🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Mini Recife

Esse forum é para você mostrar o projeto do seu reef, não esqueça de começar pelo setup, conte todos os detalhes para ajudar os colegas na montagem dos novos reefs.
Responder
Mensagem
Autor
Eduardo Campolina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum
Apelido: Campolina
Data de Nascimento: 22 Dez 1970
País: Brasil

Mini Recife

#1 Mensagem por Eduardo Campolina »

Esta é minha primeira postagem aqui e gostaria de parabenizar aos administradores do fórum. Tenho aquários marinhos por mais de 10 anos e fiquei algum tempo afastado de fóruns. Entrei esta semana e gostei muito do nível dos tópicos encontrando muita gente que participava ativamente de outros fóruns na época que eu acompanhava mais. Realmente estão de parabéns.

Gostaria de começar compartilhando a história do meu aqua atual.

Este aquário foi montado em 27/05/2006 com uma filosofia de um aquário com um mínimo de equipamentos e manutenção

Dimensões: 70x45x45 com sexto vidro a 10 cm do fundo e com uma divisão formando dois compartimentos traseiros de 25cm e 45 cm. O de 25cm é o sump propriamente dito para os equipamentos e o outro é um refúgio.

Capacidade: 142L; pegou 100L líquido. Substrato do display: 40 Kg de aragonita no 1 formando 10 cm. 10Kg de rochas por enquanto. Substrato do refúgio: 8 Kg de halimeda moída formando 25 cm.

Circulação: Better 2000 no retorno dividido em 4 difusores DIY. No início uma Better 650 retirava do refúgio e joga no sump. Iluminação: 5 lâmpadas PL de 34W 6500K na frente ligadas por 10 horas. 1 lâmpada 25W 6500K no refúgio ligada por 12 horas com fotoperíodo invertido.

Em março de 2007 adicionei um Primz da Red Sea, retirando a Better 650. O primz puxa do sump e joga no refúgio.

A partir de 2010 este aquário ficou abandonado por questões pessoais e sem nenhuma TPA até o início de fevereiro deste ano. Perdi muita coisa e alguma coisa sobreviveu. Agora estou fazendo TPA’s semanais de 7 litros, adicionei carvão e removedor de fosfato e as coisas melhoraram bastante, a coloração e crescimento dos corais melhorou mas ainda continuo com problemas com algas, principalmente valonias.

Com a melhora adicionei uns novos corais bacanas e o próximo passo é trocar a iluminação por T5. A iluminação continua por PC’s mas agora são 3 6500k 23W e 3 16W azuis.

Agora vamos seguir com uma filosofia diferente dentro das limitações da montagem.

Parâmetros atuais:

Dens.: 1024
Ph: 8,0 - 8,2
Temp: 26,2 - 26,7
Cálcio: 400
Alc.: 7
Nitrato: 0
Fosfato: 0,08

Seguem algumas fotos da evolução.

Início

Imagem

Iluminação

Imagem

Em 2006

Imagem

Outra de 2006

Imagem

Em 2007

Imagem

Em 2008

Imagem

Fevereiro deste ano, início da retomada

Imagem

Iníco de abril

Imagem

Atual

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Matheus Peixoto
Cirrhilabrus filamentosus
Apelido: Matheus Peixoto
Data de Nascimento: 25 Ago 1995
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

Re: Mini Recife

#2 Mensagem por Matheus Peixoto »

muito legal , com dois anos seus corais cresceram absurdamente! uma pergunta , sua iluminação é de lampadas compactas normais ?? destas vendidas em supermercado ?
Meu Boyu TL 550 : viewtopic.php?f=99&t=45241

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Imagem icon_iCo01 icon_iCo01 icon_iCo01 icon_first linda foto.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Eduardo Campolina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#4 Mensagem por Eduardo Campolina »

Matheus são estas mesmo, fluorescentes compactas comuns.

Poxa, valeu Matias!

