🌟 Atualização do Nosso Site! 🌟

Olá a todos os nossos queridos usuários visitantes,

Estamos emocionados em compartilhar que acabamos de fazer uma atualização em nosso fórum para melhor atender às suas necessidades! Trabalhamos duro para tornar sua experiência ainda mais agradável e eficiente.

No entanto, sabemos que, às vezes, até mesmo as melhores mudanças podem trazer alguns pequenos contratempos. Por isso, pedimos a sua ajuda. Se você encontrar qualquer erro, bug, ou algo que simplesmente não pareça certo, por favor, não hesite em nos informar.

Nossa equipe está aqui para garantir que tudo funcione perfeitamente para você, e sua ajuda é fundamental para isso. Sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através da nossa página de contato. Suas observações e feedback são extremamente valiosos.

Agradecemos por fazer parte da nossa comunidade e por nos ajudar a tornar o nosso fórum ainda melhor!

Com gratidão,
Brasilreef

Anemona Carpet

Compartilhe aqui informações ou questione seus colegas sobre invertebrados marinhos.
Mensagem
Autor
Vitor Andrade
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jun 2009, 08:58
Apelido: Vitor
Localização: Campinas

Anemona Carpet

#1 Mensagem por Vitor Andrade »

Bom dia pessoal !!!!!!!!! Esse é meu primeiro tópico... de muitos rssssssssssssss

Já li bastante a respeito da Anemona Carpet, sei que ela gosta de ficar no substrato enterrada e outras coisas mais.... gostaria de saber se alguem tem? qual as dicas para ter sucesso com essa anemona?

Muito obrigado !!!!!!!!!

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Anemona Carpet

#2 Mensagem por jose Jorge »

Fala Vitor......eu tô sem Aqua no momento......mas posso te passar algumas informacões á respeito das Carpets.....

Basicamente existem dois tipos distintos : A S. haddoni e a S. mertensi

A Haddoni ........parece que é esse que você tá falando......é uma Anêmona de substrato arenoso.........Correnteza de Média a Média/Forte..........é muito importante a presenca de Peixes Palhacos........e em especial o Amphiprion polymnus........

Já a Carpete Gigante.......a S. mertensi..........fica nas Rochas......no Reef Slope......com Correnteza muito forte.........um Surge muito forte...........o que mantém todas as "dobras" do animal bem limpas.............o melhor peixe palhaco para esse tipo de Anêmona é o Amphiprion chrysopterus...........

O Aquário para esses animais deve ser especial.........uma das coisas mais comuns é o bicho contrair infeccões Bacterianas..............o bicho "derrete"........e morre....

Para evitar infeccões o sistema de circulacão deve ser muito eficiente..........os Palhacos também evitam que as infeccões aparecam......pois ficam sempre se movimentando e limpando a Anêmona.............

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Anemona Carpet

#3 Mensagem por Matias Gomes »

Yuri mas nada impede que a simbiose seja feita com outros palhaços, concorda? outro detalhe dela é que o que encostar morre rsss até palhaços quando não estão bem de saude.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Vitor Andrade
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jun 2009, 08:58
Apelido: Vitor
Localização: Campinas

Re: Anemona Carpet

#4 Mensagem por Vitor Andrade »

Yuri: A minha é a Stichodactyla haddoni mesmo...

Matias: nossaaaaaa :o essa anemona é violenta mesmo :lol:

mas é tranquilo manter ela?

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Anemona Carpet

#5 Mensagem por jose Jorge »

É verdade Matias........são várias as espécies de Palhacos que fazem Simbiose com as Stichodactylidae

O Orange Skunk por exemplo........Amphiprion sandracinos.........a maior parte só é encontrada em simbiose com a Carpete Gigante (S. mertensi).........

Eu citei o Polymnus e o Orange Fin........porque a Haddoni que fica no substrato tem uma ligacão muito forte com o Polymnus......inclusive o Polymnus gosta de desovar em coisas retas........tipo um azulejo colocado deitado no fundo........(isso no Aqua)......na Natureza eles costumam levar algumas conchas e até fragmentos de coisas feitas pelo Homem para debaixo da Anêmona.............

Já a citacão do Orange Fin.........é principalmente devido ao tamanho do peixe.........o que beneficia a Anemona...........mas pode ser um grupinho de Orange Skunk tb............

Toda vez que agente tentar imitar os pequenos detalhes da Natureza.......mais chance de sucesso teremos............

Agente tem que lembrar que a simbiose é um processo basicamente Químico.......aonde a Química do muco do peixe palhaco desempenha papel fundamental na aceitacão deles pela Anemona...............

Pode ser um processo imediato ou pode levar alguns dias e até algumas semanas........

Avatar do usuário
Luiz Del Nero
Holacanthus clarionensis
Holacanthus clarionensis
Mensagens: 254
Registrado em: 22 Jun 2009, 10:39
Apelido: Luiz
Localização: Jacarei

Re: Anemona Carpet

#6 Mensagem por Luiz Del Nero »

Matias a carpet que estão dizendo é a que vimos em Ilhabela

Vitor Andrade
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jun 2009, 08:58
Apelido: Vitor
Localização: Campinas

Re: Anemona Carpet

#7 Mensagem por Vitor Andrade »

A minha Anemona Carpet chegou ontem, será que posso alimenta-la ou é melhor esperar a adaptacao?

