem TPA com muitos corais.... mas posso falar a verdade, eles não tinham uma coloração muito bonita não
A coloração de corais depende muito da qualidade de água Rafael, e as TPA´s fazem diferença nisso, pois não é só questão de suplementar mas sim tirar alguns elementos que podem ser acumulados no aquário, dependendo da situação o skimmer pode não dar conta da matéria orgânica dissolvida por exemplo, nesse caso uma TPA será mais eficiente que resina, mas isso é papo lá para o marinho.
1edson escreveu:uero ficar sem fazer a TPA mas se não conseguir quero fazer o menos possível.
Edson pelo menos vc já mudou um pouco um ponto de vista, fazer o menos de TPA possível já começa a melhorar a idéia. Bom primeiro, capriche na filtragem, se já tiver furos no aquário ótimo, coloque um sump com dry wet, vai ser bem eficiente. Defina o pH a ser mantido no aquário, e coloque materiais que te ajudem com isso. Tenha uma grande área de filtragem biológica.
E faça testes...meça regularmente os parâmetros do seu aquário. A maioria dos aquaristas sofre dessa doença. Não fazer testes !!!
Faça testes, eles indicarão para vc a necessidade do aquário quanto a manutenção
- Celso Suguimoto
- Moderador Global

- Apelido: Celso I Suguimoto
- Data de Nascimento: 27 Mai 1969
- Curtiu: 196 vezes
- Recebeu Curtir: 402 vezes
Edson
Manter um aquario sem TPA é uma das coisas mais sem sentido que existem, mesmo em água doce.
A melhor forma de ter um equilibrio quimico e exportar nutrientes ainda é a boa e velha troca de água.
Quanto aos custos de um marinho, acho q depende muito do projeto, vc quis começar com 1500 litros, acho q dá pra iniciar com um aquario de menores proporcoes.
Agora hobby é assim, o custo de mante-lo deve ser calculado de forma a nao prejudicar o orçamento domestico. Senao é melhor tentar projetos menores ou mesmo outra coisa. (sem querer ser chato). Hobby é pra mim é relaxar e ter prazer com algo diferente da rotina do dia a dia.
Esse final de semana estava com alguns amigos aqui do forum e achamos engraçado como tem dentista e cara de informatica nesse hobby, deve ser justamente por ser oposto as coisas do dia a dia.
Aquario tem altos e baixos, entao nem sempre temos alegrias, as vezes algumas coisas frustam a gente pq nem sempre sai tudo como queremos. Muita gente desiste qdo se frustra outros desistem simplemente.
Agora uma coisa acho fantastico, é a qtde de pessoas q podemos conhecer de diferentes áreas ou idades que curtem a mesma coisa. Isso é fantastico principalmente qdo encontramos gente boa e isso com certeza vc vai encontrar aqui no BR, posso dizer isso depois de anos de convivio em varios foruns, aqui existe uma amizade verdadeira
Manter um aquario sem TPA é uma das coisas mais sem sentido que existem, mesmo em água doce.
A melhor forma de ter um equilibrio quimico e exportar nutrientes ainda é a boa e velha troca de água.
Quanto aos custos de um marinho, acho q depende muito do projeto, vc quis começar com 1500 litros, acho q dá pra iniciar com um aquario de menores proporcoes.
Agora hobby é assim, o custo de mante-lo deve ser calculado de forma a nao prejudicar o orçamento domestico. Senao é melhor tentar projetos menores ou mesmo outra coisa. (sem querer ser chato). Hobby é pra mim é relaxar e ter prazer com algo diferente da rotina do dia a dia.
Esse final de semana estava com alguns amigos aqui do forum e achamos engraçado como tem dentista e cara de informatica nesse hobby, deve ser justamente por ser oposto as coisas do dia a dia.
Aquario tem altos e baixos, entao nem sempre temos alegrias, as vezes algumas coisas frustam a gente pq nem sempre sai tudo como queremos. Muita gente desiste qdo se frustra outros desistem simplemente.
Agora uma coisa acho fantastico, é a qtde de pessoas q podemos conhecer de diferentes áreas ou idades que curtem a mesma coisa. Isso é fantastico principalmente qdo encontramos gente boa e isso com certeza vc vai encontrar aqui no BR, posso dizer isso depois de anos de convivio em varios foruns, aqui existe uma amizade verdadeira
ReefCelsois III