Rogério
Pseudocheilinus hexataenia
Data de Nascimento: 17 Mar 1976

#5 Mensagem por Rogério »

Eduardo Campolina escreveu:Matheus são estas mesmo, fluorescentes compactas comuns.

Eduardo.... as lâmpadas sendo as mesmas, fluorescentes compactas comuns, vc mudou a câmera?

As cores das fotos mais recentes estão bem diferentes das mais antigas.

Outra dúvida, com essas lâmpadas comuns, vc não percebeu se contribuíram para o surgimento de algas
verdes?

Tenho essa dúvida, pq estou utilizando apenas 1 dessas lâmpadas e 4 T8, sendo 2 azuis e 2 brancas de
10000K e notei alguns pontos de algas verdes em algumas rochas, mas nada absurdo, apenas alguns
pontos.

To na dúvida se troco ela por uma PL ou outra T8
Imagem

Matias Gomes
Administrador
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

#6 Mensagem por Matias Gomes »

no reef ilhabela I eu usei lampadas comuns de 4500ks durante 6 anos e nunca tive problemas com algas.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi
Apelido: luiz
Curtiu: 4 vezes
Recebeu Curtir: 12 vezes

#7 Mensagem por Marcus l lage »

Opa O que Houve com a foto do reef de 2008 :?:

Parabens Com reef icon-aplauder icon-aplauder Valeu

Um abç icon_joia

Eduardo Campolina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#8 Mensagem por Eduardo Campolina »

Rogério, na verdade a máquina é a mesma mas no início eram todas PC's de 6400 - 6500K. Em 2008 eu adicionei uma Actinica PL 55W para quebrar um pouco o amarelo mas queimou dois reatores Polaris em menos de um ano e me aborreci. Ela até aparece ali na foto abaixo desligada. As fotos deste ano são com três 6400k e três PC's Azuis, além das azuis serem de apenas 16W. Tem quem diga que estas lampadas azuis são apenas decorativas, luz azul, mas se fosse assim será que proporcionariam estas fluorescências?

O que percebo comprando corais de amigos que utilizam T5 por exemplo, é que a coloração já muda assim que chega no meu aqua, ou seja, não é apenas o estímulo ao desenvolvimento de cores mais vibrantes, mas muito a reflexão das cores produzidas pelas lâmpadas nos corais.

Eu sempre tive problemas com algas, mas com o tempo eu também fui ficando preguiçoso com as TPA's e o Primz segura mas não é um super skimmer. Então não dá para culpar as lâmpadas exclusivamente.

Matias, 4500 é bem amarelo, como ficavam as cores?

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Eduardo Campolina em 14 Mai 2012, 22:56, em um total de 1 vez.

Eduardo Campolina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#9 Mensagem por Eduardo Campolina »

Marcus lage escreveu:Opa O que Houve com a foto do reef de 2008 :?:

Parabens Com reef icon-aplauder icon-aplauder Valeu

Um abç icon_joia

Oi Marcus, obrigado pelos elogios.

Não entendi a sua pergunta.

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi

#10 Mensagem por Marcus l lage »

Não esta??? Não tem a foto( Em 2007) depois a foto( Em 2008) e logo abaixo não tem escrito que em( Fevereiro deste ano, inicio da retornada) Então o que Houve com aquele reef de 2008???? Valeu

Um Abç icon_joia

Eduardo Campolina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#11 Mensagem por Eduardo Campolina »

Ok Marcus entendi agora icon_joia

O aquario foi ficando em segundo plano e por questões pessoais chegou a ficar 2 anos sem TPA, só alimentando os peixes e completando a reposição com agua de deionizador vencido.

O que sobrou está na foto de fevereiro :-(

Apesar de trágico é interessante verificar a resistência do Plate e da Acan por exemplo. Até meu Leather grande que era uma muda de 2002, não resisitu ao abandono :oops:

Este aqua de 2008 tinha muita Briops e até elas se foram...