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Anemona Carpet

#8 Mensagem por jose Jorge »

Cara toma cuidado........muita Calma nessa hora..........

Eu tenho uma opinião..........que pode até divergir de outras..........mas eu acho muito importante........

As Anêmonas da Família Stichodactylidae...........se alimentam primeiramente de LUZ.........e de Plâncton..........além de peixes e algumas até de caramujos........

O Matias é mestre na alimentacão por Pipeta..........que acho a melhor alternativa.....Porque?

Pequenas coisas como Mysis, Artêmia e Naupilos de Artêmia.......pelo tamanho se decompõe rápido...........o que é muito saudável em se tratando de um animal EXTREMAMENTE sucestível á infeccões Bacterianas........

Essas infeccões podem vir do acúmulo de muco no saco de transporte.........daí a importancia de lavar o animal em agua SALGADA......antes de colocá-la no aqua............

Pedacos de Camarão eu penso em evitá-los pois podem demorar alguns dias para se decompor totalmente e isso gera uma explosão de bactéria..........algumas podendo ser patogênicas......

A Minha Opinião é ver como o Matias alimenta os bichos com Pipeta e seguir essa linha de manejo............

Muitas Anemonas se dão muito bem com a alimentacão semanal á base de pedacos de camarão ou peixe..........BBT , Passiflora, LTA.......mas Stichodactylidae é bicho delicado

O melhor de tudo é uma excelente Iluminacão em primeiro lugar.......para o bicho recuperar as Zooxhantelas perdidas no transporte...............

O que vai gerar a nutricão base do bicho..........LUZ

O peixe e o camarão é excelente alimento..........o unico problema no Aqua é a velocidade de decomposicão..........o que é desvantajoso.........nesse caso específico.......

(minha opinião).....

Vitor Andrade
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jun 2009, 08:58
Apelido: Vitor
Localização: Campinas

Re: Anemona Carpet

#9 Mensagem por Vitor Andrade »

Muito obrigado Yuri, ontem coloquei ela no aqua a principio com a luz apagada, ela ja estava agarrada em uma rocha e começou abrir, quando as luzes se acenderam ela fechou, eu acho que é estresse... mas vou seguir seus conselhos com certeza... vamos aguardar para ver como ela vai se comportar esses dias e vou postando aqui pra vc... agora eu preciso perguntar para o Matias como ele alimenta as anemonas na Pipeta, Matias vc pode me ajudar?

Yuri muito obrigado pela paciencia !!!!!!! obrigado mesmo

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Anemona Carpet

#10 Mensagem por jose Jorge »

Exato Vitor........O Anemona assim como todos os outros Inverts "fotossíntéticos".......nescessitam de um período de Fotoadaptacão..........

Em geral ......se for possível eleve a altura da luminária e vá baixando com o tempo........nesse caso é difícil precisar Quanto tempo...........mas vá observando.......eleve a altura da luminária até você ver que o bicho se expandiu e ficou comfortável...........

Vá baixando e se ele se contrair suspenda um pouco............e vá fazendo isso até a altura normal..............

Você vai estar jogando com a INTENSIDADE Luminosa............e isso é variável de Aqua para Aqua........

Ela se estressa porque perdeu parte da Zooxhantelas e fica com os tecidos expostos ao UV das Lâmpadas...........

Uma leitura legal sobre o assunto tá no livro #3 do Sprung.............

Aliás os livros do Cara é a nossa "Bíblia".............É o melhor trabalho sobre Anemonas que existe por aí.............

Também é legal assistir o VT da palestra que ele fez aqui em Sampa.............

Fala muito sobre fotoadaptacão e minerais lgados aos pigmentos protetores.......

shander basilio
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 77
Registrado em: 21 Jun 2009, 18:37
Apelido: Shander
Localização: Jundiai

Re: Anemona Carpet

#11 Mensagem por shander basilio »

Senhores,

Tenho uma Haddoni í 8 meses, alimento com camarão 1 vez por semana,ela não gosta de forte movimentação e iluminação

Imagem

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Anemona Carpet

#12 Mensagem por jose Jorge »

Tá bonita .......e os peixes tb.....

Na verdade a alimetacão com Pipeta pode ser um pouco complicada mesmo.......pelo tamanho dos tentaculos e etc......principalmente se for congelada.......o bicho pode não aceitar.......talvez com o tempo.......

Sendo pequeno os pedacos de camarao são bem mais aceitos...........dosando a quantidade legal até dá certo.........

Mas vale lembrar que existe o problema da contaminacão (pelo excesso).....

Vai na onda do Shander que ele tem mais experiencia do que eu.............e pode te dar umas dicas ............

A experiência é o melhor caminho.........

