🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#1 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Pessoal apesar da galera sempre falar q gorgonia ñ sobrevive em aqua, eu teimei e comprei, a bixa na abriu ospolipos e ja fazem =- 1 semana e agora comecei a notar q ela ta "trocando de pele" e perdendo tecdo ... oq eu faço ?!


Outra comprei essa anemona q por sinal achei linda mas ela sumiu do aqua , deve ter andado p/ tras do aqua , isso ocorreu na mesma epoca da aquisiçaõ da gorgonia +- 1 semana ... oq eu faço ?! reso p/ ela aparecer ou ja me dou como morta ?!
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Renato Vidal
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 9146
Registrado em: 28 Jun 2009, 18:27
Apelido: Renato
Data de Nascimento: 03 Abr 1976
Cidade: Campinas
País: Brasil
Localização: Campinas
Curtiu: 17 vezes
Recebeu Curtir: 198 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#2 Mensagem por Renato Vidal »

Enrico.

Quanto as gorgonias, já disse tudo, infelizmente esse sinal é de morte mesmo.


Poste algumas informações do seu sistema, como luz, circulação, parametros, assim, da para ter uma idéia do ambiente e tentar algo diferente.


Abraços
___________________________________________________________
Renato Vidal - 19 991905481 - renatovidaloliveira@hotmail.com

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#3 Mensagem por Matias Gomes »

urticina felina ?? é essa a anemona? ela não costumam gostar de luz direto e podem se esconder.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#4 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Mathias foi muita azar a gorgonia a anemona e um trobetinha ambos foram o pior negocio do ano ...

segue ai o esquema do meu aqua !
Display :110CX50LX60A
Sump : 100lts +- ( foi a litragem q eu enchi ja com os equipamentos )
Circulação : 2 koralias evoluions p/ 4000lts
Iluminação : 2 hqis de 150w 10k e 2 T5 azuis
recalque : SB 2000
skimmer : reefoctopus sb65 alguma coisa, no manula diaz q toca 800lts com o aqua lotadasso e 1200lts c/ ele vazio
Reator de fosfato

Tpa de 10/15lts toda semana e manutenção das bombas de circulação !
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#5 Mensagem por Enrico Caltabiano »

ah e agora com a gorgonia uso diario de 1 ml de suplementação ( 0,5 de reefsnow + 0,5 de microver + 3/4 gotas de ovos de artenia sem casca )
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#6 Mensagem por Reinaldo Chen »

Gorgonias podem ser criadas em aquário, mas é preciso muita dedicação e empenho na empreitada.

Existem 2 tipos básicos de gorgonias, 1- Fotossintetizante , aquelas que podem usar a sua simbiose com zooxantelas que com luz oferta parte de sua energia para a vida da gorgonia, entre as espécies temos , rabo de macado, rabo de raposa e palma (forma fechada e aberta). Além de algumas importadas purple.

2- Não fotossintetizantes, dependem da captura de alimento para existir , nacionais amarela, roxa e importadas orange (existem outras espécies mas são mais incomuns).

As fotossintetizantes precisam de movimentação alternada de água (dois sentidos) pois em ambiente natural existem em áreas de forte movimentação. Mas como a água da costa brasileira é turva e tem nutrientes, principalmente a rabo de macaco, pede um aquário com frequencia de tpa ou suplementação de iodo. Mas o maior problema é que muitas gorgonias ficam tempo demais em condições impróprias nos coletores e lojas e quando chegam aos aquários já estão com reservas energéticas esgotadas e mal conseguem se adaptar ao aquário. Suplementar a alimentação com náuplios de artemia e ciclopeeze é interessante e pode ser feito com os polipos abertos.

As não fotossintetizantes precisam de alimentação constante. O maior problema é a que as espécies nacionais tem polipos muito pequenos e nauplios de artemia já são aceitos com dificuldade, se dispuser de fito ou zooplancton os resultados serão mais satisfatorios. A gorgonia orange (Swiftia exerta) tem polipos relativamente grandes e nauplios são aceitos com mais facilidade, mas a alimentação deve ser diária. Para essas gorgonias a movimentação de água também deve ser intensa. (desligar para alimentar) .


Se as condições forem adequadas, o animal não for muito mal tratado até a compra e se o aquarista for dedicado é possivel manter esse octocorais em cativeiro.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#7 Mensagem por Ramon Brescovici »

belo texto

eu havia compilado isso, e em algumas coisas diferem da sua indicação... poderia ajudar a entender e corrigir o texto? principalmente quanto a qual é fotossintetizante e qual nao é?
o seu texto foi adicionado ao arquivo compilado (aquario marinho iniciante)


GORGONIAS NACIONAIS

B - Pesquisa direcionada: Você teve sucesso criando Gorgonia? Total de votos:12

Sim (gorgonia nacional): 2 pessoas
Sim (gorgonia importada): 2 pessoas
Não (gorgonia nacional): 6 pessoas
Não (gorgonia importada): 2 pessoas

A - A “rabo de macaco” e “rabo de raposa” conseguem prosperar para o aquarista experiente sob as seguintes condições: a) circulação média/baixa; b) iluminação média; e c) não haver contato físico com outros corais; d) não apertar a especime; e) manter (o aquário todo) livre de cianos; d) alterar o local do aquário o mínimo de vezes possível;
Observação: Gorgonia Roxa não sobrevive mesmo com estes cuidados. (opinião de 01 aquarista(s))

A - As gorgonias palma (forma reticular) , rabo de macaco e rabo de raposa, são fotossintetizantes que podem ser mantidas em reefs desde que coletadas e manuseadas de forma adequada. Além disso pedem boa movimentação de água (randômica de preferência) e iluminação de média a intensa. Agradecem alimentação suplementar com nauplios de artemia . As gorgonias roxas, laranjas e afins não simbiontes com zooxanthelas são dificeis de se manter por dependerem de alimentação do aquarista e por possuirem polipos muito pequenos. (opinião de 01 aquarista(s))
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#8 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Entao galera a minha eh rabo/dedo de macaco p/ mim ela so era filtrante ... e toplanejando arrumar a caribenha tb !