Marcus l lage
Lipogramma klayi
Lipogramma klayi

#12 Mensagem por Marcus l lage »

Há Agora entendi pois tente ter outro Igual Porque ele estava Showww sem contrariar o Matias...Valeu

Um Abç icon_joia

Rogério
Data de Nascimento: 17 Mar 1976

#13 Mensagem por Rogério »

Matias Gomes escreveu:no reef ilhabela I eu usei lampadas comuns de 4500ks durante 6 anos e nunca tive problemas com algas.

Obrigado Matias, eu pensei que poderia ter uma relação, mas vc prova isso claramente. Talvez essa algas tenham relação com o fato do
aquário estar completando apenas 2 meses.

Eduardo Campolina escreveu:Rogério, na verdade a máquina é a mesma mas no início eram todas PC's de 6400 - 6500K. Em 2008 eu adicionei uma Actinica PL 55W para quebrar um pouco o amarelo mas queimou dois reatores Polaris em menos de um ano e me aborreci. Ela até aparece ali na foto abaixo desligada. As fotos deste ano são com três 6400k e três PC's Azuis, além das azuis serem de apenas 16W. Tem quem diga que estas lampadas azuis são apenas decorativas, luz azul, mas se fosse assim será que proporcionariam estas fluorescências?

Nossa Eduardo, vc tá me dizendo que esse tom azulado maravilhoso é produzido por essas lâmpadas comuns de mercado???

Que show cara!!! Sempre tive essa curiosidade de testar essa lâmpadas azuis comuns, mas nunca tive coragem (rs), mas agora, perdi o medo (rs)
Realmente as brancas comuns de 6500 K dão um tom amarelado nada bonito, mas com as azuis, mudou totalmente cara!!

Obrigado pela explicação e parabéns pelo aquário icon_iCo01
Imagem

Arnaldo Pieruccini
Moderador
Moderador
Apelido: Dinho
Curtiu: 23 vezes
Recebeu Curtir: 91 vezes

#14 Mensagem por Arnaldo Pieruccini »

Nossa que recuperação !!!!! Parece até o lata velha mostrando o antes e o depois. Muito bonito!!!!

Matheus Peixoto
Apelido: Matheus Peixoto
Data de Nascimento: 25 Ago 1995
País: brasil
Recebeu Curtir: 4 vezes

#15 Mensagem por Matheus Peixoto »

impressionante , ficamos com tanta frescura com lampadas , depois desse tópico , vou testar essas compactas de mercado no meu reef tambem , tomara que fique bom como ficou no seu reef , parabéns!!! icon_yes
Meu Boyu TL 550 : viewtopic.php?f=99&t=45241

Elder Luis
Parioglossus
Parioglossus
Curtiu: 9 vezes
Recebeu Curtir: 148 vezes

#16 Mensagem por Elder Luis »

muito bonito!! e com lâmpadas comuns! icon_iCo01
Guia sobre BBT: viewtopic.php?f=53&t=9251
Balling: viewtopic.php?f=2&t=19273

Viva Metal!

Eduardo Campolina
Diplectrum formosum
Diplectrum formosum

#17 Mensagem por Eduardo Campolina »

Bem ,as coisas não estão tão boas neste momento. Na minha briga com as algas, principalmente as Valônias, já tinha usado Phosban sem reator ou no cesto do Primz sem muito resultado aparente. Então mudei para o Rowaphos e depois de duas semanas as Valônias finalmente acusaram. O problema é que alguns corais também sentiram. Retirei a resina mantendo apenas o carvão ativado e as coisas estão melhorando.

Outra novidade é que fazem três semanas que troquei a iluminação para T5. Na primeira semana já notei diferença mas aí coincidiu com a derrubada do fosfato e não tivemos mais melhoras.

Assim que tudo tiver 100% atualizo com fotos.

Responder

Voltar para “Mostre seu Aquário Marinho”