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Anemona Carpet

#13 Mensagem por Matias Gomes »

Yuri Barros escreveu:Pequenas coisas como Mysis, Artêmia e Naupilos de Artêmia.......pelo tamanho se decompõe rápido...........o que é muito saudável em se tratando de um animal EXTREMAMENTE sucestível á infeccões Bacterianas........

concordo plenamente

Yuri Barros escreveu:Na verdade a alimetacão com Pipeta pode ser um pouco complicada mesmo.......pelo tamanho dos tentaculos e etc......principalmente se for congelada.......o bicho pode não aceitar.......talvez com o tempo

é só desligar a circulação que a alimentação vai caindo sobre ela e devora tudo, as tapetes costumam ser muito mais "grudentas"
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Anemona Carpet

#14 Mensagem por jose Jorge »

:P me deu até vontade de montar outro aqua..........

Vitor Andrade
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jun 2009, 08:58
Apelido: Vitor
Localização: Campinas

Re: Anemona Carpet

#15 Mensagem por Vitor Andrade »

Bom pessoal minha anemona está bem, estou seguindo os conselhos de vcs e nao alimenta-la ainda, está abrindo bastante, e nao andou, vamos aguardar... vcs acham que daqui uns 15 dias seria ideal alimenta-la? estou com ela faz 1 semana...

Obrigado

jose Jorge
Pseudanthias Flavoguttatus
Pseudanthias Flavoguttatus
Mensagens: 3683
Registrado em: 04 Jul 2009, 12:09
Data de Nascimento: 20 Mar 1970
Cidade: São Paulo
País: BRASIL
Curtiu: 63 vezes
Recebeu Curtir: 29 vezes

Re: Anemona Carpet

#16 Mensagem por jose Jorge »

Vitor........se ela estiver aberta..............e não estiver demonstrando nenhum sinal de Estress..........a iluminacão estiver adequada.............e você perceber que o animal está se adaptando legal.........tenta o método do Matias...........uma vez por semana........

E no mais vá observando..............vá analizando se ela está com "apetite".............tenta um pouquinho seguindo o conselho do Matias.........

E depois posta denovo para agente que está acompanhando saber se deu certo......

Fui........

Vitor Andrade
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jun 2009, 08:58
Apelido: Vitor
Localização: Campinas

Re: Anemona Carpet

#17 Mensagem por Vitor Andrade »

Pessoal, ontem alimentei a anemona, seguindo o conselho do Matias de desligar as bombas de circulação, deu tudo certo... desliguei toda circulação do aqua e dei artemina congelada na seringa, ela comeu na hora... coloquei artemia perto da boca dela... se fechou e devorou tudo, parecia que nao comia a meses... isso é um bom sinal né?

obrigado pessoal, bom agora devo alimenta-la com artemia 1 vez por semana?

Avatar do usuário
Matias Gomes
Administrador
Mensagens: 18742
Registrado em: 17 Jun 2009, 13:38
Apelido: Matias Ilhabela
Data de Nascimento: 30 Abr 1966
Cidade: Ilhabela
País: Brasil
Localização: Ilhabela
Curtiu: 115 vezes
Recebeu Curtir: 169 vezes

Re: Anemona Carpet

#18 Mensagem por Matias Gomes »

Vitor só tome muito cuidado com a quantidade, se der muita vai apodrecer dentro da anemona e vai matala, apesar que ela consegue devolver o que não consegue digerir, mas não vale a pena arriscar, da próxima vez injete com a circulação ligada que ela deve prender fácil a comida tb.
procurando uma loja? mapa das lojas de aquariofilia

Vitor Andrade
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 57
Registrado em: 25 Jun 2009, 08:58
Apelido: Vitor
Localização: Campinas

Re: Anemona Carpet

#19 Mensagem por Vitor Andrade »

Ok Matias, mas a quantidade nao sei... eu usei artemia congelada misturada com agua do aqua, nao sei se vc vai entender... mais ou menos 2,5 ml da seringa para alimentar a anemona, minha artemia vem em bloquinhos, dei metade ... agora nao sei se é muito pra ela... deu pra entender? seria uma boa quantidade?

Muito Obrigado

isaac hoga
Pseudocheilinus hexataenia
Pseudocheilinus hexataenia
Mensagens: 42
Registrado em: 18 Nov 2009, 16:30
Apelido: reef
Localização: sao paulo

Re: Anemona Carpet

#20 Mensagem por isaac hoga »

Ola pessoal

Baseando nas informaçoes do Yuri sobre riscos de infecção devido a lenta decomposição de alimentos grandes, ocorreu um fato contraditorio com minha anemona. Com pouco menos de duas semanas no aquario, a Carpet catou meu Yellow Tang(que estava extremamente saudavel) e engoliu o peixe durante a noite. No dia seguinte, a anemona estava num tamanho bem maior que o de costume. Nunca tinha a visto tao aberta durante o foto periodo. Apos cerca de 24 horas do momento que meu peixe foi devorado, a anemona devolveu a carcaça do peixe com a maior parte do corpo ja decomposto. O Yellow tang tinha cerca de 10cm. Entao, o tamanho do peixe nao seria suficiente pra provocar essa infecção bacteriana?

Responder

Voltar para “Anemonas e Invertebrados marinhos”