Reinaldo :

Dedicação e vontade dela vingar eh q ñ falta aqui ...
Aqui eu to fazendo tpa de 10 litros semanais com agua do mar e a adição diaria de 1 ml de suplemento ( 0,5 de reefsnow + 0,5 de microver ambos da BW + ovos sem casca de artemia ) oq acha esta bom ?!
Uso de amino acidos vc acha q eh valido ?! pros corais eu sei q eh p/ a gorgonia ja nao sei ...
Qnto a circulação ela ta num lugar bom meio turbilhao mas fraco , tipo nao bem turbilhao mas tem agua circulando em quase todos os lados ...

Ramon :

Estatisticamente a manutenção de gorgonia em aquario eh complicada como vc memso postou, eu penso assim, antigamente manter anjos , zoclanthus e outros animais era mt complicada, mas com a teimosia de aquarias houve um progresso, hj em dia ja ser tem todo um gabarito de como cuidar e com isso eles vao mt bem e ja tem ate alimentação desenvolvida p/ esses animais ...
Outra coisa q eu percebo so hobbistas so qrem saber de corais e peixes deixando os invertebrados e outros serem como a propia gorgonia s/ "estudo" e cuidados p/ termos noção de sua manutenção ... por isso q no meu aqua esta sendo abitando alem do abitual por esponjas , poliquetas e outros animais !
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Avatar do usuário
Reinaldo Chen
Moderador
Moderador
Mensagens: 2182
Registrado em: 24 Jun 2009, 23:53
Apelido: chen
Data de Nascimento: 17 Nov 1974
Cidade: São Paulo
País: Brasil
Localização: sao paulo
Recebeu Curtir: 86 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#9 Mensagem por Reinaldo Chen »

As gorgonias gostam de fluxo variável ou um fluxo direto suave.
Elas trocam de pele como os leathers, mas não é comum e sempre é sinal de algo errado com a água. Ph e Kh são importantes.
Se os polipos estiverem abertos, ai vc pode suplementar a alimentação com nauplios de artemia , ciclopeze ou marine snow, se estiver fechado não alimente, não vão pegar...

O importante é evitar manusear muito as gorgonias e se elas não tiverem uma base fixa, colar com epoxi pois se ficar solta elas não vão abrir e o stresse vai acabar matando elas.

As espécies fotossintetizantes são sim, rabo de macaco, rabo de raposa e palma. Essa também é a ordem de facilidade de manutenção. Mas como muitas vezes ficam dias em bateriais inadequadas acabam chegando com pouca reserva de energia, assim para ajudar a recuperação, logo que abrirem os polipos dar alguma alimentação.

Avatar do usuário
Ramon Brescovici
Centropyge interruptus
Centropyge interruptus
Mensagens: 7717
Registrado em: 15 Set 2010, 09:11
Apelido: Ramon Brescovici
Cidade: chapeco
País: brasil
Localização: chapeco sc
Curtiu: 33 vezes
Recebeu Curtir: 73 vezes
Contato:

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#10 Mensagem por Ramon Brescovici »

obrigado. editei o texto já.
embora injúrias, insolências e insultos de todo gênero jorrem com inesgotável espontaneidade da alma humana, é infelizmente verdade que nem sempre nos vem à mente no momento exato o impropério mais bem-soante ou a ofensa mais pertinente
Schoppenhauer

Avatar do usuário
Enrico Caltabiano
Cirrhilabrus Lineatus
Cirrhilabrus Lineatus
Mensagens: 1712
Registrado em: 19 Fev 2010, 22:51
Apelido: Enrico
Localização: Vargem Grande - Rj
Recebeu Curtir: 9 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#11 Mensagem por Enrico Caltabiano »

Bom galera, ate agora, pelo visto minha alimentação diaria esta dando certo , as partes necrosadas estam se recuperando e ela parece bem saudavel, ate os outros corais parecem melhores e a unica coisa chata eh q eu estou formando um lindo tapete de aptasias ...
Lugar de mandarim é na natureza e não em nosso aquários e é só ter um pouco de inteligência para perceber isso ...

Sea Life - aquarismo ao alcance de todos …

[ ]`s Enrico

Guilherme Barros
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 4059
Registrado em: 08 Mar 2011, 22:35
Apelido: Gui
Data de Nascimento: 23 Out 1998
Cidade: Rio de Janeiroo
País: Brasil
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 8 vezes
Recebeu Curtir: 11 vezes

Re: Ajuda com gorgonia e anemona urtinica felina

#12 Mensagem por Guilherme Barros »

Bailarino nelas! icon_yes icon_yes icon_yes
Como é essa anemona\\
Meu Reef antigo.
_______________
viewtopic.php?f=99&t=19933
_____________________
Meu Reef atual G.B Reef
____________________
viewtopic.php?f=25&t=21784
________
Abraços!!

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”